Honeysuckle Bazhovskaya: descrição da variedade, fotos, comentários

Com base no Instituto de Pesquisa de Jardinagem e Cultivo de Batata dos Urais do Sul, muitas novas variedades de vegetais e frutas foram cultivadas. Um dos ativos do instituto é a madressilva de Bazhovskaya. A variedade foi nomeada em homenagem ao escritor infantil Pavel Bazhov. Agora, essa cultura está no auge da popularidade não só entre os conhecedores do sabor brilhante das frutas, mas também entre os paisagistas.

Descrição da madressilva comestível Bazhovskaya

Um sinal distintivo dos frutos silvestres deste arbusto é um escore de degustação de 5 pontos, sem amargor. Peso médio do fruto 1,3 g, azul escuro. O formato das bagas lembra barris com uma flor característica desta família de plantas.

O arbusto em si possui as seguintes características:

  1. Espalhando.
  2. Brotos curvos.
  3. Winter hardy.
  4. Polinização cruzada.
  5. De crescimento rápido, frutifica 1,5 meses após a floração.
  6. Baixo rendimento, até 1,5 kg.
  7. Resistente ao inverno e à seca.

Os ramos jovens são verdes escuros com uma tonalidade roxa. As folhas são lanceoladas, grandes. A frutificação ocorre em 3-4 anos. A altura do arbusto de madressilva Bazhovsky chega a 1,8-2 metros.

Os frutos da madressilva são em forma de barril e apresentam uma cor azul escura característica.

Plantando e cuidando da madressilva Bazhovskaya

O plantio é mais bem tolerado por plantas com sistema radicular fechado. As raízes dos arbustos de madressilva de Bazhovskaya emitem uma grande quantidade de substâncias ativas biológicas, portanto, groselhas e groselhas pretas podem ser cultivadas nas proximidades. Culturas de pedra e pomóideas crescem bem juntas.

Não existem condições especiais para o cuidado da planta, periodicamente ela é regada, alimentada e realizada poda preventiva.

Datas de desembarque

A época ideal para o plantio da madressilva Bazhovskaya é depois que a neve derrete, durante o inchaço dos botões. Se você perdeu esse momento, é melhor adiar a aterrissagem para o outono, quando começa a fase de descanso. Antes que a geada comece, as raízes das mudas de madressilva devem criar raízes. Este período cai na última década de setembro.

O sistema de raízes fechadas da madressilva permite que sejam plantadas no outono ou na primavera. As plantas com sistema radicular aberto são mais caprichosas, por isso é melhor plantá-las no outono, pois na primavera será difícil para uma planta simultaneamente aumentar a massa da raiz e desenvolver a copa, o que na maioria dos casos leva ao morte de madressilva.

A planta é completamente pouco exigente para cuidar

Seleção e preparação do local de pouso

Cultura despretensiosa de madressilva Bazhov, mas não pode ser completamente ignorada. Os arbustos são plantados em áreas onde o solo aquece bem, não há corrente de ar.

Importante! Você não pode plantar madressilva Bazhovskaya em locais onde a água subterrânea ocorre acima de 1 m da superfície.

Praticamente não existem requisitos especiais para o solo, o principal é que não seja arenoso e pantanoso. Se o solo for ácido, então antes do plantio, com cerca de um mês de antecedência, deve-se fazer calagem.

Regras de pouso

A madressilva Bazhovskaya é plantada a uma distância de 1,5-2 m uma da outra. O espaçamento entre linhas deve ser de 2 a 2,5 m. Se esta regra não for seguida, os arbustos se juntarão à medida que crescem e o rendimento diminuirá. Antes de plantar, certifique-se de limpar toda a área de ervas daninhas.

Preparação e pouso:

  1. Primeiro, você deve cavar um buraco de 50x60 cm de tamanho, para várias plantas você pode fazer uma trincheira de 5 a 7 dias antes de plantar.
  2. No fundo, é aconselhável colocar uma camada de drenagem, que pode ser tijolo partido, barro expandido ou brita.
  3. Então fertilize.
  4. Faça um monte de terra e afunde o colar da raiz 4-5 cm abaixo do nível do solo.
  5. Compacte o solo.
  6. Faça um rolo de irrigação com 15 cm de altura.
  7. Regue cada arbusto abundantemente com água (1,5-2 baldes).
  8. Esquematize o círculo do tronco com cobertura morta.

Para a fertilização, faça uma mistura de húmus, cinza de madeira ou use Agrovitkor pronto. Para melhorar o teor de umidade, a adição de vermiculado é permitida.

Antes de plantar mudas com sistema radicular aberto, elas são examinadas cuidadosamente. Todos os ramos quebrados são cortados e as raízes encurtadas para 30 cm Antes do plantio, é aconselhável mergulhá-los em um balde com purê de barro.

Mudas com sistema radicular fechado podem ser plantadas no outono e na primavera

Regar e alimentar

Regar madressilva Bazhovskaya deve ser como a camada superior da terra seca. De maio a junho, são realizadas cerca de 4-6 regas. Se a umidade evaporar rapidamente, o solo é coberto com cobertura morta.

Os fertilizantes são aplicados 3 vezes ao longo da temporada:

  1. Durante o período de floração, por volta de abril, você precisa adicionar uma mistura de nitrato de amônio e uréia.
  2. Durante o amadurecimento dos frutos da madressilva, em julho eles fertilizam com nitrofosfato ou pasta.
  3. Depois de colher os frutos, é adicionado sal de potássio ou superfosfato em setembro.

A cobertura morta é recomendada 2 a 3 vezes ao longo da temporada. Pode ser húmus ou turfa.

Recomenda-se a aplicação de fertilizantes orgânicos a cada 3 anos.

Variedades de madressilva de poda Bazhovskaya

Os arbustos adultos de madressilva de Bazhovskaya estão sujeitos a podas sanitárias regulares. Certifique-se de remover galhos quebrados, secos e doentes.

Para evitar danos aos botões de flores da madressilva, os brotos superiores não são tocados.

As plantas mais velhas podem fazer poda anti-envelhecimento. Para isso, o arbusto é podado a uma altura de 50 cm do solo. Após 3 anos, o arbusto se recuperará totalmente.

Para evitar a infecção fúngica, após o término da floração, os brotos são podados ½ e se pulveriza com calda bordalesa.

Wintering

A madressilva Bazhovskaya tolera geadas até -30 °S. Portanto, se estamos falando sobre a zona central e sul da Rússia, o abrigo não é necessário. Sem falta, o arbusto é completamente regado antes do inverno.

O círculo do tronco é completamente limpo de detritos, folhas mortas e o solo é coberto com composto, que o protegerá da geada.

A madressilva tolera invernos rigorosos, por isso não precisa de abrigo

Reprodução de madressilva comestível Bazhovskaya

A reprodução ocorre por meio do enraizamento de brotos ou estacas anuais. O método mais demorado é a semente.

Para crescer madressilva de uma estaca, pegue um processo de 20 cm de comprimento, necessariamente de um galho jovem, e coloque-o em um ângulo de 45CERCA DE por 2/3. Antes do plantio, o solo deve ser abundantemente umedecido.

Com o método de estratificação, o ramo inferior é preso ao solo com um grampo ou fio e polvilhado com terra.

Método de semente:

  1. As sementes são colhidas de frutas selecionadas no final do verão e secas.
  2. No outono, uma camada de areia é colocada em um recipiente, regada e semeada.
  3. Cubra o recipiente com uma tampa.
  4. Enviado para a prateleira de baixo da geladeira até a primavera.
  5. Regue as sementes a cada 2 semanas.

Na primavera, as sementes são transplantadas para solo fértil, o recipiente é coberto com papel alumínio e encaminhado para um local semiescuro. Quando aparecem os primeiros brotos de madressilva, o filme é removido. As mudas são plantadas em campo aberto em setembro. A terra ao redor da jovem madressilva deve ser coberta com cobertura morta.

Polinizadores de madressilva Bazhovskaya

Todas as variedades de madressilva são polinizadas cruzadas. Se não florescer, significa que são plantadas plantas da mesma variedade no local. Para a frutificação de madressilva Bazhovskaya os polinizadores ideais são: "Magic", "Sineglazka" e "Amphora".

Doenças e pragas

Apesar de sua despretensão e resistência às doenças, a madressilva Bazhovskaya ainda pode sofrer de uma série de pragas:

  1. Pulgão madressilva. Sua aparência é caracterizada por um amarelecimento do arbusto. Você pode se livrar dele borrifando infusões de pimenta, tabaco ou alho. A droga "Eleksar" e "Aktara" são adequadas.
  2. Ácaro da madressilva. Na presença desta praga, aparecem manchas escuras nas folhas e, no final do verão, as folhas tornam-se castanhas e até secam completamente. Para se livrar do carrapato, use "Actellik" ou "Rogor". O desbaste também é recomendado, pois muitas vezes seu aspecto está associado a um forte espessamento do plantio.
  3. Mosqueta de madressilva. Um sinal característico do aparecimento de uma praga é o escurecimento do fruto ainda na fase de maturação. Os frutos da madressilva murcham e se desintegram ativamente. Você pode se livrar do problema com a ajuda de "Inta-Vir", uma tintura de batata ou tomate vai fazer.
  4. Oídio. O aparecimento deste problema é caracterizado por um revestimento esbranquiçado na parte inferior das folhas da madressilva. A droga "Topázio" ou o tratamento da folhagem com cinza de madeira ajuda com isso.

Se a madressilva de Bazhovskaya estiver infectada com fitovírus, nenhum meio ajudará, os arbustos são totalmente desenterrados e queimados. Na presença de um fitovírus, manchas marrons e uma tonalidade verde clara ao longo da nervura central aparecem na folhagem.

Importante! Em nenhum caso, não trate os arbustos que estão na fase de frutificação com produtos químicos.

A planta raramente fica doente, mas se estiver infectada com um fitovírus, o arbusto é completamente destruído

Conclusão

A madressilva Bazhovskaya não é apenas uma cultura despretensiosa e dá frutos saborosos e saudáveis, mas também uma planta ornamental que vai decorar qualquer local. Com os devidos cuidados, o arbusto pode dar frutos por até 25-30 anos.

Críticas sobre madressilva Bazhovskaya

Yana Martynenko, 39 anos, Khimki.
Plantado há 4 anos, 5 arbustos de madressilva Bazhovskaya. Durante esse tempo, os arbustos se espalharam acima da cerca. O rendimento é alto, cozinhamos a geleia e congelamos. Uma excelente variedade. Este ano eu até tentei propagá-lo por camadas - funcionou.
Mikhail Borisov, 58 anos, Kazan.
No ano passado, preparei sementes para criar madressilva de Bazhovskaya. Neste outono já plantei mudas em campo aberto. Na verdade, esse método de criação é muito problemático, mas vale a pena. A baga é saborosa e saudável. Então quero fazer uma cerca viva de um arbusto no interior.
Anastasia Kolosovskaya, 45 anos, Omsk.
Minha experiência no cultivo da madressilva Bazhovskaya é muito modesta. No ano passado comprei várias mudas na exposição. Quase todos criaram raízes, apenas um morreu, não checou o sistema radicular, notou estragos só na hora do plantio, foi esse arbusto que morreu. O resto, mesmo este ano, rendeu uma colheita, no entanto, não mais do que um copo de frutas de cada um.
Sergey Kozhoma, 63 anos, Bryansk.
Estou familiarizado com a madressilva há mais de um ano, toda a minha vida vivi em uma casa particular. Comprei a variedade Bazhovskaya há apenas 2 anos. Gostei muito, aguenta bem o inverno, os frutos são deliciosos, recomendo a todos para o cultivo.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção