Rowan com folhas de carvalho: foto e descrição

Mais recentemente, a sorveira com folhas de carvalho (ou azevinho) ganhou popularidade extraordinária entre jardineiros amadores e profissionais. Isso não é surpreendente, uma vez que a planta parece muito bonita durante toda a estação de crescimento, não requer cuidados especiais e tem uma série de outras qualidades positivas. O conhecimento das peculiaridades do cultivo de cinzas de montanha com folhas de carvalho será útil na escolha de uma muda, no plantio e em outras tecnologias agrícolas.

Descrição do freixo da montanha com folhas de carvalho

O freixo da montanha com folhas de carvalho pertence ao gênero Sorbus. Na idade adulta, a planta atinge 12m de altura. Nos primeiros anos de vida, sua copa tem formato piramidal, que posteriormente muda para esférica, com 6 m de diâmetro, na base as folhas da árvore são simples, com dissecação profunda. Acima, parecem folhas de carvalho. Sua superfície superior é verde escura, abaixo é acinzentada, coberta com penugem. Até os dois anos de idade, os rebentos têm a casca castanho-acinzentada, numa planta mais madura tornam-se mais brilhantes, tornam-se castanho-acinzentados. Flores com 1,2 cm de diâmetro são coletadas em inflorescências densas, brancas, largas e corimbosas, atingindo um diâmetro de 10 cm. Floresce a sorveira-brava em maio. Seus frutos são laranja-avermelhados e de sabor amargo. Amadurece no final de agosto e início de setembro.

A árvore é resistente à seca, tolera facilmente geadas, despretensiosa para o solo, cresce bem em áreas iluminadas.

Prós e contras da sorveira com folhas de carvalho

O uso frequente de cinzas de montanha com folhas de carvalho no projeto paisagístico é explicado por uma série de suas vantagens:

  • cuidado despretensioso;
  • resistência à seca, poluição ambiental, queda de temperatura;
  • pouco exigente para os solos;
  • resistência à geada;
  • a presença de forte imunidade a doenças fúngicas;
  • aparência atraente em qualquer época do ano e em qualquer idade;
  • propriedades medicinais de bagas;
  • o uso generalizado de frutas na culinária.

Entre as desvantagens:

  • a planta não tolera a falta de luz, pode esticar-se à sombra de outras árvores;
  • não gosta de níveis elevados de lençóis freáticos.

Rowan com folhas de carvalho em paisagismo

Rowan com folhas de carvalho não é apenas uma planta ornamental, mas também funcional. Tem um aspecto estético, produz frutos úteis para a culinária e medicina tradicional. A resistência à geada da cultura permite que ela seja cultivada nos jardins das regiões do norte junto com coníferas - abetos, abetos, ciprestes. No verão, a cultura parece organicamente com o verde das coníferas. No outono e no inverno, a folhagem brilhante e os cachos de frutos silvestres acentuam o verde das agulhas. Sua combinação com salgueiros, choupos e freixos é bastante aceitável. As folhas de carvalho Rowan podem servir como um bom pano de fundo para arbustos ornamentais - spirea, bérberis, madressilva. No jardim, a árvore fica bem tanto em plantações individuais como em grupos, como sebe.

Graças ao seu forte sistema radicular, pode ser plantada em declives e superfícies inclinadas.

Existem formas chorosas de freixo da montanha com folhas de carvalho, que ficam lindas ao lado de pérgulas, bancos, arcos entrelaçados com clematis.

O uso de folha de carvalho rowan

De acordo com a descrição e a foto, as cinzas da montanha com folhas de carvalho amadurecem no início do outono. Seus frutos são densos e de sabor adstringente. Eles incluem:

  • beta carotenos;
  • aminoácidos;
  • taninos;
  • vitaminas.

Devido à composição química das cinzas da montanha com folhas de carvalho, é amplamente utilizado na medicina popular em várias formas - como chá, infusão, na forma seca. Tem efeitos imunoestimulantes diuréticos, laxantes e hemostáticos. A cinza da montanha é usada no tratamento de diabetes mellitus, hidropisia, escorbuto, aterosclerose, disenteria, hipertensão, reumatismo. A adstringência das bagas desaparece depois de congeladas ou secas.

Bagas de sorveira com folhas de carvalho são amplamente utilizadas na culinária e na indústria alimentícia. Com base nisso, são produzidos marmelada, marshmallow e geléia. Os sucos plurianuais são fortificados com cinzas da montanha. A baga é usada para preparar molhos para carne, ela é adicionada aos pepinos durante a decapagem. Graças aos taninos nas bagas, os pepinos permanecem crocantes após o tratamento térmico e a decapagem.

Plantar e cuidar das cinzas da montanha com folhas de carvalho

As folhas do carvalho Rowan não requerem cuidados e condições especiais de cultivo. A reprodução das plantas pode ser feita por sementes, por enxertia, rebentos jovens, estratificação. A árvore é resistente a doenças e pragas.

Para o pleno crescimento, desenvolvimento e frutificação de uma planta, uma série de regras devem ser seguidas:

  • a escolha certa do local para o plantio de mudas;
  • o uso de uma mistura de solo que retém a umidade;
  • prioridade de desembarque na primavera;
  • uso de técnicas de retenção de água;
  • plantar várias sorveiras para polinização cruzada;
  • realização de alimentação periódica;
  • poda correta;
  • preparação de uma muda de um inverno seguro.

Preparação do local de pouso

A folha de carvalho Rowan é capaz de crescer em condições inadequadas e extremamente desconfortáveis ​​para outras plantas. A árvore pode se desenvolver e frutificar na cidade, ser utilizada para paisagismo nas laterais de rodovias e estradas. Tolera a seca, a contaminação do solo com reagentes de gelo e a poluição do ar. A vida média das cinzas da montanha com folhas de carvalho é de cerca de 100 anos. As condições da megalópole encurtam a vida da planta em 15 a 20 anos.

Um lugar onde a cultura se sente confortável e cresce rapidamente deve ser ensolarado. Com a falta de iluminação, as cinzas da montanha com folhas de carvalho podem se esticar. Nesse caso, a forma da coroa se deteriora, o que pode ser difícil de corrigir. Águas subterrâneas próximas ou solos de turfa pantanosa têm um efeito prejudicial no sistema radicular. As argilas férteis são a melhor opção ao escolher um solo para as cinzas das montanhas com folhas de carvalho.

Depois de determinar o local de pouso, você precisa preparar um fosso. Suas dimensões não devem apenas corresponder ao tamanho do sistema radicular da planta, mas também ter uma margem adicional de largura para a propagação desimpedida das raízes ao longo da camada fértil superior.

Regras de pouso

Rowan é plantado no outono ou início da primavera, quando os botões ainda não começaram a crescer.

Conselho! Apesar da autofertilidade da cultura, vale a pena adquirir várias outras variedades de freixo da montanha, para além das folhas de carvalho, para no futuro ter uma boa colheita de bagas.

Durante o pouso, as ações são seguidas de acordo com um certo padrão:

  1. Eles cavam covas de plantio com 60 cm de profundidade, 80 cm de largura e 80 cm de comprimento.
  2. Eles são preenchidos com solo composto, adicionando superfosfato, cinzas e húmus de esterco podre.
  3. Encurte as raízes.
  4. A muda é colocada no centro da cova de plantio e coberta com mistura de terra de forma que o colo fique ao nível do solo.
  5. Regue a planta abundantemente.
  6. Cubra o solo ao redor do tronco com palha e grama.
  7. O condutor central é encurtado.

Como você pode ver na foto, o plantio e os cuidados com as folhas do carvalho rowan, feito de maneira correta, levam a um visual deslumbrante da planta, com floração e frutificação abundantes.

Regar e alimentar

Ao contrário de uma planta adulta, as mudas jovens precisam muito de irrigação. Imediatamente após o plantio, o umedecimento das cinzas da montanha com folhas de carvalho deve ser regular e abundante. Para reter a umidade no solo, vale a pena usar cobertura morta e rolos de terra ao redor do círculo do tronco.

A fertilização da planta é realizada durante o plantio com fertilizantes minerais e matéria orgânica. Na próxima vez, eles são trazidos para baixo das cinzas da montanha antes do terceiro ano de vida. Durante o período de floração, a árvore precisa de nitrogênio adicional, potássio. Após a colheita dos frutos das cinzas da montanha com folhas de carvalho, durante a preparação para o inverno, fósforo e potássio são adicionados à planta. O fertilizante é espalhado na superfície ao redor do tronco, em seguida é embebido a uma profundidade de 15 cm, após a cobertura, o solo deve ser abundantemente umedecido.

Poda

O freixo da montanha com folhas de carvalho não precisa de poda especial. A remoção do crescimento excessivo é possível para fins sanitários e para a formação de copas.

Para fazer isso, imediatamente após o plantio em uma planta jovem, vale a pena cortar o excesso de brotos crescendo em um ângulo agudo para cima. Se você ignorar esse procedimento, a copa da árvore ficará mais espessa depois de um tempo, os galhos esticarão, ficarão finos e quebradiços e será difícil formar a copa. Na primeira poda, os ramos laterais são encurtados, deixando apenas 3 gemas do tronco, o tronco principal não é podado.

Nos anos seguintes forma-se a copa da planta, para a qual, após a colheita, são cortados ramos velhos e danificados, rebentos a tocar no solo, crescendo no centro da copa, com evidentes sinais de doenças.

Para estimular o crescimento dos rebentos jovens com a idade de quatro anos ou mais, os ramos velhos são cortados nas cinzas da montanha com folhas de carvalho a uma distância de 1 a 3 cm do tronco.

Preparando-se para o inverno

As cinzas da montanha com folhas de carvalho pertencem a culturas resistentes à geada. Ela é capaz de sobreviver a uma queda de temperatura de até -35 ⁰С.

As plantas adultas não precisam de nenhum abrigo. Árvores jovens com um sistema radicular frágil podem morrer durante geadas severas, então você precisa cuidar de sua proteção. Para este efeito, as cinzas da montanha com folhas de carvalho são picadas com terra seca antes do início do frio do inverno, o círculo do tronco é coberto com uma grande camada de folhas secas (15 cm) e coberto com ramos de abeto no topo. O topo da árvore não está coberto.

Polinização

As folhas de carvalho Rowan foram obtidas pela mistura de duas formas - comum e farináceo. Em alguns anos, a cultura dá uma rica colheita de bagas, atrás das quais a folhagem não é visível nesta época.

Para que as colheitas sejam permanentes, os especialistas aconselham o plantio de várias sorveiras com folhas de carvalho no jardim. Como resultado da polinização cruzada, esse efeito é alcançado. Não plante variedades silvestres de plantas no jardim para não prejudicar a qualidade dos frutos.

Colheita

As bagas do freixo da montanha têm folhas de carvalho, são grandes, agradáveis ​​ao paladar e a sua colheita é abundante. A floração começa na primavera, os frutos amadurecem no final do verão e início do outono. Nesta altura, é necessário apressar a colheita, caso contrário podem perder as suas qualidades úteis e apresentação ou tornar-se presa das aves.

Para distrair os pássaros, você pode fazer alimentadores longe das cinzas da montanha.

Corte os bagos com tesoura de poda com pincéis inteiros. Os caules são removidos imediatamente antes do processamento da fruta - por cozimento, secagem e congelamento. No estado seco, o teor de umidade das bagas de sorveira acabadas deve ser de cerca de 18%.

Doenças e pragas

Acredita-se que a cinza da montanha com folhas de carvalho tem um forte sistema imunológico e raramente fica doente. Mas no final de maio e início de junho, devido às condições climáticas desfavoráveis, as doenças infecciosas podem se espalhar maciçamente:

  • oídio - floração da teia de aranha branca nas placas das folhas;
  • ferrugem - manchas amarelo-alaranjadas com tubérculos marrom-escuros, devido às quais as folhas são deformadas;
  • mancha marrom - manchas marrons com borda avermelhada na parte superior das folhas;
  • mancha cinza - manchas cinzentas em placas de folha de forma irregular;
  • sarna - manchas marrons com bordas radiantes, nas quais se desenvolve micélio com esporos;
  • mosaico de anel - anéis amarelos com centro verde, formando um padrão de mosaico nas folhas.

As pragas da folha de carvalho rowan incluem:

  • gorgulho - um pequeno besouro marrom, alimenta-se dos rins, comendo o caroço;
  • besouro de casca - um pequeno besouro, roendo passagens na casca;
  • mariposas - lagarta com 2 cm de comprimento, surge antes da floração e destrói botões, folhas, flores;
  • pulgão de sorveira - suga o suco das folhas.

Reprodução

As cinzas da montanha com folhas de carvalho podem ser propagadas:

  • sementes;
  • brotamento;
  • estacas;
  • brotos de raiz;
  • camadas.

O método da semente raramente é usado por causa de sua laboriosidade e duração. Os primeiros brotos das plantas aparecem alguns meses após a semeadura.

A floração das cinzas da montanha com folhas de carvalho começa no início de agosto. Sua pele de plástico garante alta taxa de sobrevivência. Um ano depois, o tronco é cortado em um espinho, os botões são removidos, o broto crescido é amarrado a um espinho.

O método de corte consiste em separar a raiz lateral da planta-mãe com pequenos brotos e jogá-la no solo solto com um corte.

O enraizamento é possível com estacas comuns retiradas de brotos. Seu enraizamento é de 60%.

As camadas são feitas com a ajuda de longos ramos jovens, cavados e fixados em um sulco especial. Após o enraizamento, a planta é separada e plantada em local permanente.

Rebentos de freixo de montanha com folhas de carvalho aparecem constantemente ao lado do tronco. Para a reprodução, basta separar cuidadosamente, desenterrar e plantar a prole raiz em um novo local.

Conclusão

As folhas de carvalho Rowan destacam-se perfeitamente e enfatizam os elementos do jardim. Ele pode se tornar o centro da composição ou o pano de fundo para outras plantas ornamentais. Uma árvore pouco exigente agrada com uma colheita de frutos úteis, tolera facilmente a seca e as geadas. Ao plantar freixo de montanha com folhas de carvalho, você deve determinar minuciosamente o local, a fim de enfatizar todos os aspectos positivos da planta e evitar que fique sombreada.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção