Blackberry Chester

O líder mundial na produção de amora-preta são os Estados Unidos. É lá que você encontra nas prateleiras das lojas uma grande seleção de frutas silvestres frescas e produtos processados. Nossas amoras são as mais fáceis de comprar no mercado. E mesmo assim, é improvável que a escolha seja ótima. Mas os agricultores finalmente estão prestando atenção a esta safra. A questão é qual variedade plantar. Para obter frutas frescas que serão bem armazenadas e transportadas, você deve prestar atenção à espessa amora preta Chester Thornless.

História de criação

Chester Thornless, uma amora silvestre híbrida, foi criada em 1985 no Beltsville Research Center, Maryland. As culturas originais foram a variedade Darrow vertical (kumanika) e a variedade Thornfree semicrescimento.

Descrição da cultura da baga

Black Sateen também é derivado de Darrow e Thornfrey, mas tem pouca semelhança com Chester Thornless.

Compreensão geral da variedade

O cultivo de Blackberry Chester Thornless produz brotos semi-rastejantes. Seu comprimento máximo é de 3 m. Embora os cílios sejam fortes e grossos, dobram-se bem, o que facilita muito a manutenção. Começam a ramificar-se baixos e os ramos laterais, com boa tecnologia agrícola, podem atingir 2 m.

O blackberry Chester Thornless tem uma alta capacidade de formação de rebentos e chicotes poderosos não muito longos. Se desejado, eles não podem ser vinculados a treliça, e criados em diferentes direções. Então, de um arbusto, você pode formar uma planta enorme e extensa. É verdade que será difícil fazer uma colheita abundante. Mas devido à falta de espinhos e à flexibilidade dos brotos, é bem possível.

Os cachos de frutas também se formam a partir do solo, o que explica o alto rendimento da cultivar de amora-preta Chester Thornless. As folhas verdes escuras são trifolioladas. O sistema radicular é ramificado e poderoso.

Bagas

A cultivar forma grandes flores rosa, principalmente com cinco pétalas. Blackberries Chester Thornless não pode ser chamado de gigante, seu peso varia de 5 a 8 g, mas a variedade pertence a grande frutificação.

Referência! Para amoras de jardim, o peso médio da baga é de 3-5 g.

Os ramos da fruta do cultivar Chester Thornless são eretos. Vale ressaltar que menos bagas são formadas nas pontas dos brotos. O maior número de frutos é coletado na base do arbusto. Os rebentos do ano passado estão rendendo.

As frutas são ovais quase perfeitas, preto-azuladas, lindas, principalmente unidimensionais. O sabor das amoras-pretas Chester Thornless é bom, doce, com uma acidez perceptível, mas não forte. O aroma da fruta é médio.

O sabor dos frutos silvestres foi muito apreciado pelas avaliações nacionais. Avaliações de jardineiros sobre amora-preta de Chester Thornless são em sua maioria positivas. Mesquinhos nas avaliações, os provadores russos e ucranianos classificaram a variedade em quatro, independentemente uns dos outros.

Mas a principal vantagem da amora-preta Chester Thornless é sua alta densidade de frutas. São bem transportados e mantêm suas qualidades comerciais por muito tempo. Juntamente com o bom gosto, isso tornou o cultivo de amoras-pretas Chester Thornless lucrativo para fazendas grandes e pequenas.

Característica

Em todos os aspectos, a variedade de amora-preta Chester Thornless é excelente para o cultivo industrial.

Vantagens principais

Chester Thornless é superior a outras amoras-pretas em termos de resistência à geada. É capaz de suportar temperaturas de até -30⁰ C. A resistência à seca também está no nível. Só não se esqueça que a cultura das amoras é higrófila em geral.

Bagas da variedade Chester Thornless são densas, toleram bem o transporte e ficam ótimas no balcão:

  • eles são lindos;
  • os frutos não fluem, não se enrugam, mantêm sua forma durante o armazenamento;
  • grande o suficiente para chamar a atenção, mas não tão grande a ponto de dar a impressão de que há apenas algumas frutas na cesta ou caixa de plástico.

O cultivo de amoras-pretas Chester Thornless é menos preocupante do que outras variedades. Isso se deve ao fato de que é desejável encurtar e amarrar os brotos, mas não necessariamente.

Chester Thornless tem os mesmos requisitos de composição do solo que outras variedades. Os rebentos são desprovidos de espinhos em todo o seu comprimento.

Período de floração e tempo de amadurecimento

A floração no Middle Lane ocorre em junho. Os bagos amadurecem no início de agosto, que é considerado o período de frutificação médio-tardio. Em quase todas as regiões, conseguem amadurecer antes das geadas. Isso se deve ao fato de que a época de colheita das amoras Chester Thornless é menos esticada do que a de outras variedades, começa no início de agosto e dura cerca de um mês.

Comente! Nas regiões do sul, a floração e a frutificação ocorrem mais cedo.

Indicadores de rendimento, datas de frutificação

Chester Thornless é uma variedade de crescimento rápido. Dá uma colheita plena no terceiro ano após o plantio.

O rendimento médio da variedade de amora-preta Chester Thornless é de 10-15, e com boa tecnologia agrícola - até 20 kg de bagas de um arbusto. As plantações industriais rendem até 30 t / ha.

A frutificação no sul começa no final de julho, em outras regiões - em agosto e dura de 3 a 4 semanas.

Quantidade de frutas vermelhas

As amoras-pretas Chester Thornless são consumidas frescas e enviadas para processamento. Seu sabor e aroma são melhores que os da maioria das variedades industriais.

Resistência a doenças e pragas

Amoras da variedade Chester Thornless são resistentes a pragas, doenças e outros fatores negativos. Isso não anula os tratamentos preventivos.

Vantagens e desvantagens

Se considerarmos as características da amora-preta Chester Thornless como uma cultura industrial, elas podem parecer ideais:

  1. Bom gosto de baga.
  2. Alta transportabilidade e manutenção da qualidade dos frutos.
  3. Os produtos processados ​​são deliciosos.
  4. Alta produtividade.
  5. Boa capacidade de formação de rebentos.
  6. Os chicotes são fáceis de dobrar, o que facilita o levantamento sobre o suporte, a preparação para o inverno.
  7. Os rebentos são desprovidos de espinhos em todo o seu comprimento.
  8. Alta resistência ao calor e à seca.
  9. A cultivar não precisa encurtar a ramificação lateral.
  10. Alta resistência a doenças e pragas.
  11. Frutificação curta - 3-4 semanas.
  12. Chester Thornless é uma das variedades mais resistentes.

Mas este blackberry ainda não é perfeito:

  1. A baga tem um gosto bom, mas não ótimo.
  2. Os frutos do cacho podem não ser unidimensionais.
  3. Devido à sua baixa ramificação, Chester Thornless é difícil de cobrir para o inverno. E não se recomenda cortar os rebentos laterais situados junto ao solo - é aí que se forma a maior parte da cultura.
  4. A variedade ainda precisa ser coberta.

Métodos de reprodução

No blackberry Chester Thornless, os brotos primeiro crescem para cima e depois caem. A variedade é fácil de propagar por enraizamento ou polpação.

Referência! Ao fazer a polpa, corte primeiro a parte superior do broto acima do botão e, quando vários galhos finos crescerem, coloque-o dentro.

A variedade se reproduz bem com mudas verdes ou de raízes, dividindo o arbusto.

Regras de pouso

A variedade Chester Thornless é plantada da mesma maneira que outras amoras.

Tempo recomendado

Nas regiões do norte e da Alameda do Meio, recomenda-se o plantio de amoras na primavera, quando o solo esquenta. Então a planta terá tempo para criar raízes bem e ficar mais forte antes do início da geada. No sul, todas as variedades, incluindo Chester Thornless, são plantadas no início do outono, quando o calor diminui.

Escolhendo o lugar certo

A variedade de amora-preta Chester Thornless cresce e dá frutos em sombra parcial. Mas tal desembarque é permitido apenas no sul. Noutras regiões, com falta de sol, a colheita será fraca, os bagos são pequenos e azedos. Alguns deles não terão tempo de amadurecer antes da geada.

O solo precisa ser ligeiramente ácido, solto, fértil. Os loams leves são os mais adequados. Solos calcários (arenosos) não são adequados.

A água subterrânea não deve chegar a menos de um metro da superfície do solo.

Preparação do solo

Covas para o plantio de amoras-pretas são cavadas em 2 semanas. Seu tamanho padrão é 50x50x50 cm. A camada superior do solo fértil é misturada com um balde de húmus, 120-150 g de superfosfato e 50 g de fertilizantes de potássio. O solo é melhorado por:

  • excessivamente azedo - lima;
  • neutra ou alcalina - turfa vermelha (alta concentração);
  • denso - com areia;
  • carbonato - com doses adicionais de matéria orgânica.

A cova de plantio é 2/3 coberta com solo fértil e cheia de água.

Seleção e preparação de mudas

Em viveiros e organizações que vendem material de plantio, amoras sem espinho Chester não são tão raras, a variedade é fácil de encontrar. Mas é melhor comprar plantas jovens de parceiros confiáveis.

Em primeiro lugar, deve-se prestar atenção às raízes - elas devem ser bem desenvolvidas, sem danos, cheirar a terra, e não a mofo ou fossa.

A casca lisa e uniforme, sem rachaduras e dobras, é um sinal da saúde de uma amora-preta.

Importante! Se você notou espinhos na muda, significa que se enganou com a variedade.

Algoritmo e esquema de pouso

Em plantações industriais, a distância entre mudas de amora-preta Chester Thornless é feita de 1,2-1,5 m, em jardins privados - de 2,5 a 3 m, espaçamento entre linhas - pelo menos 3 m.Se você quiser cultivar a variedade como um poderoso arbusto autônomo , sob uma grande área é deixada para ele. Mas será mais decorativo do que uma planta frutífera - é inconveniente fazer a colheita dentro.

O pouso é realizado na seguinte sequência:

  1. No centro da cova, um monte é derramado, ao redor do qual as raízes da amora-preta são esticadas.
  2. Eles adormecem, compactando constantemente o solo. O colar da raiz deve estar localizado 1,5-2,0 cm abaixo da superfície.
  3. A muda é regada com um balde d'água.
  4. O solo é coberto com cobertura morta.

Acompanhamento da cultura

O plantio é concluído e os cuidados com as amoras-pretas de Chester Thornless começam com abundante rega do arbusto. O solo não deve secar completamente até que a planta crie raízes.

Princípios de crescimento

As amoras-pretas Chester Thornless são notáveis ​​porque não precisam ser amarradas, crescendo na forma de um grande arbusto. Isso se deve ao comprimento natural dos brotos principais - até 3 m. Mas esse tipo de amora se tornará uma decoração do jardim. Será difícil coletar bagas escondidas dentro do arbusto.

Por isso, é melhor amarrar o Chester Thornless blackberry a um suporte de várias fileiras ou em forma de T de até 2 m de altura. Para maior comodidade, os brotos frutíferos são fixados de um lado e os cílios jovens do outro.

Atividades necessárias

Embora a variedade seja resistente à seca, no sul, em climas quentes, as amoras são regadas uma vez por semana. Em regiões com verões frescos - conforme necessário - o solo sob a planta não deve secar, a cultura é higrófila. Para reduzir a irrigação, o solo é coberto com cobertura morta.

O afrouxamento é melhor feito no início e no final da temporada. O resto do tempo será substituído por cobertura morta: em solos ácidos - com húmus, em solos alcalinos - com turfa de alto pântano.

A variedade Chester Thornless produz uma grande safra, apesar de seus brotos relativamente curtos. Precisa ser alimentado intensivamente. Se o solo estava bem preenchido antes do plantio, fertilize as amoras após um ano.

Na primavera, o nitrogênio é introduzido, no início da floração - um complexo mineral sem cloro. Durante o período de amadurecimento das bagas, as amoras-pretas recebem uma solução de infusão de verbasco (1:10) ou fertilizantes verdes (1: 4). O curativo foliar com a adição de um complexo de quelato será benéfico. No outono, as amoras-pretas são alimentadas com monofosfato de potássio.

Poda de arbusto

Após a frutificação, os ramos velhos são cortados ao nível do solo. Apenas rebentos laterais quebrados e os cílios mais fracos são removidos do crescimento anual no outono - apesar da alta robustez do inverno, alguns deles podem ser danificados pela geada.

Na primavera, os galhos são racionados. Alguns jardineiros deixam 3 brotos. Isso faz sentido se as amoras forem mal cuidadas, por exemplo, em uma dacha raramente visitada. Com o cultivo intensivo, restam 5-6 cílios.

Os rebentos laterais não precisam de ser beliscados. Mas isso complicará o cuidado e a necessidade de alimentação aumentará. Se encurtar as pestanas laterais assim que atingirem os 40 cm, cada jardineiro decide de forma independente.

Comente! A variedade Chester Thornless ramifica bem sem beliscar.

Se preparando para o inverno

Após a frutificação, que na região norte mal dá tempo de terminar antes do início da geada, e a poda dos rebentos velhos, os cílios jovens são retirados do suporte, amarrados e tapados para o inverno. Para fazer isso, use ramos de abeto, palha, fibra de agor ou spandbond, terra seca. Melhor ainda, construa túneis especiais.

Embora os brotos da amora-preta Chester Thornless se dobrem bem, a ramificação lateral começa bem perto da base do arbusto. Isso complica o procedimento de abrigo, mas é no fundo que a maioria dos cachos de frutas se forma.

Importante! Moradores das regiões do sul! Embora a variedade Chester Thornless seja uma das mais resistentes à geada, o abrigo de inverno não pode ser negligenciado!

Doenças e pragas: métodos de controle e prevenção

Blackberry Chester Thornless é resistente a doenças, as pragas raramente são afetadas. Porém, no início e no final da safra, é imprescindível a pulverização preventiva com preparações que contenham cobre. Necessita de podas higiênicas e abrilhantadoras.

Você não pode plantar safras que podem infectar amoras-pretas com suas doenças a menos de 50 metros. Estes incluem framboesas, solanáceas e morangos. Se isso não for viável, pelo menos coloque-os o mais longe possível.

Conclusão

Blackberry Chester Thornless é uma das melhores variedades comerciais, produzindo bagas frescas de alta qualidade. Caberá perfeitamente em uma pequena fazenda familiar devido ao seu rendimento, despretensão e brotos sem espinhos.

Testemunhos

Lilia Lvovna Tsybina, 70 anos, região de Ivanovo
Dizem que o blackberry de Chester Thornless não é um campeão de sabor, mas uma média forte. Mas eu gosto. Dizem que na minha idade as amoras são muito úteis. Quando como frutas silvestres frescas, até me sinto vários anos mais jovem. Há tantos frutos em nossos dois arbustos que basta não só comer, mas também preparar suco e geléia.

Viktor Pavlovich Luzhentsov, 59 anos, Sudzha, região de Kursk
Minha família costumava cultivar framboesas para vender. Há sete anos, decidimos tentar substituí-lo por amoras. Compramos mudas da variedade Chester Thornless e não perdemos. Amoras são menos doentes do que framboesas, o rendimento é maior, além disso, há pouca competição e a baga é cara. Quando coloco uma linda baga preta no mercado, logo surge uma fila.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção