Mel de caqui: descrição da variedade, propriedades úteis e contra-indicações

O mel de caqui é um verdadeiro sucesso de outono, deliciando-se não só com a sua cor laranja brilhante, mas também com um sabor incrível que lembra o mel de flores. Além disso, as frutas contêm todo um depósito de vitaminas úteis de que o corpo necessita para antecipar o frio do inverno.

Descrição da variedade de caqui mel

O mel de caqui é uma árvore baixa com um tronco ligeiramente curvo e uma copa larga "irregular". A casca da árvore é cinza escuro, os galhos são ramificados, as folhas são simples, ovais, com pontas pontiagudas. A parte superior das placas das folhas é verde escura, a inferior é mais clara. As folhas são coriáceas, com nervuras bem definidas.

Comente! A aparência, principalmente as folhas, mel de caqui é um pouco como uma macieira.

A variedade floresce no final de maio ou início de junho, dependendo das condições climáticas. As inflorescências da cultura são pequenas, quase imperceptíveis. São taças brancas ou amareladas, coletadas em quatro pétalas.

Os frutos (do ponto de vista botânico, são bagas) são suculentos, carnudos, ovóides ligeiramente alongados. A pele é fina e lisa. A polpa é laranja brilhante. Quando maduros, os bagos apresentam uma estrutura gelatinosa característica. Devido à casca fina e à consistência muito macia, há problemas de transporte, por isso os frutos são colhidos ligeiramente verdes.

Esta variedade não tem sementes. Distingue-se por um sabor adocicado com pronunciadas notas de mel. Algumas pessoas consideram a variedade Honey muito enjoativa. A colheita de frutos maduros suculentos começa a ser colhida em outubro. A colheita pode continuar até meados de novembro (dependendo da região de crescimento).

Em circunstâncias favoráveis, a árvore dá frutos por 50-60 anos. A primeira colheita é obtida já no segundo ano de vida da árvore. A cultura entra em frutificação plena no décimo ano.

O segundo nome do caqui mel é mandarim

Essa variedade é conhecida como amante do sol. Ao mesmo tempo, tem uma resistência média ao gelo. O caqui não requer muita chuva, preferindo um solo nutritivo, portanto, a árvore raramente cria raízes em solo arenoso.

Caqui tricota mel

Os taninos são responsáveis ​​pela viscosidade. Esses taninos, entrando em contato com a membrana mucosa, provocam a coagulação das proteínas. O resultado é um sabor adstringente específico.

Os taninos estão presentes em todas as variedades e são capazes de:

  • constringir os vasos sanguíneos;
  • reduzir a secreção das glândulas salivares;
  • inibir a motilidade gastrointestinal.

Assim, apenas frutas verdes afetam o corpo. Os espécimes maduros da variedade Medovaya não tricotam.

Composição e conteúdo calórico

O caqui é uma das bagas mais saudáveis. O mel tem um alto valor nutritivo. 100 g de polpa doce contém 53 kcal.

A composição química do feto contém:

  • Vitaminas B;
  • retinol;
  • riboflavina;
  • ácido ascórbico e fólico;
  • taninos;
  • ferro;
  • zinco;
  • magnésio;
  • cálcio;
  • fósforo;
  • iodo;
  • potássio.

Os frutos de um laranja brilhante contêm muita pectina. Este polissacarídeo é muito benéfico para o sistema digestivo.

Comente! O conteúdo calórico dos frutos secos é muito superior - 270 kcal por 100 g.

Quase 80% da composição é água. Quanto à BJU, 19% são carboidratos, 0,6% são proteínas e 0,4% são gorduras.

A jujuba costuma ser feita de caquis da variedade Medovaya.

Não menos úteis são as raízes da árvore, que contêm naftoquinonas, que têm muitas propriedades medicinais.

Os benefícios e malefícios do caqui mel

Os benefícios desta variedade podem ser avaliados por sua rica composição.

A pectina melhora o funcionamento do trato gastrointestinal, regula o peristaltismo e previne a constipação. A fibra limpa suavemente o intestino. O ácido ascórbico aumenta a imunidade e as vitaminas B e o retinol fortalecem a visão e estimulam o cérebro.

Devido à presença de naftoquinonas, o caqui impede o desenvolvimento da oncologia. O beta-caroteno previne a oxidação dos radicais livres, o que tem um efeito positivo na dinâmica do câncer.

Além disso, as frutas são úteis para distúrbios do sistema cardiovascular e musculoesquelético, pois são conhecidas por seu alto teor de magnésio e cálcio. As bagas desta árvore são recomendadas para doenças renais. É um diurético natural.

O consumo de frutas doces contribui para o aumento da produção de endorfinas, melhorando o fundo emocional. É uma maneira agradável e deliciosa de lidar com o estresse e a depressão sazonal.

O ferro contido nas frutas está envolvido nos processos de hematopoiese, portanto, são indispensáveis ​​para a anemia. Os médicos recomendam ativamente o uso de caqui mel na entressafra com deficiência de vitaminas. A variedade também é útil para mulheres grávidas, pois contém iodo e ácido fólico necessários para as gestantes.

Comente! O consumo regular da fruta previne o desenvolvimento da aterosclerose.

Os nutricionistas aconselham comer não apenas espécimes maduros, mas também ligeiramente verdes. Eles são capazes de:

  • melhorar a coagulação do sangue;
  • para aumentar o tom geral;
  • remova rapidamente as toxinas;
  • inibir processos inflamatórios.

O suco é frequentemente usado durante resfriados como um agente expectorante e antimicrobiano.

Mel de caqui - uma arma poderosa contra a deficiência de vitaminas

O caqui pode ser usado não só para fazer conservas, compotas e marmeladas. É seco, feito dele um suco vitamínico útil, que é usado, por exemplo, no tratamento do escorbuto. Um chá saudável, rico em ácido ascórbico, é produzido a partir de pequenos espécimes verdes. Os frutos secos são transformados em pó, com a ajuda do qual a pele é limpa das manchas da idade.

Contra-indicações ao uso de mel de caqui

No entanto, o uso dessa variedade tem uma série de limitações. O mel de caqui é proibido para as seguintes doenças:

  • diabetes;
  • úlcera estomacal;
  • alergia.

Não o use em pessoas que fizeram cirurgia de estômago.

Você precisa experimentar o caqui em pequenas porções para entender se existe uma alergia ao feto

Este feto pode causar obstrução intestinal. O caqui não deve ser introduzido na alimentação de crianças menores de um ano, pois pode causar reações alérgicas, diarréia e desidratação.

Conclusão

Mel de caqui ou tangerina - uma fruta única em composição. Não se trata apenas de uma guloseima saborosa, mas também de uma ajuda adicional no tratamento de muitas doenças. Porém, seu uso está associado a uma série de contra-indicações que devem ser lembradas antes da introdução das frutas na dieta diária.

Avaliações de mel de caqui

Olga Lukina, 54 anos, Ulyanovsk
Experimentei caqui pela primeira vez há cinco anos. Eu não gostei: tricotou na minha boca e era de alguma forma bastante saboroso. Recentemente, eles foram tratados com a variedade Medovaya, que causou uma impressão diferente. Aparência suculenta, doce e suave. Um substituto completo para as sobremesas tradicionais: biscoitos, doces, pastéis. Também é muito mais útil.
Irina Tarbina, 65 anos, Minsk
Todos os dias tento comer uma fruta dessa variedade. Tenho um nível baixo de hemoglobina, então me canso muito rapidamente e o caqui Honey restaura as forças. Às vezes, passo dias de jejum com essa variedade. Perco 500-600 g por dia.
Victoria Illarinenko, 58 anos, Shakhty
Eu amo muito caqui. Gosto especialmente da variedade Honey. Às vezes vendem frutas verdes, mas isso não importa. Congelo no freezer e depois de descongelar, como com uma colher.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção