Cultivo industrial de cogumelos porcini

O cultivo de cogumelos porcini em escala industrial é uma boa ideia para começar seu próprio negócio. O boleto é obtido a partir de esporos ou micélio, que são obtidos de forma independente ou adquiridos prontos. Devem ser fornecidas condições que conduzam ao crescimento ativo desses fungos.

Características dos cogumelos porcini

Os cogumelos Porcini têm um sabor excelente, por isso são utilizados na preparação de sopas, pratos principais e snacks.

O conteúdo calórico do boleto é de 22 Kcal, mas eles contêm proteínas, vitaminas e vários nutrientes.

Importante! O crescimento dos cogumelos porcini só é possível sob certas condições: alta umidade, clima estável, chuvas moderadas.

Esses fungos preferem solos secos e raramente são encontrados em plantações jovens com menos de 50 anos. Em condições naturais, mesmo um colhedor de cogumelos experiente nem sempre consegue detectá-los.

Portanto, o custo de 1 kg de boleto chega a 1 mil rublos, o que os torna um investimento atraente. Desde que as condições necessárias sejam atendidas, cogumelos porcini podem ser cultivados para venda.

Anteriormente, acreditava-se que era difícil obter uma boa colheita de boletos em escala industrial. Isso se deve ao fato de esses fungos formarem uma simbiose do micélio com as raízes das árvores. No entanto, pesquisas feitas por cientistas holandeses refutaram essa afirmação.

Condições de cultivo

O crescimento ativo dos cogumelos porcini começa quando certas condições são satisfeitas.

Após o plantio, o micélio encontra-se em fase de incubação, para a qual são necessários os seguintes indicadores:

  • temperatura entre 23-25 ​​° С;
  • sem correntes de ar ou ventilação;
  • umidade não superior a 90%;
  • ausência completa de luz.

Quando as tampas de cogumelos aparecem, as condições mudam:

  • a temperatura é reduzida para 10 ° C;
  • fornecer boa ventilação da sala;
  • regar duas vezes por dia;
  • acenda a luz todos os dias por 5 horas.

A primeira colheita é colhida após 20 dias. Os cogumelos cultivados são cuidadosamente cortados com uma faca na raiz.

Matéria prima

Os cogumelos são cultivados a partir de esporos ou micélio. Em ambientes industriais, o micélio é mais frequentemente usado. Outra maneira de obter cogumelos é usar micélio, que é retirado da floresta.

Recebendo uma disputa

Para cultivar esporos de cogumelo, você precisa seguir um algoritmo específico:

  1. Colete cerca de 15 cogumelos com tamanhos de tampa de 15 cm ou mais.
  2. As tampas são separadas dos cogumelos e colocadas em água (200 g por litro). Para 10 litros de água, adicione 3 colheres de sopa. eu. açúcar ou álcool.
  3. O recipiente com cogumelos é mantido quente por um dia em alta umidade.
  4. Após o tempo especificado, as tampas são esmagadas para formar uma massa homogênea.

Usando micélio

O micélio é o corpo vegetativo dos fungos, que pode diferir dependendo de sua estrutura interna. A venda de micélio é realizada por várias empresas que cultivam cogumelos à escala industrial. Eles obtêm o material de que precisam no laboratório.

O micélio é embalado por peso em recipientes plásticos ou sacos plásticos. Ao armazená-lo e transportá-lo, é importante que a temperatura seja mantida baixa.

Conselho! O micélio é adquirido à taxa de 0,5 kg por 1 sq. m desembarques.

Você também pode obter micélio em casa.Para isso, é retirado o corpo frutífero do fungo, que é colocado em um tubo de ensaio esterilizado. Durante duas semanas, o tubo de ensaio é colocado em uma sala quente com uma temperatura de 24 graus. O micélio acabado é plantado no substrato.

O micélio adquirido é verificado por vários indicadores:

  • aparência (branco, sem áreas amarelas ou verdes, cheiro pronunciado de cogumelo);
  • estrutura de grão uniforme de micélio (determinada pelo corte de um ou mais grãos);
  • pouso de um protótipo.

O micélio é plantado em uma ordem específica:

  1. Colocar o micélio no frio por várias horas.
  2. Moer o micélio diretamente no saco.
  3. Misturar micélio e solo e colocá-lo no criadouro. O solo superficial deve ter até 7 cm.

Escolhendo um método de cultivo

O boleto é cultivado em condições naturais ao ar livre. Em um ambiente industrial, é preparada uma estufa ou uma sala especial, que está equipada com os equipamentos necessários.

Crescendo em uma área aberta

Você pode plantar cogumelos porcini ao ar livre se as árvores crescerem no território. O procedimento de pouso inclui várias etapas:

  1. Na área onde crescem pinheiros, carvalhos, abetos, carvalhos ou bétulas, é removida uma camada de solo (10 cm). O procedimento é realizado em torno de cada árvore em um raio de 0,5 m.
  2. As raízes das árvores são cobertas com micélio ou esporos de fungos, então o solo removido é devolvido ao seu lugar.
  3. A cada poucos dias o plantio é regado. Uma área ao redor de uma árvore requer cerca de 20 litros de água.
  4. Para manter o nível de umidade necessário, o micélio é coberto com palha (até 0,5 m).
  5. Para o inverno, o local pode ser coberto com musgo ou palha.
Conselho! No sul, o plantio de cogumelos pode ser feito em maio e, nas regiões norte, o procedimento é adiado para agosto.

A frutificação começa no segundo ano. A desvantagem desse método é que ele é colhido apenas durante a temporada de cogumelos. Para o cultivo durante todo o ano, é necessária a preparação de uma estufa ou de uma sala especial.

Crescendo em uma estufa

Para a propagação de cogumelos porcini, variedades especiais foram cultivadas em estufas. Para esses fins, uma estufa de vidro ou filme é adequada.

A principal condição aqui é garantir iluminação mínima. A luz solar direta não deve entrar na estufa.

Para cultivar boletos em uma estufa, você deve seguir o seguinte algoritmo:

  1. Compra de solo.
  2. Adicionar serragem de qualquer tipo, esterco, composto ou fertilizantes orgânicos ao solo.
  3. Por uma semana, a mistura é deixada em infusão.
  4. A terra é movida para uma estufa e o micélio dos cogumelos é plantado.

Crescendo em casa

Desde que tenham as condições necessárias, os cogumelos boletus podem ser cultivados em adegas, caves e até em apartamentos. É mais conveniente usar sacos plásticos para o cultivo de cogumelos, que podem ser pendurados no teto ou colocados em prateleiras.

No porão, é melhor preencher o chão com concreto. Pisos de madeira ou sujeira são propícios à disseminação de microorganismos nocivos.

Furos de ventilação são feitos nos sacos através dos quais os cogumelos porcini irão germinar. Para isso, são feitas incisões em forma de cruz nas bolsas a cada 10 cm.

Conselho! A sala é esterilizada e todo o trabalho é feito com luvas.

O procedimento para obter uma colheita de cogumelos porcini é o seguinte:

  1. Obter micélio de qualquer maneira adequada.
  2. Um substrato está sendo preparado, consistindo de feno, cascas de girassol, serragem, espigas de milho picadas.
  3. O substrato é derramado com água e colocado no fogo. Ferva por uma hora e depois esfrie.
  4. O micélio e o substrato são misturados e o conteúdo de micélio na mistura é de 5%.
  5. A massa resultante é compactada em sacos nos quais as incisões são feitas.

Compra de equipamento

Equipamentos especiais ajudam a manter as condições que permitem a germinação do micélio. Além disso, são adquiridos dispositivos de medição que permitirão que você rastreie os indicadores necessários.

Manter a temperatura e umidade

Se a sala estiver fria, aquecedores ou pistolas de calor são instalados. Após a germinação dos cogumelos, você pode desligá-los ou diminuir a temperatura.

Os sistemas de divisão ajudam a fornecer a temperatura necessária em um curto espaço de tempo. Se o cultivo for planejado durante todo o ano, o aquecimento é recomendado.

Para manter a umidade necessária, você precisa instalar pistolas para pintura na sala. Recipientes cheios de água são colocados a cada 2 m. Uma forma eficaz de reter a umidade é usar serragem.

Instalação de iluminação

O único tipo de cogumelo que não requer acesso à luz é o champignon. O cogumelo porcini é mais exigente quanto à disponibilidade de iluminação.

Importante! A presença de janelas na sala para o crescimento do boleto não é um pré-requisito. Em uma estufa ou galpão, recomenda-se pintar sobre o vidro com cal ou tinta branca.

Se o crescimento de cogumelos porcini ocorre em ambientes fechados, você precisa instalar luminárias. Nesse caso, lâmpadas fluorescentes com capacidade de 100 a 180 lux / h são selecionadas. As lâmpadas devem ser marcadas com RDL ou DRLF, que indica o estudo do espectro vermelho-azul, o mais próximo possível do natural. É permitido o uso de lâmpadas marcadas com LDC ou LTBTs.

Ventilação da sala

A ventilação natural não é suficiente para suportar o crescimento de fungos. À medida que amadurecem, precisam de mais fluxo de ar.

Portanto, um sistema de ventilação é instalado na sala. Um exaustor é instalado na parte inferior das paredes ou no chão. Isso é necessário para eliminar os esporos de fungos, que em grandes quantidades são prejudiciais ao organismo.

Cogumelos molhando

Durante o período de crescimento ativo, os cogumelos precisam de rega intensiva. A umidade pode ser fornecida manualmente usando um borrifador.

Em escala industrial, são instalados sistemas de irrigação que fornecem abastecimento de água por gotejamento. Sua temperatura deve ser de 18 ° C. Quando a água fria entra, o micélio pode morrer.

Conclusão

Os cogumelos Porcini são valorizados por sua rica composição e alto sabor. Em escala industrial, eles são cultivados em uma estufa, porão ou outra sala preparada. Para obter uma boa colheita, é necessário adquirir o equipamento necessário, solo, substrato e micélio.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção