Bagheera de groselha preta

A groselha preta é cultivada na Rússia há mais de mil anos - esse arbusto de baga é conhecido desde os tempos da Rússia de Kiev. E por todos esses anos, goza de popularidade incessante devido ao seu alto teor de vitaminas e um aroma indescritível que vem tanto de seus frutos como de suas folhas. Qualquer proprietário recém-construído de um jardim ou área suburbana adquire, em primeiro lugar, mudas de groselha e sonha com boas colheitas de bagas saborosas e saudáveis. Mas muito no cultivo da groselha preta depende da escolha correta de uma variedade que traria rendimentos em qualquer uma das mais diversas condições climáticas de nosso grande país. Ao mesmo tempo, todo jardineiro procura encontrar para si uma variedade que seja saborosa, frutífera e, ao mesmo tempo, não exija muito trabalho para cuidar dela.

Neste caso, vale a pena dar uma olhada mais de perto na variedade de groselha preta com o interessante nome de Bagheera. É conhecida há muito tempo, mas ainda não perdeu sua posição de liderança na abundância de variedades de frutas silvestres. Uma descrição da variedade de groselha Bagheera testada pelo tempo, bem como fotos e comentários daqueles que lidaram com esta baga, você pode encontrar neste artigo.

História da criação

A variedade de groselha preta Bagheera foi obtida pelo cruzamento da Bredthorpe sueca com a bielorrussa - Minai Shmyrev. Aconteceu em 1985 no Instituto de Pesquisa de Horticultura de toda a Rússia em homenagem a I.V. Michurin, localizada na região de Tambov. Os famosos criadores russos KD Sergeeva e TS Zvyagina são considerados os autores da variedade.

Ao mesmo tempo, foi feito um pedido para testes de variedades e, somente depois de quase 10 anos, em 1994, a groselha preta Bagheera foi inscrita no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Rússia. É digno de nota que esta variedade particular de groselha preta, uma das poucas, foi dividida em seis das regiões mais diversas da Rússia:

  • Noroeste;
  • Volgo-Vyatsky;
  • Médio Volga;
  • Uralsky;
  • West Siberian;
  • East Siberian.

Esta ampla gama de regiões recomendadas para o cultivo desta variedade de groselha preta deve-se à sua resistência particular ao calor e às condições áridas, bem como à geada.

Descrição da variedade

Os arbustos de groselha preta Bagheera são caracterizados por um vigor médio e espalhamento médio. Eles podem atingir uma altura de dois metros. Há muitas folhas nos galhos, então você não pode chamar os arbustos de esparsos, mas sim, ao contrário, grossos.

Os rebentos em crescimento são direitos, de tamanho médio e de cor verde claro. Os rebentos lignificados distinguem-se por uma tonalidade amarelada, que pode tornar-se castanha na parte superior dos ramos.

Rins únicos sésseis de tamanho médio têm uma forma alongada ovóide com um ápice pontiagudo. Sua cor é marrom dourado.

As folhas têm formato padrão de cinco lóbulos com borda ondulada, de tamanho médio. A cor varia do verde claro ao verde. A superfície das folhas é lisa, coriácea, mate. Os pecíolos das folhas apresentam ligeira coloração antocianina com ligeira pubescência.

Atenção! As folhas da groselha bagheera têm uma característica interessante de serem muito firmes e por muito tempo agarradas aos pecíolos, caindo o mais tardar.

Às vezes, as folhas ficam nos arbustos até a primeira geada e até vão com elas para debaixo da neve. Esta propriedade pode ser muito benéfica para pessoas que gostam de chá de folhas de groselha preta, pois eles têm um suprimento de longo prazo para o longo inverno.Além disso, as folhas da groselha preta são frequentemente utilizadas para a salga de muitos vegetais, o que pode ocorrer já no final do outono e as folhas frescas podem ser úteis.

As flores são de tamanho médio e têm o formato de taças. As escovas de média densidade atingem um comprimento de 5 a 8 cm e apresentam uma forma cónica pendente. De 4 a 7 bagos são formados no pincel. Freqüentemente, há 2-3 pincéis nos nós.

A variedade de groselha Bagheera pode ser classificada como meio tardia em termos de maturação. Já que os frutos amadurecem em meados de julho.

Os arbustos dessa variedade podem entrar em frutificação rapidamente - uma pequena safra pode ser colhida já no ano do plantio. Embora as colheitas mais abundantes de groselha Bagheera podem ser esperadas por 2-4 anos a partir do plantio de mudas.

O rendimento está em um nível bastante decente - com um arbusto você pode coletar de 3,5 a 4,5 kg de frutas vermelhas. Em termos industriais, o indicador de produtividade é de até 12 toneladas de bagos por hectare de plantio.

Comente! Os agricultores ficarão interessados ​​no fato de que esta variedade de groselha é totalmente adequada para a colheita mecanizada.

A groselha bagheera tem boa resistência à antracnose e ao oídio, mas pode ser afetada pela ferrugem. Infelizmente, o flagelo de todas as groselhas - o ácaro do rim não o contorna, mas é resistente aos ácaros.

Bem, como observado anteriormente, a variedade de groselha Bagheera se distingue por sua incrível despretensão às condições de cultivo - ela resiste com a mesma facilidade a fortes geadas e geadas de primavera, bem como ao calor e à seca.

Características de bagas

As bagas de groselha preta Bagheera são absolutamente universais no uso. Devido ao alto teor de açúcar - até 12%, são consumidos com prazer direto do mato e, portanto, são muito queridos pelas crianças.

São também bastante adequados para congelar e secar, fazem deliciosos e aromáticos preparações de inverno e até vinhos e licores caseiros.

O tamanho dos frutos é bastante grande, embora não estejam entre os campeões de tamanho entre as variedades de groselha preta. A massa de uma baga é em média 1,5-2,3 gramas.

O número de sementes nos frutos é pequeno, possuem formato oblongo.

Os próprios bagos são caracterizados por uma forma tradicional redonda ou achatada. Eles são do mesmo tamanho em todos os pincéis.

A cor dos bagos é preta com superfície brilhante. A polpa tem textura delicada e suculenta. A casca não é muito densa, mas ao mesmo tempo a separação é seca e os bagos têm uma transportabilidade bastante decente, especialmente se forem colhidos com pincéis inteiros.

Pelo gosto, as bagas de groselha Bagheera são avaliadas em 4,5 pontos em uma escala de cinco pontos. Eles também têm um aroma rico. É interessante que esta variedade foi uma das dez variedades mais saborosas e doces de groselha negra da seleção nacional.

Pela composição química, as bagas são caracterizadas pelo conteúdo:

  • Substâncias solúveis secas - 17,1 -20,7%;
  • A quantidade de açúcares - 8,8 -12,1%;
  • Ácido ascórbico - 154,8-191,5 mg / 100 g;
  • Pectina - 1,2%;
  • Acidez titulável - 2,7 -3,6%;
  • Substâncias ativas-P - 1132,0 mg / 100 g.

Os frutos da variedade da groselha Bagheera, embora amadureçam quase simultaneamente, podem permanecer muito tempo nos arbustos, sem se esfarelar e sem perder o sabor.

A conservação dos bagos após a colheita também é boa, eles podem facilmente aguardar o momento em que chega a sua vez de processar.

Vantagens e desvantagens

A groselha bagheera é popular entre os jardineiros há mais de um quarto de século devido aos seguintes benefícios:

  • Resistência a várias condições de crescimento desfavoráveis ​​e cultivo despretensioso.
  • Os bagos são relativamente grandes e apresentam excelentes características de sabor.
  • Produtividade muito boa, acima da média.
  • Excelente manutenção de qualidade e transportabilidade.

A principal desvantagem desta variedade é considerada sua vulnerabilidade aos ácaros renais e resistência insuficiente a algumas doenças fúngicas.No entanto, com a variedade moderna de escolha de drogas de proteção, essas desvantagens podem ser superadas com sucesso.

Críticas de jardineiros

Os jardineiros em geral ficam satisfeitos com a variedade de groselha preta Bagheera, embora ela possa se mostrar de diferentes maneiras em diferentes condições.

Yaroslav, 55 anos, Região de Pskov
A groselha bagheera pertence a variedades relativamente antigas da seleção soviética. Eu mesmo o trouxe de volta no final dos anos 80 diretamente de um viveiro localizado em Michurinsk, junto com várias outras variedades de groselha - Black Pearl, Green Haze e Constellation. Eu considero todas as variedades dignas de cultivo em um terreno pessoal. Eles resistiram perfeitamente ao teste do tempo, durante todo esse tempo eles se mostraram do melhor lado. Gostaria de enfatizar especialmente a alta autofertilidade de Bagira, sua maturidade precoce, separação a seco e a formação de ovários em feixe. Acho que a única desvantagem é sua suscetibilidade a ser atingido por um carrapato - mas com essa besta é bem possível fazer guerra, há coisas que são ainda mais terríveis.
Oksana, 39 anos, região de Moscow
Eu cresci Bagira por vários anos, mas então decidi desistir. O fruto era bastante grande, mas há variedades muito maiores. O sabor, claro, não era ruim, mas o rendimento foi mediano. Cerca de 7-8 bagas amadureceram em um cacho. Apresentou instabilidade aos ácaros renais, teve que ser tratada várias vezes na primavera com preparações especiais. O oídio só adoeceu em um verão muito chuvoso, portanto podemos dizer que a resistência é média. Mas, talvez, em outras condições, ele se comportará de maneira diferente.
Alexandra, 49 anos, Ufa
Estou muito satisfeito com a minha Bagheera, ela não me decepcionou. O mato, com bom cuidado, dá rendimentos estáveis ​​e elevados. A baga é grande e muito saborosa - você pode comê-la direto do mato. Mesmo na estação seca, quando não tinha força suficiente para regar adicionalmente, obtinha bons rendimentos. É verdade que nunca notei ovários agrupados perto de meus arbustos. Mas como ficam elegantes no outono, quando toda a folhagem de outros arbustos e árvores já voou há muito tempo, e são lindas, com folhagem verde e enfeitam muito o local.

Conclusão

A groselha Bagheera tem todos os motivos para satisfazer os gostos mais exigentes dos jardineiros e trazer não só uma rica colheita de frutos silvestres saborosos, saudáveis ​​e grandes, mas também se tornar uma verdadeira decoração do local.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção