Cicuta canadense: descrição e cuidados na região de Moscou, fotos em paisagismo, comentários

A cicuta canadense é uma árvore perene da família Pine. A madeira de coníferas é utilizada para a produção de móveis, cascas e agulhas - nas indústrias farmacêutica e de perfumaria. Uma árvore perene nativa do Canadá, comum na América, especialmente em sua parte norte. A cicuta canadense e suas variedades são cultivadas como elemento decorativo para decoração de paisagens.

O que é "cicuta" e como se parece

O gênero Tsuga inclui mais de 20 espécies de coníferas. Mas apenas a cicuta canadense, devido à sua robustez de inverno, é ideal para o clima temperado da Rússia, então suas várias formas são populares entre os designers. A árvore recebeu seu nome específico da área de distribuição, o nome genérico veio de uma espécie que cresce no Japão.

No território da Federação Russa, não há mudas à venda em massa, você não verá formas decorativas em parques ou praças. Cicuta canadense é uma marca de paisagistas populares em Moscou, região de Moscou, São Petersburgo. A cultura pode ser encontrada nos jardins botânicos das universidades Tver e Voronezh, no arboreto de Sochi.

Descrição da cicuta canadense clássica (foto):

  1. Uma árvore com uma copa cônica regular, escalonada, espalhando-se. Os galhos crescem horizontalmente, os topos são rebaixados. A altura é de cerca de 20-23 m. O tronco é reto, afinando em direção à coroa, o diâmetro da parte inferior é de 70-110 cm.
  2. A casca dos ramos esqueléticos e do tronco da jovem éfedra é castanho escuro com uma tonalidade bordô, a estrutura é escamosa. Com a idade, torna-se rígido, espessado, com sulcos profundos longitudinais.
  3. Os ramos são curtos, os inferiores são formados não muito acima do solo. Os brotos da cicuta são finos, caídos.
  4. As agulhas são pequenas, planas, com o topo arredondado, verde escuro, na parte inferior existem 2 linhas claras longitudinais. As agulhas estão densamente localizadas nos brotos.
  5. A cultura é monóica, forma pequenas estrobilas arredondadas femininas verde-claro e amarelas masculinas.
  6. Os cones são ovais, oblongos, com 2,5 cm de comprimento, formados no topo dos rebentos. A cor é marrom claro com um tom cinza. Amadurece durante o ano, desintegra na próxima temporada.
  7. As sementes são pequenas, ovais, com peixes-leão.

As primeiras estrobilas machos aparecem após 20 anos de vegetação. A árvore está entrando em idade reprodutiva. As sementes amadurecem em outubro e voam para longe. Eles podem germinar na primavera ou permanecer dormentes até a próxima estação.

Com que rapidez a cicuta canadense cresce

Esta espécie cresce muito lentamente, principalmente na primeira década. Por volta dos 15-20 anos, a altura da cicuta canadense não ultrapassa os 8-10 m. No futuro, o crescimento anual aumenta ligeiramente, mas depende das condições de cultivo. A árvore é um dos fígados mais longos do mundo da flora, seu ciclo biológico dura mais de 500 anos.

Variedades de cicuta canadense

A cicuta canadense é a única representante do gênero com grande número de cultivares.A forma natural decorativa da árvore com agulhas macias e fofas e galhos caídos formava a base para variedades anãs, árvores de tamanho médio com copa chorosa e variedades rasteiras. A cicuta canadense tem mais de 60 variedades, abaixo está uma visão geral das cultivares mais populares na Europa e na Rússia.

Jeddeloh

Uma planta em miniatura que forma um caule muito curto, de modo que visualmente a variedade se parece com um arbusto. A forma é arredondada, a coroa abaixo dos últimos ramos, forma uma depressão em forma de funil largo, que lembra o ninho de um pássaro.

A altura e largura da variedade de cicuta canadense são diretamente proporcionais, os parâmetros de uma árvore adulta são 0,5 m. As agulhas são verdes escuras, densas, as copas são de azeitona clara. A cultivar cresce muito devagar, tolera com calma a sombra. Reage mal à baixa umidade do ar.

Jervis

Arredondada, sem forma nítida, árvore muito compacta. Jervis pertence a variedades anãs, a altura máxima de uma muda adulta não excede 0,3 m, o diâmetro da copa é 2 vezes maior.

As agulhas são macias, de crescimento denso, verde escuro. Os rebentos da estação atual são numerosos e verdes brilhantes. Os cones das cultivares se formam um pouco e só depois de 15 anos de vegetação, tornam-se cônicos, marrons, com até 2,5 cm de comprimento.

Importante! A tolerância à tonalidade da variedade Jervis é média, ela cresce apenas em solos neutros ou levemente alcalinos.

Stockman Dwarf

A variedade é subdimensionada - 50-100 cm, arbusto rasteiro, ramificado, com numerosos pequenos cones marrons.

As agulhas são curtas, achatadas, bastante largas, com pontas arredondadas, crescendo densamente. A cicuta anã é adequada para crescimento no local e em lâminas de flores volumétricas. Stockman Dwarf é caracterizado por alta tolerância à sombra e resistência à geada. Reage mal ao transplante.

Minuta

Uma árvore anã esférica (20x20 cm) em um tronco curto, os ramos mais baixos encontram-se na superfície do solo.

O Minuto de cicuta canadense forma uma coroa densa e compacta de forma esférica regular. O crescimento anual é insignificante (dentro de 4 mm). As agulhas são brilhantes, verdes saturadas, os brotos são um tom mais claros. A resistência ao gelo é alta até -30 0C. Use a cultura para plantar jardins ornamentais.

Nana

Uma variedade anã da cicuta canadense com galhos que crescem horizontalmente e copas inclinadas. Ela cresce até 1 m, sua largura é 2 vezes maior.

A cultivar é ideal para a criação de uma sebe. A coroa é densa, densa com numerosas agulhas brilhantes de cor verde brilhante. Os cones são pequenos, fusiformes, castanho-escuros, formados em pequenas quantidades. A variedade é resistente ao inverno, tolerante à sombra e baixa resistência à seca.

Hussii

Uma das cultivares semi-anãs populares. Determinar os limites claros da coroa é difícil.

A árvore é densa, ramificada, o círculo inferior de ramos pode ser mais curto que os superiores, a árvore está mais próxima de uma forma arredondada. O tamanho máximo é de 2,5 M. O crescimento é insignificante, aos 8 anos a variedade mal chega aos 90 cm, a largura em qualquer idade é 1/2 da altura. As agulhas são macias, densas, escuras, contrastando com os brotos jovens e brilhantes. A planta não perde o efeito decorativo à sombra, é altamente resistente ao inverno.

Pendula

Forma de choro Pendula cicuta canadense, inclui várias outras subespécies, diferentes em tamanho e cor de agulhas.

Esta é uma árvore decorativa muito bonita com uma copa densa e inclinada e ausência de ramos esqueléticos, rebentos finos e graciosos. A planta é freqüentemente usada como um rebento para o caule de coníferas mais altas. Como árvore independente, a cicuta canadense Pendula pode atingir 1,5 m, é uma árvore muito densa com pequenas agulhas de cor verde com um delicado tom azul. A planta prefere sombra parcial, tem alta resistência à geada.

Cole

O cultivar de Kole é conhecido por diferentes nomes: Cole s Prostrate, Cole. O canadense Hemlock Coles Prostrate pertence à variedade de elite da forma de choro.

Uma planta única de cobertura do solo cresce até 0,8 m de altura, os ramos se estendem até 1,5 m. As agulhas são estreitas, alongadas e densas. O pico de decoratividade da prostrada Cole s da cicuta canadense ocorre no início do verão, quando aparecem os brotos verdes claros. A planta é uma boa opção para um jardim de pedras com reservatório artificial. A cicuta não tolera baixa umidade do ar, cresce à sombra e em área aberta.

Mall (Moll)

Hábito de chorar, ramos de diferentes comprimentos, estendidos, crescendo em diferentes direções. Externamente, a árvore assemelha-se a um arbusto de 2 a 2,5 m de largura e altura não superior a 1,5 m.

O crescimento é de cerca de 5 cm. A planta reage igualmente bem à sombra e ao sol e é altamente resistente à geada.

Gentsch White

A cultivar é popular entre os paisagistas por causa de sua coloração incomum. Durante a formação de rebentos jovens prateados, as agulhas verdes parecem estar cobertas de gelo.

Gentch White pertence à espécie anã. A árvore chega a atingir 60 cm de altura, o comprimento dos ramos estendidos é de 115 cm, a árvore requer poda, não tolera luz solar direta.

Macrophylla

A cicuta canadense Macrophylla é uma árvore esguia com uma copa larga piramidal regular. A peculiaridade da cultivar é a presença na copa dos ramos curtos que crescem em diferentes direções, que se assemelham a uma fonte.

Dentre as variedades da cicuta canadense, a macrófila é classificada como uma árvore de grande porte, podendo crescer até 15 m.

Atenção! Em tenra idade, a árvore não tolera correntes de ar, por isso a proteção é necessária.

Cresce em solos neutros, em tempo seco requer aspersão.

Compactar

A cicuta canadense Compacta mantém o efeito decorativo apenas na área sombreada. Ao sol, as agulhas ficam amarelas e esfarelam-se, expondo completamente os ramos. O tronco da árvore é curto, parece que os galhos são formados a partir da raiz.

A árvore se parece com um arbusto com hastes caoticamente dispostas e um topo plano. As pontas dos ramos são abaixadas, as agulhas são verdes claras com tonalidade azulada, pequenas, planas. O crescimento da variedade é insignificante, a altura máxima é de 0,5 m, o diâmetro é 3 vezes maior.

Fastigiata

Uma variedade de cicuta canadense Fastigiata cresce até 2 m, difere em uma ampla forma piramidal, semi-lacrimejante. As agulhas são pequenas, densamente dispostas, verdes claras.

A planta não é exigente na composição do solo, tem elevada resistência ao gelo. Com aspersão periódica, pode crescer em uma área aberta.

Young Kon

A cicuta canadense Young Kon é uma cultivar anã de formato extraordinário, apresentada na forma de um feixe de ramos espalhados reunidos em um feixe.

As agulhas são longas com um tom prateado. A altura da cultura está dentro de 1 metro. O crescimento anual da árvore não é ruim - 10-17 cm. A variedade responde bem ao corte e modelagem. Não tolera ressecamento do solo.

Iceberg

Iceberg é uma rara cicuta canadense, de forma piramidal redonda. A árvore é baixa até 1,5 m com galhos que crescem horizontalmente. O diâmetro é 2,5 vezes a altura.

A coroa é solta, as agulhas crescem densamente, a cor é verde claro. Os rebentos são brancos, caídos. A cultura é tolerante à sombra, pouco exigente para o solo. Cresce lentamente, a sua forma natural é decorativa, pelo que não é necessária moldagem.

Aplicação da cicuta canadense em paisagismo

Uma cultura resistente à geada com vários cultivares decorativos pode ser usada em qualquer ideia de design. Use a cicuta canadense:

  • para jardins de jardins ornamentais;
  • como uma cobertura;
  • em composição com arbustos floridos;
  • como uma compactação de pessoas de grande porte;
  • como uma tênia no centro do gramado;
  • para decorar as margens de reservatórios artificiais;
  • para decorar o jardim de pedras.

Abaixo estão algumas fotos da cicuta canadense em paisagismo.

Plantando uma cicuta canadense

O plantio oportuno da cicuta canadense e os cuidados subsequentes proporcionarão um efeito decorativo à árvore perene ao longo do ano. A cicuta é plantada em solo úmido, a estagnação da água é inaceitável, mesmo com boa drenagem.A composição do solo adequada para o cultivo é neutra ou ligeiramente ácida. A árvore não cresce bem em solo muito salino ou calcário. A resistência ao vento é baixa, a planta não tolera correntes de ar e vento seco. O local é escolhido semi-sombreado ou aberto, é possível próximo ao reservatório. A umidade do ar deve ser sempre alta.

Atenção! A cultura não cresce no ambiente poluído ambientalmente das grandes cidades, portanto não é utilizada para o esverdeamento em massa da área urbana.

A cicuta canadense é plantada na primavera - em abril, no outono - no final de setembro. Se necessário, neutralize a acidez do solo. O buraco de plantio é cavado com antecedência, a drenagem e uma mistura de nutrientes da turfa e do composto são colocados no fundo. A cova é aprofundada em 80 cm, a largura deve ser 20 cm maior que a raiz. A cicuta é plantada com uma muda de raiz fechada.

Algoritmo de aterrissagem:

  1. Na frente da cova, a raiz é aberta.
  2. O método de transbordo é usado para colocar o material de plantio no centro.
  3. Adormeça com uma mistura de nutrientes.
  4. Rega, cobertura morta.

O colar da raiz é deixado acima do nível do solo. Ao plantar várias plantas, a distância é deixada 85-1,5 m (dependendo do diâmetro da copa de uma planta adulta).

Conselho! O local é escolhido como permanente, já que a cicuta não tolera transplantes.

Como cuidar de uma cicuta canadense

As coníferas são cultivadas devido ao seu hábito decorativo, portanto, a principal tarefa é criar as condições mais confortáveis ​​para o período de cultivo, próximas às características biológicas da cicuta. A árvore, especialmente suas variedades decorativas, requer alimentação, irrigação, poda e controle de pragas.

Programa de rega e alimentação

Regue a planta conforme necessário, o solo perto da raiz não deve secar, o alagamento é um caminho direto para a doença e a morte da éfedra. A norma para uma planta adulta é 12-15 litros de água por semana. Para mudas, o volume é 2 vezes menor e o cronograma é o mesmo. Tsuge requer aspersão, se não houver precipitação, o procedimento é realizado todas as noites. As plantas são alimentadas por dois anos com agentes contendo fósforo. A partir do terceiro ano, a planta não precisa de fertilizantes.

Afrouxamento e cobertura morta do solo

A cobertura morta é um pré-requisito para a tecnologia agrícola da cicuta canadense. A camada de cobertura do círculo do tronco retém a umidade e evita que a raiz superaqueça em climas quentes. Qualquer material é usado, mas na maioria das vezes eles levam cascas de árvores ou lascas. No outono, a camada é aumentada, na primavera o solo é solto, a cobertura morta é renovada. As ervas daninhas são removidas ao longo da temporada.

Regras de poda

A cicuta e suas variedades possuem uma coroa decorativa, portanto, raramente a formação é realizada. A poda vertical proporciona uma sebe, corta os rebentos que ultrapassam o limite visual. De acordo com as avaliações de profissionais, para uma cicuta canadense um corte de cabelo em 3 anos é o suficiente. A efedra cresce lentamente. A conformação é feita no outono e a poda sanitária na primavera, cortando áreas secas e danificadas.

Pragas e doenças da cicuta canadense

A variedade clássica da cicuta canadense raramente adoece, os insetos praticamente não parasitam nela. As cultivares são menos resistentes à infecção; a requeima é possível. A doença começa no sistema radicular e cobre toda a coroa. A razão está no alagamento do solo, para eliminar o problema, reduz-se a rega, trata-se a árvore com Fundazol. Mais cedo, a cicuta é suscetível à ferrugem, o topo dos brotos escurece, as agulhas esfarelam-se. "Hom" é usado contra a ferrugem.

Das pragas da cicuta canadense, os ácaros da aranha parasitam. A aspersão constante elimina as pragas; no caso de distribuição em massa de carrapatos, são usados ​​os inseticidas "Decis" ou "Bactofit".

Problemas de crescimento: por que na primavera a cicuta começou a secar e esfarelar

A cicuta é uma árvore conífera e os problemas de amarelecimento e queda das agulhas são os mesmos de todas as coníferas. Se a árvore começou a amarelar na primavera, significa que ocorreu uma falha biológica. Os rebentos começaram a crescer e o sistema radicular ainda não saiu do estado de dormência.O amarelecimento das agulhas será distinto do lado ensolarado, é necessário sombrear a planta ou colocar uma tela.

O motivo do desmoronamento da copa pode ser uma deficiência de oligoelementos no solo, pois, na primavera, o raro solo é fertilizado com agentes fosfatados.

Atenção! Se a cicuta canadense for alimentada com nitrogênio, as agulhas podem ficar amarelas.

O problema com a decoratividade surge em solos constantemente úmidos. As agulhas secam com infecções fúngicas.

Conclusão

A cicuta canadense é uma cultura de coníferas perenes com alta resistência à geada e tolerância à sombra. Muitos cultivares de formato anão, lacrimejante e estritamente piramidal foram criados em grande escala. A cicuta é usada em jardinagem ornamental para decoração de paisagens.

Testemunhos

Zinaida Zhukova, 39 anos, Khabarovsk
Ela passou as férias no mar; no arboreto de Sochi, uma árvore com uma coroa chorosa atraiu a atenção. Descobri que se trata de uma cicuta canadense, conheci a descrição e os cuidados com a cultura, olhei as fotos das variedades, adquiri uma variedade de Fastigiata, plantei no local. Minha árvore tem uns 5 anos, tolera com tranquilidade nossos invernos, os primeiros 2 anos cobriram a planta completamente, agora hiberna só com cobertura morta, não cria problemas de crescimento.
Rodion Rozhkov, 42 anos, região de Moscou
Cânhamo canadense Coles Prostrate foi plantado em meu jardim de pedras perto da cachoeira. A umidade é alta, o local é ideal para o cultivo, a copa é densa, caindo. Durante o período de crescimento, a variedade nunca adoeceu e também não houve pragas. A forma anã cresce muito lentamente, não requer moldagem.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção