Poda da Jemalina no outono e na primavera para iniciantes

Recomenda-se podar o ezhemalin 2-3 vezes por estação: no início da primavera, início do verão e meados do outono. Eles fazem isso para a formação de um arbusto, seu rejuvenescimento e para fins sanitários (remoção de ramos doentes e fracos). Periodicamente, você deve beliscar os brotos apicais para que a ezemalina não cresça caoticamente. Assim, a planta será mais fácil de cuidar e a produção permanecerá em um nível estável.

Por que podar ezemalina

A poda do açúcar mascavo é imprescindível, pois o arbusto cresce bem. Se não for aparada, a planta pode ocupar muito espaço e os galhos velhos podem interferir no crescimento ativo de novos brotos. O procedimento é realizado para diferentes fins:

  1. Formação do arbusto ezhemalin - dando os contornos corretos, afinando a copa para manter uma aparência atraente. Além disso, o procedimento é realizado de forma a facilitar o cuidado e a colheita.
  2. A tosquia sanitária do açúcar mascavo é necessária para remover ramos afetados por geadas de inverno, doenças e pragas, bem como para eliminar rebentos quebrados.
  3. Tratamento rejuvenescedor - poda de ramos velhos (distinguem-se facilmente pela cor da superfície acinzentada) para estimular o crescimento de novos rebentos.

Outra tarefa é preparar o arbusto para o inverno. Os penteados são cortados todo mês de outubro, 2 a 3 semanas antes da geada. Para os arbustos perenes, também é realizada a poda radical, removendo todos os ramos velhos na raiz e deixando apenas os brotos verdes jovens. Isso deve ser feito apenas no caso de uma queda acentuada no rendimento. A poda é feita para o inverno, para que o arbusto tenha tempo de se recuperar e dar novos brotos na primavera.

Ramificações extras também devem ser excluídas para fins práticos. Os arbustos de Ezhemalina crescem fortemente, ocupando caminhos, canteiros vizinhos e canteiros de flores. A coroa pode ser desbastada tanto no outono quanto na primavera.

Em todos os casos, a poda é efectuada com uma tesoura de ponta afiada de cabo confortável. É aconselhável pré-tratar suas lâminas com uma solução fraca de permanganato de potássio ou outro anti-séptico. O trabalho é realizado com luvas, se necessário utilizar escada baixa. Óculos de segurança são recomendados para evitar respingos nos olhos.

O iogurte de poda não permite que o arbusto cresça e também mantém um rendimento estável

Importante! Algumas variedades produzem muito crescimento radicular. Deve ser removido sem falta, pois as camadas crescem fortemente e interferem nas plantas vizinhas.

Quando você precisar cortar a linha do tecido, em que mês

Yazhmalins são podados na primavera, no outono e até no verão. A primeira etapa ocorre no final de março - início de abril, quando o arbusto ainda não teve tempo de começar a crescer (os botões não incharam, ou seja, antes do início do escoamento da seiva). O segundo período vai do final de maio ao início de junho. O último corte de cabelo está previsto para meados de outubro. As datas específicas devem ser escolhidas com base nas características climáticas da região.

É possível podar ezemalin no outono

Ezhemalina precisa ser podada no outono para o inverno: é correto fazer isso na primeira quinzena de outubro, mas definitivamente não durante o período de geadas, quando um arbusto enfraquecido pode sofrer. Prazos aproximados para diferentes áreas:

  • banda média - meados de outubro;
  • regiões do sul - a segunda década de novembro;
  • Noroeste, Ural - os primeiros dez dias de outubro;
  • Sibéria, Extremo Oriente - até 10 de outubro.
Atenção! No primeiro ano, a poda não é realizada no outono. É o suficiente para remover brotos danificados na primavera (se houver).

A formação de um arbusto não começa até a segunda temporada.

Preciso podar ezemalina na primavera

Na primavera, é realizado um corte de cabelo para os seguintes fins:

  • a remoção de ramos doentes é uma medida sanitária;
  • para estimular o crescimento de novos brotos - um procedimento de rejuvenescimento.

A primeira fase está prevista para o início da primavera. Você precisa estar a tempo antes do fluxo de seiva:

  • banda média - início de abril;
  • regiões sul - meados de março;
  • Noroeste, Ural - os primeiros dez dias de abril;
  • Sibéria, Extremo Oriente - 10 a 20 de abril.

A segunda etapa da poda está prevista para o final de maio - primeira quinzena de junho. Neste momento, os ramos compridos são encurtados, dá-se a formação de um arbusto, deixando sete rebentos poderosos.

Importante! Os residentes de verão às vezes fazem outro corte de cabelo no final de julho - a primeira quinzena de agosto, ou seja, após a colheita de toda a safra.

A poda é realizada para rejuvenescer o arbusto. Todos os brotos velhos são completamente removidos, mesmo que tenham colhido este ano, e deixam de 9 a 10 galhos poderosos.

Yazhmalins são podados na primavera, verão e outono.

Poda correta de jemalina, dependendo da variedade

As características da poda de arbustos dependem da variedade. De acordo com este indicador, três grupos se distinguem - ereto, rastejante e remanescente.

Ereto

Variedades eretas de ezhemalina são distinguidas por brotos retos e fortes

Exemplos dessas variedades: Tayberry, Darrow, Medana. A principal característica da poda dessas variedades é que ela é realizada imediatamente após a colheita (início de agosto). A instrução é a seguinte:

  1. Todos os brotos bienais que trouxeram bagas nesta temporada são completamente removidos. Eles são cobertos com uma camada de madeira (tonalidade acastanhada). Esses são ramos mais espessos e pesados.
  2. Restam brotos anuais, com exceção dos danificados e doentes. Também precisam ser bem desbastados para que a copa fique livre e a luz penetre em todas as folhas.
  3. Se houver brotos longos, eles são encurtados para 1 m. Além disso, alguns galhos podem ceder um pouco - então eles são amarrados à treliça, dobrando os topos para baixo.

Na primavera, é realizada uma nova poda.

No início de abril, você precisa remover todos os galhos mortos, quebrados e danificados pelo gelo

Na primeira década de abril, os brotos laterais são encurtados, deixando 20-30 cm. Então, em maio, novos brotos começarão a aparecer ativamente.

Variedades rasteiras

Variedades rasteiras não têm brotos eretos - elas precisam de uma liga obrigatória para a treliça

Se você não podar, esses arbustos crescem fortemente, interferindo nas plantações vizinhas e projetando-se nos caminhos. As variedades rasteiras incluem: Silvan, Cumberland, Loganberry, Merry Berry.

A peculiaridade da poda de representantes rastejantes: em outubro, os ramos velhos são completamente removidos deles. Se alguns brotos forem muito longos, eles são encurtados para 2 m, e os ramos laterais restantes - para 30–40 cm. Depois disso, eles são amarrados às treliças para que o arbusto tome a forma de um leque. Para fazer isso, puxe algumas cordas ou arames em intervalos de 20-30 cm. Os brotos jovens são fixados de um lado e os galhos frutíferos do outro.

A poda de outono em forma de leque é usada para variedades rasteiras

O corte de cabelo de primavera da cultura é feito no final de março ou na primeira quinzena de abril. Nesse momento, todos os brotos quebrados e congelados são removidos.

Variedades reparadas

As variedades remanescentes incluem variedades que dão duas colheitas em uma estação. Os representantes mais comuns: Buckingham, Marion, Red Diamond.

Essas espécies requerem cuidados especiais. Para proporcionar uma segunda onda de floração, a poda é realizada duas ou três vezes por temporada:

  1. No final de março - início de abril, eles fazem um corte de cabelo higiênico, removendo galhos secos e doentes. Todos os ramos grandes são encurtados para um comprimento curto (15 cm), deixando pelo menos quatro botões saudáveis ​​em cada um.
  2. No final de maio - início de junho, eles começam a formar um jovem arbusto. É necessário deixar 5-6 ramos fortes e cortar os rebentos de comprimento médio pela metade.
  3. Os ramos com dois anos são colhidos no outono. A poda pode ser programada para outubro ou em agosto após a segunda colheita.

Características sazonais

O corte de cabelo de qualquer cultura é realizado de acordo com um cronograma específico. Para proporcionar o máximo conforto à planta, deve-se levar em consideração as características da estação:

  1. No início da primavera, o arbusto ainda não acordou, mas alguns ramos sofreram com a geada. Neste momento, é necessário um corte de cabelo higiênico. Se precisar rejuvenescer a planta, é melhor fazê-lo em março ou abril. Então a ezhemalina dará novos brotos nesta temporada.
  2. O segundo estágio da poda (final da primavera) envolve o afinamento da copa, o encurtamento dos ramos muito longos e a remoção dos brotos doentes (se necessário).
  3. Durante o verão, o arbusto cresce bem, portanto, é melhor fazer um iogurte no outono. O procedimento é iniciado imediatamente após a colheita ou no início de outubro, 15 a 20 dias antes da geada. Nesta fase, todos os rebentos de dois anos que já produziram frutos silvestres são completamente cortados. Os ramos anuais devem ser bastante encurtados (até 50 cm de altura). Antes do inverno, 8-9 ramos fortes são deixados, e o resto é completamente removido.

O esquema da poda formativa da jemalina ajudará a realizar o procedimento corretamente

Como cuidar de um jarro após a poda

Como a ezemalina é ferida durante a poda, é necessário providenciar cuidados suficientes para a restauração do arbusto. Polvilhe as feridas com carvão triturado ou pó de carvão ativado. Eles também podem ser tratados com uma solução fraca de permanganato de potássio ou cobertos com verniz de jardim para prevenir infecções.

Como o arbusto cresce bem (até 4–5 m de altura), após a poda de outono, é necessário amarrar os brotos às treliças. A melhor opção é colocar uma treliça plana de até 2,5 m de altura. Quatro arames ou cordas fortes são puxados a uma distância de 30–40 cm. Todos os brotos frutíferos são amarrados a guias em alturas diferentes. O melhor é puxar a corda em forma de cobra, conforme mostrado na figura.

Amarrar os ramos frutíferos do iogurte à treliça após a poda é necessário para a conveniência de trabalhar com a cultura

Após a poda no outono, também é recomendável apertar todas as pontas do arbusto para impedir o crescimento. Graças a isso, a ezhemalina terá tempo de se preparar para a estação fria. Para o inverno, os ramos são retirados das treliças e colocados sobre uma camada de ramos de abeto ou serradura. Você pode borrifar por cima com o mesmo material, e também usar:

  • folhagem seca;
  • Palha;
  • folhas de papelão ondulado de três camadas;
  • turfa negra.

Em regiões com invernos gelados, recomenda-se instalar uma moldura, jogar folhagem seca ou outra cobertura morta no arbusto e esticar a agrofibra densa por cima. No início da primavera, esse abrigo deve ser desmontado gradualmente, abrindo primeiro um e depois a outra extremidade.

A moldura para o abrigo da ezhemalina é instalada após a poda de outono

Após cada corte de cabelo, a cultura precisa ser alimentada. A escolha dos fertilizantes depende da época:

  • primavera - nitrato de amônio, ureia ou outros compostos de nitrogênio;
  • verão - superfosfato e sal de potássio ou matéria orgânica;
  • outono - superfosfato, sal de potássio e cinza de madeira (não inclui o nitrogênio).
Conselho! Todos os ramos e folhagens cortados são jogados o mais longe possível do local onde o arbusto cresce. É melhor queimá-los para evitar a hibernação de esporos de fungos e outras pragas.

Conclusão

Você precisa aparar o ezmalin pelo menos duas vezes por temporada. Na primavera, o procedimento é realizado para fins sanitários, no início do verão - para aumentar a produtividade e estimular o crescimento de novos brotos. No outono, você pode começar a formar um arbusto. Ao mesmo tempo, é necessário preparar as fábricas para o inverno - amarrá-las a uma treliça, cobertura e cobertura morta, e também aplicar fertilizantes. As regras para a poda de outono da ezhemalina são descritas em detalhes no vídeo.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção