Pinhas: propriedades medicinais e contra-indicações

As pinhas são matérias-primas naturais amplamente utilizadas na medicina doméstica e na culinária. Os cones têm um sabor agradável e muitas propriedades úteis, mas para que não causem danos é necessário familiarizar-se com as regras básicas de utilização.

O tamanho e a forma das pinhas

O tamanho das pinhas pode ser considerado médio - geralmente não atingem mais de 3-7 cm de comprimento e apenas ocasionalmente ficam ainda maiores. O diâmetro dos cones geralmente não ultrapassa 2 a 3 cm, sua forma é alongada e oblonga, cilíndrica com um estreitamento na extremidade.

Como você pode ver na foto das pinhas, no topo elas são cobertas por pequenas escamas que cobrem o núcleo interno. Nos botões jovens, as escamas são verdes brilhantes e justas, mas à medida que envelhecem, a estrutura das pinhas muda, sua cor torna-se marrom e as próprias escamas tornam-se lenhosas.

É comum distinguir as pinhas machos e fêmeas - os machos são pequenos, agrupados e localizados perto da base dos rebentos. Os cones femininos são maiores e crescem no final do rebento. Ao mesmo tempo, os dois tipos de rins têm propriedades benéficas.

Importante! Externamente, as pinhas são semelhantes aos abetos, mas são menores e geralmente 5 a 7 cm mais curtas.

Por que as pinhas são úteis

As pinhas do pinho escocês contêm uma grande quantidade de substâncias valiosas. Eles incluem:

  • vitaminas C, A, B e K;
  • terpenos e óleos essenciais;
  • taninos e óleos graxos;
  • magnésio, ferro e selênio;
  • taninos e fitoncidas;
  • uma pequena quantidade de alcalóides;
  • bioflavonóides.

Graças a uma composição tão rica, os botões verdes jovens, quando devidamente processados, trazem enormes benefícios ao corpo humano. Em particular, eles:

  • têm efeitos antiinflamatórios e combatem infecções;
  • fortalecer a resistência imunológica a vírus e bactérias;
  • liquefaz o catarro com tosse seca e, em geral, tem efeito extremamente positivo nos pulmões e brônquios;
  • melhorar a composição e o movimento do sangue - as pinhas para os vasos sanguíneos aumentam a elasticidade das paredes vasculares e evitam a deposição de placas de colesterol;
  • proteger o sistema cardíaco de doenças, caroços podem proteger contra a isquemia, reduzir a probabilidade de desenvolver um acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco;
  • têm um efeito diurético e colerético, pelo que são muito úteis nas doenças dos rins e da vesícula biliar;
  • eliminar efetivamente o edema e os sintomas desagradáveis ​​associados;
  • prevenir o desenvolvimento de escorbuto e anemia - a composição vitamínica dos cones repõe rapidamente a deficiência de nutrientes no corpo;
  • fortalecer o sistema nervoso e ajudar a normalizar os padrões de sono;
  • salvar da depressão e aumento da ansiedade;
  • melhorar o metabolismo e contribuir para a normalização do estômago e intestinos.

Para homens e mulheres, os solavancos podem ser benéficos se houver mau funcionamento do sistema reprodutor. Os produtos à base de colisões param a inflamação, melhoram a circulação sanguínea na pelve e restauram o vigor e a energia saudáveis. As propriedades anticancerígenas dos cones também são bem conhecidas e podem ser utilizadas na prevenção do cancro.

Como e quando os botões são colhidos

Na medicina popular, aproveitam-se os benefícios das pinhas, que ainda não tiveram tempo de entorpecer, respectivamente, e é necessário coletar matérias-primas úteis logo após as pinhas aparecerem nos galhos da planta. Isso acontece no final de maio ou início de junho.

Para coletar matéria-prima, é necessário escolher pinhais, cuja idade das árvores é de cerca de 30 anos. Os pinheiros jovens liberam ativamente os botões, mas ao mesmo tempo eles permanecem bastante baixos, é mais conveniente coletar as pinhas dessas árvores. Além disso, deve-se dar preferência a florestas localizadas longe de grandes estradas, fábricas e fábricas, quanto mais limpa a matéria-prima medicinal, maiores serão suas propriedades úteis.

Conselho! Botões grandes e pequenos funcionam igualmente bem para a colheita. Não se deve olhar para o tamanho, mas sim para a cor e estrutura das pinhas: para fins medicinais, utilizam-se apenas botões de pinheiro verdes, resinosos e densos, mas que são fáceis de cortar à faca.

Tratamento de pinhas

As pinhas jovens são incrivelmente populares na medicina doméstica e a razão é simples - os fundos baseados nelas ajudam no tratamento de uma ampla variedade de doenças.

  • As saliências têm um efeito curativo para qualquer constipação: ARVI, bronquite, gripe, tosse prolongada e coriza. As vitaminas em sua composição, especialmente a vitamina C, ajudam a aliviar rapidamente a febre alta e o mal-estar, ativam a imunidade para combater uma infecção viral.
  • Os botões de pinheiro são usados ​​para úlceras estomacais. Meios baseados em matérias-primas úteis têm um efeito curativo nas lesões erosivas das membranas mucosas, acalmam a inflamação e aliviam a dor.
  • Solavancos ajudam com gastrite, tendências diarreicas e distúrbios metabólicos. Substâncias úteis em sua composição aceleram a digestão e assimilação dos alimentos, melhoram a microflora intestinal e promovem a rápida remoção de toxinas do corpo.
  • As propriedades coleréticas e diuréticas das matérias-primas são exigidas na presença de areia nos rins, em processos inflamatórios crônicos, em violação do escoamento da bile. O uso de fundos à base de botões de pinheiro contribui para que a bile comece a ser produzida de forma mais ativa e o líquido seja mais rápido excretado pelos rins do corpo - consequentemente, o trabalho dos órgãos internos melhora e o inchaço vai embora.

Os cones são usados ​​em terapias complexas destinadas à reabilitação após um acidente vascular cerebral. A composição de matérias-primas úteis contém uma grande quantidade de taninos - substâncias que podem retardar a degradação dos neurônios nas áreas afetadas do cérebro. Assim, as pinhas de um derrame evitam o desenvolvimento da doença e ajudam a manter o máximo de clareza mental e desempenho.

Tinturas e decocções baseadas em cones ajudam bem com doenças articulares - artrite, reumatismo, osteocondrose. São particularmente benéficos esfregar e fazer compressas, agindo na articulação dolorida através da pele, os botões de pinheiro aliviam a inflamação, eliminam a dor e reduzem o inchaço do tecido.

Além disso, cones são usados:

  • para doenças do trato respiratório - pneumonia, pneumonia, traqueíte e bronquite, tuberculose;
  • com deficiência de nutrientes no corpo - escorbuto, anemia e anemia;
  • com inflamação ginecológica e doenças da esfera geniturinária - cistite nas mulheres, uretrite e prostatite nos homens;
  • com doenças de pele - dermatite, eczema, psoríase;
  • com distúrbios do sistema endócrino e doenças da glândula tireóide;
  • com imunidade fraca, perda de força e desempenho diminuído;
  • com aterosclerose, hipertensão e aumento dos níveis de colesterol no sangue;
  • com transtornos de ansiedade, insônia, tendência à depressão;
  • com diminuição da potência e libido em homens e mulheres.

Quando aplicados externamente, os botões de pinheiro não só ajudam a combater as doenças inflamatórias da pele, mas também contribuem para a cicatrização rápida de feridas - e, além disso, têm um efeito desinfetante.

Receitas populares de pinhas

As receitas de pinhas podem ser muito diferentes, a dosagem dos medicamentos e a duração do tratamento dependem sempre da doença específica. Mas, de uma forma ou de outra, apenas algumas tinturas medicinais à base de matérias-primas naturais são utilizadas na medicina popular, são preparadas da mesma forma.

Infusão de pinha

O remédio mais simples baseado em botões de pinheiro frescos é uma infusão de água comum. Prepare-o assim:

  • cerca de 50 g de cones verdes são bem lavados em água fria, secos e picados à faca;
  • despeje 500 ml de água fervida em um pequeno recipiente;
  • cubra com uma tampa e retire por 2 horas para infundir em local sombreado.

A infusão finalizada precisará ser passada por uma gaze dobrada para filtrar o precipitado.

Você precisa beber 100 ml duas ou três vezes ao dia, e a infusão traz o máximo benefício para anemia, imunidade enfraquecida e tosse resfriada. As propriedades valiosas da bebida também serão exigidas no caso de doenças gastrointestinais - a infusão acalma as membranas mucosas irritadas e contribui para uma recuperação rápida.

Chá de pinha

Os botões de pinheiro são adequados para fazer chá curativo, sendo especialmente conveniente porque podem ser tomados nas mesmas quantidades que o chá normal, junto com mel ou outros doces. Para cozinhar você precisará de:

  • lave em água fria e, em seguida, moa as pinhas adequadamente, no valor de 10-12 peças;
  • despeje a matéria-prima com um litro de água e leve ao fogo, e quando as casquinhas ferverem, reduza o fogo ao mínimo e cozinhe por mais 5 minutos;
  • retire do fogo, deixe por cerca de uma hora e coe.

A infusão resultante é adicionada a folhas de chá comuns - 3-4 colheres pequenas cada.

A bebida acabada acaba sendo muito aromática e saudável, ajuda bem com anemia, resfriados, hipertensão. Beber chá é recomendado se você tem predisposição a doenças cardíacas, pois a bebida fortalecerá os vasos sanguíneos e o músculo cardíaco e evitará o desenvolvimento de doenças perigosas.

Importante! Os benefícios e malefícios do chá de pinha podem coexistir. Com todas as propriedades valiosas da bebida, recomenda-se usá-la no máximo duas ou três vezes ao dia, em caso de overdose, os cones podem causar danos ao organismo.

Tintura de pinha

Para artrite, reumatismo e radiculite, recomenda-se o uso de tintura de cone preparada com álcool. Esse remédio tem propriedades analgésicas e de aquecimento especialmente fortes e, após um derrame, previne a destruição das células cerebrais.

Caldo de cura

As pinhas verdes são benéficas na forma de uma decocção aquosa. Prepare-o assim:

  • pinhas frescas são colhidas em quantidade suficiente para encher um terço de uma panela de litro com elas;
  • as matérias-primas são cuidadosamente lavadas, mas não cortadas, mas imediatamente despejadas em um recipiente preparado;
  • a panela é enchida com água e os solavancos são enviados ao fogão - eles precisam ser cozidos apenas por 5-7 minutos, uma vez que muitas substâncias valiosas são destruídas durante um longo tratamento térmico.

O caldo pronto é coberto com uma tampa e deixado por uma hora. O presente e resfriado agente é filtrado com gaze, e então apenas 3-4 goles são tomados pela manhã. O remédio é especialmente benéfico para a aterosclerose e colesterol alto, para doenças gástricas e distúrbios intestinais.

Como o caldo tem uma concentração aumentada de componentes úteis, não pode ser tomado em grandes volumes - isso causará danos. Mas se desejar, o produto pode ser diluído com mel natural - o sabor da bebida ficará mais rico e interessante, e as propriedades benéficas só aumentarão.

Xarope de pinho

As pinhas são utilizadas não só para fazer bebidas, mas também para criar iguarias saborosas e saudáveis. Um deles é o xarope de pinho - seu sabor refrescante incomum agradará adultos e crianças.

A receita do xarope é a seguinte:

  • os cones jovens são bem lavados, colocados em uma panela e despejados com água na proporção de 1 para 3;
  • por 20 minutos, a matéria-prima é fervida, depois retirada do fogo e deixada em infusão por um dia, fechada;
  • em seguida, os cones fervidos são retirados da infusão e descartados, e o líquido remanescente é filtrado por gaze bem dobrada.

O açúcar é adicionado em proporções iguais à infusão resultante, mexido adequadamente e posto no fogo novamente. Na temperatura mais baixa, o xarope é fervido por mais 1,5-2 horas até que adquira um tom de framboesa, e então imediatamente despejado em potes esterilizados quentes.

Este xarope saboroso e saudável ajuda bem com constipações e anemia - basta usá-lo com chá para melhorar o seu bem-estar. Além disso, o xarope beneficia o estômago e os intestinos, tem um efeito benéfico no sistema nervoso e ajuda a eliminar a insônia.

Geléia de cone verde perfumado

As pinhas jovens trazem benefícios na composição da compota doce, uma grande quantidade de vitaminas e valiosas substâncias naturais estão concentradas nesta iguaria. Existem até 2 maneiras de preparar o produto, mas em ambos os casos, é necessário muito pouco tempo.

  • De acordo com o primeiro método, cones verdes bem lavados são despejados com água em quantidades iguais, após o que são fervidos em fogo moderado por apenas 20 minutos. A seguir, o caldo resultante é filtrado e misturado em 2 copos com 1 kg de açúcar granulado. Um xarope doce comum é feito da mistura resultante, após o qual os cones restantes são novamente colocados nela e fervidos até amolecer completamente por cerca de meia hora.
  • De acordo com o segundo método, 1 kg de cones é despejado em água fria e deixado em infusão por um dia para amolecer. No dia seguinte, ferva um xarope doce comum de açúcar e água na proporção de 1 para 2. Quando o xarope estiver pronto, drene a água das pinhas infundidas e as próprias pinhas são fervidas na calda preparada até ficarem completamente suave.

A geléia aromática à base de cone é usada como remédio para qualquer enfermidade ou simplesmente comida com chá para promoção da saúde em geral. Indicado para consumo, inclusive, e cones inteiros que permanecem na geléia.

Precauções

Os benefícios e danos das pinhas dependem de muitos fatores. Em primeiro lugar, é necessário controlar a dosagem de um produto útil - bebidas e iguarias à base de botões de pinheiro podem danificar se exceder as normas especificadas nas receitas. A overdose de pinhas pode causar problemas estomacais, erupções cutâneas e dores de cabeça.

Em alguns casos, as pinhas podem provocar alergias. Como raramente você os encontra em uma mesa comum, pela primeira vez você precisa usar remédios, xaropes e geléias em quantidades mínimas. Se o corpo não responder com uma reação negativa, a dosagem pode ser aumentada.

Atenção! Apenas os botões que foram coletados em uma área ecologicamente limpa podem ser usados ​​para fins medicinais. Antes de preparar medicamentos, as matérias-primas devem ser bem lavadas - sujeira e poeira nos cones podem reduzir significativamente seus benefícios e até danificá-los gravemente.

Contra-indicações para pinhas

As propriedades úteis das pinhas são muito grandes e raramente causam danos. E ainda, um produto natural tem uma série de contra-indicações, que incluem:

  • hepatite e danos graves ao fígado;
  • insuficiência renal crônica e nefrite;
  • gravidez e lactação;
  • crianças menores de 7 anos.

As pinhas devem ser usadas com cautela por pessoas com mais de 60 anos. O corpo na velhice é particularmente sensível e pode não ser capaz de lidar com a assimilação de drogas à base de matérias-primas.

Conclusão

As pinhas são benéficas para uma vasta gama de doenças, são utilizadas no tratamento mesmo das doenças mais graves.Porém, ao usar colisões, é importante ficar atento às dosagens e garantir que as matérias-primas estejam totalmente limpas.

Críticas de pinhas

Vasilyeva Irina Nikolaevna, 38 anos, Vladimir
A geléia de pinha é uma das minhas guloseimas favoritas desde a infância. E agora, no início do verão, colho botões verdes de pinheiro, para depois poder utilizá-los em caldos, xaropes e outros meios, os cones são muito agradáveis ​​ao paladar, são excelentes auxiliares para constipações e disfunções estomacais.
Petrov Andrey Sergeevich, 56 anos, Kaluga
Tinturas e decocções à base de pinhas ajudaram-me a recuperar de um derrame. Os remédios também desempenharam um papel importante, mas após uma série de gomos de pinheiro, senti uma melhora notável no bem-estar. Tornou-se muito mais fácil mover-se, os problemas de memória que haviam começado desapareceram.

Comentários (1)
  1. escreva mais sobre o uso ao ar livre

    05/07/2020 às 10:07
    Galina
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção