Cereja anã Romã de inverno: descrição da variedade, comentários, fotos

Todo jardineiro sonha com colheitas abundantes em seus quintais. Cereja anã Romã de inverno, devido ao seu tamanho compacto, permite colocar mais árvores em uma área pequena. O excelente rendimento e a facilidade de manutenção tornam a escolha desta variedade muito óbvia.

Descrição da variedade de cereja anã Winter romã

Este tipo de árvore frutífera apareceu há relativamente pouco tempo. A variedade da cereja A romã do inverno é o resultado da seleção de agricultores e cientistas estrangeiros. Apesar do curto período de fama, a variedade provou ser excelente em lotes domésticos na Rússia e países vizinhos.

Inicialmente, esta espécie foi criada para regiões de clima continental. Tolera perfeitamente verões quentes e invernos rigorosos. Na Rússia, a variedade de cereja anã da romã de inverno pode ser cultivada na maioria das regiões - da região de Moscou a Vladivostok. As únicas exceções são as regiões do norte, onde a temperatura média no verão não cai abaixo de 10 graus.

A romã de inverno atinge uma altura de no máximo 2 metros

Entre outros tipos de cereja anã, esta se destaca pelo seu componente decorativo. Uma característica da planta é um período de floração incrivelmente bonito. Com a correta formação da coroa, as inflorescências de cor branca e rosa encantam os olhos com cores exuberantes.

Altura e dimensões de uma árvore adulta

Como a maioria das espécies anãs, as cerejas são pequenas. A altura de uma planta adulta chega a 1,5-1,8 m. Essas dimensões proporcionam comodidade na poda e na coleta de frutos maduros.

Importante! Em solos bons, quando todos os fertilizantes necessários são aplicados, a altura da árvore pode chegar a dois metros ou mais.

O tronco divide-se em vários ramos principais, de onde se estendem brotos perfeitos em todas as direções. A poda correta, necessária para a formação da copa e melhor frutificação, resulta em uma árvore exuberante. A massa verde pode atingir 1,5-2 metros de diâmetro.

Descrição das frutas

Uma característica da casta, pela qual recebeu o seu nome poético, é a capacidade dos bagos de se manterem nos ramos até ao início do frio. Os frutos não caem, agarrando-se aos pés até o final de outubro. Têm uma pele densa que os protege do sol escaldante, evitando cozedura. Outras características das bagas incluem:

  • peso do fruto 3,5-4 g;
  • osso muito pequeno;
  • sabor doce com acidez perceptível;
  • cor de rubi a marrom.

Deve-se notar que o suco de baga preparado conterá cerca de 14% de açúcar. Esses indicadores não significam enjoativo. Os frutos desta variedade são os de paladar mais equilibrado entre os seus familiares.

A cereja da romã do inverno precisa de polinizadores

A variedade é autopolinizada. Mesmo na ausência de outras árvores em lotes pessoais, você pode contar com uma colheita bastante abundante. A melhor polinização ocorre quando existem várias plantas da variedade nas proximidades.

Cereja variedade Winter romã - autopolinizada

Importante! Mesmo na ausência de abelhas, 20 a 40% das flores se autofecundam.

A floração começa na primavera - final de abril ou início de maio. Isso dura cerca de 2 a 3 semanas. Dependendo do clima, das condições da árvore e da presença de polinizadores naturais, até 90-95% das flores podem se tornar frutos.

Características principais

Visto que a Winter Pomegranate é uma variedade bastante jovem, cultivada através de criações científicas, ela combina a maioria das conquistas modernas. Ele foi cultivado especificamente para as regiões do norte, por isso tem uma alta resistência à geada e taxa de sobrevivência. A árvore é despretensiosa para o solo e para o ar circundante.

Resistência à seca, resistência à geada

A variedade de romã de inverno foi criada especificamente para regiões com invernos frios. De acordo com técnicos agrícolas experientes, esta espécie tolera facilmente temperaturas de 40-45 graus abaixo de zero. Claro, tais condições extremas não devem ser muito longas, caso contrário, o rendimento da árvore pode ser significativamente reduzido no próximo verão.

A variedade é bastante resistente ao estresse, podendo facilmente resistir por muito tempo sem ser regada. Apesar de a árvore ser pequena, suas raízes penetram fundo no solo. O lençol freático raso permite que a árvore tenha uma fonte de água e não precise ser regada.

Produção

A cereja anã começa a dar os primeiros frutos no terceiro ano a partir do momento do plantio. Porém, nas primeiras safras, as colheitas não agradarão com abundância. A árvore começará a produzir a quantidade máxima de frutos de 6 a 7 anos. Os rendimentos e a época de início da frutificação podem variar significativamente dependendo da região e dos cuidados com a planta.

Até 10 kg de bagas podem ser removidos de uma cereja

Os frutos adquirem uma cor rubi por volta de 2-3 décadas de julho. É melhor esperar cerca de 2 a 3 semanas para que eles fiquem castanhos e mais doces. O rendimento máximo de um bonsai é de até 10 kg.

Importante! Alguns jardineiros começam a colher em julho. Durante este período, os frutos ainda não estão suficientemente doces e maduros.

As bagas são utilizadas para fazer sobremesas de fruta, compotas e como prato à parte. A romã Cherry Winter também é usada para preparações para o inverno - geleia, marmelada e pastilhas. Graças à densa casca, os frutos são excelentes para armazenamento, transporte e congelamento.

Vantagens e desvantagens

Com base nos dados apresentados, é possível obter várias vantagens principais do cultivo de cerejas anãs da romã de inverno.

Ao cultivar tal árvore frutífera, os agricultores recebem:

  • alta produtividade em um clima continental;
  • facilidade de transporte e armazenamento de frutos silvestres;
  • resistência à geada;
  • frutificação precoce.

Apesar de todas as vantagens aparentes da cereja anã da romã do inverno, ela tem uma séria desvantagem. Em climas quentes, não pode competir com outras variedades criadas especificamente para essas regiões. No sul da Rússia e da Ucrânia, é melhor cultivar outros tipos de cerejas, que podem se beneficiar muito com a quantidade de sol.

Regras de pouso

O segredo da saúde futura das cerejas anãs A romã de inverno é a muda certa. É melhor usar espécimes de 1-2 anos com um sistema radicular bem desenvolvido. O caule deve ser reto com vários ramos.

Importante! Uma muda jovem é mais fácil de se acostumar com as novas condições para ela. O plantio de uma planta adulta geralmente termina com sua morte.

É melhor comprar mudas em viveiros profissionais.

Apesar do fato de a árvore anã ser despretensiosa para o solo, as cerejas crescem melhor em solo solto e com boa permeabilidade ao ar. Se o solo for argiloso ou arenoso, fertilizantes adicionais são adicionados a ele. Solos mais ricos de chernozem não requerem aditivos ou produtos químicos.

Tempo recomendado

Uma parte importante do procedimento é preparar o fosso de pouso.Para que o solo fique saturado de oxigênio o máximo possível, o local deve ser preparado no outono. A área selecionada está limpa de ervas daninhas e raízes de antigas árvores frutíferas. Para a cereja anã da Romã de Inverno, não é necessário cavar um buraco muito grande - o tamanho suficiente é 60x60x60 cm.

Importante! Antes de plantar, certifique-se de que não haverá geadas na próxima semana. A geada pode matar raízes de cereja frágeis.

Como outras árvores anãs, a Winter Pomegranate deve ser plantada ao ar livre durante a primavera. Assim que a neve derreter completamente e o solo aquecer o suficiente, você pode começar a plantar. Na faixa do meio, a época ideal para o desembarque é a 2ª década de abril. Em latitudes mais frias, as cerejas anãs podem ser plantadas no final do mês.

Seleção do local e preparação do solo

As cerejas bem plantadas irão deliciar o jardineiro com um crescimento rápido, floração abundante e uma excelente colheita. A seleção de um local de pouso deve ser cuidadosamente considerada. A variedade anã adora o sol, por isso vale a pena plantar a planta na parte sul do local. Deve haver bastante luz. Não plante romã de inverno à sombra de sua casa e anexos, ou atrás de árvores mais altas.

Importante! Não coloque cerejas anãs ao lado de coníferas - isso pode causar doenças da romã do inverno.

Antes de plantar, é necessário preparar um solo favorável para a futura árvore. Metade do solo da cova de plantio é misturado com 300 g de superfosfato e 100 g de cinza de madeira. A mistura resultante é colocada no fundo do recesso. Só depois disso as mudas de cereja anã são plantadas.

Como plantar corretamente

Antes de plantar uma cereja anã, você deve inspecionar cuidadosamente a muda. Galhos secos e quebrados são cortados com tesoura de poda e tratados com breu. Também vale a pena examinar as raízes para remover quaisquer partes podres. Uma muda de cereja anã Romã de inverno é examinada para pragas. Se forem encontrados, as árvores devem ser tratadas com um inseticida especial.

A melhor época para plantar cerejas é em meados de abril

Especialistas em horticultura aconselham revitalizar o sistema radicular antes do plantio. Para isso, a muda é colocada em um balde d'água um dia antes do plantio. O maior efeito é alcançado quando um estimulador de crescimento radicular especial é adicionado ao líquido.

As mudas são colocadas em covas preenchidas com solo especial para que o colo da raiz se projete ligeiramente acima do nível do solo. Depois disso, as raízes são polvilhadas com terra folhosa. Cada árvore deve ser regada abundantemente - o volume de líquido deve ser de 20-30 litros.

Recursos de cuidado

Cuidar de uma cereja anã é a chave para uma árvore saudável. Apesar de a romã de inverno ser bastante despretensiosa, o cuidado oportuno permitirá que você obtenha uma safra impressionante. As principais preocupações do jardineiro incluem:

  • rega oportuna de cerejas anãs;
  • aplicação regular dos fertilizantes necessários;
  • aparar madeira;
  • preparação para o período de inverno.

Para que a árvore cresça ativamente, a Romã de Inverno precisa fornecer um fluxo de ar aprimorado para o sistema radicular. Para fazer isso, é necessário afrouxar os círculos do tronco 2 a 3 vezes ao ano. Seu diâmetro deve ser entre 60 e 90 cm.

Programa de rega e alimentação

A rega oportuna garante que a planta receba os nutrientes necessários. A primeira rega é realizada na primavera, quando a terra aquece entre 5 e 10 graus. 15 a 20 litros de água são despejados sob cada cereja anã. A rega posterior depende do clima. Durante os meses muito secos, deve-se tomar cuidado para manter a umidade do solo suficiente ao redor da Romã de Inverno.

Importante! No primeiro ano, não há necessidade de fazer adubação complementar, pois o solo foi preparado com antecedência para o plantio.

Durante a estação de crescimento, as cerejas anãs precisam temperar o solo com fertilizantes especiais várias vezes. Antes da floração, suplementos de nitrogênio são adicionados ao solo. No verão, fertilizantes orgânicos são introduzidos periodicamente.No outono, para restaurar o equilíbrio mineral do solo, é fertilizado com potássio, fósforo e cálcio.

Poda

Para manter a saúde e aumentar a frutificação da cereja anã da romã de inverno, é preciso cuidar do estado de sua copa. A poda sanitária e formativa periódica ajudará a controlar o desenvolvimento das plantas. A primeira vez que tal procedimento é realizado imediatamente após o plantio da muda. Corte todos os ramos que estão a meio metro do nível do solo.

A poda correta é a chave para uma bela coroa

Os brotos mortos devem ser removidos a cada primavera. A poda formativa é realizada em março ou início de abril - antes do início do fluxo de seiva no interior da cereja anã. Os locais de poda são tratados com verniz de jardim ou cinza de madeira.

Preparando-se para o inverno

Como já foi mencionado, a Romã de Inverno é capaz de suportar até geadas severas com facilidade. Na parte europeia da Rússia, os jardineiros podem até abster-se de preparar árvores jovens para o inverno. Se a temperatura não cair abaixo de -15 graus, a cereja vai enfrentar o gelo sozinha.

Um parâmetro importante do inverno é a quantidade de neve. Com seu volume insuficiente e baixa temperatura, o solo pode congelar e o tronco rachar. Para evitar tais consequências, é melhor cobri-lo com estopa ou outro tecido denso.

Doenças e pragas

Como a maioria das variedades criadas artificialmente, a Winter Pomegranate Dwarf Cherry apresenta excelente resistência à maioria das doenças. Para excluí-los completamente, bem como para proteger a árvore de pragas, é necessário realizar um conjunto simples de medidas:

  • caiação de troncos na primavera;
  • tratamento com carbofos de pulgões;
  • tratamento com "Aktara" de larvas do gorgulho;
  • escavação no outono de círculos próximos ao tronco e remoção de folhas caídas.

A doença mais comum da cereja anã é a moniliose. Se o estágio inicial for perdido, essa doença fúngica pode destruir completamente a árvore. A doença pode ser notada imediatamente - na maioria das vezes ela aparece nas plantações de frutas vizinhas. A romã de inverno, em tais casos, é tratada com um agente fungicida.

Conclusão

Dwarf Cherry Winter Pomegranate é uma variedade criada artificialmente que é excelente para o cultivo em climas continentais. O cuidado oportuno com a planta permite que você obtenha sempre grandes rendimentos.

Testemunhos

Valentina Sergeeva, 49 anos, Vologda.
Ouvi falar dessa variedade pela primeira vez há alguns anos, de minha vizinha, que é apaixonada por jardinagem. Após 4 anos do momento do plantio, ela recebeu a primeira colheita. As bagas são muito suculentas, saborosas e doces. Preparamos geléia com eles. Marido e filhos simplesmente o adoram.
Ivan Dokuchaev, 52 anos, Izhevsk.
Eu escolhi árvores anãs especialmente para o meu jardim. O viveiro da cidade aconselhou a variedade Winter Pomegranate. As primeiras bagas surgiram 3 anos após o plantio. Ao contrário de outras variedades, esta cereja sobrevive perfeitamente ao nosso inverno.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção