Vologda de groselha preta

Os criadores criaram muitas variedades de groselha preta, diferindo em rendimento, estrutura do arbusto e outras características. As bagas contêm muitas vitaminas e até são utilizadas para fins medicinais. Entre as muitas variedades, a groselha preta Vologda ganhou grande popularidade, cujos arbustos resistem a fortes geadas, e no verão deliciam-se com uma abundante colheita de deliciosos frutos silvestres.

As principais características da variedade

Uma descrição da variedade de groselha Vologda, fotos, comentários de jardineiros ajudarão a estudar melhor a cultura. Vamos começar com uma visão geral das características do arbusto. A groselha cresce com ramos espalhados. Os arbustos são médios e muito densos. Os rebentos crescem com o topo dobrado. A pele é verde. A casca dos ramos maduros torna-se cinza com uma tonalidade marrom. As folhas de cinco pontas do arbusto crescem em tamanhos diferentes. A superfície da placa verde é fosca; um tom azulado é frequentemente observado.

As flores são coletadas em cachos. O comprimento do pincel chega a 10 cm e a forma das flores assemelha-se a um pires. As pétalas são amarelas com uma clara predominância de uma tonalidade esverdeada. O caule é roxo. O cacho é composto por uma média de sete bagas. Os frutos grandes estão localizados mais próximos da base. O peso do bago varia de 1,7 a 3 G. Um pincel maduro adquire uma cor negra profunda. O formato dos bagos é redondo, ligeiramente oval. A polpa contém muitas sementes. A pele é firme e ligeiramente estriada. A fruta madura é doce, mas o ácido é claramente sentido. A polpa da groselha Vologda contém vitamina C - 138 mg / 100 ge açúcar - 8,1%.

A polinização pode ocorrer sem a participação das abelhas, já que a groselha preta de Vologda é autofértil. Em termos de tempo de maturação, a variedade é considerada meio tardia. As bagas estão prontas para comer no início de agosto. As escovas podem ficar penduradas em arbustos por muito tempo. As bagas não racham mesmo quando maduras demais. O rendimento da variedade Vologda é de 4 kg por arbusto. Groselha tem boa resistência de inverno.

Atenção! Os arbustos de groselha preta de Vologda têm medo das flutuações de temperatura. Com fenômenos naturais adversos frequentes, os brotos e botões anuais congelam. 2

As vantagens da groselha preta Vologda são as seguintes características:

  • resistência ao inverno;
  • fracamente afetado por carrapatos e oídio;
  • grandes bagas doces;
  • rendimento estável;
  • autopolinização;
  • boa adaptabilidade às condições meteorológicas.

Entre as deficiências da variedade Vologda, destaca-se o grande tamanho do arbusto, que não é comparável à quantidade da safra. Os bagos amadurecem de forma incomum, o que é inconveniente na colheita.

Importante! Com o excesso de umidade, a casca das bagas muito maduras tende a rachar.

Plantar mudas

É possível cultivar a variedade de groselha preta Vologda em qualquer área, mesmo com solo pobre. O arbusto é despretensioso para cuidados especiais. No entanto, a variedade Vologda tem três piores inimigos: sombra constante, alagamento dos leitos, solo rochoso.

Eles estão plantando mudas desde outubro. Se as geadas noturnas na região começarem mais cedo, as datas serão alteradas para meados de setembro. Uma característica da groselha preta é a ausência de um período de dormência no sistema radicular. A muda de Vologda tem tempo de criar raízes no outono, criar raízes e na queda cresce rapidamente.

Na primavera, as mudas de Vologda são plantadas de março a abril. A terra deve descongelar, esquentar um pouco. Os botões das mudas podem estar inchados, mas não florescendo. O local da groselha preta é escolhido cru, mas não pantanoso. Normalmente os arbustos de Vologda são plantados nas baixadas, ao longo das cercas, mas o local deve ser iluminado pelo sol.

Na hora de comprar, é preferível dar preferência a mudas de Vologda com dois anos. A escolha é feita de acordo com a estrutura do sistema radicular.Uma boa muda tem pelo menos duas raízes marrons lignificadas com muitos fios finos de ramificação. Uma cor escura indica hipotermia ou ressecamento do sistema radicular. Essa muda vai desaparecer ou vai demorar muito para criar raízes. A idade das mudas de dois anos é determinada pelo comprimento do sistema radicular, que é de pelo menos 15 cm.

Conselho! Antes de comprar, uma muda de Vologda é retirada do vaso. Se o pedaço de solo estiver fortemente trançado por raízes, as groselhas criarão raízes rapidamente.

Mudas de 35 cm de comprimento com um ou dois brotos são consideradas boas. A pele dos galhos saudáveis ​​não é enrugada, de cor marrom sem manchas e danos mecânicos.

Ao plantar, observe a distância permitida entre as mudas e outros objetos:

  • Os arbustos de Vologda crescem e ocupam muito espaço. A distância mínima entre as mudas é de 1,5 m.
  • Você pode fazer uma cobertura com a groselha preta da variedade Vologda. Se os arbustos forem plantados ao longo da cerca, eles aderem a um recuo mínimo de 1,5 m.
  • Em grandes plantações, a groselha preta da variedade Vologda é plantada em fileiras. Como os arbustos crescem fortemente, o espaçamento entre linhas é mantido em cerca de 2,5 m. O caminho é necessário para cuidar dos arbustos, regar e colher.
  • Os arbustos de groselha preta podem ser alternados com árvores frutíferas. A distância entre as plantações jovens é mantida em pelo menos 2 m.

As regras para o plantio de mudas da variedade Vologda são as mesmas das demais variedades. Todo o processo pode ser dividido em vários pontos:

  1. O local das mudas é escavado na baioneta de uma pá. Remover raízes ervas daninhas, pedras grandes e verifique a acidez. Se o indicador estiver superestimado, em 1 m2 espalhe 500 g de limão, cave e deixe por alguns dias.
  2. Furos com 40 cm de profundidade são cavados sob cada arbusto. O buraco pode ser quadrado ou redondo, com 50 cm de diâmetro.
  3. Despeje meio balde de composto e esterco velho no buraco. A matéria orgânica pode ser substituída por um complexo mineral contendo potássio, fósforo e outros oligoelementos.
  4. O conteúdo do buraco é derramado com um balde de água. Após a imersão no fundo do buraco, um slide é organizado a partir do solo.
  5. Mudas de groselha Vologda fixadas em um ângulo de 45cerca de... O sistema radicular está espalhado por um monte e coberto com terra. O solo ao redor da muda é socado manualmente. Isso deve ser feito com cuidado para não danificar o sistema radicular.
  6. Após o plantio, 4 baldes de água são despejados no buraco. A muda de Vologda é cortada exatamente ao meio com um podador. Em groselhas com raízes fortes, é moda cortar 1/3 da parte superior. A poda cria condições ideais para um crescimento forte.
  7. O local ao redor da muda é emoldurado por um aterro de barro. A terra no buraco é coberta com uma espessa camada de serragem ou palha de turfa.

As áreas pantanosas com uma localização próxima de água subterrânea também podem ser usadas para o cultivo de groselha preta. Nessas áreas, os buracos não são cavados. Depois de cavar a terra e aplicar o revestimento de cobertura, faça aterros largos de 25 cm de altura, onde mudas de groselha são plantadas.

O vídeo fala sobre o plantio de groselha preta:

Recursos de cuidado

O cuidado especial com a groselha preta é necessário imediatamente após o plantio, para que as mudas deem raízes e cresçam rapidamente. Se continuar a cuidar de arbustos adultos, a variedade Vologda vai agradecer-lhe com uma boa colheita.

As groselhas precisam de água como fonte de umidade e como medida preventiva. No início da primavera, os arbustos recebem uma ducha quente. Um balde de água é aquecido a uma temperatura de 60-70cerca deC, dissolva 250 g de bicarbonato de sódio, despeje em um regador e irrigue o arbusto. A solução quente é segura para a groselha, mas destrói as pragas do inverno nos galhos.

Vologda adora umidade, mas não é necessária rega frequente. Existe umidade suficiente dentro do solo. A rega pode ser aumentada em verões secos, quando aparecem rachaduras no solo devido ao calor extremo. Sob cada arbusto de groselha, uma depressão profunda é raked e até 6 baldes de água são derramados. O solo deve ficar molhado até uma profundidade de 40 cm.

A rega obrigatória é realizada nos seguintes casos:

  • na primavera, antes da abertura dos botões, se o tempo seco estiver estabelecido no exterior;
  • durante a floração e o derramamento de bagas;
  • verão seco;
  • no outono, quando as passas perdem sua folhagem.

Muitos jardineiros usam o método mais simples de regar - a aspersão. Salpicos de água lavam bem a poeira da folhagem da groselha, mas compacta fortemente o solo. Para absorção uniforme e profunda da umidade, sulcos com uma profundidade de 10 cm são cortados na superfície do solo na área assumida das raízes.

Um bom efeito é obtido a partir de um poço de pedra. Debaixo de um arbusto de groselha, cavo um buraco de 40 cm de profundidade e 25 cm de largura, onde grandes pedras são jogadas. Durante a rega, a água passa rapidamente pelas pedras e flui para as raízes. De cima, um poço de pedra é coberto com um pedaço de lata ou material de telhado para evitar a evaporação da umidade.

Importante! Para o inverno, o poço de pedra é coberto com uma espessa camada de palha ou outro material isolante para evitar que as raízes congelem.

O cuidado do solo inclui afrouxamento, remoção de ervas daninhas, adição de cinzas de madeira e cobertura morta. A groselha preta Vologda reage bem à alimentação. Os fertilizantes são aplicados no terceiro ano após o plantio da muda:

  • no outono, após a queda da folhagem, são introduzidos 3 kg de matéria orgânica sob o arbusto;
  • fertilizantes minerais são adicionados anualmente junto com a matéria orgânica: 30 g de nitrogênio e fósforo, além de 15 g de potássio;
  • ao despejar as bagas, o potássio dissolvido em água é adicionado sob o arbusto - 10 ge superfosfato - 40 g;
  • na primavera, durante a floração e após a colheita, as groselhas são alimentadas com uréia a uma taxa de 40 g por arbusto.

A primeira poda de uma muda jovem de Vologda é realizada imediatamente após o plantio. No outono já devem ter crescido cinco brotos com cerca de 45 cm de comprimento.No próximo ano, um novo crescimento começará. Ramos velhos darão à luz, e apenas os fortes deixarão novos brotos. Todos os ramos fracos são cortados. No terceiro ano, os brotos do ano passado frutificaram. Os ramos velhos também dão frutos, mas são podados no outono. O novo ciclo de poda é repetido anualmente. Um arbusto adulto, normalmente formado, deve consistir em 10-15 ramos de frutas.

O vídeo fala sobre a poda de outono de groselha:

Testemunhos

Há muitos comentários sobre a variedade de groselha Vologda. Vamos ler algumas opiniões interessantes de jardineiros.

Helena
Comprei a variedade Vologda no viveiro. As bagas revelaram-se muito doces, mas muito menores do que o prometido. Talvez seja por cuidados inadequados, mas gostei das passas.
Seergey
Vologda plantou arbustos de groselha perto da cerca, onde ficava uma pilha de composto. Não tenho problemas com a alimentação. O solo está saturado de nutrientes. Os arbustos cresceram e os frutos são grandes. Rego ocasionalmente quando está quente e as frutas estão amarradas.
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção