Suiga de groselha preta: descrição da variedade, características

A groselha Suiga é uma variedade de frutos pretos caracterizada pela alta resistência a temperaturas extremas. Apesar de ter sido obtido há relativamente pouco tempo, muitos jardineiros já o puderam apreciar. A principal vantagem da variedade Suiga é a frutificação estável por 12-13 anos sem poda rejuvenescedora, o que simplifica muito a manutenção. Além disso, esta espécie tem uma imunidade aumentada a doenças comuns e pragas agrícolas.

Amadurecimento dos frutos da groselha Suiga, alongados

História de criação

A variedade de groselha Suiga é fruto da imaginação do N.N. M. A. Lisavenko. O trabalho de criação para reprodução foi realizado no ponto de apoio Bakcharsky. A espécie foi obtida como resultado da polinização livre da variedade de groselha Nochka em 1997. Nos dez anos seguintes, foram feitas tentativas para melhorar as características básicas. Como resultado, os testes realizados confirmaram plenamente a conformidade das qualidades varietais, de modo que a groselha Suiga foi incluída no Registro do Estado em 2007.

Este tipo mostra o desempenho máximo na região da Sibéria Ocidental. Mas, a julgar pelos comentários, é cultivado com sucesso em outras áreas.

Descrição da groselha suiga

Este tipo de groselha distingue-se por arbustos altos com uma copa densa e ligeiramente espalhada. A altura das plantas atinge 1,3-1,5 m, e a largura é de cerca de 1-1,2 m. Os jovens brotos em Suigi são eretos, seu diâmetro é de 0,7-1 cm. Inicialmente, eles têm uma tonalidade verde rica, mais tarde torna-se pálido, e com a lignificação torna-se uma cor marrom-acinzentada.

Os botões da groselha Suiga são de tamanho médio com ponta afiada. Eles são presos aos brotos com hastes curtas que são defletidas na base. A cicatriz da folha é arredondada.

Folhas com formato padrão de cinco lóbulos. O segmento central é muito mais longo que os outros. As placas são verdes escuras, podem ser médias ou grandes. As lâminas central e lateral são conectadas em um ângulo obtuso. A superfície das placas da groselha Suiga é nua, opaca, ligeiramente convexa. Um entalhe raso em forma de coração está presente em sua base. Os dentes das folhas são pontiagudos, grandes e de ponta leve. O pecíolo é de comprimento e espessura médios, com cor antocianina pronunciada.

Importante! A borda dos brotos está presente apenas no início de seu crescimento e depois desaparece.

As flores da groselha Suiga são médias, em forma de cálice. Sépalas são de cor rosa-esverdeada. Eles estão localizados livremente e curvados em arco. Os cachos de frutas da groselha Suiga são alongados. Seu pecíolo central é nu, de tamanho médio. Em cada uma, de oito a dez bagas são formadas.

O tamanho da fruta é grande. Seu peso oscila entre 1,5-3 g. No mato, podem haver bagas desiguais. Eles têm a forma arredondada correta. Quando maduros, eles adquirem uma tonalidade preta. A pele fica firme, brilhante, levemente sentida quando consumida. A polpa é suculenta e contém muitas sementes pequenas.

O teor de vitamina C nas bagas de groselha Suiga chega a 140 mg por 100 g de produto

O sabor da groselha Suiga é doce e azedo, refrescante. Os especialistas estimam em 4,8 pontos em cinco. O pedúnculo é fino, o cálice é fechado. A colheita é adequada para consumo e processamento frescos.Com base na groselha Suiga, pode-se preparar sumo, compota, compota, geleia, compota, marmelada. Nesse caso, a avaliação da degustação de pratos prontos é de cinco pontos.

Características

Esta variedade é ideal para cultivo nas regiões norte e centro. Por isso, muitos jardineiros preferem, mesmo quando comparado com as espécies mais modernas. Mas para entender quais são seus pontos fortes, você precisa estudar as principais características.

Tolerância à seca, resistência do inverno

A groselha Suiga tem um alto nível de resistência à geada. Ela não sofre queda de temperatura para -30 ° C na presença de neve. Em caso de inconsistência nas condições de inverno, é necessário cobrir a copa do arbusto com agrofibra e colocar uma camada de palha de 10 cm de espessura no círculo radicular.

A groselha suiga tolera facilmente a seca de curto prazo, mas com uma falta de umidade de longo prazo, ela precisa de rega regular. Caso contrário, as bagas não ficam menores, mas seu número é drasticamente reduzido.

Importante! Esta variedade não tolera ar seco, portanto não é recomendável cultivá-la nas regiões do sul.

Polinização, período de floração e tempos de amadurecimento

Suiga de groselha preta pertence à categoria de espécies autoférteis. Portanto, não precisa de polinizadores adicionais, e o cultivo próximo de outras variedades não afeta seu rendimento de forma alguma.

O período de floração começa na segunda quinzena de maio, portanto, o arbusto está imune às geadas de retorno da primavera. A Suiga é uma variedade meio-tardia, portanto os primeiros frutos da planta amadurecem no final de julho. E como a espécie tem frutificação prolongada, a coleta deve ser realizada em várias etapas. As bagas são imunes à luz solar direta, por isso não aparecem queimaduras na pele.

Produtividade e frutificação

Esta variedade de cultura é de alto rendimento, 3,5 kg de frutas comerciáveis ​​podem ser removidos de um arbusto. Bagas frescas colhidas podem ser facilmente armazenadas por até cinco dias em uma sala fria sem perder a comercialização. A colheita pode ser facilmente transportada, mas recomenda-se transportá-la em cestos de no máximo 5 kg. O arbusto começa a frutificar no segundo ano após o plantio.

A groselha suiga é caracterizada pela separação a seco dos frutos.

Resistência a doenças e pragas

Este arbusto possui alta imunidade natural. A groselha suiga apresenta resistência a ácaros renais, oídio, mosquitos da bílis caules Mas, ao mesmo tempo, pode ser afetado por traças e septórios. Portanto, o arbusto necessita de tratamentos preventivos periódicos caso as condições de cultivo não atendam aos requisitos da cultura.

Vantagens e desvantagens

A suiga de groselha preta apresenta uma série de vantagens que a diferenciam das demais variedades. Mas também tem certas desvantagens que precisam ser consideradas. Portanto, você deve estudar os pontos fortes e fracos desta espécie com antecedência.

A colheita da groselha suiga fica muito tempo nos galhos e não se esfarela.

Vantagens principais:

  • grande frutado;
  • alta produtividade;
  • resistência a doenças, pragas;
  • excelente resistência à geada;
  • não precisa de atualização frequente dos arbustos;
  • versatilidade de aplicação;
  • alta pontuação de degustação;
  • comercialização, adequação para transporte, armazenamento;
  • auto-fertilidade.

Desvantagens:

  • não tolera seca;
  • não tolera estagnação de umidade no solo;
  • resistência média à traça, septoria.

Características de plantio e cuidado

É necessário plantar mudas de groselha Suiga em áreas abertas e ensolaradas. Ao mesmo tempo, eles devem ser protegidos das rajadas de vento frio. O desempenho máximo pode ser alcançado ao cultivar esta espécie em solos franco-argilosos e arenosos com um nível de acidez neutro e boa aeração.

Importante! O nível do lençol freático na área destinada às groselhas de suiga deve ser de pelo menos 1 m.

O plantio deve ser feito na primavera, quando a neve derrete e o solo descongela até 20 cm de profundidade.Ao mesmo tempo, é importante que a temperatura durante o dia se mantenha na faixa de + 7-10 ° C, o que contribui para o enraizamento rápido. É melhor escolher mudas bienais com raízes e brotos bem desenvolvidos. Eles não devem mostrar sinais de doença e danos mecânicos.

Você não pode plantar a variedade Suiga em sombra profunda.

No momento do plantio, é necessário aprofundar o colo da raiz da planta 2 cm no solo para ativar o crescimento dos brotos laterais.

O cuidado com a groselha Suiga é padrão. Inclui regas periódicas na ausência de chuva durante muito tempo. A irrigação deve ser realizada na raiz 1-2 vezes por semana com água sedimentada.

Recomenda-se fertilizar o arbusto três vezes por temporada. Pela primeira vez, a matéria orgânica deve ser aplicada na primavera com vegetação ativa. A segunda e a terceira alimentação das passas de Corinto Suiga são realizadas durante o período do ovário da baga e após a frutificação. Misturas de minerais de fósforo e potássio devem ser usadas neste momento.

Todos os anos, na primavera, a coroa deve ser limpa de galhos quebrados e danificados. Também é importante cortar os rebentos velhos na base, não deixando mais do que 15-20 pedaços. Na primavera e no outono, o mato deve ser tratado com uma mistura de bordeaux para doenças, se surgirem sinais de pragas, use "Karbofos" ou "Fufanon".

Conclusão

A groselha Suiga é uma variedade de frutos pretos que conquistou a preferência de muitos jardineiros novatos e experientes. Isso se deve ao seu alto desempenho independentemente das condições climáticas e ao cuidado pouco exigente. E o excelente sabor, fresco e processado, só contribui para o crescimento da sua popularidade.

Avaliações de Suiga currants

Ekaterina Vlasova, Rylsk, 45 anos
Venho cultivando esta espécie desde 2010 e até então não havia renovado radicalmente os arbustos. Para manter um alto rendimento de groselha suiga, a cada primavera tiro sem arrependimento todos os galhos quebrados e espessos, o que garante uma boa iluminação da copa. O sabor dos frutos silvestres é adocicado com um ligeiro azedume. A colheita amadurece gradativamente, mas isso permite consumir frutas frescas por 2-3 semanas.
Egor Smirnov, Kaluga, 48 anos
Suiga adquiriu a groselha por acidente há mais de sete anos. Após o plantio, a muda começou a frutificar no segundo ano e já apresenta resultados bastante bons. A técnica de cultivo da variedade é padrão e sua alta resistência a doenças e pragas simplifica muito o cuidado. Quando maduros, a colheita não se esgota, e a separação a seco dos bagos permite que sejam transportados e armazenados frescos sem problemas. A coroa da groselha Suiga deve ser limpa regularmente de brotos desnecessários. Nesse caso, o amadurecimento ocorre de maneira mais uniforme.
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção