Nós transplantamos madressilva: no outono, primavera e verão

Você pode transplantar madressilva em qualquer idade, mas é melhor escolher uma estação favorável quando a planta está dormente. Ao se mover, o arbusto é dividido ou transferido para um novo local inteiramente. Eles prestam muita atenção ao bom cuidado com a planta, uma vez que a taxa de sobrevivência depende disso.

Após o transplante de arbustos de madressilva adulta, os frutos podem ser obtidos no próximo ano, sujeitos às principais condições agrotécnicas

Quando você pode transplantar arbustos de madressilva

A madressilva é uma planta despretensiosa. O transplante é tolerado em quase todos os estágios de desenvolvimento e, quando as condições agrotécnicas são satisfeitas, também pode ser transferido durante a estação quente: início da primavera, verão, outono. Cada período de transplante possui características próprias, que são cuidadosamente estudadas. O desenvolvimento e a frutificação dependem do cumprimento dos requisitos.

O período de outono, quando a planta já entrou na fase de repouso, é considerado especialmente favorável para o transplante de um arbusto de madressilva adulta. Na primavera, não é recomendável mudar a cultura devido ao início precoce da estação de crescimento, o arbusto dissolve os botões dormentes ao menor aquecimento.

A madressilva é transplantada pelos seguintes motivos:

  • a mata se desenvolveu e se espalhou;
  • oprime as plantas vizinhas que são mais valiosas para o jardineiro;
  • árvores altas começaram a sombrear a madressilva, e a cultura frutifica bem apenas com luz solar suficiente.

É possível transplantar madressilva durante a floração

Jardineiros experientes desaconselham o replantio de velhos arbustos de madressilva durante a floração. O procedimento tem um efeito negativo na sobrevivência e na frutificação subsequente por 1-2 anos. É melhor mover a madressilva antes que os botões comecem a inchar, assim que for possível trabalhar no jardim depois que a neve derreter.

É possível dividir um arbusto de madressilva para transplante

Freqüentemente, a madressilva cresce na forma de uma árvore com um tronco, e então a divisão é impossível. Mas se vários brotos partem da raiz fibrosa, novas mudas são obtidas. A raiz é cortada com uma pá afiada e desinfetada e os processos são transplantados separadamente.

Delenki são tratados com desinfetante e fungicida.

O sistema radicular da madressilva é densamente fibroso, superficial, localizado em uma camada de solo de até 15-25 cm de profundidade, o arbusto enraíza-se rapidamente em um novo local em condições favoráveis.

Importante! Se as raízes são fracas, o tronco é cortado em um toco, depois que o sistema radicular se enraíza, ele definitivamente irá liberar novos brotos.

Como desenterrar madressilva para transplante

Ao transplantar um arbusto adulto, examine cuidadosamente a coroa da madressilva, remova os galhos velhos, quebrados e espessos que crescem para dentro. A cultura até aos 5-6 anos não é interrompida. Antes de se mover, regue abundantemente 1 a 2 dias antes do procedimento, para que o solo não seja sólido, mas ligeiramente úmido, e a raiz esteja firmemente conectada ao solo envolvente.

As raízes da madressilva são superficiais, não isoladas, mas com numerosos rebentos pequenos, que é aconselhável não danificar e conservar:

  • os arbustos são escavados por todos os lados, partindo do tronco em 40-50 cm, até uma profundidade de 30 cm;
  • em seguida, cave sob o centro da raiz;
  • são levantados e retirados junto com o solo em um filme ou tecido denso previamente preparado;
  • não sacodem o solo por baixo das raízes, procurando manter um caroço para não perturbar menos os pequenos processos radiculares;
  • a madressilva é arrastada ou transferida e cuidadosamente colocada na cova de plantio preparada.

Ao replantar a madressilva, eles se concentram em desenterrar cuidadosamente e mover suavemente a planta. Após o transbordo, possíveis restos de brotos de raiz no mesmo local em condições favoráveis ​​crescem em mudas de pleno direito para o próximo ano.

As raízes preservadas e a parte do solo toleram o movimento sem dor

Como transplantar um arbusto de madressilva para outro local

Antes do transplante de um arbusto, é encontrado um local que atende a todos os requisitos agrotécnicos:

  • área brilhante e bem iluminada com o sol;
  • não há correntes de ar e rajadas de vento cortantes;
  • o solo pode ser baixo, mas não pantanoso, porque o excesso de umidade acarreta o apodrecimento das raízes;
  • o solo é de estrutura leve, com baixa acidez;
  • a distância para arbustos vizinhos é de 1,5-2 m.

Bons vizinhos para a cultura são as groselhas, chubushnik, lilases, que com folhagem densa protegem a madressilva dos fortes ventos. Um pré-requisito para o rendimento é o plantio de 3-6 ou mais mudas de variedades diferentes para garantir uma polinização cruzada eficaz.

Ao transplantar um arbusto adulto, a madressilva melhora as condições de desenvolvimento - ela é movida para um buraco, que é maior em volume do que o anterior. Preencher o local de plantio com substrato, certifique-se de que o solo está solto, com grande proporção de areia, à qual se junta turfa, húmus e solo de jardim em proporções iguais.

Prepare um buraco para madressilva de acordo com os mesmos requisitos para todos os períodos de transplante sazonais:

  • cavar um buraco em 7-10 dias até uma profundidade de 30-40 cm, uma largura de 45-50 cm, ao longo da largura de um arbusto para transplante;
  • é colocada uma camada de drenagem com 10-12 cm de espessura;
  • misturar as partes constituintes do substrato necessárias, respectivamente, o solo do local, adicionando húmus ou composto;
  • enriquecer o solo no poço 3-4 colheres de sopa. eu. superfosfato, 2 colheres de sopa. eu. sulfato de potássio, 1 colher de sopa. eu. nitrato de amônio;
  • se o solo for ácido, o substrato é cal - adicione 200-400 g de farinha de dolomita ou cal apagada.

Ao transplantar, o colar da raiz da madressilva deve estar no mesmo nível de antes, acima do solo do jardim. A planta é regada com 1-2 baldes de água, dependendo do tamanho do sistema radicular. O círculo do tronco é coberto com palha, feno, turfa e húmus.

Comente! Alguns jardineiros recomendam, antes do transplante da madressilva, contornar um lado da planta, por exemplo, o sul, para plantar o arbusto também em um novo local. Diz-se que a recepção ajuda a restaurar os rendimentos imediatamente no próximo ano.

Como transplantar madressilva para um novo local na primavera

O transplante de madressilva na primavera é realizado apenas em caso de emergência. Cave cuidadosamente uma bola de terra com sistema de raízes, se possível sem danos, e transfira-a para o local de plantio mais próximo. Não é recomendável transportar mudas com raízes abertas por longas distâncias. Na maioria das vezes, essas plantas estão atrasadas no desenvolvimento. Se o inverno for bem-sucedido, a madressilva crescerá em um ano.

Os botões da cultura começam a despertar muito cedo, já em março

Existem variedades com um início tardio da estação de crescimento e, consequentemente, uma frutificação tardia, que pode ser movida na primavera. A maioria das variedades comuns de madressilva floresce já em abril, bem a tempo para a jardinagem. A partir do vídeo fica claro como transplantar adequadamente a madressilva na primavera:

Como transplantar madressilva para outro local no verão

Bagas amadurecem cedo no mato - em junho. E após a colheita, um transplante mais bem-sucedido é possível se as raízes forem cuidadosamente desenterradas. Variedades precoces de madressilva são fáceis de transplantar em agosto, pois o crescimento dos brotos para na cultura já em julho. Antes do transplante, os brotos e galhos secos e quebrados são removidos. Mudas jovens de recipientes toleram o transplante de verão sem problemas.

Para plantas movidas no verão, é importante criar as condições mais confortáveis:

  • sombreamento em dias quentes de agosto;
  • rega abundante regular;
  • mulching o círculo do tronco.

Como transplantar adequadamente a madressilva no outono

A cultura costuma ser transplantada a partir do final do verão, quando cessa o crescimento dos brotos e começa um período de calmaria. O momento do transplante de madressilva no outono difere de acordo com as características geográficas do clima:

  • na maioria das regiões centrais e semelhantes a eles no clima - do final de agosto a meados de outubro;
  • no sul - até meados de novembro;
  • nas regiões do norte - até meados de setembro.

Com um transplante oportuno de madressilva no outono nos dias restantes antes da geada, o arbusto consegue criar raízes.

Regras para cuidar de um arbusto de madressilva transplantado

É importante não só preservar as raízes e escolher um local adequado, mas também o posterior cuidado com o arbusto. Existem também características da tecnologia agrícola, dependendo da região de cultivo:

  • em áreas com um outono longo e quente, variedades com um longo período de dormência são selecionadas para que os botões não floresçam em novembro ou durante o degelo de inverno após um transplante de outono precoce;
  • na região sul dos Urais com altas temperaturas de verão, recomenda-se o transplante de madressilva em sombra parcial e rega abundante em junho, durante a fase de maturação das bagas, bem como a cobertura morta obrigatória do círculo do tronco para proteger o sistema radicular superficial de superaquecimento ;
  • O replantio da madressilva na Sibéria é aconselhado principalmente no outono ou com regas abundantes na primavera e no início do verão;
  • em regiões com invernos rigorosos e longos e um curto período quente, é impossível adicionar preparados de nitrogênio à cova de plantio ou alimentar as plantas com eles durante a segunda metade do verão.

As plantas após o transplante são abundantes, mas raramente regadas, na faixa do meio 2-3 vezes por temporada são suficientes, especialmente na fase de amadurecimento das bagas. Para cada arbusto dê 10-15 litros, levando em consideração o tamanho da planta. A rega no sul é realizada regularmente durante todo o período vegetativo, durante o amadurecimento dos bagos até 2 vezes por semana, 15 litros por planta. E no outono, no meio, final de setembro ou outubro, dependendo do clima, eles fazem a cobrança da umidade, ao mesmo tempo que despejam até 30 litros de água embaixo dos arbustos. O solo ligeiramente seco é solto para que não se forme uma crosta e o oxigênio penetre nas raízes. Erva daninha rasa devido a raízes superficiais.

A cultura é alimentada uma vez a cada 3-4 anos com matéria orgânica ou preparações minerais para arbustos de baga. Em abril, os fertilizantes são simplesmente colocados na neve no círculo do tronco. Eles começam a podar os ramos 5 anos após o transplante de madressilva. Os rebentos jovens não são removidos porque são férteis.

Ao transplantar, leve em consideração que deve haver 4-5 variedades diferentes nas proximidades para bons rendimentos

Dicas de jardinagem experientes

Trabalho com madressilva para transplante e os cuidados são realizados a partir do conhecimento das características do mato:

  • os botões da planta despertam a + 3 ° С, e a floração começa a + 9 ° С;
  • o crescimento é formado em abril e início de maio;
  • botões de flores da colheita futura são criados no final de maio;
  • as bagas formam-se nos rebentos do último ano, pelo que a poda rara é feita com muito cuidado, retirando apenas ramos danificados;
  • em ramos jovens com 15-25 cm de comprimento, de 18 a 45 frutos são amarrados, e em ramos velhos os rebentos frutíferos são curtos, até 5 cm com 2-4 bagas.

Conclusão

Não é difícil transplantar madressilva, porque um sistema radicular fibroso bem preservado cria raízes com facilidade. É mais importante escolher um local adequado e cuidar adequadamente da planta.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção