Cultivo de cogumelos ostra em tocos no interior

No verão e no outono, os ávidos catadores de cogumelos se divertem. A floresta acena com uma dispersão de cogumelos. Boletus, boletus, boletus, boletus, cogumelos do leite e cogumelos pedem apenas um cesto. Um grande sucesso para um apanhador de cogumelos é encontrar uma família de cogumelos ostra - cogumelos que são muito úteis para os humanos. Você não pode sair da floresta com uma cesta vazia. Mas você não precisa ir para a floresta para pegar esses cogumelos. É muito fácil cultivar cogumelos ostra no país.

Descrição dos cogumelos ostra

Este cogumelo lamelar pertence à família dos cogumelos pleuróticos ou ostra, que é muito numerosa - cerca de 100 espécies. Todos esses cogumelos, com raras exceções, crescem em madeira morta ou moribunda, pois se alimentam de celulose. Os cogumelos ostra podem frequentemente ser encontrados em tocos de árvores. Os cogumelos pertencem a saprófitas, não precisam de simbiose com as raízes das árvores.

Atenção! Para um crescimento bem-sucedido, o cogumelo ostra precisa de madeira dura: salgueiro, álamo, carvalho, freixo da montanha.

A tampa do cogumelo-ostra lembra o formato de uma orelha, nos cogumelos adultos pode atingir até 30 cm de diâmetro.A perna é curta, às vezes nem existe - o cogumelo é preso à árvore diretamente com a tampa. A cor das placas e da polpa é branca. Os gorros dos cogumelos têm cores diferentes. No cogumelo ostra, são castanho-escuros; no cogumelo ostra tardio, são mais claros e muito claros no pulmão. Existem cogumelos ostra muito elegantes com cápsulas amarelo-limão, rosa choque e laranja. A foto mostra um cogumelo ostra crescendo selvagem no Extremo Oriente.

Nem todos os tipos desses cogumelos são adequados para o cultivo doméstico ou industrial.

Um pouco sobre a história do cultivo de cogumelos

Eles vêm tentando cultivar cogumelos artificialmente há mais de um século. Primeiras experiências em cultivo de cogumelos ostra pertencem à década de 40 do século passado. Eles acabaram sendo bem-sucedidos. Na década de 60, esse cogumelo começou a ser cultivado industrialmente. A produção de cogumelos ostra está crescendo a cada ano. Agora, na Rússia, eles coletam uma colheita considerável de cogumelos ostra cultivados artificialmente - 3,8 mil toneladas.

Todos podem cultivar cogumelos ostra em casa. Você pode fazer isso em sua casa de verão. Os cogumelos ostra no país podem ser cultivados em tocos ou em substrato artificial.

O que você precisa para cultivar cogumelos ostra no país

Isso requer muito pouco:

  • madeira de lei saudável;
  • micélio de cogumelo.

Quais cogumelos ostra podem ser cultivados em sua casa de verão

Cultivado originalmente na natureza, cogumelo ostra comum ou ostra. Graças aos esforços dos cientistas, híbridos especiais desses cogumelos foram criados, os quais se distinguem pela alta produtividade. Eles são mais adequados para o cultivo em condições artificiais.

Esses cogumelos crescem bem em substratos artificiais e em tocos.

Se você pretende cultivar cogumelos em pequenas quantidades, é melhor comprar micélio pronto. Ao configurar uma grande plantação, é mais econômico cultivá-la você mesmo. Infelizmente, os fabricantes nem sempre vendem micélio de cogumelo de qualidade. Portanto, existe o risco de desperdiçar dinheiro e mão de obra e, em última análise, ficar sem safra.

Aviso! Na hora de comprar inspecionar cuidadosamente o micélio, verificando sua boa qualidade.

O que deve ser um micélio de qualidade

A cor do micélio deve ser branca ou creme claro. As únicas exceções são os cogumelos ostra com uma cor brilhante em seus chapéus. Seu micélio pode ser de cor diferente. O conteúdo da embalagem deve estar livre de manchas que não sejam overgrown.Dizem que o micélio está fraco. É claro que esse micélio não produzirá uma boa colheita.

Aviso! Nem na superfície do micélio, nem dentro dele devem haver manchas verdes.

Eles indicam infecção com mofo. A colheita de cogumelos de tal micélio não pode ser obtida, e o material de madeira semeado se tornará inutilizável.

Muitas vezes, as bolsas com micélio são equipadas com um filtro especial de troca gasosa, que além de melhorar sua qualidade, permite controlar o cheiro do produto. Deve ser intensamente cogumelo e de forma alguma azedo.

Recentemente, eles vendem cada vez com mais frequência palitos de madeira especiais, cobertos de micélio. Existem também critérios para verificar sua qualidade. Os palitos no saco devem ser um só devido aos filamentos brancos do micélio, enredando-os completamente. A cor do micélio é branca, sem inclusões verdes ou cinza. O cheiro é intenso de cogumelo.

Como cultivar cogumelos ostra no campo em tocos? Esse processo é simples. Vamos considerá-lo com mais detalhes.

Estágios de crescimento do cogumelo ostra

Para obter uma boa colheita no cultivo de cogumelos ostra no país, já no ano do plantio, é necessário plantar o micélio na hora certa.

Datas de desembarque

Todas as operações de cultivo de cogumelos devem ser realizadas em abril ou maio, em casos extremos, no início de junho. Durante o verão, o micélio terá tempo para criar raízes e crescer bem.

Seleção de assento

Qualquer espaço livre no jardim é adequado para a implantação de uma plantação de cogumelos. Mas ele deve atender a certas condições. Para o cultivo, você precisa escolher um local sombreado. Sem acesso à luz solar direta, a umidade na madeira é retida muito melhor. Isso não só aumentará o rendimento da plantação, mas também reduzirá os custos de mão-de-obra - será possível regar a madeira com menos frequência. Com um excesso de dióxido de carbono, os cogumelos crescerão mal. Portanto, os cogumelos não devem ser cultivados próximo a estrume superaquecido ou montes de composto - há sempre uma concentração aumentada de dióxido de carbono. O local onde os cogumelos crescerão deve ser bem ventilado.

Atenção! A área de cultivo de cogumelos ostra deve ser suficientemente úmida, por isso é melhor escolhê-la nas terras baixas.

Preparação de madeira

Se sua propriedade tem tocos de árvores recém-derrubadas, você está com sorte. Os cogumelos crescem muito bem nesses tocos. Se eles não estiverem lá, você terá que cuidar da madeira certa. O diâmetro do tronco não deve ser inferior a 18 cm e não deve ser superior a 40. A madeira deve ser suficientemente fresca. Árvores que foram cortadas por muito tempo não funcionam. As toras devem ser cortadas em pedaços com cerca de 40 cm de comprimento.

Conselho! Não se esqueça de marcar a direção da raiz ao topo. Isso será útil ao instalar o bloco.

A superfície lateral de cada bloco preparado deve ser coberta com buracos nos quais o material de plantio dos cogumelos será colocado. São constituídos por até 10 cm de profundidade e até 1,5 cm de diâmetro e estão localizados a uma distância de 12 a 15 cm um do outro.

As estacas preparadas de toras devem ser embebidas. Água macia de poço ou água da chuva é adequada para isso. Tempo de imersão 2-3 dias.

Atenção! Seções de árvores recém-cortadas não precisam ser encharcadas.

Instalando chumps e plantando micélio

No local escolhido, cavamos buracos com cerca de 20 cm de profundidade, cujo diâmetro deve ser um pouco maior que o diâmetro das toras a serem cavadas. A distância entre os blocos deve ser de pelo menos um terço de um metro. Colocamos uma camada de material umedecido no orifício. Serragem, palha e aparas são os mais adequados. Não deve ser grosso, 1,5 cm é suficiente Despeje uma camada de micélio de cogumelo. Sua espessura é de 1 cm. Sobre ela colocamos blocos de madeira.

Atenção! Eles precisam ser orientados corretamente. A extremidade que estava mais perto do topo da árvore deve olhar para cima. Só então o pedaço de tora será capaz de absorver a umidade do solo.

Os orifícios perfurados também precisam ser preenchidos com micélio ou bastões de madeira com micélio devem ser inseridos lá.

Depois de colocar o micélio nele, certifique-se de fechar cada buraco com serragem crua ou selar com cera. Isso é necessário para que a umidade não evapore deles.Também fechamos o corte superior da madeira.

Nós adicionamos solo e compactamos. Cobrimos cada bloco separadamente ou todos juntos com um filme plástico perfurado limpo. Deve ser bem pressionado para não ser levado pelo vento. Você pode removê-lo após 3 semanas.

Atenção! É imprescindível cobrir o plantio com uma película.

Em condições de umidade constante, o micélio criará raízes mais rapidamente e a colheita dos cogumelos pode ser feita mais cedo.

Cuidados com a plantação

É necessário garantir que a terra próxima às fortificações esteja úmida. Regar se necessário. Se o tempo estiver seco, é necessário regar até 3 vezes por semana.

Quando esperar pela colheita

Se tudo for feito corretamente, os cogumelos podem ser colhidos no primeiro ano, a partir de setembro. As plantações dão frutos por 3-4 anos. Os cogumelos aparecem em ondas.

Conclusão

O cultivo de cogumelos é uma atividade estimulante e uma ajuda tangível para o orçamento familiar. Se você decidir cultivar cogumelos em sua casa de verão, é melhor começar com cogumelos ostra. Uma tecnologia descomplicada que exige um mínimo de custos de material, e um resultado garantido, respeitando todas as regras de plantio e cuidado, permitirá que você deguste deliciosos e saudáveis ​​pratos de cogumelos cultivados por suas próprias mãos.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção