Var de jardim: composição, o que é, instruções de uso, como substituir, comentários

Garden var é uma composição sólida ou líquida de ingredientes naturais usados ​​para tratar feridas em árvores e arbustos. A ferramenta pode ser adquirida na loja, mas é melhor fazer em casa. O campo de jardim "faça você mesmo" é bastante fácil de fazer. Existem várias receitas para isso, por exemplo, com cera, parafina, resina e outros componentes.

O que é um jardim var

É uma mistura que serve para embeber feridas e arranhões, bem como cortes de árvores. Podemos dizer que o var de jardim é uma ferramenta especial que serve como um anti-séptico natural, protegendo as plantas de infecções.

Em que consiste um campo de jardim

Independentemente da receita específica, a composição do verniz de jardim é aproximadamente a mesma. A mistura inclui os seguintes componentes:

  • resina, colofónia;
  • álcool medicinal;
  • óleo de secagem, graxa;
  • própolis ou cera de abelha;
  • base - gorduras comestíveis (animal ou vegetal);
  • mistura agrotécnica, por exemplo, "Heteroauxin".

Var pode ser preparado independentemente das ferramentas disponíveis

Para que serve um campo de jardim?

Garden var desempenha o papel de um anti-séptico natural, impedindo a penetração de fungos, bactérias e outros patógenos. Junto com isso, promove a cicatrização de feridas, "cauteriza" as superfícies danificadas. O benefício do var é que ele interrompe o fluxo de seiva, evitando que o líquido saia dos tecidos da planta.

Garden var é uma massa que é aplicada em áreas danificadas de plantas. Portanto, é recomendável estocar esse remédio para todos os residentes de verão, fazendeiros e jardineiros.

Como fazer um campo de jardim em casa

O nome do produto reflete sua tecnologia de fabricação. Em casa, pode-se preparar um campo de jardim com base em diferentes componentes, que são misturados, fervidos até obter uma consistência homogênea e deixados para esfriar em temperatura ambiente.

DIY garden var: uma receita para parafina

Uma das receitas populares é baseada no uso de parafina. Para cozinhar, você precisará tomar parafina, breu e óleo vegetal (proporção 3: 1: 2).

A sequência de ações é a seguinte:

  1. Derreta a cera de parafina em fogo médio.
  2. A colofónia é esmagada (transformada em pó) e adicionada à parafina derretida.
  3. A mistura é levada à fervura e o óleo é adicionado em um jato fino.
  4. Em seguida, você também precisa cozinhar em fogo médio por 10 a 30 minutos.
  5. O recipiente é retirado do fogo, resfriado em temperatura ambiente e amassado até ficar homogêneo.
Atenção! Uma composição alternativa é parafina, breu e óleo de secagem natural ou óleo de transmissão (todos os componentes estão em quantidades iguais). A tecnologia de cozimento é a mesma.

Como cozinhar jardim var com cera de abelha

Para cozinhar, você precisa tomar breu e cera de abelha (proporção 2: 1), adicionar gordura interior (2 vezes menos cera) e proceder da seguinte forma:

  1. A cera de abelha é derretida e aquecida até ferver.
  2. Em seguida, adicione o restante dos componentes (você pode ao mesmo tempo).
  3. Ferva em fogo baixo ou médio por até 30 minutos, deixe esfriar e amasse.

A cera de abelha é um anti-séptico natural, por isso protege bem as fatias de plantas contra infecções

Como fazer um arremesso de jardim com gordura de cordeiro

Você também pode preparar um campo de jardim para árvores e arbustos à base de gordura de cordeiro (cauda gorda). Esse medicamento é resistente ao frio, por isso pode ser usado em qualquer época do ano. Para cozinhar, tome breu e cera comum, bem como um rabo gorduroso e um pouco de álcool medicinal (proporção 4: 2: 1: 0,5)

Eles agem da seguinte forma:

  1. A cauda gorda, cera e breu são derretidas juntas (o fogo deve ser baixo).
  2. Deixe ferver, cozinhe por 10 minutos e leve à geladeira por alguns minutos.
  3. Quando a temperatura cair um pouco (não se forma mais vapor), acrescente álcool.
  4. Resfrie à temperatura ambiente e rolha em garrafas.
Importante! Se a gordura de cordeiro não estiver disponível, pode-se usar banha de porco pura. O principal é que não tem sal.

Como cozinhar grama de jardim em resina de conífera

Você pode pegar resina de pinho ou abeto, qualquer óleo vegetal, bem como terebintina e cera (proporção 4: 3: 3: 2). Derreta a cera em fogo baixo, depois acrescente todos os ingredientes e desligue o fogo (não é necessário ferver). Esfrie e despeje em um recipiente.

Cera amarela é frequentemente usada como base para fazer var

Var para árvores de jardim em estrume

Eles pegam argila e esterco de vaca fresco (proporção 2: 1), adicionam um pouco de palha picada e uma pitada de sulfato de cobre. Neste caso, não é necessário cozinhar nada - basta misturar todos os componentes com água. A consistência deve ser espessa o suficiente, como creme de leite, caso contrário a mistura não grudará nos troncos.

Como fazer você mesmo um campo de jardim resistente ao frio

A preparação resistente ao frio é versátil porque pode ser usada mesmo no final do outono e inverno. Existem várias receitas para isso, por exemplo:

  1. Pomada de Reshetnikov: pegue resina de abeto, cera comum e álcool (10: 1: 1), derreta em fogo baixo, mas não deixe ferver. Em seguida, é resfriado e o álcool é adicionado.
  2. Composição de Raevsky: 60 ml de álcool isopropílico são misturados com 500 g de resina de árvore e duas colheres grandes de óleo de linhaça.
  3. Composição do Gaug preparado com base em 400 g de resina de pinheiro, 10 g de bicarbonato de sódio e 60 ml de álcool medicinal com 4 g de goma. A resina é derretida, todos os componentes são adicionados e o álcool é despejado bem no final, quando a solução começa a esfriar.

Como usar um campo de jardim

As instruções de uso do verniz de jardim são bastante simples. A mistura, se necessário, é levada ao estado líquido (derretida) e, em seguida, aplicada ao corte. Se a ferida for velha, ela deve ser limpa primeiro.

Regras básicas de trabalho:

  1. A composição é aplicada o mais rápido possível, pois endurece instantaneamente.
  2. Uma ferida recente não é tratada imediatamente, mas depois de algumas horas ou no dia seguinte, para que tenha tempo de secar.
  3. É melhor trabalhar com tempo seco.
  4. Se a área danificada for muito grande, então é pré-lavado com uma solução fraca de sulfato de cobre, e após a aplicação da camada, é coberto com trapos velhos e amarrado com cordas.
  5. A mistura é aplicada em uma camada fina e uniforme. Isso pode ser feito com uma espátula ou pincel, ou também pode ser usado um rolo.
  6. A massa pode rachar um pouco depois de alguns dias ou semanas. Em seguida, é retirado com cuidado e uma nova camada é aplicada. O procedimento é repetido até que a ferida esteja completamente curada.

Em feridas grandes, a mistura é aplicada com espátula ou rolo.

Atenção! Ao trabalhar, é preciso ter cuidado para não prejudicar ainda mais a árvore. Todos os instrumentos devem ser desinfetados em solução de permanganato de potássio a 1% ou outro meio.

Quando e como usar o jardim var

A ferramenta é utilizada na estação quente, pois no inverno endurece rapidamente, dificultando a aplicação na superfície das árvores a composição. No entanto, existem compostos especiais resistentes ao frio que não apresentam essa desvantagem.

A mistura de jardim é usada em tais casos:

  • poda imprópria;
  • remoção de ramos danificados pelo vento;
  • consequências da vacinação imprecisa;
  • danos causados ​​por roedores, bem como associados a diversas doenças ou pragas;
  • serrar ramos de árvores (para uso doméstico).
Importante! Em caso de calor extremo, não se deve usar varinha de jardim, que contém álcool em sua composição. Ao evaporar, pode queimar a planta, que cicatrizará por muito tempo.

Como suavizar o var de jardim

Freqüentemente, a droga é liberada na forma sólida. Para amaciar o verniz de jardim, ele deve ser aquecido até que esteja completamente derretido. Neste caso, você não deve ferver. Somente produtos frios ou mornos devem ser aplicados em árvores ou arbustos. Isso pode ser feito com uma escova comum ou espátula. É aconselhável realizar todos os trabalhos com luvas.

Conselho! A mistura é aquecida não em uma panela, mas em banho-maria, ou seja, em um recipiente que é instalado acima do vapor (fervura constante). Em alguns casos, basta segurar um arremesso forte ao sol e amassá-lo com as mãos.

Preparando árvores

Se a ferida for recente, não precisa de preparo especial - basta enxaguar com uma solução fraca de sulfato de cobre. Se for antigo, você deve primeiro limpá-lo com uma faca afiada. Nesse caso, todas as bordas e a base da ferida devem ser o mais lisas e limpas possível. Se galhos ou brotos interferirem, eles devem ser dobrados e fixados ou cortados.

Como usar o campo do jardim ao podar árvores

Árvores e arbustos são podados com tesouras de poda ou tesouras de jardim. Então você precisa esperar 1-2 dias para que as feridas sequem bem. As seções são tratadas com sulfato de cobre, podendo então aplicar verniz de jardim com pincel, espátula ou rolo.

Como aplicar o gramado do jardim em rachaduras e danos

As rachaduras geralmente têm uma pequena área de superfície. Portanto, para o processamento, use uma escova estreita ou enrole um pano em um palito e sature completamente a superfície com a composição.

A mistura é aplicada em uma camada fina e uniforme

Como usar o var de jardim ao enxertar

Para tratar os danos após a inoculação, é necessário fazer um corte uniforme, será muito mais conveniente aplicar a composição sobre ele. Se a ferida for antiga, primeiro é limpa com uma faca afiada.

Como você pode substituir o gramado do jardim

Em casa, você pode substituir o gramado do jardim por parafina comum. É usado no lugar da cera de abelha, deixando o resto dos componentes.

Como substituir um gramado de jardim por macieiras

Para árvores de jardim, incluindo macieiras, em vez de uma var, você pode usar:

  1. Massa de argila (argila, palha picada e verbasco na proporção 2: 2: 1).
  2. Misture quantidades iguais de verbasco e argila.
  3. Apenas um pedaço de terra é uma opção de "emergência", quando não há mais nada (é consertado com um pano ou bolsa).
  4. O pacote pode ser usado sozinho - especialmente se o dano for mínimo.
  5. A cera é outro bom substituto para o var.

Qual varão de jardim é melhor

Dependendo das características da composição e propriedades, o gramado do jardim é dividido em 2 tipos:

  1. Calor líquido: é usado na estação quente e deve ser aquecido antes do uso.
  2. Resistente ao frio: não precisa ser aquecido. Contém álcool medicinal, portanto pode ser usado no inverno.

Os resistentes ao frio são usados ​​tanto na estação fria quanto na quente, e os termo-líquidos - somente no verão. Portanto, podemos dizer que o primeiro grupo de vars é mais eficaz.

Regras de armazenamento

As condições de armazenamento são praticamente quaisquer: na faixa de temperatura de -40 a +40 ° С. Em temperaturas mais altas, a composição começa a derreter, embora mesmo assim não perca sua eficácia. O local deve ser seco e escuro: o acesso à luz solar está totalmente excluído.

Prazo de validade do jardim var

Os medicamentos armazenados podem ser armazenados durante todo o prazo de validade, que é de 5 anos. Um período semelhante se aplica a produtos feitos por você mesmo. Alguns residentes de verão armazenam misturas sólidas por até 10 anos.

Var pode ser armazenado por até 5 anos

Prós e contras de usar um verniz de jardim em jardinagem

Garden var apresenta alta eficiência, especialmente no tratamento de grandes feridas associadas a danos causados ​​pelo vento, serragem ou poda inadequada. Jardineiros experientes observam que o produto tem as seguintes vantagens:

  • o medicamento é fácil de preparar a partir de materiais descartados;
  • Isso é muito barato;
  • quando a composição endurece, adere bem à superfície do ramo e não cai;
  • também o piche da árvore não mancha o corpo e as roupas quando tocado;
  • a composição contribui para a proteção confiável de feridas contra infecções, bem como sua rápida cicatrização.

Ao mesmo tempo, a ferramenta tem suas desvantagens:

  • se a ferida ou corte com serra for muito grande, tem que aplicar muita mistura, o que leva à degradação gradativa da madeira;
  • no inverno, início da primavera e final do outono, você não poderá usar o var - ele endurece rapidamente (mas compostos resistentes ao frio podem ser usados ​​nesta época do ano).
  • em calor extremo, a composição contendo álcool pode queimar os tecidos da planta.

É por isso que em alguns casos será necessário substituir o verniz de jardim por outros meios.

Em vez de um var, você pode usar um chatterbox baseado em argila.

Conclusão

O varão de jardim faça você mesmo é fácil de preparar se você tiver todos os componentes necessários à mão. É um remédio natural que não só desinfeta as feridas, mas também promove sua rápida cicatrização. Como o prazo de validade é de pelo menos 5 anos, a solução pode ser preparada imediatamente em grandes quantidades e usada conforme necessário.

Comentários sobre o uso de jardim var

Lyubov Petrovna, 56 anos, Samara
Recentemente, estive envolvido na poda de velhas macieiras no campo. A princípio tudo parecia estar indo bem, depois vi que as feridas não sararam e até começaram a amolecer, como se apodrecessem. A primeira vez que me deparei com tal coisa, talvez eu não tenha manuseado a faca. Portanto, tive que limpar as feridas para obter um corte liso e processá-lo imediatamente com piche. Para isso utilizo uma composição com cera, banha e breu. Não é necessário adicionar álcool, apenas se for processado em climas frios. Eu recomendo que você sempre mantenha essa ferramenta pronta.
Nina Ivanovna, 59 anos, Yaroslavl
Eu podo regularmente as macieiras e a madressilva. Portanto, eu sempre mantenho o var em mãos. Recentemente a composição acabou, resolvi não comprar, mas cozinhar a partir de parafina, breu e óleo de girassol comum. Descobriu-se até 3 litros, despejou em uma jarra e guardou em um armário. A composição pode ser armazenada tanto no verão quanto no inverno, desde que seja no escuro. Depois de aparar, sempre processo, mesmo que o faça de acordo com todas as regras. E as árvores nunca ficaram doentes com nada, então eu recomendo fortemente que você tenha esse remédio em seu “kit de primeiros socorros” para plantas.
Irina, 45 anos, Tyumen
No verão passado, um furacão atingiu nossa região. E uma velha macieira cresce no local. Os dois ramos superiores quebraram, deixando lascas. Tive que fazer um corte de serra, meu marido ajudou aqui. Lavei a ferida com vitríolo e depois apliquei com rolo uma composição com cera de abelha, breu e banha sem sal. E então ela o cobriu com uma bolsa e amarrou. Então eu segurei por um mês, a árvore se recuperou rapidamente.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção