Cerca viva de buxo

O buxo é uma planta muito antiga, seu uso em paisagismo tem várias centenas, talvez milhares de anos. Afinal, é difícil imaginar uma planta tão despretensiosa quanto grata ao cuidado e que mantenha seu efeito decorativo durante todo o ano. Uma sebe de buxo, se desejada, pode se tornar uma verdadeira obra de arte e decorar o local da mesma forma que arbustos floridos.

Características de uma sebe de buxo

Talvez a sebe de buxo tenha apenas uma desvantagem - ela cresce muito devagar. No entanto, para a formação de bordaduras de buxo, este inconveniente pode facilmente ser transformado em dignidade. E se você realmente deseja obter uma bela sebe o mais rápido possível, então você pode plantar arbustos já bastante adultos, com cerca de 8 a 10 anos de idade. Afinal, o buxo enraíza-se facilmente durante o transplante, se for feito na hora certa.

Caso contrário, é difícil imaginar a melhor planta para uma sebe bela e densa. Tem folhas bastante pequenas e brilhantes, que se agarram aos ramos em grande número. Além disso, não caem no inverno, o que significa que o local é decorativo durante todos os 12 meses do ano. Em termos de densidade e densidade de crescimento entre as sempre-vivas, o buxo não tem rivais. Na literatura, você pode encontrar outro nome para buxo - buxus, formado a partir de seu nome latino.

As plantas toleram perfeitamente qualquer corte de cabelo e formação de copas - elas apenas começam a arbustos ainda mais e crescem em largura. Esta propriedade é ativamente usada por fitodesignadores profissionais para formar esculturas de jardim de beleza e originalidade estonteantes em buxo.

Atenção! Plantas de um buxus perene, plantadas em uma fileira, são capazes de formar uma cerca viva de 1 m de largura e 1,5 m de altura.

Além disso, os arbustos de buxo são incrivelmente despretensiosos. Eles podem desenvolver-se com sucesso em diferentes tipos de solos, não têm medo do sol aberto ou mesmo de uma sombra espessa.

Buxus pertence a plantas de vida longa, pode viver até 500 anos. Isso significa que uma sebe formada a partir dela pode servir a várias gerações. A propósito, existe uma lenda entre as pessoas de que uma cerca viva de buxo é capaz de proteger não só de olhares indiscretos, mas também de visitantes indesejados disfarçados de espíritos malignos.

As melhores variedades de buxo para sebes

Apesar da típica origem meridional do buxo, nos últimos anos, pequenas sebes deste arbusto podem ser encontradas no território da região de Moscou, e na região do Volga, e nos Urais, e até mesmo no sul da Sibéria. Claro, a espécie mais popular é o buxo sempre-verde (buxussempervirens). Tolera até as geadas dos Urais de forma bastante severa e só precisa de proteção contra o sol forte da primavera.

As variedades mais bonitas e ao mesmo tempo relativamente resistentes de buxo para sebes são as seguintes:

  • Aureovariegata - contra o fundo de folhagem esmeralda, pequenas manchas amareladas são claramente visíveis, que parecem uma explosão de fogos de artifício em um jardim de flores.
  • Latifolia Maculata - Uma variedade anã de buxo com folhas douradas.
  • Elegans - Outra variedade muito decorativa, cujo tom festivo é dado por um rebordo amarelo claro nas orlas da folha.
  • Suffruticosa - Este é um dos representantes dos buxos anões de crescimento lento, não ultrapassando 1 m de altura.
  • Marginata - as folhas desta variedade apresentam nervuras amareladas.

Claro, deve ser entendido que em condições climáticas bastante adversas é melhor não arriscar e plantar a forma verde usual de buxo sempre-verde. E variedades com cores vivas são mais adequadas para regiões com um clima relativamente ameno.

Plantando uma cerca viva de buxo

O plantio de uma cerca viva de um balde deve ser levado a sério. Na verdade, como observado acima, esta cerca pode ser criada por séculos e é desejável que o lugar mais ideal em todos os parâmetros tenha sido selecionado para ela.

Local de plantio e preparação do solo

Na maioria das vezes, uma sebe de buxo já é plantada ao longo de uma cerca existente: de uma rede de arame ou de madeira. Nesse caso, a densa vegetação dos arbustos servirá como proteção confiável contra olhares indiscretos e, ao mesmo tempo, enfeitará o local. Em outros casos, uma sebe de buxo é plantada onde é necessário dividir o local em zonas. Por exemplo, a separação de uma área residencial de salas de serviço ou uma horta.

O buxo não impõe requisitos especiais ao solo, mas no entanto desenvolver-se-á melhor e mais rapidamente em solos de textura média e leve. É importante que a umidade esteja presente no solo, principalmente nas camadas superiores. Mas principalmente em regiões de clima úmido e frio, no plantio de buxo, é preciso ter atenção especial para uma boa drenagem do solo. Visto que em um alto nível de água subterrânea parada, as plantas podem morrer em breve.

A acidez do solo não é crítica. O buxo não tolera apenas solos altamente ácidos ou salinos.

Em qualquer caso, antes de plantar, é necessário preparar o local para que a sebe plantada tenha um aspecto liso e esteticamente agradável e as plantas enraízem com segurança.

  1. Para isso, em primeiro lugar, marque o local do futuro pouso com a ajuda de estacas e uma corda esticada entre elas.
  2. Determine uma faixa com uma largura de cerca de 40-60 cm e corte com cuidado toda a grama e outra vegetação nela.
  3. Em seguida, usando uma pá de baioneta comum, remova uma camada de grama de 5 a 10 cm de profundidade da tira chanfrada. A maneira mais fácil é remover a grama em pequenos pedaços, com uma área de cerca de 25x20 cm.
    Comente! O gramado removido pode ser usado para criar fertilizante orgânico na pilha de compostagem.
  4. Depois de remover o gramado, se necessário, afrouxe levemente o solo na trincheira resultante.
  5. Se a terra for muito densa e viscosa (argila grossa), turfa ou areia são despejadas no topo à razão de um balde por metro contínuo de vala de plantio. Mexer.

A preparação inicial do local para o plantio de sebes de buxo pode ser considerada concluída.

Além disso, para o plantio, é necessário preparar vários carrinhos de mão com composto ou húmus. Eles atuarão como fertilizantes que precisarão ser adicionados à mistura de plantio ao plantar arbustos de buxo. Fertilizantes para adicionar à sua mistura de plantio também são ótimos:

  • cinza de madeira;
  • aparas de chifre;
  • superfosfato granular;
  • osso ou farinha de sangue.

A que distância plantar buxo para meios-fios e sebes

A distância entre os arbustos de buxo ao plantar uma sebe é escolhida com base no resultado que pretendem obter. Se você planeja formar uma sebe muito densa de formas geométricas estritas, a distância entre as mudas não deve ser superior a 30-40 cm. Se você preferir ver uma sebe de crescimento livre, na qual poderá ver toda a beleza natural do arbusto, então as plantas são plantadas a uma distância de 50-80 cm.

Se houver a intenção de obter uma borda de formas anãs de buxo, não sobrará mais do que 15-25 cm entre os arbustos durante o plantio.

Ao calcular a distância entre os arbustos de buxo durante o plantio, também é necessário levar em consideração as características individuais de uma determinada variedade. O acima são apenas recomendações médias gerais.Se qualquer variedade única de buxo for usada para o plantio, a largura de um arbusto adulto deve ser encontrada adicionalmente no viveiro.

Ao colocar plantas de buxo em duas fileiras, os arbustos devem ser plantados em um padrão quadriculado.

Atenção! Se você planeja plantar uma cerca viva aparada regularmente, sua largura não deve ser superior a 60 cm, caso contrário, o cuidado será muito difícil.

Regras de pouso

O buxo tolera facilmente um transplante em quase qualquer idade, especialmente se forem utilizadas mudas com sistema de raiz fechado. Na maioria das vezes, as plantas são usadas para o plantio de sebes com idades entre 3 a 8 anos. Quanto mais velha for a muda, mais atenção deve ser dada ao seu preparo para o plantio. O fato é que no volume limitado do recipiente, as raízes de plantas bastante adultas tornam-se tão emaranhadas e interferem umas nas outras que devem ser desembaraçadas e relaxadas antes do plantio para que possam começar a crescer imediatamente quando entrarem em contato com o solo fresco .

As pontas das raízes mais emaranhadas podem ser cortadas cuidadosamente com tesouras ou tesouras de poda. Isso não danificará o buxo, mas permitirá que as raízes se recuperem rapidamente e se desenvolvam mais.

Mesmo na fase de escolha das mudas, deve-se prestar atenção nas folhas. Eles devem ser frescos, firmes e sem manchas (a menos que seja uma variedade decorativa).

Pode-se plantar arbustos de buxo com sistema radicular fechado a qualquer momento, de março a novembro, dependendo das condições climáticas da região. Claro, é aconselhável realizar este processo em tempo nublado.

A tecnologia de plantio de sebes é a seguinte:

  1. Na trincheira preparada, os recessos são cavados no solo. Sua profundidade corresponde aproximadamente ao comprimento das raízes das mudas e sua largura é 1,5-2 vezes maior.
  2. O solo removido ao cavar buracos é misturado em proporção igual com húmus ou composto. Se desejar, adicione outros fertilizantes de ação lenta.
  3. Mudas de buxo com raízes retas são colocadas nos sulcos e cuidadosamente cobertas com mistura de plantio.
  4. É importante não aprofundar muito os arbustos para que o colo da raiz fique ao nível do solo.
  5. O solo ao redor das mudas é levemente compactado e regado.
  6. Em seguida, as bases dos arbustos são cobertas com uma camada de turfa, palha ou serragem podre. Não é necessário criar uma camada muito espessa de cobertura morta Sua espessura de 4-5 cm é suficiente.

Manutenção de sebes de buxo

O buxo é uma planta despretensiosa e não requer cuidados especiais. A rega é necessária apenas em climas quentes e secos. Os fertilizantes não devem ser aplicados antes de 12 meses após o plantio. É melhor substituir o afrouxamento do solo adicionando constantemente material de cobertura morta sob os arbustos. Isso ajudará a proteger o solo contra ervas daninhas, manterá a umidade nas camadas superiores do solo e economizará na fertilização. Antes do período de dormência do inverno, a sebe de buxo é abundantemente derramada com água para saturar o solo com umidade e melhor hibernar as plantas.

O procedimento mais importante no cuidado de uma sebe de buxo é um corte de cabelo.

As plantas jovens de buxo crescem muito lentamente, o crescimento anual pode ser literalmente 5-8 cm. Com a idade e com poda adequada, a taxa de crescimento pode aumentar ligeiramente e atingir 10-20 cm por ano. Porém, muito também depende da variedade escolhida para o plantio.

Na primeira estação após o plantio, as plantas de buxo são podadas apenas uma vez, geralmente 1/3 ou 1/2 de sua altura total, para permitir que vários brotos se formem na base dos arbustos. A partir da segunda safra, as plantas já são podadas regularmente, várias vezes ao ano, em intervalos de cerca de 6 semanas. A poda começa no final de abril ou maio, com o estabelecimento de um clima relativamente quente. Os arbustos começam a dar a forma necessária antes mesmo de terem tempo de se fecharem ou atingirem a altura desejada.

Importante! O último corte do buxo deve ser realizado o mais tardar um mês antes do início do frio constante.Isso é necessário para que o novo crescimento tenha tempo de amadurecer o suficiente e hibernar bem.

Se houver o desejo de decorar uma cerca viva de buxo com figuras decorativas alternadas (bolas, pirâmides, ondas), os moldes são feitos de arame ou ripas de madeira. Eles são fixados sobre as plantas. Mais tarde, ao cortar, remova todos os ramos que se projetam além dos limites do modelo estabelecido. Assim, qualquer composição escultural de buxo pode ser formada.

Foto de uma cerca viva de buxo

As sebes de buxo podem ter quase qualquer formato, como na foto:

  • retangular;
  • triangular;
  • alisado ou arredondado.

As sebes de buxo podem ser muito baixas, mais parecidas com um meio-fio:

E também alto e monumental, como paredes:

Eles podem se torcer na forma de padrões extravagantes:

E mesmo na forma de labirintos:

Eles podem ser decorados com todos os tipos de formas escultóricas ou composições inteiras:

Sirva como pano de fundo para sebes mais altas:

Ou paredes floridas:

E também atuam como composições esculturais separadas decorando o local:

Conclusão

Uma sebe de buxo certamente será uma das decorações originais do local. Isso ajudará a dividir o território em zonas, protegê-lo de olhares indesejados e servirá a mais de uma geração da família.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção