Lagartas em groselhas: por que, o que fazer

As lagartas das groselhas comem completamente as folhas - muitos jardineiros enfrentam esse problema. Parasitas nos caules e folhas de uma planta podem destruir completamente a cultura, mas existem muitos métodos de controle de pragas da groselha.

Tipos de lagartas de groselha

Em primeiro lugar, você precisa entender que existem muitas pragas de groselha - lagartas podem aparecer quando um arbusto é afetado por uma variedade de insetos. É útil conhecer as principais variedades de pragas de jardim - isso ajudará a reconhecer quais lagartas afetaram o arbusto e a escolher a ferramenta de tratamento mais adequada.

Rolo de folhas

Essa praga pode ser reconhecida pelo aparecimento de lagartas verdes ou marrons nas folhas do arbusto, primeiro elas comem ativamente a folhagem e os caules, e depois enredam as folhas com teias de aranha e se alimentam dos sucos da planta até a eclosão. A curuquerê adulta é uma borboleta marrom claro com listras nas asas.

Traça do rim

O parasita põe ovos nos ovários e nos brotos jovens do arbusto, e as larvas eclodidas de cor cinza ou marrom-amarelada começam a comer a planta por dentro. Isso leva ao fato de que parte dos ovários do arbusto seca e o rendimento da planta diminui drasticamente. A mariposa formada é um pequeno inseto com cerca de 1,5-2 cm de envergadura e uma bela coloração marrom-esbranquiçada.

Mariposa

A grande borboleta amarela põe ovos no início da primavera no interior das folhas de groselha, principalmente brancas e vermelhas. As larvas da mariposa corroem completamente as folhas da planta e podem levar à morte completa da groselha, se não forem eliminadas a tempo.

Fabricante de vidro

Um inseto adulto, aparentemente semelhante a uma vespa, arranja garras nos botões de uma groselha ou nas dobras da casca de seu tronco. As lagartas nascidas das larvas primeiro comem os brotos de dentro e depois começam a se mover ao longo dos caules até as raízes. É justamente com isso que o pote de vidro é perigoso, se as lagartas comerem as raízes do arbusto, não será mais possível salvar a planta da morte. Ao mesmo tempo, a caixa de vidro se presta muito mal à remoção, e esforços consideráveis ​​devem ser feitos para eliminá-la.

Sawfly

Pequenos besouros pretos colocam seus ovos nas folhas do arbusto, e as lagartas comem a folhagem até as veias; se a mosca-serra procriar pesadamente no arbusto, as groselhas podem ficar completamente nuas. Ao mesmo tempo, uma mosca-serra pode dar até 3 ninhadas de lagartas em um verão, o que complica muito o combate à praga.

Gallica

O parasita, que se parece com um mosquito, na fase de lagarta se alimenta principalmente dos tecidos do caule da groselha, de onde aparecem inchaços pretos sob a casca. Principalmente o midge-galha prefere banquetear-se com groselha preta, no entanto, o parasita pode ser encontrado em variedades vermelhas e brancas.

Mariposa groselha

O parasita é uma borboleta cinza que ataca flores de groselha, bem como arbustos de framboesa e groselha. As lagartas da mariposa emaranham os frutos do arbusto de bagas com uma teia fina e extraem seus sucos, como resultado, os frutos secam e se tornam inadequados para a colheita.

Brushtail

Freqüentemente, uma lagarta ou borla, outra borboleta pestilenta com uma bela cor marrom-avermelhada, surge na groselha. A lagarta se alimenta das folhas da planta e é especialmente perigosa porque põe até 400 ovos por vez - a infecção da groselha com um pássaro picador pode ocorrer muito rápida e abundantemente.

Atenção! Alguns insetos são fáceis de criar, outros precisam ser combatidos por muito tempo e com cuidado. Portanto, ao cuidar de uma planta, as medidas preventivas destinadas a eliminar as pragas são muito importantes - ajudam, em princípio, a prevenir a infecção do arbusto.

Por que as lagartas começam nas groselhas

Os botões, folhas, frutos e todas as outras partes das groselhas são um terreno fértil para as lagartas - as pragas comem as folhas para continuar o seu ciclo de vida. No entanto, isso não esclarece a questão de por que os parasitas crescem com muita frequência em alguns arbustos, enquanto outros quase nunca são afetados por lagartas.

Via de regra, as lagartas começam nos arbustos da fruteira se as regras de cuidado do arbusto não forem seguidas. Se um jardineiro negligencia a poda higiênica regular de arbustos, não remove galhos quebrados e secos e não remove restos de plantas do solo nas raízes, então, mais cedo ou mais tarde, as pragas podem se interessar pelo arbusto. A folhagem caída e os pequenos galhos perto dos arbustos de groselha fornecem às larvas das lagartas um abrigo de inverno - as pragas esperam com segurança as geadas no solo e, na primavera, vão para o arbusto de groselha e começam a se alimentar de verduras frescas.

Por que as lagartas são perigosas para a groselha?

A presença de lagartas nos arbustos de groselha não prejudica apenas a aparência e o efeito decorativo do arbusto. Este se torna o menor dos problemas.

  • As lagartas reproduzidas podem comer completamente a folhagem da groselha. A maioria das pragas começa a se alimentar da planta a partir das folhas, que contêm uma grande quantidade de nutrientes. Se os parasitas não forem eliminados a tempo, as passas podem ser comidas inteiras.
  • As lagartas comem não apenas folhagem verde, mas também inflorescências, ovários e rudimentos de bagas do mato. Assim, com a derrota generalizada do arbusto, a groselha ou começa a florescer e frutifica ainda pior, ou para de dar frutos - os parasitas destroem os frutos antes de atingirem a maturidade total e se tornarem adequados para a colheita.
  • As lagartas se alimentam dos caules e até das raízes do arbusto. Isso é especialmente perigoso, uma vez que o próprio esqueleto da planta é destruído - se as pragas não forem destruídas a tempo, o arbusto pode morrer inteiramente, pois ficará sem sistema de raízes e brotos principais.

As groselhas infectadas com pragas deixam de produzir frutas saudáveis ​​e saborosas. As suas características varietais deterioram-se significativamente - o arbusto torna-se mais sensível às condições de crescimento e vulnerável, pára de se desenvolver e acaba por morrer.

O que fazer com lagartas de groselha

Se lagartas desta ou daquela praga surgiram nos arbustos de groselha, definitivamente precisam ser removidas. Na jardinagem, tanto métodos populares quanto meios especializados são usados ​​para isso.

Métodos mecânicos de luta

A maneira mais óbvia e simples de lidar com as lagartas das groselhas é remover os insetos mecanicamente. Os seguintes métodos são praticados:

  • sacudindo - papel ou tecido leve e denso é espalhado sob o arbusto de groselha, e então eles pegam os galhos e os sacodem adequadamente, fazendo com que as lagartas simplesmente se desintegrem das folhas na cama preparada;
  • coleta manual - as folhas e os caules das groselhas são examinados regularmente e as lagartas e ninhos de pragas são retirados manualmente, para depois retirá-los do local e destruí-los;
  • a partir deraspagem - se o tronco e os brotos das groselhas estiverem danificados, as lagartas e as larvas podem ser removidas com uma escova de dentes de cerdas duras ou mesmo uma esponja de metal embebida em água com sabão.

Apesar de toda a sua simplicidade, os métodos mecânicos apresentam uma séria desvantagem. Eles não dão cem por cento de eficiência, de modo que é impossível remover absolutamente todas as lagartas e larvas do arbusto de groselha. Enquanto isso, mesmo alguns parasitas que permanecem no arbusto continuam a afetar negativamente o estado da planta e, com o tempo, aumentam novamente a população.

Produtos químicos

Um efeito mais perceptível e qualitativo contra lagartas é fornecido por preparações químicas comprovadas. Nomeadamente:

  • Karbofos 10% - é usado contra traças renais duas vezes no verão, pela primeira vez é necessário aplicar o agente após a abertura dos botões no arbusto;
  • Karbofos 0,3% - as groselhas são processadas a partir da mariposa, a pulverização é realizada em abril, durante o desenvolvimento ativo dos botões, e em junho, quando eclodem as borboletas da praga do jardim;
  • Iskra-Bio e Fufanon - as groselhas são borrifadas com soluções contra a mosca-serra e as mariposas, o procedimento é realizado antes da floração do arbusto e imediatamente após ela;
  • Fitoverm - o agente é pulverizado sobre as groselhas imediatamente após o aparecimento de folhas frescas, o que ajuda a prevenir a infecção do arbusto com vidro.

Além disso, uma solução a 10% de Karbofos pode ser borrifada com groselhas da lagarta de vidro, geralmente fazem isso no outono, após a colheita para fins preventivos.

Preparações biológicas

Além dos inseticidas químicos, os produtos biológicos são procurados pelos jardineiros. A diferença é que os princípios ativos dos produtos biológicos são tóxicos para as lagartas, mas não prejudicam a groselha e não afetam os benefícios das bagas. O efeito é alcançado devido ao fato de que o ataque às pragas é realizado por vírus e fungos patogênicos que são prejudiciais às lagartas de jardim.

Os biológicos incluem:

  • Lepidocida e Nembact;
  • Endobacterina;
  • Bitoxibacilina.
Atenção! O tratamento com produtos biológicos é geralmente realizado antes da floração das groselhas ou imediatamente após. Até o período de amadurecimento dos bagos, devem permanecer pelo menos 3 semanas, embora os produtos biológicos sejam seguros para a própria groselha, não é recomendado pulverizá-los diretamente no arbusto durante a frutificação.

Métodos tradicionais

Alguns jardineiros têm medo de tratar passas de lagartas com preparações inseticidas e preferem usar remédios populares. Entre os mais populares estão os seguintes.

  • Solução de sabão em pó. Uma barra de sabão natural com um volume de cerca de 50 g deve ser dissolvida em 1 litro de água até que uma solução de sabão homogênea seja obtida. Em seguida, o arbusto é borrifado com água e sabão e, se necessário, as folhas, especialmente afetadas, são enxugadas manualmente.
  • Mostarda. Devem ser diluídos cerca de 50 g de pó em 3 litros de água e, a seguir, pulverizar a groselheira com a solução resultante. A mostarda tem um efeito prejudicial sobre as lagartas dos insetos e permite que você se livre de pragas nas folhas e caules rapidamente.
  • Infusão de alho. Vários dentes grandes de alho fresco precisam ser despejados com 1 litro de água e mantidos por uma semana, fechados. Quando a infusão estiver pronta, antes do uso, deverá ser diluída com água doce na proporção de 1 para 10. Caso contrário, a infusão de picante pode não só eliminar as lagartas, mas também prejudicar as groselhas, pois deixará queimaduras. as folhas e caules da planta.
  • Infusão de pimenta. O remédio popular age de forma semelhante à tintura de alho e é preparado da mesma maneira - 100 g de pimenta picante são despejados em 1 litro de água fervente e mantidos por vários dias. Antes do uso, a infusão pode ser diluída na proporção de 1 a 10 com água limpa comum, ou você pode preferir uma solução com sabão, caso em que a eficácia só aumentará.

Os remédios populares têm um efeito bastante bom na luta contra as lagartas das pragas de jardim. No entanto, eles podem não agir tão rapidamente quanto os inseticidas e produtos biológicos, é provável que vários tratamentos tenham de ser realizados para um arbusto de groselha fortemente afetado.

Conselho! Faz sentido testar remédios populares com uma derrota fraca das groselhas pelas lagartas. Se o arbusto teve tempo de sofrer muito, então é melhor recorrer imediatamente a composições inseticidas poderosas.

Ações preventivas

Se as lagartas nos arbustos de groselha forem notadas em tempo hábil, livrar-se delas será bastante fácil. Mas é ainda melhor, em princípio, evitar o aparecimento de pragas nos arbustos de frutas. As medidas preventivas ajudam a proteger a planta das lagartas.

  • Os arbustos de groselha devem ser aparados regularmente. A poda sanitária permite livrar-se dos ramos secos e doentes, do excesso de rebentos que engrossam o arbusto, dos ramos quebrados. As estatísticas mostram que as groselhas mal cuidadas são afetadas por pragas de jardim com muito mais frequência e é muito mais difícil curar esse tipo de arbusto.
  • É necessário monitorar cuidadosamente a limpeza do solo ao redor das plantações de groselha. A cada primavera e outono, todas as folhas caídas e galhos quebrados do solo devem ser removidos para que não formem um abrigo de inverno ideal para as larvas de pragas.
  • No outono, deve-se desenterrar o solo ao redor das groselhas, acrescentando-se cinzas de madeira ou pó de fumo, esses fundos interferem na vida das larvas e não permitem que se desenvolvam. Também é recomendado cobrir o solo ao redor do arbusto no outono com uma camada de 5-10 cm, caso em que será mais difícil para as lagartas chegarem à superfície do solo e mudar para a groselha na primavera.
  • Para fins de prevenção, recomenda-se o plantio de plantas como alho, mil-folhas, absinto e camomila, além de outras ervas com propriedades medicinais e odor pungente, próximo aos arbustos de groselha. Esses vizinhos das groselhas espantam insetos nocivos com seu aroma e protegem o arbusto de ser atingido por lagartas.

Mesmo que a groselha nunca tenha ficado doente ou afetada por pragas de jardim durante vários anos de cultivo, todos os anos suas folhas e caules devem ser examinados para verificar se há ninhos e larvas de insetos. As lagartas percebidas rapidamente são muito mais fáceis de remover tanto por meios tradicionais quanto especializados.

Conclusão

As lagartas das groselhas comem completamente as folhas; no entanto, os insetos nocivos podem ser removidos rapidamente de várias maneiras eficazes. O principal é não se esquecer da prevenção e, muitas vezes, inspecionar o arbusto para não perder o momento em que as lagartas nocivas aparecem nas folhas.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção