Cereja de pássaro vermelha: foto e descrição

A cereja do pássaro vermelha, como cerca de 200 outras espécies da família Plum, é encontrada em toda a Eurásia e no norte da África. A árvore é cultivada tanto para fins decorativos como para colheita de frutos silvestres.

Existe uma cereja de pássaro vermelha

Em diferentes jardins, você pode encontrar não só a cereja preta, mas também a cereja vermelha. Este último é chamado de Virginskaya. Isso se deve ao lugar onde a cultura cresceu: a árvore foi trazida do estado da Virgínia.

A cereja de pássaro vermelha difere das variedades comuns na cor dos frutos e das folhas: os frutos, à medida que amadurecem, adquirem uma tonalidade escarlate e a massa verde da árvore torna-se vermelho brilhante.

A cultura é encontrada principalmente na América, onde são cultivados brotos silvestres. Na Rússia (latitudes meridionais e no Cáucaso), a cultura é plantada em parcelas pessoais.

Descrição da variedade

A cereja de pássaro vermelha vem em diferentes variedades. A cultura se adapta rapidamente às condições externas, frutifica bem, exteriormente semelhante à cereja do pássaro comum.

Na América do Norte, a árvore pode crescer até 12-15 m, na Rússia chega a 5-7 m, é um arbusto.

Os rebentos jovens são castanhos, botões da mesma cor, de forma oval ou cónica, até 5 mm de comprimento.

As placas foliares são densas, com superfície brilhante, até 10 cm de comprimento, sendo mais frequentemente de formato oval, com bordas recortadas. O interior da folha é mais claro do que o exterior.

O principal período de floração ocorre no final de maio ou início de junho em regiões onde prevalecem as baixas temperaturas. As flores de tonalidade branca, com formato de dois dedos, são coletadas em pincéis fofos, cada um contendo 15-30 peças.

Importante! De acordo com a descrição e foto, a duração da floração da cereja vermelha é de 14 dias. Ao final do processo, os frutos são amarrados.

Entre as variedades, a cereja do pássaro Schubert é frequentemente distinguida. A cultura é conhecida pela sua decoratividade: uma árvore, com 5-10 m de altura e uma copa larga, agrada na primavera com flores rosa, e no outono com placas de folhas roxas cor de vinho. Os frutos da cereja de pássaro são vermelhos e, à medida que amadurecem, adquirem uma tonalidade carmesim. Frutos maduros com polpa suculenta aparecem em meados de agosto.

A árvore é tolerante à sombra, mas cresce mais rápido em lugares ensolarados. É pouco exigente para o solo, frutifica bem em solos húmidos e ricos em minerais.

Ao plantar uma árvore para fins decorativos, é necessário localizá-la em solo fértil e bem iluminado. Nas baixadas, a planta dá frutos pobres e cresce devido ao acúmulo de ar frio e às geadas da primavera.

Separadamente, a variedade de acerola Canada Red se destaca. A árvore, com 4 a 5 m de altura, é altamente resistente a baixas temperaturas, possui copa cônica.

Na primavera e no verão, as placas das folhas são verdes brilhantes, no outono tornam-se castanhas. Os frutos maduros têm uma cor quase preta e um sabor ácido. A planta é despretensiosa, mas quando as condições favoráveis ​​são criadas, ela floresce e frutifica com mais abundância.

Existem outras variedades de cereja de pássaro vermelha:

  • Narym e Taiga: arbustos de folhagem densa, até 4 m de altura É necessário plantar variedades em vários pedaços, pois são autoférteis. Os frutos são grandes, de cor vermelha.
  • Alvorecer: a altura da acerola atinge os 3 m, a variedade caracteriza-se pela frutificação precoce.
  • Autofértil: as árvores maduras chegam a 6-7 m, uma planta com grandes placas de folhas e ramos poderosos que formam uma coroa piramidal.Durante a floração, formam-se grandes cachos, frutos maduros de tonalidade quase negra.

O rendimento e a frutificação da variedade, assim como o seu aspecto decorativo e resistência a fatores desfavoráveis, dependem não só da região de cultivo, mas também da aderência ao algoritmo de plantio e cuidados.

Resistência à seca, resistência à geada

A variedade acerola tolera muito bem baixas temperaturas (até -45 ° C). As geadas da primavera não são terríveis para a árvore, mas as flores podem sofrer, o que afetará negativamente a colheita.

A planta é pouco exigente para regar, mas plantar cereja de pássaro em solos argilosos com uma fonte de água subterrânea fornecerá à árvore a quantidade necessária de umidade.

Arbustos e mudas jovens têm boa tolerância à sombra, mas essa propriedade diminui com o tempo.

Produtividade e frutificação

O rendimento e a natureza da frutificação dependem da variedade de acerola. Taiga e Narym têm frutos muito grandes de cor vermelha com polpa amarela no interior. Até 5 kg de bagas podem ser colhidas de um arbusto.

A primeira variedade Rassvet permite obter até 10 kg de frutas por planta. Os bagos caracterizam-se pela cor vermelho escuro, presença de acidez e adstringência. A partir de um híbrido Auto-fértil, é possível colher até 20 kg de frutas, que possuem uma doçura mais pronunciada que Dawn ou Taiga.

Importante! Os frutos da cereja vermelha são maiores do que os das variedades comuns, mas os frutos também amadurecem mais tarde: no final do verão (agosto) ou início do outono. As safras não colhidas podem persistir nos galhos, apesar do impacto das condições climáticas adversas.

Vantagens e desvantagens

Antes de plantar aceroleira, deve-se avaliar objetivamente os benefícios da planta:

  • despretensão para cuidar;
  • tolerância à sombra;
  • rendimento (depende da variedade);
  • decoratividade;
  • resistência à geada;
  • uma ampla gama de aplicações em culturas.

As desvantagens da planta incluem a necessidade de poda e modelagem regulares: a árvore cresce rapidamente. Você não pode comer cereja de pássaro vermelha para crianças pequenas e mulheres grávidas.

Importante! A cereja de pássaro vermelha é imune à maioria das pragas e doenças. O principal inimigo da cultura é a mariposa da cereja do pássaro.

Plantando e cuidando da cereja de pássaro vermelha

A época ideal para a transferência de mudas para o solo é no outono ou na primavera. A distância entre as plantas é de pelo menos 5 m, de modo que os arbustos formam um sistema radicular completo e não protegem uns aos outros.

No local, você deve selecionar uma área iluminada com solo ligeiramente alcalino ou neutro. Recomenda-se diluir o solo pesado com areia ou turfa, adicionar superfosfato na cova de plantio.

Algoritmo de aterrissagem:

  1. Uma cova é preparada, no fundo da qual os fertilizantes são colocados.
  2. A muda é colocada no buraco, as raízes são esticadas.
  3. A planta é coberta com terra, o solo é coberto com cobertura morta e regado abundantemente.
  4. Se necessário, coloque um suporte para a jovem acerola.

A reprodução da cereja de pássaro vermelha também é possível com ossos. Este é um procedimento demorado: a planta dará frutos 6-7 anos após o plantio. Para o plantio, é utilizado um osso, que na queda é colocado no solo a uma profundidade de 6 cm e polvilhado com terra. O broto que surge é regado e fertilizado em tempo hábil, coberto para o inverno até que a cerejeira fique mais forte.

É possível plantar o vermelho cereja de pássaro por estacas. Para isso, cortam-se os brotos verdes, deles retiram-se as placas foliares, deixando-se alguns pedaços no topo, após o que os ramos são colocados e deixados na solução estimulante durante um dia. Passado o tempo, é necessário transferir as estacas para o solo a uma profundidade de 3 cm, cobrir com uma película.

As plantas jovens são movidas para um terreno aberto após a formação do sistema radicular.

Importante! A acerola não poliniza sozinha, por isso é colocada a uma distância de pelo menos 2 m de outras árvores. Isso permitirá que novos híbridos sejam obtidos por meio de polinização cruzada.

O acerola não exige cuidados, mas adora solos soltos e úmidos, portanto, em condições naturais, costuma crescer perto de rios.

A rega abundante é necessária para a cultura apenas imediatamente após o plantio: o solo é embebido com água até uma profundidade de 25-30 cm, o procedimento é repetido até 3 vezes por temporada. Em períodos de seca, a frequência de rega é aumentada.

O aparecimento da cereja de pássaro depende da poda oportuna do arbusto. Para formar uma copa exuberante, a muda é podada em 50 cm após a transferência para o solo.

É importante garantir a circulação de ar no sistema radicular, portanto, é necessário soltar regularmente o solo e limpá-lo de ervas daninhas... Esse procedimento também é realizado antes da alimentação, a medida permite que os nutrientes penetrem mais fundo.

Recomenda-se a utilização de esterco como aditivo, que é aplicado no solo a cada 3 anos. Fertiliza solo e cobertura morta, no papel de folhas caídas.

Para preparar o passarinho vermelho para o inverno, o arbusto deve ser regado no outono e caiado de branco antes do início da geada. Plantas adultas não precisam de abrigo, mudas pequenas ou enfraquecidas são embrulhadas em pano, cobertas de neve.

Controle de doenças e pragas

Devido à presença de imunidade, medidas preventivas são necessárias apenas para a mariposa cereja. Para isso, o arbusto é tratado com infusão de tabaco ou lavanda, solução de sabonete.

Dos inúmeros insetos que migram para a cereja-do-passarinho durante a floração, recomenda-se o uso de agentes químicos: Aktara, Karbofos.

Quando um fungo de marsupial aparece no tronco, é necessário retirá-lo junto com a área danificada.

Uma planta enfraquecida ou danificada é freqüentemente afetada pelo fusarium, portanto, para a prevenção da doença, é importante fertilizar o solo em tempo hábil, podando e modelando.

O que pode ser feito de cereja de pássaro vermelha

A forma mais comum de usar frutas vermelhas é quando são comidas frescas. Elaborado com tinturas de cereja vermelha, compotas, geléias e conservas, é utilizado como recheio de tortas.

Se necessário, conserve e transporte os bagos, após a sua colheita, são colocados à superfície e secos em sala ventilada para que não fiquem expostos aos raios solares. As frutas secas são coletadas e armazenadas em um saco de pano.

Há um grande número de vídeos sobre o uso da cereja vermelha: seus frutos, folhas e até mesmo cascas para fins curativos e de saúde, por isso a planta é cultivada em jardins e como medicamento.

Conclusão

A cereja de pássaro vermelha é uma planta muito despretensiosa e resistente, com forte imunidade. A cultura está difundida em todos os lugares e pode dar frutos com segurança, mesmo em latitudes com invernos rigorosos. Pelas suas propriedades, o arbusto cumpre não só uma finalidade decorativa, mas também é utilizado na culinária, em receitas populares.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção