Sea Buckthorn Jam

Sea Buckthorn Jam será um verdadeiro achado para aqueles que decidiram plantar uma variedade de safra confiável e de alto rendimento. As críticas à compota de espinheiro são extremamente positivas, os problemas com o seu cultivo surgem apenas em casos isolados.

História de criação

A variedade Dzhemovaya foi cultivada no Território de Altai, o originador é o Instituto de Pesquisa de Horticultura Lisavenko na Sibéria. Esta variedade foi obtida por criadores siberianos como resultado da polinização livre de espinheiro-mar excelente. Desde 2001, a variedade Dzhemovaya está passando por um teste estatal e, desde 2015, está incluída no Registro Estadual.

Descrição da cultura da baga

Para maior clareza, as informações mais importantes sobre a variedade Jamovaya do espinheiro-mar com uma foto são apresentadas abaixo.

Compreensão geral da variedade

Os arbustos Dzhemova não crescem mais de 2,5 m, e os rebentos eretos não têm espinhos - tudo isso contribui para uma colheita rápida e segura. As placas de folhas verdes escuras são de tamanho médio e ligeiramente côncavas no meio. A copa arredondada do arbusto é de densidade média.

Bagas

A variedade Jemovaya é avaliada principalmente pelas excelentes características de sabor da fruta - bagas agridoces receberam uma avaliação de degustação de 4,4 pontos em 5 possíveis. A variedade pertence ao espinheiro-mar de frutos grandes: o peso da baga é de 0,8-0,9 g, com formato oval alongado. Devido à cor vermelho-alaranjada brilhante das bagas, a compota parece muito decorativa durante a frutificação.

Característica

A descrição de Sea Buckthorn Jam é apresentada pelas características varietais detalhadas fornecidas a seguir.

Vantagens principais

A geléia se distingue por altos indicadores de resistência à seca e à geada (até -35 0De seus tiros não congelar). Como a maioria das outras variedades de espinheiro-mar, é despretensioso no cuidado - com plantio adequado e cuidado mínimo, dá rendimentos consistentemente elevados. Ao preparar um local de plantio para Dzhemova no local, o tipo de solo deve ser levado em consideração - a variedade cresce bem em qualquer tipo de solo, exceto nos pesados ​​e ácidos.

Período de floração e tempo de amadurecimento

Árvores fêmeas de espinheiro-mar. A geléia desabrocha no início de meados de maio, dando flores amareladas sem aroma. O período de maturação da casta é médio, pelo que os frutos podem ser colhidos no início do outono. Como as condições climáticas não são iguais nas diferentes regiões do país, esses termos podem ser considerados condicionais.

Indicadores de rendimento, datas de frutificação

A variedade de espinheiro-mar Jemovaya é considerada muito produtiva e fornece cerca de 12 kg de frutos por arbusto. Após o plantio, o espinheiro-mar frutifica no 4º ano.

Importante! O rendimento máximo pode ser alcançado somente com a presença de um polinizador masculino, o melhor entre os quais são as variedades Ural, Gnome, Caro amigo, Adam, Alei, e cuidado competente oportuno.

Quantidade de frutas vermelhas

As características do sabor da sobremesa das bagas de espinheiro-mar da variedade Jemovaya permitem que sejam amplamente utilizadas no processamento e preparação de preparações para o inverno: sucos, geléias.Os frutos são adequados para congelar.

Resistência a doenças e pragas

A variedade apresenta boa resistência a possíveis doenças e pragas, com exceção da mosca-espinheiro-marinho - esse inseto infecta arbustos de compota com maior frequência.

Vantagens e desvantagens da variedade

A variedade Dzhemovaya tem muitas características positivas, graças às quais ganhou grande popularidade entre os residentes de verão na Rússia. Entre eles estão:

  • arbusto subdimensionado;
  • falta de espinhos;
  • excelente resistência à geada;
  • grande frutado;
  • comprimento suficiente do pedúnculo;
  • características de sabor de sobremesa de frutos silvestres.

Este espinheiro marítimo tem várias desvantagens significativas, por exemplo, separação semi-seca de bagas e exposição frequente à mosca do espinheiro.

Regras de pouso

Para que o espinheiro-bravo variedade Jemovaya crie raízes, é necessário plantá-lo corretamente em um local permanente.

Tempo recomendado

Plantar um arbusto Dzhemova depende da presença de um coma de terra nas raízes: se estiver ausente, então o espinheiro-mar é plantado no início da primavera, assim que o solo descongela, no final de março - início de abril. Para o plantio de outono, mudas com sistema radicular fechado são adequadas, então o plantio ocorre pelo menos um mês antes do início de geadas estáveis.

Escolhendo o lugar certo

Ao escolher um local de pouso para Dzhemova, é necessário levar em consideração vários requisitos importantes:

  1. A colocação de espinheiro-mar no local envolve o plantio de duas mudas - espécimes masculinos e femininos.
  2. O arbusto de espinheiro-mar frutifica bem apenas em áreas ensolaradas e bem iluminadas, portanto, não deve haver sombra (você não deve plantar espinheiro-mar perto de plantações altas).
  3. O sistema radicular do espinheiro-mar é poderoso e se espalha, tão perto do lençol freático que ele pode congelar devido às mudanças de temperatura. Além disso, devido às características do sistema radicular, a geléia deve ser plantada separadamente, pois a proximidade de qualquer cultura é indesejável.
  4. Para que a polinização ocorra de forma eficiente e o pólen caia sobre os pistilos da planta feminina, ao plantar um espécime macho, a direção do vento é levada em consideração.

Preparação do solo

Para plantar um arbusto Dzhemova jovem de um ano, basta cavar um buraco de 50 × 50 cm e enchê-lo com uma mistura de nutrientes. A drenagem é colocada no fundo, por exemplo, areia de rio, um balde de matéria orgânica (composto, húmus), fertilizantes minerais, por exemplo, 200 g de superfosfato, são despejados em cima e borrifados com uma camada superior solta de solo até uma superfície plana é formada.

Seleção e preparação de mudas

As plantas que não apresentam sinais de doenças e pragas criam raízes bem, por isso é importante examinar os arbustos em detalhes antes de plantar. Se for possível avaliar a condição do sistema radicular, deve-se prestar atenção ao seu desenvolvimento - a muda deve ter de 4 a 6 raízes esqueléticas. A altura ideal da parte aérea é de cerca de 20 cm.

Importante! Para o plantio na primavera, a muda pode ser embebida em água por algumas horas, se a raiz parecer seca, com o plantio no outono, toda a folhagem é removida da planta.

Algoritmo e esquema de pouso

O esquema de plantio de espinheiro-marinho ideal é 3 × 2,5 m, mas a distância pode ser aumentada. As mudas são colocadas nas covas preparadas, espalhando as raízes (com sistema radicular aberto). Recomenda-se plantar espinheiros-do-mar enxertados em um pequeno montículo, de modo que, durante a rega, o local do enxerto não fique no solo. O espinheiro-mar de raiz própria pode ser enterrado - eles criarão raízes adicionais.

Importante! O suporte deve ser colocado antes do plantio do espinheiro.

Acompanhamento da cultura

Cultivar geleia de espinheiro-mar não causa dificuldades, mesmo para jardineiros iniciantes.

Atividades necessárias

Os cuidados com espinheiro marítimo incluem as operações abaixo:

  • Rega. Após o plantio da muda Dzhemova, eles monitoram o teor de umidade do solo e regam para que não seque. Depois que o arbusto se adapta às novas condições e se enraíza, a rega é reduzida e não é realizada de todo, exceto em dias especialmente quentes.
  • Top dress. A geléia não exige muito da fertilidade do solo. No primeiro ano de plantio, você não pode alimentá-lo de forma alguma se o arbusto foi plantado em solo fertilizado. A fertilização é necessária para os espécimes adultos já frutíferos - na primavera, eles são alimentados com fertilizantes contendo nitrogênio, e no verão e no outono - com fertilizantes de fósforo e potássio.
  • Processamento de círculos em barril: remoção e remoção de ervas daninhas. Para restringir o crescimento ervas daninhas, para evitar a formação de uma crosta seca na superfície e para reter a umidade no solo, recomenda-se a cobertura morta do círculo do tronco do arbusto.

Poda de arbusto

O arbusto Jam é notável por seu crescimento fraco e coroa não muito densa, portanto, não precisa ser formada. A poda do espinheiro-mar é indesejável, pois a cultura não o tolera bem. Recomenda-se uma poda higiênica de outono do arbusto em um anel - remoção de galhos doentes e mortos para prevenir a ocorrência de doenças.

Conselho! Use apenas ferramentas de poda de jardim limpas. Após o evento, também precisa ser desinfetado.

Se preparando para o inverno

Visto que a variedade Jemovaya é caracterizada por alta robustez no inverno, não é necessário cobrir o mato para o inverno no estado adulto. No primeiro ano de plantio, é aconselhável cobrir o círculo do tronco para que o sistema radicular não congele. As atividades de outono incluem a introdução de fertilizantes contendo potássio e fósforo no solo.

Doenças e pragas

Para maior clareza, as possíveis doenças e pragas da variedade Dzhemovaya do espinheiro-marinho são coletadas em tabelas que indicam medidas de prevenção e tratamento.

Tabela 1 - Pragas

PragaMedidas preventivasMedidas de controle
Mosca espinheiro-marA cobertura vegetal do círculo do tronco de um arbusto com uma camada de 15 cm torna difícil para a praga voar para fora do solo na primaveraProdutos químicos: Intavir, Iskra, Fitoverm. Remédios populares: cavar o solo no final do outono, tratamento com infusão de tanásia
Mariposa espinheiro-marPulverização de primavera durante a abertura do botão com uma solução de preparações biológicas ("Entobacterina", etc.)Tratamento com clorofos (0,4%) durante a brotação, metafósos (0,3%) durante a brotação
Pulgão-espinheiro-mar, ácaro da bílisRemoção oportuna de ervas daninhas e resíduos de plantasProdutos químicos: Intavir, Kleschevit.

Remédios populares: infusões repelentes de tabaco, casca de cebola ou alho, batata e tomate

Tabela 2 - Doenças comuns

Doença

Sinais da doença

Medidas de controle

Fusarium murchando

Na casca dos brotos, inchaço, forma-se vermelhidão, as folhas ficam amarelas e murcham, os frutos são pintados em um tom varietal, mas não derramam

Realização de podas sanitárias para garantir a permeabilidade ao ar da mata, seguida da destruição dos brotos podados (queima).

Sarna

Úlceras negras e manchas na casca e folhas de ramos predominantemente jovens, além de frutos

No final da safra é feita a poda das partes afetadas do mato, e na primavera - tratamento com bordalês líquido na concentração de 1%.

Endomicose

Os frutos estão cobertos de manchas claras e rebentam, enquanto uma polpa viscosa e acinzentada escorre da casca do fruto

Remoção oportuna dos frutos afetados junto com o ramo. Após a floração e ao verter os frutos, procede-se à pulverização com Bordéus líquido na concentração de 1%.

As doenças e pragas geralmente afetam plantas enfraquecidas, cujos requisitos básicos para o cuidado não são atendidos. Para que os arbustos de geléia de espinheiro-mar se mantenham saudáveis ​​e frutifiquem com sucesso, atenção especial deve ser dada à alimentação, poda, remoção de ervas daninhas e soltura.

Conclusão

O espinheiro-mar Dzhemovaya é muito apreciado pelos jardineiros russos e se espalhou por várias partes do país, uma vez que nem toda variedade de cultura é capaz de combinar tantas vantagens.

Para um conhecimento mais detalhado do cultivo do espinheiro-mar, você pode assistir ao vídeo:

Testemunhos

Residentes de verão que testaram o cultivo de arbustos por experiência própria deixam as seguintes avaliações sobre a variedade de espinheiro-mar Jamovaya na Internet.

Lydia Ivanovna, 57 anos, Cidade de ecaterimburgo
É muito difícil escolher uma variedade de espinheiro-mar resistente à geada para os Urais, muitas vezes ela congela, especialmente em invernos com pouca neve. A geléia se tornou uma verdadeira descoberta para mim - o arbusto criou raízes rapidamente e resiste ao inverno sem perdas. Eu plantei não muito longe da cerca do vizinho (eles também têm espinheiro) e estou ansioso para a colheita de vitaminas.
Dmitry Semenov, 47 anos, Vologda
Plantei a variedade Jemovaya há 5 anos e fiquei muito satisfeito com a colheita - um balde e meio de frutas grandes e muito saborosas foram colhidas do mato. Claro que os rendimentos elevados eram previsíveis, porque escolhi a casta justamente por isso, mas esta quantidade de frutos silvestres foi uma agradável surpresa para mim.
Nina Mezentseva, 39 anos, Oriol
Plantei uma muda enxertada da Dzhemova no outono, não passou inverno e congelou. É possível que a própria muda não tenha obtido sucesso, pois procurei seguir todas as recomendações de plantio. Vou tentar plantar novamente este espinheiro na primavera, eu realmente quero ter uma variedade tão boa no local.
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção