Plantando e cuidando da cereja de pássaro

É difícil encontrar uma pessoa que seja indiferente às cerejeiras em flor. Arbustos ou uma árvore parecem decorativos em qualquer época do ano. Mas a planta é especialmente bonita na época da floração. É por isso que a cereja do pássaro pode ser vista nos jardins de muitos russos. Como plantar cereja de pássaro corretamente será discutido mais adiante.

Onde você pode plantar cereja de pássaro

Para que a cereja de passarinho plantada no local agrade aos olhos, é necessário escolher o local ideal para ela. Esta planta é cultivada como uma árvore ou arbusto. Mas em qualquer caso, uma coroa ampla e extensa é obtida.

A cereja do pássaro em si é uma boa planta de sombreamento. Mas, para plantar, é preciso escolher áreas abertas e bem iluminadas pelo sol. À sombra, os rebentos da planta são fortemente esticados, pelo que os botões das flores só se formam nas copas, perdendo-se as qualidades decorativas da cereja de pássaro.

A planta prefere solos ligeiramente ácidos ou neutros. Eles podem ser arenosos, argilosos. Um indicador muito bom na escolha de um local de pouso é a ocorrência próxima de água subterrânea. Afinal, a cereja de pássaro se desenvolve melhor em solos úmidos.

Ao plantar, deve-se levar em consideração o forte crescimento da planta, portanto, não é desejável plantar arbustos nas imediações de outras árvores e arbustos cultivados.

É possível plantar cereja de passarinho no local

Você pode plantar qualquer árvore e arbusto no local, incluindo cereja de pássaro. Ao plantar mudas de cereja de pássaro, alguns jardineiros cometem erros grosseiros, que não são tão fáceis de corrigir. Em nenhum caso as plantas devem ser colocadas ao lado de groselhas e groselhas.

O fato é que o cultivo de cereja de pássaro no jardim é danificado por muitas pragas e doenças que migram para outras plantas cultivadas no jardim. Pulgões são muito irritantes para esta planta. Essas pragas grudam literalmente em torno de brotos jovens e borlas com flores.

Importante! Pulgões da cereja de pássaro podem ir para groselha, groselha, pepino e pimentão em questão de dias.

É possível plantar cereja de passarinho perto de casa

Não é recomendado plantar cereja de pássaro nas imediações da casa:

  1. O cheiro forte da planta com flores é um alérgeno.
  2. Arbustos ou árvores altos bloqueiam a luz, mantendo-a fora da área de estar.
  3. Se a cereja de passarinho for plantada perto da casa, a parede ficará constantemente úmida, o que pode provocar o desenvolvimento do fungo.
  4. O sistema radicular da cereja de pássaro é poderoso, cresce em profundidade e largura. Se a planta estiver localizada nas imediações da casa, pode danificar a fundação.
Conselho! É melhor colocar plantações de cereja de pássaro em todo o perímetro do local, longe da própria casa, bem como de groselhas e groselhas.

Quais plantas são plantadas ao lado da cereja de pássaro

Perto da cereja de pássaro, de acordo com jardineiros, quase todas as plantas de jardim podem ser plantadas. Evitar danos é difícil, pois muitas doenças e pragas são transportadas pelo ar e pelo vento. Portanto, uma planta com flores perfumadas pode ser plantada no jardim, você só precisa processar o plantio simultaneamente com outras culturas de doenças e pragas.

Quando você pode plantar cereja de pássaro: na primavera ou no outono

O plantio de mudas de aceroleira pode ser feito na primavera ou no outono.Mas jardineiros experientes recomendam dar preferência à reprodução no outono. É nessa época que o solo fica saturado com uma quantidade suficiente de umidade e nutrientes.

Como plantar cereja de passarinho no local

Não é difícil plantar mudas de aceroleira no local. É necessário apenas levar em consideração que arbustos e árvores de forte crescimento estão localizados a uma distância de pelo menos 5 m. É cavado um buraco de tal tamanho que o sistema radicular está livremente localizado nele.

Antes do plantio, as mudas de aceroleira são examinadas cuidadosamente. Quaisquer raízes danificadas são cortadas, as longas são encurtadas. Se a muda tem muitos brotos, sobram os maiores e mais desenvolvidos, mas não mais do que 2 brotos. Eles são reduzidos para 50-60 cm.

Turfa, folhas secas, húmus e fertilizantes minerais são despejados no fundo do poço. A composição é bem misturada.

Atenção! Ao plantar cereja de pássaro, você não deve adicionar muitos fertilizantes orgânicos.

Uma camada de 12 cm de terra é colocada em cima, um monte é feito e uma planta é plantada sobre ele. As raízes são endireitadas, polvilhadas com terra.

O solo é bem compactado, rega abundantemente. Para reter a umidade, o caroço deve ser coberto com turfa ou serragem.

Regras de cuidado adequado

A cereja de pássaro é uma planta despretensiosa, por isso o plantio e o cuidado não criam problemas. Todos os eventos são tradicionais:

  • regar, alimentar e soltar;
  • formação de copa;
  • proteção contra doenças e pragas.

Como regar

As plantações de cereja de pássaro não precisam de rega regular, o que é muito conveniente para os jardineiros. Em um verão normal, 20-30 litros de água são despejados sob cada planta. Se o verão for seco, a quantidade de líquido aumenta, mas a frequência não muda. Além disso, a aspersão é recomendada. Este procedimento evita que a massa verde e os pincéis com bagas sequem.

Como alimentar o pássaro cereja

Cuidar da cereja de pássaro é fácil. A planta, como qualquer cultura de jardim, precisa ser alimentada. Embora o procedimento seja opcional, jardineiros experientes ocasionalmente nutrem as plantações para prevenir doenças e prolongar a vida.

Você pode alimentar arbustos ou árvores de cereja de pássaro com a ajuda de fertilizantes minerais ou orgânicos. Eles são trazidos na primavera ou no outono. Na primavera, é melhor alimentar as plantas com nitrato ou uréia. No outono, despeje sobre a cereja de passarinho com superfosfato ou sal de potássio.

Da matéria orgânica, o húmus ou a turfa são usados ​​como cobertura morta, assim como as cinzas da madeira, ricas em oligoelementos.

As plantas são alimentadas com fertilizantes minerais apenas na raiz, é necessário excluir a entrada de drogas na massa verde. As recomendações de uso do fertilizante estão indicadas na embalagem. Você precisa ler atentamente as instruções e segui-las estritamente ao diluir as soluções.

Conselho! Para que o fertilizante tenha o efeito adequado, não regue as plantas 3-4 dias após a alimentação.

Como cortar cereja de pássaro

A cereja de pássaro é cultivada não apenas para flores perfumadas e frutas saudáveis. O objetivo principal é decoratividade. Para que as plantas se tornem uma verdadeira decoração do jardim, é necessário cortar os ramos em tempo hábil. Além disso, um procedimento oportuno ajuda a salvar árvores ou arbustos de doenças e pragas.

A poda sanitária é feita na primavera e no outono. Em primeiro lugar, são removidos os ramos e rebentos danificados e depois aqueles onde as pragas se acumularam.

Ao longo da estação, os brotos em crescimento são necessariamente cortados, pois retiram nutrientes e umidade do solo. Além disso, os pulgões costumam se instalar nos brotos jovens.

Atenção! A cereja de pássaro tolera bem a poda. Além disso, acredita-se que quanto mais cortadas as pontas dos brotos, mais luxuosa e magnífica será a coroa.

Para dar decoratividade, é realizada a poda formativa. O fato é que a cereja de pássaro é cultivada na forma de uma árvore ou arbusto. Portanto, você precisa cortar as plantas de maneiras diferentes desde o momento do plantio.

Como formar um arbusto:

  1. No primeiro nível, os brotos são encurtados a uma altura de 0,7-0,8 m da superfície do solo.
  2. Quando novos brotos aparecem no próximo ano, os mais desenvolvidos ficam, eles são cortados exatamente da mesma maneira.
  3. Como resultado, aos 3 anos de idade, um arbusto aparece com brotos dispostos simetricamente em várias camadas.

Regras de formação de árvores:

  1. Um tronco mais desenvolvido é deixado, todos os brotos e galhos localizados abaixo são cortados.
  2. Todos os locais dos cortes, independentemente de formarem uma cerejeira na primavera ou no outono, são processados ​​com um verniz de jardim.

Como se livrar da cereja de pássaro no site

Plantar cereja de pássaro no local é fácil. Porém, no futuro, muitos problemas surgirão, já que a planta anualmente dá um grande número de brotos que se estendem desde a raiz. Além disso, o crescimento jovem ao redor da planta emerge dos frutos caídos.

Se você não tomar as medidas adequadas, arbustos jovens preencherão toda a área. Existem várias medidas através das quais você pode se livrar de plantações desnecessárias.

Método físico

Se você pode esperar a remoção da cereja de pássaro, então você pode usar o seguinte método:

  1. No início do verão, corte os troncos da cereja de pássaro a uma altura de 130 cm da raiz.
  2. Retire todos os brotos dos troncos, o mesmo deve ser feito quando novos galhos aparecerem.
  3. Após 3 anos, restará um toco seco da cereja de pássaro, que é fácil de arrancar.
Atenção! Os cortes não precisam ser cobertos com grama, devem permanecer abertos para que os brotos sequem.

Método químico

Se você precisa remover rapidamente as plantações de cereja de pássaro, então este método é o que você precisa. Eles pegam produtos químicos, por exemplo, "Furacão" ou "Tornado". A partir deles é preparada uma solução concentrada e as plantas são pulverizadas sobre as folhas, ao mesmo tempo na zona da raiz com os brotos jovens.

A destruição começa imediatamente após o veneno penetrar nas folhas e então se espalha para todas as células. Como resultado, a cereja de pássaro seca no inverno, resta apenas removê-la do local.

Doenças e pragas da cereja de pássaro

Segundo alguns jardineiros, a cereja de pássaro, como um ímã, atrai várias doenças e pragas. Na verdade, a suscetibilidade da planta é quase a mesma de outras culturas hortícolas. Medidas preventivas e meios de lidar com insetos nocivos ajudarão a evitar problemas.

As doenças são distinguidas:

  • mancha foliar;
  • oídio;
  • citosporose;
  • podridão da madeira;
  • bolsos de flores e frutas.

As plantas sofrem com essas pragas:

  • pulgões e percevejos da cereja de pássaros;
  • mariposa cigana;
  • espinheiro e traça da cereja do pássaro do arminho;
  • besouro do gorgulho.

Para o tratamento de plantas contra pragas, é utilizada uma solução de "Karbofos". Para 10 litros de água, 60 g do produto são suficientes. Como medida preventiva, as plantações são pulverizadas duas vezes por safra. Consumo por planta - 2 litros. Os tratamentos podem ser repetidos no caso de uma infestação de pragas.

Doenças da cereja de pássaro, sinais e métodos de tratamento.

Doença

Sinais

Como processar

Citoplasma

A doença se manifesta no tronco e nos galhos. Essas partes da cereja de pássaro secam gradualmente. Você pode reconhecer a doença por pequenos tubérculos brancos. Esses são os picnídios do fungo. Na estação das chuvas, fios vermelhos aparecem deles.

Assim que a doença começa a se manifestar, é necessário cortar todas as partes danificadas e queimar. Para prevenção, no início da primavera, enquanto as folhas ainda não floresceram, a cereja de pássaro deve ser tratada com oxicloreto de cobre ou solução a 1% de líquido bordalês. Em março, os troncos da cereja de passarinho precisam ser lavados com uma solução de sulfato ferroso e depois caiados com cal

Podridão de madeira

A causa da doença são fungos tinder. Os esporos penetram através de feridas e rachaduras na casca

É possível salvar arbustos ou árvores apenas na fase inicial da doença. O tratamento começa com a limpeza das áreas afetadas e sua cobertura com argila combinada com fungicidas

 

Bolsos de flores e frutas

O fungo afeta a cereja de pássaro. Por causa disso, ocorre deformação de flores e frutos. Bagas não formam sementes, elas mostram uma flor, que é um saco de cogumelos

O tratamento é reduzido à remoção das partes afetadas da planta.Como medida preventiva, o plantio antes da floração deve ser tratado com uma solução de sulfato ferroso a 3% ou líquido bordalês a 1%

Oídio

Uma camada branca em forma de teia de aranha aparece na cereja do pássaro. Em seguida, manchas escuras aparecem nos troncos e folhas - corpos frutíferos

As plantações são tratadas na primavera e no outono com preparações especiais

Rubéola ou polistigmose (mancha vermelha na folha)

Devido ao desenvolvimento do fungo, as folhas ficam cobertas de manchas vermelhas.

 

Você pode destruir a doença com uma solução a 3% de "Nitrofen" ou sulfato de cobre até que as folhas tenham florescido, então antes da floração. A terceira pulverização com preparações fungicidas está planejada 2 semanas após o final da floração

Cercosporose

O agente causador da doença está localizado em ambos os lados da lâmina foliar. Na parte superior, a necrose é esbranquiçada, abaixo é marrom-esverdeada. Durante o desenvolvimento da doença, as áreas afetadas se fundem, resultando na queda do tecido foliar

Para combater a doença, use o remédio "Topázio", que é usado de acordo com as recomendações.

Conclusão

Você precisa saber como plantar corretamente a cereja de pássaro para cultivar uma planta com flores perfumadas e frutas saudáveis. Não apresenta nenhuma dificuldade no cultivo e cuidado. Mas nunca se deve esquecer a prevenção de doenças e pragas, para que uma árvore ou arbusto não perca o seu efeito decorativo.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção