Linha branca: comestível ou não, descrição e foto

Nome:Linha branca
Nome latino:Álbum de tricoloma
Um tipo: Não comestível, venenoso
Características:
  • Grupo: lamelar
  • Cor branca
  • Registros: frequentes
  • Pratos: branco
Sistemática:
  • Departamento: Basidiomycota (Basidiomycetes)
  • Subdivisão: Agaricomicotina
  • Classe: Agaricomycetes (Agaricomycetes)
  • Subclasse: Agaricomycetidae
  • Ordem: Agaricales (Agaric ou Lamellar)
  • Família: Tricholomataceae (Tricholomaceae ou comum)
  • Gênero: Tricholoma (Tricholoma ou Ryadovka)
  • Visualização: Álbum de tricoloma (linha branca)

Ryadovka branco pertence à família Tricholomovy, o gênero Ryadovka. O cogumelo é classificado como fracamente venenoso. Muito comum, lembra algumas espécies comestíveis na aparência.

Onde crescem cogumelos porcini

Eles são encontrados em toda a Rússia. Eles vivem em florestas decíduas, bosques e parques mistos ou densos. Eles adoram o bairro de bétulas e faia. Venha em prados, clareiras abertas. Eles preferem solos ácidos. Eles crescem apenas em grandes grupos - em linhas ou círculos.

A seguir está a descrição de uma linha branca com uma foto.

Como são os cogumelos porcini

O tamanho da tampa é de 6 a 10 cm de diâmetro. Nos cogumelos jovens, é convexo, com uma borda enrolada para dentro, então se abre gradualmente, tornando-se prostrado-convexo. Sua superfície é seca, esbranquiçada-acinzentada, opaca. Com o crescimento, seu centro torna-se marrom-amarelado, com manchas ocre.

As lâminas da fileira branca são largas, geralmente localizadas. Em espécimes jovens são brancos, em espécimes velhos são amarelados.

A perna cresce até 5-10 cm, é densa, elástica, coberta por uma flor esbranquiçada, mais espessa na parte inferior. A cor é a mesma do chapéu. Nos cogumelos maduros, a base da perna é marrom-amarelada.

O cogumelo tem polpa branca e espessa, que se torna rosada nas fraturas. Em espécimes jovens, não cheira, em espécimes maduros adquire um odor muito desagradável e pungente.

A cor do pó do esporo é branca.

É possível comer linhas brancas

Linha branca - um cogumelo venenoso. Não pode ser comido. Alguns catadores de cogumelos acreditam que ele não é tóxico, mas o mau cheiro que não desaparece após o tratamento térmico o torna impróprio para cozinhar.

Como distinguir linhas brancas

É importante saber distingui-lo dos cogumelos comestíveis.

A linha branca parece um champignon. É emitido por 2 sinais importantes:

  • placas claras, não escurecendo;
  • odor pungente e sabor acre.
Atenção! Entre as muitas variedades, existem espécies venenosas e comestíveis. Alguns deles podem ser facilmente confundidos com uma linha branca, mas sempre há características distintivas.
  1. Malcheiroso... Pode ser reconhecido pelo cheiro desagradável de gás. O gorro é seco, branco, em espécimes maduros com manchas amareladas ou marrons, de 3 a 8 cm de diâmetro, menos freqüentemente até 15 cm. No início tem formato hemisférico, torna-se convexo com crescimento, alongado, com borda ondulada . A perna é densa, cilíndrica, longa, da mesma cor do gorro. Sua altura é de 5 a 15 cm e a espessura de 8 a 20 mm. Os pratos são bastante raros, aderentes, cremosos. A polpa é espessa, firme, branca. Refere-se a alucinógenos, causa deficiência visual e auditiva mesmo quando consumido após tratamento térmico.
  2. Gigante... Grande fileira comestível. O gorro liso, marrom-avermelhado, atinge 20 cm de diâmetro e o caule é maciço, cilíndrico, espessado na base. Atinge uma altura de 10 cm e uma espessura de 6 cm. Em um ryadovka gigante, de polpa branca e densa, no corte torna-se avermelhada ou amarelada.O cheiro é agradável, tem gosto de noz, ligeiramente amargo.
  3. Pseudo branco... Refere-se a linhas não comestíveis. Ocorre individualmente ou em pequenos grupos de agosto a outubro. Pode ser visto em florestas mistas e decíduas. O diâmetro da tampa é de 3 a 8 cm. No início, ela tem a forma de um hemisfério, depois se torna convexa. A cor é branca, rosa-branca, creme-esbranquiçada, marfim. A perna cresce até 3-9 cm, de espessura - até 7-15 mm. No início é branco, depois assume uma tonalidade cremosa ou rosa. A polpa é esbranquiçada, depois amarelada, com odor farináceo.
  4. Pombo... Esta fileira comestível de outono é branca, grande, carnuda e com polpa firme. O gorro, coberto por escamas, é primeiro semicircular, depois prostrado-convexo com bordas curvadas para baixo. De diâmetro chega a 10, às vezes 15 cm.A superfície é branco-creme ou marfim, ondulada. A perna é poderosa - até 12 cm de altura e até 25 mm de espessura. Cresce em florestas mistas ao lado de bétulas e carvalhos, é encontrado em pastagens e prados. Frutificação isolada ou em grupos de meados de agosto a outubro. É amplamente utilizado na culinária.
  5. Terroso... Trata comestíveis. É fácil confundi-lo com parentes venenosos, incluindo o ryadovka branco. Menos terrestre em tamanho. O diâmetro da tampa é de 3 a 9 cm, o formato é esférico ou cônico, com pequenas escamas na superfície. A cor é acinzentada ou castanha acinzentada. A perna é esbranquiçada, cilíndrica, às vezes fusiforme, torna-se oca com a idade. Ela cresce até 5-9 cm de altura e até 2 cm de espessura. Ao cortar, o cheiro de sabão em pó é sentido. A polpa na quebra não muda de cor. O cheiro e o sabor são suaves.
  6. cinza... O tamanho da tampa é de até 12 cm, no cogumelo jovem é arredondado, embrulhado, no velho endireita, torna-se plano, toma forma irregular, a pele na superfície racha. A perna é reta, alta (até 10-15 cm). As placas localizam-se bastante afastadas umas das outras, com crescimento tornam-se cinzentas ou amareladas. Encontrado em pinhais, é considerado comestível. Na Rússia, é chamado de serushka ou podosnovik.
  7. Tiger row... Venenoso, leva ao envenenamento. Sua astúcia é que tem um gosto bom e não parece um cogumelo intragável. O tamanho da tampa é de até 12 cm de diâmetro. Em um espécime jovem, é esférico, gradualmente adquire a forma de um sino, depois torna-se plano. A cor pode ser esbranquiçada, acinzentada ou preta acinzentada. Coberto com escamas que criam um padrão de tigre (leopardo). A perna é alta (até 15 cm), reta, branco-enferrujada. Em um espécime maduro, gotas de umidade são liberadas na superfície da tampa. As placas são verdes acinzentadas. Ele se instala em coníferas, com menos frequência em florestas decíduas, ocorre isoladamente ou em colônias. Ela cresce no hemisfério norte (em uma zona climática temperada), é considerada uma espécie rara.

Sintomas de envenenamento

Após consumir fileiras venenosas, os primeiros sinais de envenenamento aparecem no intervalo de 15 minutos a 2 horas. Os principais sintomas de intoxicação são diarreia, náusea, vômito, dor de cabeça. Freqüentemente, há queixas de tontura, fraqueza, dor forte no abdômen, zumbido. Pode haver aumento da salivação, febre, sonolência e bocejos e uma diminuição da pressão arterial. Às vezes, uma pessoa perde a consciência.

Primeiros socorros para envenenamento

Se aparecerem sinais de envenenamento após comer cogumelos, você deve chamar uma ambulância rapidamente. Antes da chegada dos médicos, as seguintes ações devem ser tomadas:

  1. Enxágüe o estômago com uma solução fraca de permanganato de potássio ou água pura. Beba o líquido em pequenos goles em intervalos. Em seguida, induza o vômito pressionando a raiz da língua com os dedos. Enxágüe várias vezes até que o líquido saia do estômago sem pedaços de comida e muco.
  2. Após a lavagem, retire o carvão ativado. Para 10 kg de peso corporal - 1 comprimido.
  3. O paciente precisa ir para a cama, envolver-se em um cobertor, aquecer as mãos e os pés com uma almofada térmica.
  4. Beber com frequência é necessário. Chá adoçado pode ser usado.
Atenção! Você não deve tomar medicamentos antipiréticos e antieméticos por conta própria.

O tratamento posterior deve ser prescrito por um médico.

Conclusão

Ryadovka branco tem muitas espécies relacionadas, entre as quais há comestíveis e venenosas. É importante saber distinguir o bom do perigoso. Em alguns casos, é difícil fazer isso, especialmente para colhedores de cogumelos inexperientes, portanto, um espécime duvidoso deve ser descartado.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção