Mel de Damasco: descrição, foto, características, plantio e cuidados

O Mel de Damasco distingue-se pelos seus frutos densos, numerosos e doces. A árvore é despretensiosa no cuidado, cria raízes facilmente em todas as regiões, é caracterizada por maior robustez no inverno e resistência à seca. A variedade foi criada para cultivo nas regiões do norte. Seu rendimento é alto, os frutos são adequados para consumo in natura e processamento.

História de criação

A variedade de damasco mel foi cultivada em 1996, ainda não está incluída no registro estadual da Rússia. Criadores do Instituto de Pesquisa Yuzhnouralsk de Fruticultura e Vegetação e Produção de Batata trabalharam em uma nova árvore frutífera. Os cientistas tentaram obter um damasco resistente ao inverno. Como resultado da polinização cruzada livre da variedade Kichiginsky, um novo tipo de fruta apareceu.

A árvore resistente à geada cria raízes bem nos Urais e na Sibéria. Para tanto, K. K. Mulayanova trabalhou para que os jardineiros das regiões do norte pudessem desfrutar de doces frutas.

Os frutos do damasco com mel têm todos o mesmo formato e tamanho, são adequados para venda

Descrição da variedade de damasco mel

Os frutos do mel alperce são de tamanho pequeno, pesando até 15 g, de cor amarela, com pequenas manchas vermelhas. No corte, o fruto tem a mesma cor da casca, a densidade da polpa é média. A pedra é facilmente separada, tem forma de amêndoa e é colorida de marrom. Pontuação de degustação de frutas - 4.3. Eles atraem com seu sabor de mel.

A árvore atinge a altura de 4 m, a copa é extensa, de forma triangular. A folhagem é verde claro. Pedúnculos são pintados em tom de vinho, a casca é marrom intenso. A frutificação começa no quinto ano da estação de crescimento, 20-30 kg de frutas são colhidos de um damasco.

Características do mel de damasco

Uma descrição do mel de damasco é apresentada no vídeo abaixo. Antes de comprar uma árvore, é aconselhável estudar todas as características com antecedência para cumprir as regras da tecnologia agrícola.

Resistência à seca, robustez do inverno

O mel de damasco é capaz de resistir a geadas de até -40 ° C. Essas características aparecem mais perto do terceiro ano da estação de crescimento. Até essa idade, é aconselhável cobrir o plantio para o inverno. Esta árvore tolera facilmente as geadas de retorno da primavera, ao contrário de outras frutas e frutos silvestres.

A planta frutífera também tolera o calor. No entanto, não se esqueça da rega oportuna. Se você plantar uma árvore perto do lençol freático, ela receberá de forma independente a quantidade necessária de umidade. Você não precisa se preocupar com irrigação.

Polinizadores para mel de damasco

A única desvantagem dessa variedade é a autofertilidade. Isso significa que a planta precisa de polinizadores para definir o pilaf. Para este propósito, damascos de outras variedades são plantados perto de Medovoye: Kichiginsky, Chelyabinsky, Pikantny, Sibiryak Baikalova, Sayansky, Khabarovsky, Northern Lights, Amur, Gorny Abakan e outros.

Outras culturas com o mesmo período de floração também são adequadas para polinização. No jardim, uma distância de 3-4 m é mantida entre as árvores.

É melhor manter os pomares de damasco separados de outras culturas, isso os protegerá de infecções fúngicas

Período de floração e tempo de amadurecimento

Os frutos amadurecem em meados de agosto, a variedade é a meio da estação. A floração começa no início de junho. Grandes flores desabrocham, que consistem em 5-6 pétalas brancas. Existem estames amarelos no centro. Os frutos estão amarrados no final de junho, até o final do amadurecimento, ganham peso e amadurecem.

Produtividade, frutificação

A frutificação começa no quinto ano da estação de crescimento. Até agora, a planta vem ganhando massa verde. Recolher 20-30 kg de cada damasco. Este indicador se refere a alto rendimento. O pico de frutificação ocorre em 7-10 anos.

Alcance da fruta

Os damascos com mel têm um sabor agradável e são adequados para consumo in natura. As frutas são boas para preparar preparações de inverno, como:

  • compotas;
  • geléia;
  • geléias;
  • Frutas secas;
  • frutas cristalizadas;
  • conservas.

Muitos jardineiros plantam esta variedade com o propósito de preparar os preparativos de inverno.

Os damascos da variedade mel são bem mantidos frescos por 4-5 meses em um lugar fresco

Resistência a doenças e pragas

O mel da variedade de damasco é resistente a muitos fungos e pragas. No entanto, medidas preventivas são recomendadas. Para isso, durante o período de floração, a planta é tratada com fungicidas e inseticidas. Isso fornece proteção contra muitas doenças.

Vantagens e desvantagens

O mel de damasco tem muitas vantagens, por isso é frequentemente plantado pelos jardineiros em suas roças. Esses incluem:

  • maturação intermediária;
  • resistência à seca;
  • robustez do inverno;
  • bom gosto;
  • transportabilidade;
  • duração do armazenamento;
  • resistência a doenças e pragas;
  • tipo de fruta apresentável.

Das deficiências, apenas a auto-infertilidade é observada.

Características de pouso

O mel de damasco na foto é semelhante ao de seus parentes mais próximos, que crescem nas regiões do norte na natureza. O cuidado e o plantio de árvores têm características próprias.

Tempo recomendado

O trabalho de plantio é realizado no início da primavera ou início do outono. No norte, recomenda-se o plantio de mudas na primavera, para que as raízes fiquem bem implantadas no solo. O plantio de inverno é adequado para climas temperados e do sul.

Escolhendo o lugar certo

O damasco prefere áreas bem iluminadas. A planta precisa de pelo menos 8 horas de luz solar. A árvore cresce confortavelmente em jardins, ao lado de uma cerca e plantações de arbustos.

As plantas anuais são vendidas em viveiros, elas se adaptam mais rápido

Que safras podem e não podem ser plantadas ao lado de um damasco

Não é desejável plantar maçã, ameixa, pêra, pêssego, cereja, freixo da montanha, cereja doce, groselha, framboesa e nozes ao lado das árvores. Essas plantas atacam as mesmas doenças que os damascos. Eles podem infectar uns aos outros. Para mel e outras variedades, é melhor cercar uma área separada no jardim.

Seleção e preparação de material de plantio

Recomenda-se comprar mudas de viveiros comprovados. A compra de madeira "à mão" não garante a qualidade.

Ao escolher, você deve prestar atenção aos seguintes sinais:

  • não deve haver podridão;
  • barril sem cortes e arranhões;
  • folhagem densa e saudável;
  • raízes saudáveis.

Mudas jovens criam raízes rapidamente.

Algoritmo de aterrissagem

A cova de plantio começa a ser preparada 2-3 semanas antes da transferência para o solo. Cave um buraco com 70 cm de profundidade e 80 cm de diâmetro.O solo resultante é misturado com húmus ou fertilizante para as culturas de frutas e bagas. O buraco está coberto com metade do solo.

Algoritmo de aterrissagem:

  1. As raízes da muda são embebidas em solução de permanganato de potássio por 24 horas.
  2. 1 balde de água é despejado no buraco.
  3. As raízes da árvore são abaixadas e esticadas com as mãos.
  4. O orifício é fechado em camadas, pressionando cada camada com as mãos.
  5. Forma-se um círculo próximo ao tronco com raio de 20 cm, regado abundantemente com água.
  6. Cubra com cobertura morta para reter a umidade.

No plantio na primavera, a cova pode ser preparada no outono, período em que os fertilizantes têm tempo para serem absorvidos pelo solo.

Se você colocar fertilizantes na cova de plantio com antecedência, eles serão suficientes para dois anos.

Acompanhamento da cultura

Para obter uma colheita decente de damascos, siga as regras de cuidado:

  1. Regue a planta 3-4 vezes por temporada. Para uma árvore jovem, são consumidos de 7 a 8 baldes de água, para um adulto - 10. Num clima árido, a irrigação é aumentada, com chuvas frequentes, é limitada.
  2. A cobertura é combinada com a rega. Fertilizantes orgânicos ou minerais são adicionados.
  3. A poda é feita três vezes ao ano: no início da safra, desbaste no verão e após a colheita. Todos os ramos danificados e secos são removidos.
  4. A cobertura morta é colocada na área do círculo do tronco, ajuda a reter a umidade e protege contra o crescimento de ervas daninhas.
  5. No início da primavera e no inverno, o tronco é caiado de branco antes da primeira ramificação com uma solução de giz.
  6. Durante o período de floração, são realizados tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas.

Para evitar a contaminação do damasco com fungos, é necessário seguir todas as regras da tecnologia agrícola. A irrigação e a alimentação de alta qualidade fortalecem a saúde e a imunidade da cultura.

Doenças e pragas

O mel de damasco é suscetível a infecções por doenças fúngicas e danos causados ​​por insetos, com diminuição da imunidade. Isso acontece em climas úmidos e frios prolongados.

Tipos de doenças:

  1. Moniliose... A árvore começa a secar lentamente, perdendo folhagem e frutos. Você pode lutar com a solução de Teldor.

    As áreas afetadas pela moniliose são claramente visíveis, elas estão localizadas em um só lugar

  2. Buraco... Na folhagem da planta aparecem manchas com halo, o interior seca e cai, formam-se buracos. A árvore não está recebendo a nutrição de que precisa. O tratamento é feito com calda bordalesa ou sulfato de cobre.

    No estágio inicial, os buracos são semelhantes a queimaduras solares.

  3. Cogumelo valsa... Nas folhas do mel de damasco existem grandes protuberâncias convexas de cor laranja. Um spray fungicida ajuda a eliminar.

    Você não pode cortar os crescimentos com uma tesoura, isso vai servir para espalhar ainda mais

  4. Pulgão verde... São pequenos insetos que se alimentam das folhas da planta, restando buracos de suas picadas. Pulgões se multiplicam rapidamente, você pode combatê-los com um inseticida.

    Pulgões são muito pequenos, difíceis de notar em tempo hábil

  5. Mariposa... Os insetos colocam as larvas dentro do botão de mel do damasco. Após a formação da fruta, eles penetram no interior do damasco e o comem por dentro.

    Borboletas mariposas depositam suas larvas durante o período de floração, elas podem ser espantadas com inseticidas

  6. Rolo de folhas... Lagartas que sugam o suco da folhagem do mel de damasco, depois do qual ele se enrola e fica amarelo.

    Os rolos de folhas podem causar sérios danos a uma árvore de damasco saudável, depois dos quais será difícil restaurá-la.

 

Conclusão

O mel de damasco distingue-se pela robustez invernal. Os frutos da árvore são agradáveis ​​e de sabor doce, por isso receberam esse nome. As mudas são vendidas em viveiros e criam raízes facilmente em novas áreas. O rendimento é alto, a fruta pode ser comida fresca e processada para o inverno.

Avaliações de variedades de damasco mel

Galina Khasanova, 59 anos, Astana
Comprei um terreno e nele cresce um damasco. Mais tarde descobri que se tratava de uma variedade de mel. A árvore parece ter mais de 10 anos. No verão fizemos a primeira colheita, que nos surpreendeu com seu maravilhoso sabor doce. Coletamos vários baldes de frutas, algumas delas preparadas para o inverno. Aconselho a todos, vocês não vão se arrepender.
Valentina Komolova, 40 anos, Krasnoyarsk
Um vizinho do local me falou há muito tempo sobre o mel do damasco. Ela comprou uma muda há 7 anos e elogiava o tempo todo. Este ano comprei uma árvore jovem para mim. Plantei na primavera, criou raízes muito rápido, espero em breve experimentar meus damascos.
Angelina Bazhenova, 51 anos, Samara
Há muito tempo que cultivo damascos no meu pomar. Tenho duas árvores da variedade Honey. Comprei e plantei em anos diferentes. A colheita das plantas me deixa feliz a cada ano. Os frutos são muito doces e suculentos.Os netos vêm todo verão e varrem tudo, desde os galhos mais baixos, e o mais importante - a árvore é despretensiosa no cuidado.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção