Apricot Red-cheeked: comentários, fotos, descrição da variedade

Apricot Red-cheeked é uma das variedades mais comuns cultivadas na parte sul da Rússia. É apreciado pelo seu bom gosto, maturidade precoce e resistência a doenças.

História de criação

A informação exata sobre a origem da variedade não foi preservada. Especialistas do Jardim Botânico Nikitsky, localizado na Crimeia, trabalharam nele.

Acredita-se que a variedade Krasnoshekiy foi obtida pela polinização da forma silvestre do damasco da Ásia Central, que possui frutos avermelhados. Em 1947, foram realizados testes, de acordo com os resultados dos quais a variedade foi inscrita no Registro Estadual.

Muitos híbridos foram obtidos com base na variedade Krasnoschekiy: damasco Filho de Krasnoshchekiy, Cupido, Serafim, Triunfo do norte, Khabarovsk.

Descrição da cultura

As bochechas vermelhas são uma variedade vigorosa com uma coroa espalhada arredondada. A altura da árvore chega a 4 m, o número de brotos é médio, a copa não é propensa a engrossar. A árvore tem uma vida útil de até 50 anos.

Características da variedade de damasco Krasnoshekiy:

  • tamanhos grandes;
  • peso médio 50 g;
  • forma arredondada, comprimida dos lados;
  • sutura abdominal estreita, aprofundando perto da base;
  • superfície laranja dourada com blush avermelhado;
  • a pele é fina e aveludada, mas bastante densa;
  • a polpa é densa, macia, de cor laranja claro;
  • suculência média das frutas;
  • bom sabor agridoce;
  • um grande osso que é facilmente separado da polpa.

Foto da árvore de damasco Krasnoshchekiy:

O damasco é recomendado para o cultivo na estepe-floresta e na zona estepária. Na Rússia, a variedade é cultivada no Cáucaso do Norte (Daguestão, Inguchétia, Krasnodar, Rostov, Stavropol) e na região do Baixo Volga (Kalmykia, Astrakhan).

Características

Ao escolher em favor da variedade Krasnoschekiy, sua robustez de inverno, rendimento e autofertilidade são levados em consideração.

Resistência à seca, robustez do inverno

A variedade Red-bochecha é resistente à seca e é capaz de suportar uma longa ausência de irrigação. A árvore só precisa de umidade na hora de formar ovários, por isso é recomendável regá-la durante a floração.

A resistência ao gelo do damasco com bochechas vermelhas está abaixo da média. Quando cultivada na Faixa do Meio e regiões mais frias, há um alto risco de congelamento das árvores.

Polinização, período de floração e tempos de amadurecimento

A variedade é altamente autofértil e não requer plantio de polinizadores. A árvore pode se tornar um polinizador para outras variedades que florescem em uma época semelhante (Orlik Stavropol, Reklamny, Stavropol jovem).

Graças à sua floração tardia, o Damasco de Bochecha Vermelha não sofre as geadas da primavera. Os frutos amadurecem em prazos médios. A colheita é retirada na terceira década de julho.

Produtividade, frutificação

O damasco traz sua primeira colheita de 3 a 4 anos após o plantio. Até 10 baldes de frutas são removidos de uma árvore.

O rendimento da variedade Krasnoshchekiy é instável. Depois de um ano produtivo, a árvore precisa de descanso.

Os damascos são colhidos em vários estágios. Após o amadurecimento, os frutos não ficam muito tempo nos galhos e se desintegram.

Foto de damasco com bochecha vermelha:

Alcance da fruta

Os frutos da variedade Krasnoshchekiy são de uso universal. Devido ao seu sabor adocicado, são consumidos in natura, e também utilizados no preparo de compotas, sucos, conservas, marshmallows, geléias.

Resistência a doenças e pragas

A variedade Krasnoshchekiy é caracterizada por uma resistência média a doenças e pragas. O risco de doenças fúngicas aumenta em condições de alta umidade. Tempo chuvoso e nevoeiro podem causar moniliose.

Vantagens e desvantagens

Vantagens de plantar damasco Krasnoshchekiy:

  • maturidade precoce;
  • não requer um polinizador;
  • alta produtividade;
  • bom gosto de fruta;
  • não sujeito a snaps do frio da primavera.

As principais desvantagens da variedade:

  • a resistência ao gelo está abaixo da média;
  • dependência do rendimento das condições climáticas;
  • suscetibilidade a doenças quando cultivadas em terras baixas.

Características de pouso

Recomenda-se plantar o damasco em determinada época. Para o plantio, é preparada uma cova e os nutrientes são introduzidos no solo.

Tempo recomendado

Nas latitudes meridionais, a cultura é plantada no outono, no início de outubro. Antes do início da geada, a planta terá tempo para criar raízes.

O plantio de damasco de bochecha vermelha na primavera é praticado em regiões frias. O trabalho é realizado após o derretimento da neve, até os botões incharem.

Na faixa do meio, são realizados os plantios de outono e primavera. Ao escolher o horário, as condições meteorológicas são levadas em consideração. Se uma onda de frio for prevista mais cedo, é melhor deixar o trabalho até a primavera.

Escolhendo o lugar certo

O local para o cultivo do damasco da bochecha vermelha é escolhido levando-se em consideração uma série de características:

  • localização em uma planície ou elevação;
  • solo leve, boa permeabilidade à umidade;
  • falta de água estagnada;
  • reação neutra ou ligeiramente alcalina do solo.

A cultura prefere áreas ensolaradas. Se o solo for ácido, deve-se adicionar cal antes do plantio.

Que safras podem e não podem ser plantadas ao lado de um damasco

O damasco não tolera a vizinhança de safras de frutas e bagas:

  • framboesas;
  • groselhas;
  • macieiras;
  • peras;
  • avelã;
  • ameixas;
  • cerejas.

Diversas variedades de damascos são plantadas em uma área. A cultura é removida das árvores e arbustos por pelo menos 4-5 m. Gramíneas tolerantes à sombra são plantadas sob a árvore.

Seleção e preparação de material de plantio

É melhor comprar mudas da variedade Krasnoshchekiy no viveiro. Para o plantio, escolha plantas anuais com sistema radicular desenvolvido. A árvore é inspecionada preliminarmente quanto a danos e rachaduras.

Antes do plantio, as raízes da muda são colocadas em um purê de água e argila. A consistência do creme de leite líquido é ótima.

Algoritmo de aterrissagem

O modo de plantar o damasco de bochecha vermelha está indicado nas instruções:

  1. Primeiro, é cavado um buraco de 60x60 cm de tamanho e 70 cm de profundidade.
  2. Solo fértil e composto são misturados em proporções iguais, 400 g de superfosfato e 2 litros de cinza de madeira são adicionados.
  3. O solo resultante é despejado no poço.
  4. 3 semanas após o solo ter encolhido, eles começam a preparar a muda.
  5. A planta é colocada em um buraco e as raízes são cobertas com terra.
  6. O solo no círculo próximo ao tronco é compactado e regado abundantemente com água.

Acompanhamento da cultura

Cuidar do damasco Krasnoshchek inclui alimentação e poda. Na primavera, as árvores são regadas com infusão de verbasco ou fezes de galinha. Após a floração, compostos de fósforo-potássio são introduzidos no solo.

A poda do damasco das bochechas vermelhas é realizada no outono ou na primavera. Brotos secos e quebrados estão sujeitos a eliminação. Certifique-se de podar os galhos com mais de 3 anos, pois eles trazem um rendimento mínimo.

Para proteger contra o congelamento, o solo no círculo do tronco é coberto com húmus. O tronco de uma árvore é amarrado com uma rede ou material de cobertura para protegê-lo de roedores.

Plantando e cuidando do damasco de bochecha vermelha na região de Moscou na primavera

Na região de Moscou, o damasco é plantado no lado sul de um prédio ou cerca. Isso dará mais calor à madeira.

Para o plantio, escolha mudas no porta-enxerto de ameixa cereja ou ameixa. Essas plantas têm um sistema radicular estável. De acordo com análises sobre o damasco de bochecha vermelha na região de Moscou, a árvore precisa de proteção contra congelamento.

Na primavera, as árvores são regadas com preparações que contêm nitrogênio. Quando a fruta amadurece, é necessário adicionar potássio, o que afeta o sabor.

Como cultivar um damasco de bochechas vermelhas nos Urais

O plantio e o cuidado do damasco Krasnoshchek nos Urais têm características próprias. Normalmente o sabor dos damascos dos Urais difere das frutas cultivadas no sul.

Os Urais são caracterizados por baixas temperaturas no inverno, geadas de primavera, oscilações bruscas de temperatura e precipitação freqüente. Cada vez mais atenção é dada à proteção das árvores contra doenças fúngicas.

Para que os rins não sofram de surtos de frio da primavera, na véspera são fumigados com fumaça de palha queimada. Depois que a neve derrete nos Urais, a água permanece por muito tempo no solo. Portanto, antes do plantio, uma camada de drenagem de brita é disposta no fundo da cava.

Cultivo de damasco com bochechas vermelhas na Alameda do Meio

A variedade Krasnoshchekiy é cultivada com sucesso na Faixa do Meio. Para obter um alto rendimento, é importante escolher o local certo para o plantio, aplicar fertilizantes e cortar os brotos.

O principal problema dos jardineiros da Alameda Central quando cultivam damascos são as geadas de primavera. Para evitar que a árvore congele, atenção especial é dada à preparação para o inverno. O tronco é tratado com cal e amontoado, e o solo coberto com húmus.

Colheita e processamento

Colheita de uma variedade tardia de damasco Krasnoschekiy é colhida em tempo seco pela manhã, das 10 às 11 horas. À noite, a fruta é retirada após 17 horas. Frutas colhidas em climas frios ou quentes perdem o sabor e o aroma.

O melhor é atirar em frutas verdes. Neste caso, amadurecem sem problemas nas condições ambientais e são adequados para transporte.

A fruta é consumida fresca ou processada. Os frutos são enlatados ou secos para obtenção de damascos secos.

Doenças e pragas, métodos de controle e prevenção

As doenças mais graves da cultura são mostradas na tabela:

Tipo de doença

Sinais

Medidas de controle

Profilaxia

Queimadura Monilial

As flores e os rebentos ficam castanhos e secos. Rachaduras aparecem nos galhos.

As partes afetadas são removidas. As árvores são pulverizadas com o líquido Bordeaux.

  1. Caiar o tronco.
  2. Recolha e queima de folhas caídas.
  3. Pulverizar árvores com preparações à base de cobre.

Podridão de fruta

Manchas castanhas e flores cinzentas no fruto.

Tratamento de árvores com preparações de Horus ou Contifor.

As pragas de culturas mais perigosas estão listadas na tabela:

Praga

Sinais de derrota

Medidas de controle

Profilaxia

Gallica

As larvas de 2 mm de comprimento roem os rins.

Remoção de rins danificados. Pulverizar plantações com Kemifos.

  1. Desenterrando o solo no círculo do tronco.
  2. Tratamento da madeira com inseticidas na primavera e no outono.

Pulgão

A praga se alimenta do suco das folhas, o que leva à deformação dos brotos.

Pulverizar com Aktofit.

Conclusão

Apricot Red-bochecha - uma variedade comprovadamente frutífera, resistente a doenças. Os frutos distinguem-se pelo bom gosto e pela ampla gama de utilizações.

Testemunhos

Alexey, 58 anos, Tver
O damasco de bochechas vermelhas é uma boa variedade frutífera. Por 5 anos de cultivo, eu colhi um balde inteiro de frutas dele. A árvore não adoece mesmo sem tratamento, também não notei pulgões nela. Os frutos não são muito grandes, mas são doces. Não é adequado para armazenamento de longo prazo.

Elena, 36 anos, Volgogrado
A variedade Krasnoschekiy agrada com boa produção e sabor a frutos. Com pesar, descobri que as árvores são mais suscetíveis à moniliose do que outras variedades. Portanto, não se pode prescindir de tratamentos preventivos. Os frutos não amadurecem ao mesmo tempo, por isso é necessário colhê-los várias vezes.

Valentina, 64 anos, Krasnodar
A variedade de bochechas vermelhas é cultivada no local e dá frutos há mais de 20 anos. Os frutos são muito saborosos e aromáticos, com alto teor de açúcar. Os rendimentos variam de ano para ano. Se uma boa colheita foi colhida este ano, no ano seguinte a árvore está em repouso.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção