Shepherdia Silver

Shepherdia Silver se parece com espinheiro-mar. Mas esta é uma planta completamente diferente. Vale a pena descobrir como são essas plantas, o que caracteriza o hóspede americano, os motivos do seu aparecimento nos jardins russos.

Descrição da cultura da baga

Uma planta da família Lokhov, que inclui o espinheiro-mar. Também é conhecido como espinheiro vermelho... É um arbusto alto, espinhoso, às vezes não. A planta é dióica. Os espécimes femininos requerem um polinizador masculino.

Ideia geral da planta

Os arbustos crescem até 4 metros de altura. Os ramos são finos, tortos, geralmente espinhosos. As folhas são oblongas, cobertas por uma penugem prateada. Pequenas flores amarelas aparecem antes das folhas se abrirem em abril.

Distinguir entre plantas masculinas e femininas pelo tipo de botões de flores. Os arbustos femininos cobrem pequenos botões pontiagudos; na espécie masculina, eles são grandes e arredondados. A planta é muito decorativa em qualquer época da primavera e do verão. O arbusto prateado é decorado com flores amarelas na primavera e frutas vermelhas no verão.

Bagas

As bagas aparecem no segundo ano após o plantio. Os bagos são redondos, até um centímetro e meio de diâmetro. Vermelho vivo, com pequenas manchas, comestível para humanos e pássaros. O gosto é azedo com amargor, azedo. Amadurece no início de setembro. A pontuação de degustação é baixa, é simplesmente impossível comê-los.

Shepherdia de espinheiro do mar vermelho é mostrado na foto.

Característica

Shepherdia Silver é uma planta caducifólia. Sua área de crescimento é ampla o suficiente. Isso se deve à sua robustez invernal. Outras variedades americanas dessas frutas são menos populares na Rússia. A Shepherdia Canadian produz frutos com bagas inadequadas para a alimentação e as de folhas redondas têm baixa resistência à geada.

Vantagens principais

Shepherdia Silver se enraizou bem no clima europeu. Esta é uma planta resistente à geada, a seca não é terrível para ele. Não é afetado por doenças e pragas. Despretensioso, requer um mínimo de manutenção. Vizinha calmamente com várias plantas.

Atenção! É possível cultivar uma planta Shepherdia em qualquer solo, mas fértil e solta contribuirão para seu rápido crescimento.

Período de floração e tempo de amadurecimento

Shepherdia Silvery floresce em abril, antes que as folhas apareçam. Os cachos de pequenas flores permanecem nos galhos por no máximo 10 dias. As bagas atingem a maturidade no final de agosto. Se deixados no arbusto até a geada, eles se tornarão mais doces.

Indicadores de rendimento, datas de frutificação

Com os devidos cuidados, a planta produzirá uma colheita abundante. Um jovem arbusto 2 anos após o plantio dará 15 kg de frutos. Frutificando todos os anos até 30-50 anos. O rendimento aumenta a cada ano e pode chegar a 30 kg por árvore.

Escopo de frutas vermelhas

Na forma fresca, quase nunca é usado por causa do gosto amargo na boca. Sobremesas cozidas, preparações doces em forma de geleia ou compota, bebidas com baixo teor de álcool são populares. Os benefícios da Shepherdia são inestimáveis. É adicionado a molhos para pratos de carne e peixe.

Os benefícios e malefícios de Shepherdia

As bagas de Shepherdia contêm mais vitamina C do que o espinheiro, groselha preta e limão. O caroteno, taninos, vitaminas A, E, P contidos têm um efeito positivo no corpo humano. As propriedades benéficas da Shepherdia Silver para humanos são as seguintes:

  • Melhora o tom.
  • Fortalece o sistema imunológico.
  • Retarda o envelhecimento do corpo.
  • Previne e trata infecções virais e inflamações.
  • Fortalece os vasos sanguíneos, previne hipertensão, aterosclerose.
  • Tem efeito colerético e diurético.

Pode prejudicar as pessoas com uma reação alérgica a bagas.

Resistência a doenças e pragas

Shepherdia é altamente resistente a várias doenças fúngicas e virais das plantas. As pragas também não a incomodam. Esta característica da Shepherdia permite excluir o tratamento de arbustos com inseticidas e obter uma colheita amiga do ambiente.

Vantagens e desvantagens da variedade

Shepherdia tem as seguintes vantagens:

  • Despretensão.
  • Resistência ao gelo.
  • Reprodução fácil.
  • Imunidade a doenças e pragas.
  • Qualidades medicinais úteis.
  • Boa transportabilidade.

As desvantagens incluem a auto-infertilidade da planta, a seleção obrigatória de uma planta macho para polinização.

Regras de pouso

A árvore Shepherdia não requer condições especiais de cultivo. Seu sistema radicular ramificado permite que cresça em áreas rochosas e íngremes.

Tempo recomendado

A melhor época para plantar é a primavera. Isso é especialmente verdadeiro nos Urais e na Sibéria. Na primavera, a Shepherdia é plantada em abril, quando o solo descongela, mas os botões ainda não despertaram.

Escolhendo o lugar certo

Os arbustos de Shepherdia são plantados em pleno sol. Ela precisa de espaço. Os locais baixos e pantanosos onde a neblina e as águas subterrâneas estagnadas são possíveis não são adequados.

Preparação do solo

Solos arenosos e argilosos serão bons. Eles são muito nutritivos e soltos. A própria Shepherdia pode melhorar o solo em que ela cresce. As bolas de bactérias localizadas nas raízes fornecem nitrogênio ao solo.

Importante! Solos pesados ​​não são adequados para o seu cultivo.

Seleção e preparação de mudas

Para o plantio, são utilizadas mudas com sistema radicular desenvolvido. Corte raízes secas e doentes. Os saudáveis ​​são podados em 3 cm sem tocar nos nódulos. Os ramos são encurtados em 1/3. As mudas são colocadas em uma solução de "Epin", "Heteroauxin" ou permanganato de potássio.

Algoritmo e esquema de pouso

Plantar e cuidar de Shepherdia não é nada especial. O primeiro passo é preparar uma cova de plantio de 50 x 50 x 50 cm e colocar um monte de solo fértil no meio. Uma muda é colocada nele, as raízes são esticadas.

Polvilhe a muda com terra, enquanto ela é facilmente sacudida para compactar o solo. O plantio é regado e coberto com cobertura morta. Entre as mudas ficam 1,5-2 m. Se você planeja fazer uma sebe, meio metro é o suficiente.

Acompanhamento da cultura

Qualquer planta precisa de cuidados. E para a pastora, uma série de atividades devem ser realizadas a fim de obter a colheita de espinheiro-mar.

Atividades necessárias

Shepherdia responde com gratidão à fertilização. Na primavera, estrume podre contendo nitrogênio, uréia ou sulfato de amônio é introduzido. No meio e no final do verão, adicione superfosfato, sulfato de potássio, infusão de cinzas.

Durante a formação das bagas, o arbusto é regado, principalmente nos verões secos. As árvores jovens se soltam e cobrem o solo. Isso protege o sistema radicular superficial. Uma planta adulta não exige isso.

Poda de arbusto

Shepherdia cresce rapidamente e ramifica-se intensamente. A poda é essencial para esta planta. Deve ser formado. O caule central é cortado a 2,5 m de altura, os laterais - no primeiro ramo. Isso é feito a cada 3-5 anos, evitando o crescimento da árvore e facilitando as condições para a colheita dos frutos.

A poda anti-envelhecimento é realizada a cada 7 anos. Os galhos com mais de 7 anos são podados, dando lugar ao crescimento dos rebentos. E outro ponto importante é a poda sanitária, retirada de galhos doentes e quebrados. É realizado a cada primavera.

Preparando-se para o inverno

A zona de resistência de inverno de Shepherdia Silver é bastante ampla.Todas essas são regiões da Rússia, exceto o Extremo Norte. Ela tolera geadas até -40 0C. Nenhum abrigo de inverno é necessário para o mato. Apenas mudas jovens são isoladas e cobertas com cobertura morta.

Como Shepherdia se reproduz

As principais formas de criação de Shepherdia:

  • Sementes.
  • Prole raiz.
  • Estacas.

Propagação de sementes

As sementes de Shepherdia podem ser obtidas por você mesmo. Para fazer isso, as bagas são moídas em mingau e secas ao sol, depois os grãos são separados. São plantadas no ano da colheita, pois perdem rapidamente a capacidade de germinação.

As sementes são plantadas em uma estufa sem aquecimento em novembro. Profundidade de plantio - 2-3 cm. As mudas aparecem no final de abril. No outono, as mudas atingem 15 cm de altura, são transplantadas para o local escolhido. Shepherdia de sementes retém todas as características varietais da planta. Começa a dar frutos em 5 anos.

Reprodução por brotos de raiz

São utilizados rebentos formados a uma distância de 1,5-2 m da árvore. Escolha plantas com 2 anos. Tendo escavado o solo, corte o rebento do arbusto principal, desenterre-o. Os locais de corte são desinfetados. Os arbustos são plantados imediatamente em local permanente. Eles são regados e protegidos do calor.

Propagação por estacas

A parte superior do broto verde ou sua parte do meio é usada como corte. É necessário escolher tiros ainda não lignificados. As estacas são preparadas no início de julho. Outras ações são totalmente consistentes com os princípios de propagação por meio de mudas de arbustos de bagas.

Shepherdia em paisagismo

Este arbusto é frequentemente usado para decorar o jardim e a paisagem em jardins urbanos e domésticos. Shepherdia é adequada para arranjar uma sebe, reforçando as encostas.

Em plantações isoladas, a árvore ganha destaque, coberta por folhagem prateada e frutos vermelhos. As variedades de Shepherdia Silvery para a região de Moscou incluem o tipo decorativo de Golden. A árvore está repleta de bagas amarelas brilhantes.

As fotos da Shepherdia Silver podem ser vistas abaixo.

Doenças e pragas, métodos de controle e prevenção

Por mais que tentem encontrar as doenças que afligem Shepherdia, deve-se admitir que elas estão ausentes. O mesmo pode ser dito para as pragas.

Conclusão

Shepherdia Silver foi notada por Michurin. Atualmente, não é muito popular entre os jardineiros russos. O espinheiro-mar é mais conhecido. Mas Shepherdia merece ser usada para colher frutas saudáveis ​​e decorar o jardim.

Testemunhos

Margarita, Tver
Eu observo a planta de lado. Ela cresce num sítio vizinho, um vizinho, um amante exótico, todos tentam convencer que esta é uma planta muito necessária. Experimentei geléia de frutas vermelhas, não me deliciava. Ela não decorou seu pequeno jardim com tais arbustos. Eu prefiro flores de cerejeira na primavera e hortênsias no verão.
Svetlana Ruchkina, Stavropol
Já ouvi falar dos benefícios da Shepherdia. Acho que deve ser cultivado em fazendas e entregue para processamento em escala industrial. E lá eles já fazem geléias e remédios. Em um grande parque da cidade, você pode plantar uma cerca viva de Shepherdia, será muito bonito.
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção