Como os henomelos japoneses (marmelos) se reproduzem por meio de sementes e estacas

A reprodução do marmelo japonês não é particularmente difícil, mesmo para um jardineiro novato, se você souber como e quando fazê-lo. Portanto, para evitar erros graves, você deve estudar com antecedência todas as formas possíveis de obter novas mudas de arbustos para escolher a opção mais adequada. E você também deve se familiarizar com as características de cada método e as condições para sua implementação.

O marmelo japonês se reproduz bem vegetativamente.

Métodos de reprodução para marmelo

Chaenomeles, ou marmelo japonês, pode ser propagado por semente, estratificação, crescimento de raiz e enxerto. O primeiro método possibilita a obtenção de muitas mudas novas, mas não preservam as qualidades de espécie da planta-mãe.

Todos os outros métodos de criação são recomendados quando é necessário preservar a variedade de marmelo japonês de sua preferência. Nesse caso, as plantas reproduzem totalmente as características da mata-mãe. Mas a desvantagem desses métodos de propagação é que eles produzem apenas um número limitado de mudas.

Importante! As plantas cultivadas a partir de sementes são altamente resistentes a fatores externos adversos e são adequadas para porta-enxertos.

É possível cortar marmelo

Para obter novo material de plantio para o marmelo japonês, você também pode usar o método de estacas. No entanto, a taxa de sobrevivência das mudas é de 30-50%, que é a norma para esta cultura.

Para algumas variedades ornamentais enxertadas de marmelo japonês, as estacas podem ser a única maneira de obter mudas que retêm totalmente suas propriedades de espécie.

É possível dividir o rizoma

A divisão do mato, como método de reprodução, é inaceitável para esta cultura, uma vez que as partes resultantes não criam raízes após o transplante. Alternativamente, pode haver um método de plantar o crescimento da raiz que a planta forma anualmente na base.

Como propagar mudas de marmelo japonesas

A reprodução por estacas de marmelo japonês é possível no verão, ou seja, no início de junho. Durante este período, muitos novos rebentos são formados no arbusto. As estacas devem ser cortadas em clima frio e seco.

Quais ferramentas e materiais serão necessários

Para cortar marmelo japonês, você precisa usar uma faca afiada, que garantirá cortes suaves e não rasgados. Antes de realizar o procedimento, o instrumento deve ser desinfetado com um líquido à base de álcool ou escaldado com água fervente. Isso eliminará a probabilidade de infecção em feridas abertas.

É necessário preparar um substrato constituído de turfa e areia na proporção de 1: 3. E para o plantio de mudas, use vasilhas largas de 15-20 cm de altura.No caso de enraizamento em água, é necessário preparar copos altos transparentes.

Cortar marmelo japonês não é recomendado em temperaturas acima de 20 graus

Como cortar marmelo japonês

Para a reprodução, são necessários brotos bem desenvolvidos, com diâmetro de 0,5-0,7 cm, e devem ser divididos em partes, cada uma com dois internódios. O corte inferior deve ser feito obliquamente 1 cm abaixo do primeiro par de folhas. E o superior, mesmo um - é 1,5 cm mais alto do que os entrenós.

Importante! Um bom resultado de sobrevivência é demonstrado pelas partes dos brotos cortadas com um “talão”, ou seja, um pequeno pedaço de madeira do ano passado de até 1 cm de tamanho.

Como enraizar estacas de marmelo japonês

Para aumentar a porcentagem de estacas enraizadas, antes do plantio no substrato, elas devem ser mantidas por pelo menos 2 horas em solução de "Heteroauxina".

Para o plantio, os recipientes largos preparados devem ser preenchidos com um substrato de turfa arenosa. Em seguida, o solo precisa ser bem umedecido e a superfície nivelada. Em seguida, plante as mudas em ângulo e compacte um pouco o solo na base.

Estacas de marmelo japonês criam raízes no solo após 30-40 dias

No final do plantio, cubra com um filme transparente e coloque o recipiente em local bem iluminado e com temperatura de +23 graus. Cuidados adicionais: arejar regularmente as estacas, regar à medida que a camada superior do solo do recipiente seca. Assim que as folhas novas começarem a crescer, o abrigo pode ser retirado, pois este sinal indica o aparecimento de raízes. Você pode transplantar as mudas para um local permanente no início do outono, quando elas estiverem fortes o suficiente.

Você também pode enraizar estacas de marmelo japonês na água. Mas, para que o procedimento seja bem-sucedido, é necessário excluir ao máximo a probabilidade de decomposição dos brotos.

Isto exige:

  • não mude, mas apenas adicione água à medida que ela evapora;
  • coloque as mudas em um recipiente espaçoso para que não se toquem;
  • fornecer iluminação difusa, mantendo o modo dentro de + 23-25 ​​graus.

Quando as raízes crescem em água até 5 cm de comprimento, as estacas devem ser transplantadas para vasos. E eles podem ser movidos para um local permanente apenas no outono ou na primavera.

O corte inferior da estaca é feito oblíquo para aumentar a área de enraizamento

Como propagar sementes de marmelo japonês

Para o plantio, é necessário usar sementes colhidas de frutos maduros no outono. Antes de realizar o procedimento, devem ser separados da polpa. A seguir é necessário enxaguar com água e secar ligeiramente até que apareça a fluidez característica. Para a germinação bem-sucedida de sementes de marmelo, é necessária estratificação, o que implica exposição a baixas temperaturas.

Importante! As sementes de marmelo japonês permanecem viáveis ​​por dois anos.

Portanto, o plantio pode ser realizado no outono diretamente em terreno aberto. Nesse caso, a estratificação ocorrerá no inverno. Para fazer isso, você precisa desenterrar o site. Alise a superfície e plante as sementes em solo úmido até a profundidade de 2 cm. Com a chegada do calor da primavera, elas germinarão.

A reprodução de sementes de marmelo por sementes também é possível em casa. Nesse caso, o plantio é recomendado em dezembro. Para isso, é necessário encher recipientes largos com substrato de turfa arenosa, sem adicionar 1 cm nas bordas. Em seguida, espalhar as sementes a uma distância de 2 cm. Em seguida, polvilhe por cima com uma camada de substrato 0,5-1 cm de espessura. No final, compacte a superfície do solo e umedeça-a com um borrifador.

Para uma reprodução bem-sucedida das sementes de marmelo japonês em casa, após o plantio, é necessário cobrir o recipiente com um filme transparente e colocá-lo no compartimento inferior da geladeira por dois meses para estratificação. Após o período de espera expirar, o recipiente deve ser transferido para um parapeito de janela leve e a temperatura do conteúdo deve ser mantida em +23 graus. Quando as sementes germinam e os brotos ficam mais fortes, o filme pode ser removido. Cuidado adicional: regar conforme necessário, transplantar para vasos separados quando aparecerem quatro folhas verdadeiras.

Mudas cultivadas a partir de sementes devem ser mantidas em casa por um ano para que possam crescer totalmente mais fortes. Eles podem ser plantados em um local permanente em campo aberto apenas no início do próximo verão.

A taxa de germinação das sementes de marmelo é de 85%

Importante! Quando propagado por sementes, o arbusto começa a dar frutos por 6-7 anos.

Como propagar marmelo por camadas

Você pode propagar o marmelo comum por camadas. Esta é considerada a maneira mais fácil de obter novas mudas de plantas.Para isso, no início da primavera, os rebentos laterais jovens devem ser dobrados ao solo e enterrados no solo por 8 cm, restando apenas o topo. E para que os galhos não se dobrem, eles precisam ser fixados com grampos.

Ao longo da estação, a umidade do solo deve ser monitorada. Além disso, periodicamente, as mudas devem ser alimentadas com matéria orgânica, que estimula o crescimento das raízes. Recomenda-se separar a muda jovem do arbusto-mãe apenas na próxima primavera. Então ele será capaz de ficar mais forte antes do inverno.

Mudas obtidas a partir de estacas têm uma taxa de sobrevivência de 100%

Reprodução por rebentos de raízes jovens

A reprodução do arbusto de marmelo japonês também é possível por meio de brotos de raiz. Para isso, é necessário selecionar brotos de 10-15 cm e diâmetro de pelo menos 1 cm, que devem ser separados com uma pá junto com as raízes da planta-mãe e imediatamente plantados em local permanente.

Para uma sobrevivência bem-sucedida, é necessário controlar o nível de umidade do solo, pois mesmo um ligeiro ressecamento das raízes durante o período de adaptação pode levar à morte das mudas. Ao longo da temporada, a planta deve receber os cuidados adequados. Inclui afrouxar o solo após cada molhamento para manter a aeração do solo. As ervas daninhas também devem ser removidas em tempo hábil. E nos períodos de calor, é necessário colocar palha de palha de 3 cm de espessura na base de um arbusto jovem, o que ajuda a evitar a evaporação excessiva da umidade.

Reprodução por enxerto

Muitas variedades ornamentais de marmelo japonês são propagadas por enxerto em uma muda de crescimento selvagem.

Este método de criação deve ser usado na primavera. Jardineiros experientes recomendam o uso de brotamento, ou seja, inoculação com "olho". É necessário colher estacas de chaenomeles varietais em julho ou agosto, durante o período de fluxo de seiva ativa. E depois salve em um pano úmido na geladeira.

Para a enxertia, é necessário cortar a gema da parte média do rebento varietal com faca afiada com escudo. Em seguida, faça um corte em forma de T no rebento do porta-enxerto e dobre para trás as bordas da casca. Depois disso, coloque o escudo de rim sob ele. Devolva a casca ao seu lugar, cubra o enxerto com verniz de jardim. Se tudo correr bem, o rim começará a se desenvolver em um mês.

Todas as incisões durante a vacinação devem ser feitas com um instrumento estéril.

Importante! A enxertia possibilita a obtenção de uma muda com maior resistência a fatores externos adversos e excelente sabor do fruto.

Conclusão

A reprodução do marmelo japonês pode ser feita de diferentes maneiras, e cada uma delas permite obter mudas jovens, desde que cumpra rigorosamente todas as recomendações. Portanto, mesmo um jardineiro que não tem muitos anos de experiência é capaz de lidar com essa tarefa. Especialmente se você usar estacas e brotos de raiz. Mas apenas um profissional pode lidar com a enxertia e enxertia deste arbusto frutífero.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção