Cogumelos-ostra: como crescem na floresta, quando coletar, como cortar

Nome:Cogumelos ostra
Um tipo: Comestível

Os cogumelos ostra crescem em árvores velhas e podres. Eles pertencem a cogumelos saprofíticos. Na natureza, eles são encontrados principalmente nas florestas da zona climática temperada. Algumas espécies preferem regiões mais quentes. Eles são despretensiosos para as condições de vida, por isso são cultivados artificialmente com sucesso.

Os cogumelos ostra crescem na floresta

Os cogumelos ostra são cultivados em escala industrial e também criados em casa. Mas eles também crescem em seu ambiente natural. Muitos catadores de cogumelos consideram os espécimes selvagens mais saborosos e saborosos.

Importante! Antes de ir para a floresta para coletar cogumelos ostra, você precisa se familiarizar com sua aparência e onde e como crescem. Esse conhecimento ajudará a não confundi-los com espécies não comestíveis.

Como os cogumelos ostra crescem na floresta

Na natureza, você pode encontrar diversas variedades de cogumelos ostra: comum (ostra), abundante (alfarroba), pulmonar (esbranquiçada), carvalho, tardio (outono), estepe (real), laranja.

Os cogumelos ostra crescem na floresta em madeira em decomposição. Eles podem ser vistos em tocos podres, em quebras de troncos, em árvores caídas. Eles são saprófitos que decompõem matéria orgânica morta. Esses fungos podem ser chamados de predadores: eles secretam venenos que penetram na madeira podre, paralisam os nematóides que nela vivem e recebem nitrogênio dessas lombrigas decompostas, necessárias para a síntese de proteínas.

Os cogumelos ostra quase nunca são encontrados sozinhos, mais frequentemente em vários grupos

Eles crescem em grandes grupos em várias camadas longe o suficiente do solo. Eles praticamente não ocorrem isoladamente. Os corpos frutíferos crescem juntos, formando feixes de até 3 kg. Um pacote contém 30 corpos de frutificação.

Uma das variedades mais difundidas de cogumelos ostra na Rússia é comum, ou ostra. Ela cresce apenas em árvores em grandes grupos, consistindo em várias camadas, assemelhando-se a uma espécie de degraus pendentes. Ele pode se estabelecer tanto em árvores verticais quanto em árvores horizontalmente. No primeiro caso, ele é preso ao tronco com as pernas curtas, no segundo são mais longas, presas mais perto da borda do gorro.

Colônias de formas tardias consistindo de corpos frutíferos esverdeados ou oliva. Eles estão localizados um acima do outro, crescem juntos com suas pernas, formando feixes que lembram um telhado.

O abundante está preso à casca de velhas árvores caducifólias com um longo caule curvo que se conecta à capa bem no centro.

O cogumelo da ostra é chamado de primavera ou faia

O pulmão cresce junto com as pernas, formando grandes feixes. Ele difere dos outros em branco e uma perna com um fio aveludado delicado.

Devido à sua cor brilhante, o cogumelo ostra laranja parece muito impressionante na floresta, pode hibernar, mas na primavera torna-se mais desbotado. Praticamente não tem perna, fica preso ao tronco com um chapéu. Geralmente é encontrado em pequenos grupos; espécimes únicos raramente são vistos.

Stepnaya instala-se em locais atípicos: pastagens, desertos e outros espaços abertos onde existem plantas guarda-chuva.

O carvalho forma numerosos intercrescimentos que crescem em várias camadas que podem cobrir completamente a árvore em decomposição.

Coberto assenta em álamo tremedor caído e seco. Frutificando em grupos, mas exemplares únicos que não crescem juntos. Por causa disso, recebeu um nome adicional - solteiro.Preso ao tronco por uma capa densa e sedentária sem perna.

Colônia de cogumelos em uma velha árvore

Onde cogumelos ostra crescem na natureza

Eles são distribuídos em todo o mundo na faixa do meio. O cogumelo da ostra cresce nas florestas da Europa, América, Ásia. Eles não estão vinculados a regiões e podem aparecer onde houver condições adequadas.

Onde os cogumelos ostra crescem na Rússia

Em nosso país, eles estão em todos os lugares: na Europa, na Sibéria, no Extremo Oriente. Eles são especialmente abundantes na zona média, Território de Krasnodar, Primorye, Cáucaso.

Os cogumelos ostra de quatro variedades crescem na região de Moscou: comum (ostra), em forma de chifre (abundante), outono (tardio), carvalho, limão (elmak). Há especialmente muitos deles no distrito de Kolomensky.

O cogumelo da ostra real (eringi, cogumelo da estepe branco) cresce nas regiões do sul da Rússia, na estepe e na zona climática do deserto.

O cogumelo da ostra real é especialmente apreciado pelos apanhadores de cogumelos pelo seu bom gosto.

No Cáucaso, em troncos de faia, você pode encontrar o cogumelo ostra da Flórida, originário da América do Norte.

O tesão é comum na Rússia central, no Cáucaso, no Território de Primorsky, na Ucrânia.

O cogumelo ostra laranja vive na zona climática temperada do hemisfério norte. Encontrado na Europa, incluindo Rússia e América do Norte.

O limão (ilmak) cresce no sul do Extremo Oriente (no Território de Primorsky).

Coberto é comum nas regiões norte e sul da Europa.

Em quais florestas os cogumelos ostra crescem

Eles podem ser encontrados em florestas onde existem árvores decíduas. Eles preferem áreas ligeiramente sombreadas. Eles costumam se estabelecer em ravinas, nas bordas da floresta. Eles são muito raros na taiga.

Cogumelo laranja brilhante é uma verdadeira decoração da floresta

Em que árvores crescem os cogumelos ostra

Eles preferem madeiras nobres - tília, álamo, carvalho, salgueiro, freixo da montanha, vidoeiro. Às vezes, os cogumelos ostra crescem em choupos e castanhas. É muito menos comum ver este cogumelo nas coníferas.

Atenção! Não é recomendado coletar cogumelos ostra de choupo, uma vez que sua penugem é portadora do pólen da planta, que é um alérgeno.

Os cogumelos instalam-se nos restos orgânicos de arbustos e árvores caducifólias: madeira velha ou apodrecida, que contém muito azoto, necessário para alimentar os cogumelos ostra. Eles assimilam a lignina e a celulose do substrato. Adequados para eles são madeira morta, madeira morta, árvores vivas fracas, tocos cobertos de musgo, restos de madeira.

O comum se instala nos troncos e tocos de árvores decíduas.

Royal (estepe) cresce não apenas em tocos, mas também em plantas mortas umbellate, como bluehead, lisa, férula.

Abundante cogumelo ostra tem pernas altas e funis profundos

A alfarroba é encontrada em árvores decíduas, prefere tocos e troncos de bétulas, olmos, bordos. Ela se instala em velhos carvalhos e sorveiras. Ela adora lugares difíceis de alcançar: quebra-ventos, clareiras, arbustos ásperos, madeira morta, então suas colônias são imperceptíveis e passam despercebidas pelos catadores de cogumelos.

Pulmonar prefere bétulas velhas, faias, álamos, carvalhos. Cresce em madeira em decomposição, ocasionalmente em árvores vivas, mas fracas ou doentes.

O cogumelo da ostra de outono tem uma tonalidade esverdeada e um sabor amargo.

Cresce tarde em árvores decíduas, menos freqüentemente em coníferas. Ama os restos de madeira e tocos de espécies como bordo, choupo, álamo, tília, bétula, olmo.

A laranja é rara, prefere espécies decíduas e coníferas, encontradas em tocos e árvores caídas.

O carvalho se instala não apenas nos restos dos carvalhos, mas também em outras árvores, por exemplo, olmos.

O limão dá frutos nos olmos: mortos, mortos ou vivos. Ela cresce em florestas mistas com árvores de folha larga e coníferas. Em latitudes mais ao norte, ele pode se estabelecer em troncos de bétula.

Ilmakh desempenha uma função decorativa, decorando a floresta

Quando os cogumelos ostra crescem

É impossível determinar com precisão a aparência dos corpos frutíferos na floresta. Depende das condições meteorológicas, que variam de ano para ano.

Os cogumelos ostra aparecem em regiões quentes da Rússia de abril a novembro, nas regiões mais ao norte - de agosto a setembro.Você precisa se concentrar na temperatura do ar e na precipitação. Em condições favoráveis, pode frutificar até a geada.

Para o crescimento de cogumelos ostra, as seguintes condições são necessárias:

  1. Aumento da umidade do ar, que ocorre após fortes chuvas.
  2. Temperatura do ar de 8 a 17 graus.

O cogumelo ostra, ou ostra, aparece no final do verão e agrada os colhedores de cogumelos até o final do outono, às vezes até dezembro. Em condições favoráveis, você pode conhecê-la em maio.

Pulmonares e em forma de chifre são espécies termofílicas, é preciso ir atrás deles no auge do verão, no calor, quando estão crescendo ativamente. O período de frutificação dos abundantes cogumelos ostra vai de maio ao início de setembro, tem medo de geadas e adora umidade, por isso frutifica em grande quantidade durante a estação das chuvas - no início do verão e no final do outono. O pulmão cresce de maio a outubro.

A estepe, ou real, só dá frutos nos meses de primavera. No sul, aparece no início de março.

O outono vai de setembro a dezembro, até geadas e neve. Para que os corpos frutíferos apareçam, um aumento de temperatura de apenas 5 graus é suficiente.

A época de frutificação dos cogumelos ostra alaranjados vai do início do outono a novembro. Em regiões mais quentes, ela cresce no inverno.

O carvalho pode ser encontrado de julho a setembro.

O limão surge em maio e frutifica até outubro.

O coberto começa a aparecer na primavera (abril), por volta da mesma época dos cogumelos / pontos. Ela cresce de forma especialmente ativa em maio. A temporada de frutificação termina em julho.

Quanto cogumelo ostra cresce

Eles crescem muito rapidamente, povoando o território mais próximo. Frutificação em ondas. O primeiro cai em maio e é o mais produtivo. O próximo pode ser esperado em duas semanas. Cada nova onda será cada vez mais escassa.

Quando coletar cogumelos ostra na floresta

A época de colheita dos cogumelos ostra depende da sua variedade, clima local e condições meteorológicas. Em geral, frutificam da primavera até meados do outono. A época tradicional para a coleta de cogumelos ostra na Rússia é setembro-outubro. Foi nessa época que o outono ou cogumelo ostra tardio dá frutos.

A maturação do fungo é indicada pelas placas abertas, prontas para esporulação, o corpo do fruto torna-se fino e leve.

Um pacote pode pesar até 3 kg

Como cortar cogumelos ostra corretamente

Eles frutificam em grandes conglomerados, crescendo junto com os corpos frutíferos. Recomenda-se cortá-los com faca afiada, tomando cuidado para não danificar o rizoma. Você precisa atirar em tudo de uma vez, mesmo se houver pequenas cópias no pacote: se você deixar as pequenas, elas ainda morrerão.

Deve ingerir cogumelos cujas tampas não ultrapassem os 10 cm: são os mais indicados para comer, pois têm uma estrutura delicada, ao contrário dos espécimes antigos.

É melhor deixar os frutos molhados, pois eles começarão a apodrecer muito rapidamente.

Alguns aconselham comer apenas os chapéus, cortar as pernas duras e jogá-las fora. Mas os colhedores de cogumelos experientes acreditam que eles devem ser usados. O fato é que as pernas requerem um tratamento térmico mais longo. Eles podem ser usados ​​para fazer deliciosas sopas, caviar ou molhos.

Importante! Para cozinhar, você precisa tirar as pernas de apenas cogumelos jovens. É melhor não usar os velhos, pois perderam o aroma e o sabor e não amolecem durante a cozedura, mas tornam-se borrachudos.

Conclusão

Os cogumelos ostra crescem em grandes fardos, por isso os colhedores de cogumelos adoram colhê-los: em pouco tempo, você pode encher os cestos com uma rica colheita. Eles também têm outras vantagens. Você não precisa se curvar atrás deles. Entre os cogumelos semelhantes, praticamente não existe um venenoso, por isso os cogumelos ostra são considerados os mais seguros para iniciantes.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção