Reprodução de buxo

Buxo, ou buxus, como esse arbusto perene é chamado na Grécia, tornou-se popular em todos os lugares. A planta de crescimento lento é ideal para criar sebes e composições de jardim. A propagação de buxo em casa é muito fácil.

Como o buxo se reproduz

O arbusto é propagado por estacas, camadas e sementes. Isso pode ser feito na primavera e no outono. Os jardineiros acreditam que as mudas de outono são mais fáceis de transplantar e crescer mais rápido do que as da primavera.

  1. Para a preparação do material de plantio, opta-se por arbustos fortes e saudáveis ​​com pelo menos 2 anos de idade.
  2. O solo para a germinação precisa de solo solto e fértil.
  3. Para acelerar o enraizamento, mini estufas são utilizadas.
  4. Mudas de buxo precisam de abrigo durante o inverno.

Se o material de plantio for colhido tarde demais, a propagação da planta pode ser feita em ambientes fechados durante o período de frio. Na primavera, as mudas saudáveis ​​crescidas devem ser plantadas em um local permanente no jardim.

Criar buxo com sementes é um método mais difícil. A baixa germinação e um longo período de germinação geralmente levam a falhas em todas as tentativas de reproduzir arbustos a partir de sementes, mesmo entre jardineiros experientes.

Como propagar buxo em casa com estacas

Você pode colher material de plantio para reprodução de buxo em casa usando estacas durante a poda do arbusto. É necessário escolher partes curtas, de até 15 - 20 cm, com a casca intacta. No cabo, 2 - 3 botões vivos devem estar presentes. É melhor cortar em um ângulo de 45 graus com uma faca afiada.

Para que o talo crie raízes:

  1. Remova as folhas inferiores.
  2. Mergulhe em uma solução formadora de raízes de acordo com as instruções para o preparo.
  3. Prepare solo nutriente fértil com uma camada de drenagem.
  4. Cave as estacas verticalmente a uma distância de 10-15 cm umas das outras.
  5. Regue com água morna e cubra o solo.
  6. Cubra com papel alumínio ou material de cobertura.

As estacas demoram cerca de um mês antes de as raízes aparecerem. Isso deve ser levado em consideração ao colher mudas para propagação. Nas regiões do sul, o plantio de estacas de buxo enraizado em local permanente é realizado no final de setembro - início de outubro. Em áreas com climas mais frios, é melhor plantar mudas de buxo um mês antes, para que as plantas jovens tenham tempo de ganhar força e não morram no inverno.

Durante todo o período, as estacas de buxo para propagação devem ser regadas e ventiladas regularmente. É melhor fazer isso à noite, após uma diminuição da atividade solar.

As plantas jovens devem ser plantadas em local escolhido junto com um pedaço de terra para não danificar o frágil sistema radicular.

Importante! Ao colher material de plantio para propagação por estacas no verão, existe um grande risco de que, com o início da geada, o frágil sistema radicular possa morrer.

Como propagar um arbusto de buxo por camadas

Para jardineiros novatos, um método de propagação de buxo sempre-verde por camadas é adequado. O procedimento pode ser realizado em qualquer época, da primavera ao outono.

Para um arbusto de buxo forte e saudável a partir dos dois anos de idade, você precisa escolher um ramo externo localizado próximo à superfície do solo. Em seguida, prepare uma pequena trincheira de até 15 cm de profundidade com solo fértil solto. A ranhura deve estar ao longo da direção do ramo pai selecionado.

Para propagar o arbusto de buxo por camadas, serão necessários pregos para ancorar o galho ao solo.Você pode usar estacas de madeira com arestas divididas ou arame de metal dobrado. Para o desenvolvimento do sistema radicular, o ramo deve ser limpo de folhas e a casca deve ser ligeiramente incisada.

Incline o galho, prenda com alfinetes e polvilhe com uma mistura de terra solta de turfa, húmus e grama.

Cuidar da estratificação durante a reprodução consiste em regar regularmente. O solo não deve secar. Com o aparecimento dos primeiros rebentos, é necessário proteger os rebentos da luz solar direta.

Camadas de transplante

Se os brotos do galho escavado se desenvolveram o suficiente apenas no outono, é melhor deixar a reprodução do arbusto até a primavera. Antes do início do tempo frio, eles terão tempo para ficar mais fortes o suficiente. Para o inverno, os rebentos novos podem ser cobertos com a mata-mãe. E se as camadas cresceram a alguma distância da planta adulta, então o abrigo é feito de ramos de abeto ou pinheiro.

Para separar o material de plantio:

  1. Corte o galho-mãe do arbusto com uma tesoura de poda.
  2. Delicadamente, cave o solo para levantar todos os brotos ao mesmo tempo, sem danificar o sistema radicular.
  3. Divida as mudas com um podador de forma que uma pequena parte do galho-mãe fique em cada uma. Isso permitirá o desenvolvimento de raízes adicionais.

Um criadouro de buxo deve ser preparado com antecedência. É preciso muita habilidade e rapidez para evitar que as raízes sequem. Se possível, mantenha um pedaço de solo ao redor do sistema radicular para evitar estressar o buxo. Então, a planta criará raízes rapidamente em um novo lugar.

O solo sob as plantas jovens deve ser úmido e bem fertilizado. Nesse caso, a alimentação do buxo pode ser realizada um ano após a criação.

Para criar condições confortáveis ​​de reprodução, as mudas podem ser cobertas por um mês com tampas de filme ou material de cobertura. Ao mesmo tempo, é fundamental monitorar a umidade do solo. A secagem ou o excesso de umidade matam as plantas. Ao criar buxo no outono, é imperativo cobrir as plantas com camadas antes do início do frio.

Como propagar buxo por sementes

A propagação de buxo por sementes pode ser muito trabalhosa. É preciso muita paciência para colher e germinar a semente. Os problemas começam já ao coletar as sementes. Freqüentemente, os arbustos podados raramente têm tempo para produzir sementes maduras para propagação.

Você precisa coletar sementes no outono. Para fazer isso, os jardineiros deixam galhos em vários arbustos sem cortar. Grandes aquênios escuros de buxo são muito difíceis de germinar. Eles perdem a germinação já no ano seguinte após a colheita. Se as sementes forem adquiridas em uma loja, preste atenção na data de coleta. Caso contrário, todo o trabalho de criar buxo será desperdiçado.

Para embeber as sementes, você precisará da solução de Kornevin ou de uma preparação semelhante. Alguns jardineiros usam Zircon, Epin ou Agricola Ecogel. A preparação pré-plantio ajudará a aumentar a energia de germinação do material de semente para propagação e a aumentar a imunidade de futuras mudas.

Para o inchaço, as sementes de buxo são mantidas em solução por cerca de um dia. Em seguida, eles precisam ser colocados sobre um pano úmido e denso e cobertos. A germinação leva pelo menos um mês. Todo o período deve ser monitorado para manter as sementes úmidas.

Mudas de buxo são brancas. Semeie as sementes germinadas com as mudas para baixo.

Conselho! Os especialistas aconselham a estratificação de sementes de buxo para propagação. Este método aumenta a porcentagem de germinação e permite que você obtenha material de plantio de alta qualidade para reprodução.

Para fazer isso, você deve:

  1. Mergulhe as sementes em água ou solução formadora de raízes de acordo com as instruções de preparação.
  2. Despeje uma camada de areia em um pequeno recipiente e umedeça bem.
  3. Coloque as sementes a uma distância de um centímetro uma da outra.
  4. Cubra com uma pequena camada de areia molhada.
  5. Coloque o recipiente na prateleira inferior da geladeira, onde a temperatura é adequada para o armazenamento de vegetais.

Por cerca de um mês, você precisa monitorar para que o conteúdo do recipiente com as sementes não seque ou congele.

No final do semestre, coloque o recipiente em local aquecido e cubra-o com uma tampa de plástico. As sementes devem eclodir em 3 a 4 semanas.

Para semear sementes germinadas, o solo deve ser muito solto. Recomenda-se adicionar perlita ou poliestireno triturado à mistura de solo.

Coloque uma camada de mistura de drenagem no fundo do recipiente de buxo. Você pode comprá-lo ou fazer você mesmo com carvão, cascas de ovo ou pequenos seixos. Certifique-se de fazer furos no fundo para remover o excesso de água ao regar.

O solo para o plantio das sementes deve ser preparado com antecedência. Se a mistura de solo foi feita de forma independente, é importante aquecê-la ou tratá-la com antifúngicos para desinfecção.

É melhor semear as sementes uma de cada vez em pequenos recipientes. Este método não é muito econômico, mas permite que você não toque em mudas jovens de buxo por muito tempo.

Se o sistema radicular da planta encheu completamente o recipiente e ainda está longe do plantio para um local permanente, as mudas precisam ser transplantadas para vasos grandes por meio de transbordo.

  1. Preencher parcialmente o novo recipiente com solo, tendo previamente colocado a drenagem.
  2. Regue a planta abundantemente.
  3. Remova cuidadosamente a muda junto com um torrão de terra.
  4. Coloque em uma nova panela.
  5. Adicione o solo no diâmetro, compactando-o ligeiramente.

O trabalho posterior na reprodução do buxo por sementes consiste em rega e fertilização regulares. A primeira alimentação deve ser feita um mês após o surgimento dos brotos. Para isso, é melhor usar preparações minerais complexas. No futuro, você pode fertilizar as plantas após 2 - 2,5 semanas.

Com o início do calor, os recipientes com mudas podem ser colocados em uma estufa ou local protegido do vento e do sol para o endurecimento.

É melhor plantar buxo obtido de sementes em campo aberto no final de agosto. Antes do frio, as mudas jovens terão tempo de se fortalecer e desenvolver um sistema radicular.

É importante lembrar que para o inverno é necessário cobrir o solo sob os arbustos com uma espessa camada de turfa ou composto podre ou esterco.

Às vezes, basta criar buxo com sementes. Algumas variedades raras deste arbusto perene são muito caras. Cultivá-los por meio de estacas ou camadas pode demorar muito devido ao crescimento lento do arbusto.

Um método alternativo de melhoramento para buxo

Às vezes, os jardineiros são forçados a recorrer à divisão de arbustos de buxo. Os arbustos velhos, mesmo com poda cuidadosa, acabam ocupando o espaço destinado. Com a falta de luz e nutrição, os ramos crescidos perdem o efeito decorativo.

Ao dividir o arbusto, você pode plantar buxo no jardim. Você pode transplantar a qualquer momento, da primavera ao outono. Para fazer isso, você precisa cavar o solo do lado onde planeja separar uma parte da planta. Corte uma parte da raiz com vários brotos saudáveis ​​com uma pá ou faca afiada.

Coloque a muda estritamente verticalmente no buraco de plantio preparado com solo nutritivo. Coloque o solo, compactando-o gradativamente. É desejável que o solo esteja úmido. Isso evitará a criação de vazios ao redor do sistema radicular. As novas mudas devem ser regadas regularmente e alimentadas como plantas maduras. Nos primeiros dias após o plantio, a cultura deve ser protegida da luz solar direta.

Conclusão

Propagar o buxo por conta própria está ao alcance de um iniciante. O arbusto perene fica muito bonito em plantações de grupo e sebes. Mas não se esqueça que o buxo é uma planta venenosa e, se o suco das folhas entrar em contato com a pele ou por dentro, podem ocorrer consequências negativas.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção