Linha queimada: descrição e foto

Nome:Linha queimada
Nome latino:Tricholoma ustale
Um tipo: Não comestível
Sinônimos:Fileira queimada, fileira bronzeada, Gyrophila ustalis
Sistemática:
  • Departamento: Basidiomycota (Basidiomycetes)
  • Subdivisão: Agaricomicotina
  • Classe: Agaricomycetes (Agaricomycetes)
  • Subclasse: Agaricomycetidae
  • Ordem: Agaricales (Agaric ou Lamellar)
  • Família: Tricholomataceae (Tricholomaceae ou comum)
  • Gênero: Tricholoma (Tricholoma ou Ryadovka)
  • Espécie: Tricholoma ustale (linha queimada)

A linha chamuscada pertence ao gênero Tricholoma, a família Ryadovkovy. O nome do cogumelo em latim Gyrophila ustalis é traduzido da mesma forma que ryadovka curtido ou queimado, é amplamente conhecido na Europa como "cavaleiro queimado".

Onde as fileiras queimadas crescem

O representante geralmente pode ser encontrado em florestas decíduas. É comum em climas temperados e cresce no Japão, América do Norte, Europa e Ásia. A estação de frutificação é no outono. O micélio forma uma micorriza ectotrófica com uma faia, entrelaçando as raízes da árvore com uma rede densa. Mas a presença de faia não é um pré-requisito para a existência, às vezes o micélio cresce em florestas mistas.

Como as linhas queimadas parecem

O cogumelo ganhou esse nome devido à característica cor marrom do corpo do fruto, que lembra uma queimadura de sol. O diâmetro do gorro é de 3 a 10 cm, em espécimes jovens é convexo, cônico, às vezes com uma borda dobrada para dentro. À medida que cresce, a tampa torna-se plana, tem uma superfície pegajosa com um brilho castanho.

As placas são frequentes, com entalhes, aderidas ao pedículo. Em tenra idade, são cremosos ou amarelos pálidos e, à medida que o corpo frutífero envelhece, adquirem uma tonalidade castanha clara com manchas castanho-avermelhadas. Os esporos de fungos são brancos, elípticos.

Perna delgada, cilíndrica, com 1 a 2,5 cm de espessura e 3-9 cm de comprimento, na base engrossa ligeiramente, tem coloração castanha e é esbranquiçada no topo. A polpa do cogumelo tem aroma de pepino ou farinhão e cor branca, mudando de cor para marrom no ponto de corte.

É possível comer linhas queimadas

No Japão, a linha queimada é responsável por 30% de todas as intoxicações por cogumelos. Cientistas japoneses conduziram estudos de laboratório e revelaram um alto teor de toxinas nessas frutas. O ácido ustálico e compostos relacionados também são encontrados em outros membros venenosos do gênero Tricholoma.

Estudos das propriedades tóxicas foram feitos em camundongos, que, após alimentação forçada, congelaram imóveis, curvando-se para o lado. Logo, os roedores começaram a tremer e a contrações involuntárias dos músculos abdominais.

Comente! Altas concentrações da toxina (cerca de 10 mg por animal) levaram à morte dos animais experimentais.

Como distinguir linhas queimadas

As fileiras chamuscadas são semelhantes a algumas espécies comestíveis condicionalmente do gênero Tricholoma. Por exemplo, uma linha marrom-amarela ou Tricholoma fiavobrunneum tem uma cor semelhante. Mas é maior em tamanho. A altura da perna pode chegar a 12-15 cm, na maioria das vezes cresce em florestas decíduas, formando micorriza com bétula.

Outra espécie condicionalmente comestível que vagamente se assemelha ao ryadovka chamuscado é o lashanka ou Tricholoma albobrunneum, que freqüentemente forma micorriza com pinheiro. Esses cogumelos têm forma e diâmetro de tampa, comprimento e espessura do caule semelhantes. Mesmo a coloração marrom e manchas escuras em um himenóforo claro podem ser enganosos. Claro, ninguém pensaria em colher cogumelos venenosos, mas muitas vezes são colocados em uma cesta, pensando que são fileiras comestíveis de branco e marrom.

 

A linha chamuscada difere das espécies comestíveis condicionalmente descritas em placas mais escuras e combinação ectomicorrízica com faia. Já em espécimes jovens, os himenóforos são leves, às vezes são encontrados em florestas mistas onde há coníferas, portanto, com a menor dúvida, é melhor recusar a colheita dos cogumelos.

Sintomas de envenenamento

Fileiras queimadas causam distúrbios do trato gastrointestinal. Espasmos e fortes dores começam na região abdominal, tremores de todo o corpo. Os primeiros sintomas aparecem de 1 a 6 horas após a ingestão de pratos com cogumelos. O mal-estar leve logo se transforma em grave intoxicação alimentar.

Começam náuseas, vômitos, diarréia, o funcionamento do sistema cardiovascular é interrompido e a orientação no espaço torna-se difícil. É impossível esperar a manifestação de todos esses sintomas na íntegra, a vítima precisa receber imediatamente os primeiros socorros, o que facilitará a recuperação. As toxinas são encontradas na polpa do cogumelo em grandes quantidades, com ajuda rápida, as chances de um resultado bem-sucedido aumentam.

Primeiros socorros para envenenamento

Sentindo-se indisposto e com forte dor abdominal após comer pratos com cogumelos, você deve chamar uma ambulância imediatamente. Antes de sua chegada, eles limpam o estômago, fazem um enema. Eles bebem uma grande quantidade de líquido e pressionam a raiz da língua, causando um reflexo de vômito. Você pode beber qualquer sorvente que encontrar no seu armário de remédios.

Conclusão

O ryadovka chamuscado é um cogumelo tóxico não comestível que costuma ser encontrado na floresta no outono. Os colhedores de cogumelos inexperientes às vezes o confundem com representantes condicionalmente comestíveis do reino dos cogumelos do gênero Ryadovok.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção