Cuidados com pinheiros em vasos

Muitas pessoas sonham em plantar e cultivar coníferas em casa, enchendo a sala com fitoncidas úteis. Mas a maioria das coníferas são habitantes de latitudes temperadas, e as condições de vida secas e bastante quentes são categoricamente inadequadas para elas. É claro que um pinheiro em um vaso não pode parecer menos exótico do que qualquer palmeira. Mas ao escolher uma planta adequada, você precisa entender que ela deve vir, pelo menos, de latitudes subtropicais. Nesse caso, há alguma chance de sucesso, desde que uma área de inverno adequada seja fornecida.

Quais pinheiros são adequados para crescer em um vaso

O pinheiro é uma das coníferas mais conhecidas dos habitantes de latitudes temperadas, capaz de elevar o ânimo e dar força pela sua aparência e aroma. As sempre-vivas podem ajudar a aliviar a depressão durante invernos longos, frios e escuros. Mas, o principal problema é que os principais habitantes verdes dos quartos vêm de latitudes tropicais, onde faz calor e o sol brilha o ano todo. O pinho é uma árvore do norte, e mesmo suas variedades mais ao sul estão acostumadas a quedas de temperatura sazonais significativas. Portanto, é melhor fornecer uma varanda, terraço ou varanda para o cultivo de pinheiro em um vaso.

Além disso, o pinheiro silvestre e muitas das suas outras espécies são árvores de grande porte, atingindo uma altura de muitas dezenas de metros. As variedades anãs são mais adequadas para a sua conservação em vasos, que, mesmo na idade adulta, raramente ultrapassam 1 m de altura, sendo também adequadas algumas espécies arbustivas ou rasteiras. Além de seu pequeno tamanho, eles também se distinguem por suas taxas de crescimento frequentemente lentas, o que é ideal para condições de envasamento. Porque o transplante é um procedimento muito traumático para qualquer árvore conífera.

Portanto, se a tarefa é cultivar um pinheiro em um vaso, vale a pena escolher entre as espécies subtropicais de variedades anãs.

No sortimento moderno, a escolha dessas plantas é bastante ampla. Abaixo estão as variedades mais populares de pinheiro que são mais ou menos adequadas para o cultivo em vasos:

  • Bosnian (cultivar Smidtii) é uma cultivar anã esférica.
  • Montanha (variedade Pumilio) é um arbusto alongado de baixa altura.
  • Montanha (variedade WinterGold) é uma variedade de éfedra em miniatura, cujas agulhas mudam de cor dependendo da estação, de verde claro a amarelo dourado.
  • Veimutova (cultivar Radiata) é uma cultivar anã de crescimento lento que atinge 80 cm de altura somente após 10 anos.
  • Espinhoso - variedade que cresce em um arbusto, acrescenta no máximo 10 cm de altura por ano.
Comente! Os especialistas de algumas dessas variedades são capazes de cultivar pinheiros maduros no estilo bonsai em casa. Mas este negócio é muito complexo e requer uma abordagem realmente profissional.

Como plantar um pinheiro em casa em um vaso

Para o plantio e posterior cultivo de pinheiro em um vaso em casa, você pode:

  • cultivar uma árvore jovem a partir de sementes;
  • compre uma muda pronta em uma loja, viveiro ou particular.

A primeira opção é indicada para quem é verdadeiramente apaixonado pelas plantas, já que cultivar a partir das sementes é um processo muito trabalhoso, que exige muito tempo e principalmente paciência.

A segunda opção é mais simples e é adequada para qualquer pessoa, sujeita a algumas regras básicas de escolha e plantio de árvores.

Tanque de plantio e preparo do solo

Ao escolher um recipiente projetado para o cultivo de pinheiros jovens, você precisa se concentrar na idade deles. Plantas muito jovens, com idade entre 1 e 3 anos, criam melhor raízes. Mas esses pinheiros geralmente nem mesmo formaram ramos laterais ainda. É na idade de três anos que o primeiro verticilo (ramificação) geralmente aparece no pinheiro.

Essas mudas raramente são encontradas em viveiros e ainda mais em lojas. Normalmente são vendidos apenas por particulares que cultivam pinheiros a partir de sementes.

Atenção! Para o plantio de plantas muito jovens de um a três anos, vasos com capacidade de até 500 ml são bastante adequados.

Em viveiros e lojas, via de regra, você pode encontrar mudas de pinheiro, a partir dos 5-7 anos de idade. Requerem potes maiores, de 1 a 3 litros.

Independentemente do tamanho dos vasos de plantio, é imperativo fazer orifícios de drenagem neles. Já as mudas de pinheiro não toleram a umidade estagnada. No fundo de qualquer recipiente, é necessário colocar drenagem de argila expandida ou fragmentos de cerâmica. A camada de drenagem deve ser de pelo menos ¼-1/5 do volume do vaso.

Você também deve ter uma abordagem muito responsável na escolha do solo para o cultivo de pinheiros em vasos. Devido ao seu pequeno volume, deve ser suficientemente nutritivo, mas ao mesmo tempo leve, solto e permeável à água e ao ar. Em condições naturais, os pinheiros crescem principalmente em solos arenosos, mas em um vaso a areia seca muito rapidamente e não é capaz de reter uma quantidade suficiente de nutrientes. Portanto, é melhor usar uma mistura de 50% de turfa alta, 25% de areia e 25% de húmus (ou terra de húmus).

Freqüentemente, nas lojas, você pode comprar uma mistura de solo pronta para o cultivo de coníferas. É bastante adequado, uma vez que é inicialmente caracterizado por um ambiente moderadamente ácido (pH 5,5-6,2), o que é ideal para pinheiros.

Uma vez que os pinheiros, especialmente os jovens, são muito sensíveis a doenças fúngicas, é recomendável lançar uma solução fraca de permanganato de potássio ou água com fitosporina antes do plantio.

Preparação de material de plantio

É melhor comprar mudas de pinheiro em recipientes com uma bola de barro. Já que mesmo a exposição ou secagem das raízes em 5-10 minutos pode levar ao fato de que a muda jovem ficará doente por muito tempo ou morrerá. Por isso, no momento do transplante, procuram minimizar a perturbação da massa de terra que rodeia as raízes da muda de pinheiro. Outra razão é que no solo diretamente adjacente às raízes, existem muitas substâncias úteis para elas, como a micorriza, sem a qual as raízes dificilmente criarão raízes em um novo lugar. E, é claro, o caroço de terra durante o transplante não deve secar em excesso ou ficar encharcado. O teor de umidade do solo deve ser ideal, no qual a água não flui do pedaço de terra, mas não se desintegra quando comprimida.

Regras de pouso

Plantar uma muda de pinheiro comprada não é particularmente difícil, já que se trata de um transbordo, enquanto o sistema radicular praticamente não é afetado.

Uma muda de pinheiro, junto com um pedaço de terra, é simplesmente retirada do recipiente e colocada em um buraco preparado para ela em um novo pote. O nível de profundidade de plantio deve ser exatamente igual ao anterior. Se houver a menor dúvida, então é melhor plantar o pinheiro um pouco mais alto, mas em nenhum caso aprofundá-lo.

Em seguida, o solo ao redor da muda é compactado e, se necessário, acrescenta-se um pouco de terra.

Conselho! A superfície do solo ao redor do tronco é melhor coberta com casca de pinheiro ou liteira de coníferas da éfedra mais próxima. Dessa forma, a muda terá preservação da umidade e alimentação adicional.

Ao cuidar de um pinheiro na casa, ele deve receber o máximo de luz solar.Mas nas primeiras duas semanas após o transplante, é melhor sombrear levemente a árvore jovem para que ela crie raízes bem.

Transferir

A cada 2-4 anos, dependendo da taxa de crescimento da variedade selecionada, os pinheiros precisam ser transplantados para um vaso maior com uma camada de drenagem obrigatória.

Como cultivar um pinheiro em casa em um vaso

Cuidar de um pinheiro em casa não é tão difícil se você fornecer à árvore condições adequadas para a vida. Mas com isso pode haver alguns problemas. Afinal, as coníferas, incluindo os pinheiros, não toleram o ar seco e quente dos aposentos comuns. E no inverno, eles precisam absolutamente de um frio relativo, que é difícil de criar em uma sala de estar.

Como regar pinheiros em vasos

O solo em que o pinheiro é plantado deve estar sempre ligeiramente úmido. As árvores têm uma atitude igualmente negativa em relação ao alagamento e ao ressecamento do substrato. As agulhas deles nessas condições começam a se desintegrar, e nem sempre é possível salvá-los.

Portanto, a rega é de importância decisiva no cuidado do pinheiro em casa. Deve ser medido regularmente e com cuidado, dependendo das condições meteorológicas. Se o sol está brilhando e a terra pode secar rapidamente, regue-a todos os dias. Em tempo nublado ou frio, você pode limitar-se a regar 1 a 2 vezes por semana.

Neste caso, a composição da água, o grau de dureza e a temperatura não têm particular importância. É melhor regar não com um jato forte, mas gradualmente, usando um borrifador. Além disso, ao cuidar de um pinheiro em um apartamento, ele só pode sobreviver com a pulverização diária.

Você também pode usar o método de rega pelo fundo, quando um pavio é empurrado através dos orifícios de drenagem e colocado em uma panela com água. Nesse caso, a própria árvore usará por algum tempo a quantidade de água de que precisa.

Como alimentar o pinho de interior

É melhor usar fertilizantes para pinheiros que crescem em vasos, no mínimo. Os pinheiros devem ser regados duas vezes por temporada com a adição de um estimulante de formação de raízes.

No primeiro ano após o plantio, uma muda jovem praticamente não precisa de fertilização adicional. Especialmente se um solo bastante nutritivo foi usado.

Cuidar de um pinheiro em um vaso requer o uso de um fertilizante complexo especial para coníferas cerca de 2 vezes por ano. Quando utilizado de acordo com as instruções, deve ser diluído adicionalmente 2 vezes, uma vez que a concentração é projetada para árvores que crescem em terreno aberto.

Proteção contra doenças e pragas

Em condições de cultivo em vasos, na maioria das vezes o pinheiro pode ser afetado por várias doenças fúngicas. Para profilaxia, uma vez por mês é necessário adicionar fitosporina ou foundazol à água de irrigação.

As pragas raramente atacam um pinheiro em um vaso. Mas se isso aconteceu, então é melhor usar um inseticida biológico - fitoverm - para proteger a árvore.

Invernando um pinheiro vivo em um vaso

O inverno é talvez o período mais difícil para um pinheiro crescendo em casa. Em uma sala quente e seca, ela definitivamente não sobreviverá. Para que a árvore passe o inverno normalmente, ela precisa fornecer muita luz e uma temperatura de 0 ° С a + 10 ° С. Normalmente, essas condições são fáceis de encontrar em uma varanda envidraçada ou loggia, onde um aquecedor elétrico pode ser ligado nas geadas mais severas.

Se não houver aquecimento, é necessário proteger as raízes da geada. Pois a camada de terra que está nos vasos não é suficiente para impedir que as raízes congelem. Para isso, geralmente são forrados com poliestireno ou poliestireno, e todas as fendas internas são preenchidas com folhas, serragem ou palha. A parte aérea das plantas pode ser recoberta em dias especialmente gelados com fibra de fibra transparente, que transmite a luz, mas protege das baixas temperaturas e do ressecamento.

Se não for possível manter o pinheiro fresco no inverno, a árvore deve ser transplantada para o jardim o mais rápido possível. Pois não vai sobreviver por mais de um ano nessas condições.

Dicas de jardinagem

O pinho nunca foi uma planta de casa, portanto, cuidar de uma árvore doméstica exigirá a máxima observação e percorrer um caminho cheio de possíveis tentativas, decepções e erros.

Talvez as seguintes recomendações dos jardineiros possam ajudar neste caminho:

  1. Pinheiros maduros requerem abundância de luz solar, enquanto as mudas jovens podem ser sensíveis a ela. Durante as horas mais quentes, eles podem precisar de algum sombreamento.
  2. Caso seja impossível proporcionar a descida de temperatura necessária no inverno, o pinheiro deve ser fornecido com a máxima humidade do ar. No entanto, deve-se ter em mente que um ambiente úmido e quente é um excelente terreno fértil para infecções fúngicas.
  3. Se após o transplante as agulhas de pinheiro começarem a amarelar, as raízes podem ter secado. Nesse caso, a árvore é muito difícil de preservar. Você pode tentar colocá-lo nas condições mais frescas e iluminadas possíveis.
  4. O amarelecimento das agulhas na parte inferior das árvores também pode estar associado à falta de luz ou alimentação abundante.
  5. A luz artificial comum não é de forma alguma um substituto para a luz solar. Uma vez que não possui os raios ultravioleta necessários para a fotossíntese normal. Por causa disso, o crescimento do pinheiro pode ser severamente retardado.
  6. No outono, a perda de algumas das agulhas é quase normal para um pinheiro, você não deve ter medo disso.

Conclusão

Um pinheiro em uma panela não é uma visão muito familiar para as condições russas. Mas se você tiver alguma reserva de entusiasmo, então todos podem lidar com o cultivo de uma árvore em casa. Basta seguir todas as recomendações descritas no artigo.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção