Árvores e arbustos ornamentais: espinheiro siberiano

O espinheiro vermelho-sangue é comum na parte oriental da Rússia, Mongólia e China. Esta planta cresce selvagem na floresta, floresta-estepe e zonas de estepe, nas planícies aluviais dos rios. Como outros tipos de espinheiro, ele vive por cerca de 300-400 anos. Os pássaros nas florestas no inverno se alimentam de seus frutos, pois são muito úteis. A observação da vida selvagem tem ajudado as pessoas a se interessarem por esta planta, a estudar suas propriedades. O espinheiro siberiano é usado na medicina e no design paisagístico.

Hawthorn blood red: description

A planta tem esse nome pela cor do fruto, tem outros nomes entre as pessoas. Por exemplo, a descrição do espinheiro siberiano não se concentra na cor da fruta, mas na área de seu crescimento. É uma pequena árvore ou arbusto alto de 1 a 6 m, despretensiosa na manutenção e no cuidado. Ela cresce bem e rapidamente, floresce profusamente e dá frutos, se não houver geadas na primavera. O arbusto é resistente à geada e tolera bem até geadas severas, o único ponto fraco são os botões jovens.

Características e aparência do espinheiro vermelho-sangue

O tronco de um espinheiro vermelho-sangue, uma cor comum escura ou marrom-acinzentada, com até 10 cm de diâmetro. Os ramos velhos podem ter uma tonalidade avermelhada e os rebentos jovens são brilhantes, no início são pubescentes e depois ficam nus. O tronco e os ramos são cobertos por espinhos duros e grossos de 1,5 a 4 cm de comprimento. Nos ramos jovens, os espinhos endurecem após a queda das folhas.

Atenção! Os espinhos são tão grandes que perfuram qualquer sapato. Antigamente, eles eram usados ​​em vez de pregos. Na árvore, eles protegem os frutos dos pássaros.

As folhas são ovóides ou rômbicas. Sua borda é serrilhada de forma irregular. Consiste em 3 ou 5 estípulas. Nos ramos curtos, têm 3 a 6 cm de comprimento e 2,5 a 5 cm de largura, mas nos ramos mais velhos podem ser maiores. Eles estão localizados em um pecíolo curto. A superfície da lâmina foliar é coberta por uma pequena pilha, verde-escura na parte superior e mais clara na parte inferior.

O sistema radicular do espinheiro vermelho-sangue é bem desenvolvido. Muitas vezes cresce em parcelas. As raízes estão próximas à superfície e não gostam de níveis elevados de água subterrânea.

Descrição da fruta do espinheiro vermelho-sangue

Fotos e descrições de espinheiro vermelho-sangue demonstram claramente seus frutos, que lhe deram o nome. Sua cor é vermelho-sangue, menos frequentemente amarelo-laranja. Na forma, têm uma bola quase regular com um diâmetro de 8 a 10 mm, assemelham-se a pequenas maçãs. Quando o espinheiro amadurece, vermelho como a carne, quase todo o fruto é ocupado por ossos. Eles podem ter de 3 a 5 com tamanhos de até 7 mm de comprimento e até 5 mm de largura. Polpa farinhenta. Não há muito, mas a frutificação abundante compensa essa desvantagem.

Eles têm um gosto amargo, agridoce. Quando secos, eles podem ser cobertos com uma flor branca - açúcar cristalizado. Armazenado a seco por até 8 anos.

Atenção! A composição química dos frutos secos é complexa e não totalmente compreendida. Eles são ricos em flavonóides, ácidos orgânicos, taninos, pectinas, vitaminas A, C, K e E, potássio, cálcio, cobre, cobalto e outros macro e microelementos.

Frutificação de espinheiro vermelho sangue

A planta começa a frutificar aos 10-15 anos de idade, quando já está suficientemente enraizada e cresce.Ela cresce lentamente, mas pode viver até 200-300 anos. O arbusto com flor começa em maio-junho e dura 1-2 semanas. Toda a planta é coberta por densas inflorescências multi-floridas. Medem de 3 a 4 cm de comprimento e 4 a 5 cm de largura Os pedicelos podem ser glabros ou felpudos. As pétalas são arredondadas. As flores do espinheiro são vermelho-sangue, brancas com um leve tom amarelado e caem rapidamente. Os estames são longos com a ponta vermelha escura. O espinheiro siberiano tem flores bissexuais. As frutas amadurecem no final de setembro ou início de outubro. A colheita pode continuar até a primeira geada.

Plantando e cuidando do espinheiro vermelho-sangue

Esta planta é despretensiosa, mas ao cultivá-la e plantá-la você deve seguir várias regras:

  1. O espinheiro vermelho-sangue siberiano se reproduz por sementes e estacas. Para uma sebe, as sementes são plantadas em abril, o plantio deve ser denso. Para um arbusto autônomo, são escolhidas estacas de 10-12 cm de comprimento ou mudas. A época de seu desembarque é o início da primavera ou outono. São cavados previamente poços de até 1 m de profundidade, o fundo é coberto com uma camada de drenagem, por exemplo, tijolo quebrado e cal.
  2. Para o plantio, são escolhidos locais ensolarados para que a floração seja abundante. O solo deve ser fértil.
  3. A rega é realizada uma vez por mês, 10 litros por arbusto. Na estação seca, eles são regados várias vezes por mês. O solo deve estar úmido. Acima da zona da raiz é coberto com cobertura morta.
  4. Fertilizado na primavera com chorume para melhor frutificação.
  5. A poda regular dos brotos é necessária no início da primavera. Você pode dar à coroa uma forma esférica ou piramidal. O espinheiro vermelho-sangue é cultivado como um arbusto ou árvore.
Atenção! Devido ao sistema radicular desenvolvido, o espinheiro siberiano não gosta de transplantar. Deve ser colocado em um local de crescimento permanente no máximo um ano de vida.

Aplicação de espinheiro vermelho-sangue

Nas obras dos antigos filósofos gregos do século I. AC Século AC e I. n e. são mencionadas as propriedades medicinais da planta e os métodos de seu uso. Muitos povos acreditavam que os espinhos protegiam dos espíritos malignos e decoravam a entrada da casa com galhos. Desde o início do século 19, os cientistas pesquisam ativamente o arbusto e descobriram que ele é usado não apenas na medicina, mas também como matéria-prima para tintas e material para o trabalho de criação. Brinquedos e utensílios domésticos decorativos são cortados em madeira. Hoje, o espinheiro vermelho-sangue é mais comumente usado como uma árvore ou arbusto ornamental.

Na medicina popular

Flores, cascas e frutos da planta têm propriedades benéficas. Com base neles, chás e decocções, tinturas são preparadas. O espinheiro siberiano é usado para:

  • normalização do coração com angina de peito, aterosclerose;
  • tratamento da hipertensão;
  • como meio de acalmar o sistema nervoso;
  • tratamento da insônia;
  • normalização da glândula tireóide;
  • aumento da lactação;
  • com diarreia;
  • tratamento do fígado;
  • tratar a febre;
  • fortalecimento da imunidade;
  • lutar contra a obesidade.

Apesar de ser uma matéria-prima natural, o espinheiro vermelho-sangue tem contra-indicações de uso. Você não pode tomar medicamentos com ele com pressão baixa, gravidez, insuficiência renal, arritmias, autismo.

Atenção! O espinheiro vermelho-sangue causa desorientação e sonolência, portanto, após tomá-lo, você não poderá dirigir. Para uma overdose, basta comer 200 g de bagas.

Na cozinha

Na foto, o espinheiro siberiano é uma fruta brilhante e bonita. Ele encontrou sua aplicação na culinária. A fruta pode ser comida crua. Eles também são usados ​​para cozinhar compotas, geleias, conservas, fazer geleia, marmelada. Frutos secos e flores são usados ​​para preparar chá e café. Em uma forma triturada, adicione a farinha de cozimento. O néctar das plantas é coletado pelas abelhas - você pode encontrar mel de espinheiro.

Em paisagismo

Do ponto de vista decorativo, o arbusto chama a atenção na primavera durante a floração e no outono quando os frutos amadurecem. Este é o rei das plantas ornamentais. Desde 1822 é usado para decorar jardins e parques.A sebe de espinheiro vermelho-sangue parece muito bonita, tem brotos densos e espinhos afiados que protegem de forma confiável contra visitantes indesejados e animais. O arbusto é valioso porque requer constantes cortes de cabelo e se presta bem à formação de copas quando podado em diferentes formas geométricas. Pode até ser cultivado como bonsai.

Conclusão

O espinheiro siberiano vermelho-sangue é uma planta ornamental e medicinal ao mesmo tempo. É fácil cultivar no site. Um arbusto é suficiente para dar frutos a toda a família. Ela cresce há muito tempo, não gosta de geadas e inundações. Difere em alta produtividade. Ele cria raízes bem em lugares distantes de seu crescimento selvagem.

Testemunhos

Elizaveta Romanova, 65 anos, Tyumen
Eu amo muito o espinheiro vermelho-sangue e sempre tento comprar o máximo possível de suas frutas. Eu tenho usado constantemente por 10 anos. No inverno, eu preparo decocções com base nisso. Na minha idade, ajuda muito quando meu coração é travesso. Eu preparo compotas com ele para meus netos - isso é muito mais útil do que pílulas para aumentar a imunidade. À noite, como cru em vez de sementes.
Alexey Trofimov, 47 anos, Samara
Com meus pais li uma pequena casa de campo e o espinheiro siberiano - praticamente a única planta cultivada que crescia ali. Quando decidi plantar um jardim, pensei em arrancá-lo. Mas, depois de ler sobre os benefícios da planta, ele o deixou. Uma rica colheita foi colhida no outono. O sabor, claro, não é para todos, mas minha esposa gostou. Eu recomendo para o plantio - uma árvore realmente despretensiosa.
Raisa Syromyatkina, 51 anos, Belgorod
Para mim, o espinheiro vermelho-sangue é o melhor arbusto. Agrada com branco na primavera e frutas vermelhas no outono. E no inverno, os pássaros voam para lá para se banquetear com bagas, e a neve é ​​decorada com uma casca vermelha. A primavera é a época de colher flores, e o outono é a época dos frutos, mas para que os pássaros permaneçam. Seus galhos enfeitam a casa e os benefícios da fruta são enormes. Estou feliz por ter tanta beleza sob minhas janelas.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção