Shod row: onde cresce na Rússia, como é, como encontrar

Nome:Shod row
Nome latino:Tricholoma caligatum
Um tipo: Comestível
Sinônimos:veneno manchado, Matsutake, cogumelo do pinheiro, chifres do pinheiro
Sistemática:
  • Departamento: Basidiomycota (Basidiomycetes)
  • Subdivisão: Agaricomicotina
  • Classe: Agaricomycetes (Agaricomycetes)
  • Subclasse: Agaricomycetidae
  • Ordem: Agaricales (Agaric ou Lamellar)
  • Família: Tricholomataceae (Tricholomaceae ou comum)
  • Gênero: Tricholoma (Tricholoma ou Ryadovka)
  • Espécie: Tricholoma caligatum (Row shod)

O cogumelo ryadovka calçado, conhecido como matsutake, é um membro da família Ryadovkov. É considerada uma iguaria, mais apreciada nos países orientais, muito utilizada na preparação de pratos asiáticos. Uma foto e a descrição de uma linha calçada ajudarão a distingui-la de outros membros da família. O cogumelo tem um sabor brilhante e propriedades úteis.

Qual é a aparência de um remo calçado (matsutake)

Um sapato de carreiras ou tricoloma caligatum tem uma calota larga, cujo diâmetro pode chegar a 20 cm. A tonalidade pode variar do marrom claro ao marrom escuro ou resinoso. Espécimes maduros têm rachaduras ao redor da tampa. Isso permite que você veja o corpo macio do cogumelo. Existem muitas escamas na superfície da tampa. As escamas são de cor marrom escuro.

A espessura da perna é em média 2,5-3 cm, e seu comprimento pode chegar a 20-25 cm, sendo a perna mais larga na base. Ele tem uma tonalidade marrom, uma inclinação acentuada para baixo e está localizado próximo ao solo. Ela também tem um anel de sombra marrom.

O corpo lamelar da crista calçada é de cor clara, há uma pequena depressão nas próprias placas. Em espécimes jovens, o corpo lamelar é escondido sob uma película protetora, por isso não é perceptível. Conforme o fungo cresce, o filme se transforma em um anel na parte inferior do caule, sua característica distintiva é a presença de uma franja.

No cogumelo, a polpa calçada de ryadovka na perna tem uma tonalidade branca, a textura é elástica e densa. Os esporos são pequenos e redondos.

Onde o sapato de remo cresce na Rússia

Row shod ou matsutake é cultivado em países como Japão, China, Coréia, Suécia e também na Rússia. É encontrada em áreas dominadas por um tipo de solo arenoso coberto com musgo. Na maioria das vezes - em florestas de pinheiros e florestas de coníferas. Às vezes, o remo é encontrado em parques e jardins.

Este cogumelo é considerado bastante raro, em quase todas as regiões do país está incluído nos livros vermelhos regionais. A linha pode ser encontrada na Península de Kola, na região de Murmansk. A linha calçada é às vezes encontrada na região de Leningrado, ela cresce nas florestas. A época ideal para a colheita é considerada o outono, principalmente o mês de outubro.

Algumas variedades também são encontradas em outras áreas. O remo de sapato cinza é encontrado na região de Moscou em florestas de coníferas, bem como em florestas mistas. Pode ser encontrada entre agosto e as primeiras geadas.

A linha calçada é mais freqüentemente encontrada nos Urais. Principalmente nas regiões de Irkutsk e Amur, bem como no Território de Khabarovsk.

Como encontrar uma fileira de sapatos

Este tipo de cogumelo difere porque cresce suficientemente profundo. Em alguns casos, a linha tem que ser cavada, pois sua perna está bem enterrada. É muito difícil detectá-lo a olho nu.O apanhador de cogumelos tem de olhar cuidadosamente para o solo, visto que mais frequentemente a linha está disfarçada sob as folhas caídas ou sob o musgo.

Principalmente o matsutake se esconde sob o musgo branco, mas às vezes é encontrado sob coníferas ou carvalhos. O cogumelo está localizado bem ao pé da árvore, enquanto ele cresce apenas nos carvalhos que têm pelo menos 70 anos de idade. A linha cresce em torno do tronco da árvore, formando um anel.

É necessário pesquisar em solo infértil. Quando as folhas caem, o solo fica mais fértil, nessas condições o fungo para de se multiplicar. Isso explica o fato de a ryadovka não dar frutos no mesmo local por mais de 8 anos.

O Matsutake só cresce sob certas condições climáticas. Ela pode ser encontrada apenas em áreas onde a temperatura diurna não ultrapassa 26 ° C, enquanto à noite a temperatura não desce abaixo de 15 ° C. Ela cresce mais facilmente durante períodos de chuvas fortes.

Importante! Ao coletar uma fileira, é proibido quebrar o micélio, é necessário cortá-lo com uma faca, caso contrário, causará a morte de toda a família.

Mais informações sobre a colheita de cogumelos neste vídeo:

É possível comer uma fileira manchada

O ryadovka manchado é considerado um cogumelo comestível. Nos países asiáticos, o ryadovka recebe atenção especial, por ser considerado uma iguaria e utilizado no preparo de diversos pratos.

Atenção! Espécimes venenosos também são encontrados entre os ryadovka, sua característica é um odor forte e desagradável, que se intensifica durante uma pausa.

Para não cortar o cogumelo venenoso, na coleta, deve-se levar em consideração os traços característicos relacionados aos espécimes comestíveis:

  • camada espessa de polpa;
  • pequenas rachaduras nas bordas;
  • chapéu ligeiramente convexo;
  • a perna é cilíndrica;
  • existem pratos;
  • o cheiro é fraco.

Os cogumelos venenosos e comestíveis diferem não apenas no cheiro, mas também na aparência. A polpa do matsutake comestível é branca, firme e não aquosa. A perna é longa, de cor marrom escura. É difícil extrair do solo.

Gosto de cogumelo

O ryadovka tem sabor brilhante, seu gosto se assemelha a agulhas de pêra e pinheiro. Eles têm um sabor ótimo com batatas e cebolas fritas. Eles são frequentemente adicionados a várias saladas, combinados com arroz, pimentão, maionese, alho e páprica. Todos os métodos possíveis são usados ​​para cozinhar, os cogumelos podem ser em conserva, salgados, estufados, fritos e fervidos.

O sabor é ligeiramente amargo, o cheiro lembra o aroma de erva-doce.

Benefícios e danos ao corpo

Matsutake possui propriedades antivirais, antioxidantes, antiinflamatórias e antibacterianas. Além disso, o uso do cogumelo ajuda a aumentar as propriedades protetoras do organismo, uma vez que contém um grande número de substâncias úteis apresentadas na tabela.

Minerais e vitaminas

Aminoácidos

Fósforo;

Potássio;

Manganês;

Selênio;

Zinco;

Ferro;

Sódio;

· Cobre;

Vitaminas do grupo B, C, A, PP, K, D.

Alanine;

Lisina;

· Treonina;

· Ácido glutâmico;

Ácido esteárico;

Fenilanina.

O consumo regular de ryadovka ajuda a melhorar o funcionamento do coração, vasos sanguíneos, normalizar os níveis de açúcar no sangue e estabilizar a pressão arterial. Também ajuda a reduzir a tensão nervosa, melhora o desempenho e alivia a fadiga. Remove toxinas, melhora o funcionamento do trato gastrointestinal e do fígado.

Falsas duplas

As contrapartes venenosas do matsutake são raras. Um cogumelo venenoso é fácil de distinguir de um comestível, pois tem características marcantes. A linha cinza venenosa difere em sua aparência, pois sua polpa tem uma cor cinza opaca, a textura é irregular, viscosa. Seu uso causa perturbações do trato gastrointestinal de forma severa.

O venenoso ryadovka branco, apesar do nome, não tem uma tonalidade branca. Sua cor é indefinida, branco-acinzentado. Os jovens são praticamente inodoros. No entanto, quando se rompem, surge um odor pungente e desagradável.Nos falsos espécimes, a cor do chapéu é diferente, lembra a cor de um leopardo e possui grande número de pintas.

Importante! Para identificar o falso cogumelo, recomenda-se quebrar levemente a polpa. Espécimes venenosos têm um odor pungente.

A visualização da linha não comestível é mostrada na foto.

Regras de coleta

Recomenda-se coletar uma fileira no outono, e o maior número de cogumelos pode ser observado durante o primeiro tempo frio. O período exato da colheita depende da área específica: em algumas regiões, o matsutake pode ser encontrado já em agosto. Mas é melhor ir para a floresta nos primeiros meses de outono, quando a folhagem começa a cair.

Na coleta do matsutake, o cogumelo não deve ser arrancado, ele é cortado cuidadosamente com uma faca para não danificar todo o micélio. Eles procuram uma linha em áreas abertas, especialmente em áreas onde uma grande quantidade de musgo cresce. Também é encontrado na base das árvores. Uma característica distintiva é que vários cogumelos formam uma fileira inteira.

Usar

Os cogumelos Matsutake são tratados termicamente e também em conserva e salgados. Comer cru é contra-indicado. Não é recomendado comer cogumelos velhos, pois eles têm a capacidade de acumular poluição antropogênica em si mesmos. Com uma alimentação abundante e muito frequente, podem ocorrer distúrbios gastrointestinais.

Esses cogumelos são usados ​​não apenas na culinária, mas também na cosmetologia e na medicina. A partir deles, são produzidos alguns antibióticos, medicamentos para diabéticos, bem como medicamentos para o tratamento do câncer. O Matsutake também é usado no tratamento de doenças de pele: é usado como loção.

Como fazer crescer um ryadovka calçado

O cultivo de fileiras calçadas é um processo bastante complicado. O algoritmo é semelhante ao cultivo de cogumelos. A cultura é estabelecida em maio, palha seca e esterco de cavalo ou fezes de pássaros podem ser usados ​​como solo. Eles podem ser cultivados em canteiros de jardim ou em casa. Um pré-requisito é o cumprimento do regime de temperatura - a temperatura do ar não deve cair abaixo de 15 ° C.

É muito importante criar alta umidade após o plantio. É necessário adicionar solo, cuja espessura média é de 5 cm. Para o cultivo bem sucedido, deve haver nível de luz suficiente, bem como ar fresco.

Se você quiser cultivar matsutake, eles levam em consideração todos os requisitos por conta própria. As condições de cultivo devem ser adequadas. É melhor usar uma cabana de verão para esses fins, pois em casa esses cogumelos não têm luz e ar suficiente, o que leva à morte.

Conclusão

Matsutake é um cogumelo raro, para encontrá-lo é preciso muito esforço, o que ajudará na foto e descrição de uma linha de sapatos. Na hora da coleta, deve-se atentar para a aparência e o cheiro, pois às vezes é possível encontrar um gêmeo venenoso, à primeira vista semelhante a um cogumelo comestível.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção