Transplante de groselha no outono para um novo lugar

Muitos jardineiros estão cientes de tais casos quando têm que transplantar arbustos em seu site. Uma dessas plantas é a groselha. Preta, vermelha, branca ou verde-frutada - esta baga é muito difundida no campo e nas áreas suburbanas do país. O arbusto, na verdade, é despretensioso, enraíza-se bem em quase todos os solos, dá safras estáveis ​​e requer um mínimo de atenção.

Você pode aprender com este artigo sobre por que você precisa transplantar groselhas e como fazer o transplante adequado de groselhas em seu site.

Por que você precisa de um transplante de arbustos de groselha

Com o plantio de arbustos recém-adquiridos, tudo fica claro - eles precisam ser plantados no solo o mais cedo possível. Mas por que seria necessário transplantar a groselha, que há muitos anos cresce no mesmo lugar do jardim?

Pode haver várias razões para o transplante de groselha preta ou alguma outra groselha:

  • transplantar groselhas no outono para a reprodução da variedade de sua preferência;
  • para rejuvenescer um arbusto já envelhecido;
  • se não for possível curar a planta de algum tipo de infecção ou livrar-se do parasita;
  • quando surgiram novas edificações no local, surgiram árvores e uma vinha, dando sombra e interferindo no pleno desenvolvimento da groselha;
  • para desbastar os arbustos de groselha crescidos, alguns deles também precisam ser transplantados;
  • outro transplante é uma boa maneira de aumentar o rendimento da baga, porque o solo sob os arbustos da baga está muito esgotado.

Importante! Como você pode ver, o transplante de groselha pode provocar muitos fatores. Mas geralmente os jardineiros preferem não ferir a planta, a menos que seja absolutamente necessário e, na maioria das vezes, eles só fazem o transplante quando se mudam para uma nova área.

Qual deveria ser o lugar ideal para um arbusto

Os requisitos para um novo lugar nas groselhas são bastante elevados, também dependem do tipo de planta: é groselha vermelha, preta ou mais exótica, branca e verde.

A groselha preta pode ser plantada em quase todos os solos, mas é melhor plantá-la em solos com alto teor de areia. Isso se deve ao fato de que esse arbusto tem requisitos mais elevados para o nível de umidade do solo - as groselhas não gostam de água em excesso, pois muitas vezes sofrem de infecções fúngicas e apodrecimento.

Os requisitos gerais para o local sob os arbustos transplantados são os seguintes:

  1. O local deve estar ensolarado. Qualquer groselha ama muito o sol, talvez a de frutos vermelhos o ame um pouco mais. Se uma baga preta pode ser plantada em sombra parcial, então os arbustos de groselha são plantados apenas no lado sul do local em uma área aberta. Normalmente, o plantio de groselha no outono é feito em uma mistura de areia e solo.
  2. É bom se o local de plantio for na planície. A área de várzea é totalmente inadequada para o plantio de arbustos, aqui a planta começa a doer e suas raízes simplesmente apodrecem. As groselhas também não são colocadas muito alto, porque o arbusto sofre muito com o vento e a umidade sai rapidamente do solo.
  3. Batata, milho ou feijão devem ser escolhidos como precursores da groselha, não se deve plantar arbusto onde há muita erva daninha ou raízes entrelaçadas de perenes anteriores.
  4. Deve haver espaço suficiente entre o arbusto transplantado e as árvores frutíferas ou outros arbustos no local.As groselhas são muito suscetíveis a várias infecções e pragas; elas são facilmente infectadas por outras plantas.
  5. Solo argiloso leve é ​​mais adequado como solo. A acidez da terra deve ser neutra ou ligeiramente alcalina. Se esses indicadores não atenderem aos requisitos, você terá que trabalhar com a composição do solo no transplante de groselha.

Atenção! Ao replantar uma groselha, observe o espaçamento correto com outras plantas, leve em consideração o crescimento futuro de todas as "vizinhas", principalmente as altas (árvores, por exemplo).

Quando transplantar passas

Existem várias opiniões sobre quando exatamente transplantar arbustos de groselha. E isso pode ser feito quase em toda a fase de crescimento da planta: no verão, outono ou primavera.

É considerado que menos traumático para a planta será aquele transplante, durante o qual o movimento dos sucos nos brotos é retardado e o próprio arbusto fica em estado de "sono". Então, quando é melhor transplantar groselhas: na primavera ou no outono. Aqui as opiniões dos jardineiros diferem os seguintes motivos:

  • Primavera - tempo de despertar da planta. Se você conseguir transplantar o arbusto antes que seus brotos e raízes despertem, o suco começará a se mover, a planta transferirá o transplante bem o suficiente. Mas o arbusto não poderá mais dar frutos na safra atual, pois toda a sua força será gasta na adaptação a um novo lugar. Por outro lado, as geadas de inverno não são terríveis para um arbusto que não é forte após o transplante - este é um forte "trunfo" da primavera.
  • pra outono um enfraquecimento da força de todas as plantas, uma diminuição em sua imunidade é característico, mas é notado que neste estado arbustos e árvores toleram o transplante muito mais facilmente. Para a groselha transplantada no outono, a frutificação é característica já na próxima safra, ou seja, o jardineiro não perderá uma única safra. As raízes param de crescer no inverno, então o transplante de outono deve ser feito 30-35 dias antes do início de geadas severas - para que as groselhas tenham tempo de criar raízes em um novo lugar.

Conselho! Moradores de regiões do norte com invernos muito frios devem parar no transplante de groselha da primavera. O resto pode muito bem se dedicar ao plantio de arbustos no outono - o risco de perder uma planta neste caso é mínimo.

Qual mês é melhor escolher para um transplante

Dependendo da época em que se pretende plantar um novo arbusto ou transplantar um antigo, são determinados com a data exata de plantio. Para quem prefere plantar groselha na primavera, é melhor ficar no mês de março, ou melhor, o plantio é realizado de 10 a 20 de março. Este período é caracterizado pelo degelo da Terra e pelos primeiros raios verdadeiramente quentes da primavera. Os sucos ainda não tiveram tempo de se movimentar na planta, o que é especialmente favorável para transplante.

À pergunta: "É possível transplantar groselha em outro momento?" a resposta é inequívoca: "Você pode". Só é preciso prestar atenção ao clima da região, ou seja, no temperatura do solo - deve estar acima de 0... Há invernos em que em meados de fevereiro o solo já está completamente descongelado e aquecido - pode-se plantar arbustos.

Se você decidiu transplantar a groselha no outono, é melhor fazê-lo antes de meados de outubro, até que comecem as fortes geadas. Antes não adianta fazer isso, pois os arbustos transplantados podem crescer devido à alta temperatura do ar. Um plantio posterior ameaça congelamento de groselhas mal enraizadas.

Atenção! Jardineiros experientes são aconselhados a lidar com groselhas de meados de setembro a meados de outubro. Até que o tempo esteja muito frio, o arbusto desenvolve raízes laterais, o que é muito importante para o seu enraizamento em um novo local.

Como preparar um local para o transplante de um arbusto de groselha

Duas a três semanas antes do plantio pretendido do arbusto, recomenda-se preparar um local para o mesmo. Para uma preparação adequada, siga estas etapas:

  1. Desenterre o local, remova todas as raízes, ervas daninhas e outros detritos do solo.
  2. Levando em consideração o tamanho do arbusto, cave buracos para arbustos de groselha.O diâmetro do buraco deve ser de cerca de 60 cm, e a profundidade deve ser de cerca de 40 cm. Se um arbusto com um pedaço de terra for transplantado, o buraco deve ser maior.
  3. Pelo menos 150 cm são deixados entre os poços adjacentes, uma vez que os arbustos de groselha interferem fortemente uns nos outros.
  4. Se o solo for pesado, é necessário organizar a drenagem nos furos. Isso é especialmente verdadeiro no transplante de groselhas, que têm medo da estagnação da umidade. Para a drenagem, tijolos quebrados, pedras trituradas ou seixos são colocados no fundo do poço.
  5. A terra também deve estar antes de transplantar as groselhas, preparar o solo com antecedência. Primeiro, a camada de grama superior é despejada na cova da mesma terra que foi cavada para os buracos. Em seguida, adicione um balde de composto ou húmus bem podre, 200-300 gramas de superfosfato e uma lata de litro de cinzas de madeira. Todos os componentes da mistura de solo são bem misturados e deixados por algumas semanas.

Preparando arbustos de groselha para transplante

Não apenas a terra, mas também a própria groselha deve se preparar para o transplante para um novo lugar. Recomenda-se preparar os arbustos para a "mudança" com antecedência, pois o preparo inclui a poda dos ramos, que é muito traumática para a planta, e ainda precisa se aclimatar em um novo local.

Atenção! Se as passas são transplantadas no outono, na primavera você precisa podar o arbusto.

Os arbustos devem ser encurtados para uma altura máxima de 0,5 metros. Para fazer isso, corte todos os caules velhos e encurte os mais jovens em cerca de um terço do comprimento. Deve haver pelo menos três semanas entre a poda e o replantio!

Agora o arbusto é cavado a uma profundidade de 20-30 cm, recuando do tronco 40 cm. Eles pegam a parte inferior do arbusto e tentam puxar a planta para cima. É impossível puxar os galhos, se as groselhas não cedem, é preciso cortar todas as raízes laterais com uma pá ao longo do caminho.

Após a extração, a planta é examinada, com atenção especial às raízes. As raízes podres, doentes e secas são cortadas. As pragas, as larvas são identificadas e também removidas junto com uma parte da raiz.

Se a planta estiver infectada, você pode mergulhar suas raízes em uma solução de permanganato de potássio a 1% por 15 minutos para desinfecção. As passas são transportadas para um novo local em uma lona ou filme espesso.

Como transplantar groselhas no outono para um novo lugar

Você precisa transplantar o arbusto corretamente:

  1. No fundo do buraco preparado, um monte de terra é formado. Regue este solo com dois baldes de água.
  2. O arbusto é posicionado em relação aos pontos cardeais da mesma forma que cresceu no local anterior, para que os ramos da planta não se torçam.
  3. Transplante as groselhas para o buraco, certificando-se de que o colar da raiz esteja 5 cm abaixo do nível do solo.
  4. Mantendo o peso da planta, eles começam a polvilhar as raízes com terra.
  5. Para que as raízes não acabem nos vazios, as passas são sacudidas várias vezes, compactando a terra.
  6. Compacte completamente o solo ao redor do arbusto transplantado.
  7. Uma trincheira rasa é cavada perto do tronco e cerca de 20 litros de água são despejados nela. A rega deve ser feita gradualmente, certificando-se de que a água é absorvida uniformemente pelo solo.
  8. A trincheira cavada e o círculo do tronco são cobertos com palha usando turfa, palha ou folhas secas.
  9. Em duas semanas, se não chover na região, as passas precisam ser regadas. Faça isso todos os dias, despejando dois baldes de água de cada vez.

Importante! O trabalho do jardineiro não termina aí. Quando chegam as geadas (geralmente no final de novembro), o arbusto é amarrado e coberto com ramos de abeto ou outro material. Se houver neve no local, eles simplesmente a remexem no mato.

Transplantamos as passas de Corinto corretamente e obtemos grandes safras de frutas silvestres saborosas e saudáveis!

E com mais detalhes sobre como transplantar groselhas para um novo lugar no outono, este vídeo contará:

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção