Vassoura: pouso e cuidado no subúrbio

Uma planta interessante, despretensiosa e bastante bonita chamada vassoura, está gradualmente ganhando popularidade entre os jardineiros. Arbusto perene, representado por mais de 50 espécies, surpreende com sua bela floração, causando admiração. Dependendo da espécie, esta planta pode ter uma copa compacta espalhada ou fofa, principalmente com ricas flores amarelas. Além disso, este arbusto ornamental atrai não só pela aparência, mas também pela simplicidade de cultivo. Como regra, plantar e cuidar da vassoura em campo aberto não é difícil, e a planta em si vai se deliciar com sua vegetação exuberante do início da primavera ao final do outono.

Características do cultivo de moluscos na região de Moscou

Broom é um belo arbusto relacionado com leguminosas. Basicamente, esta planta é caducifólia, mas também existem espécies de sempre-vivas. Os arbustos são caracterizados por uma copa exuberante com ramos flexíveis e pequena folhagem. Tem uma floração abundante e um aroma agradável.

As espécies de vassouras selvagens não são resistentes à geada e começam a florescer no início da primavera. As flores são pequenas e amarelas. Mas como na região de Moscou as condições naturais para essa planta são bastante adversas, os criadores criaram variedades híbridas que combinam o florescimento de várias espécies e a resistência a várias condições climáticas, incluindo geadas. É a vassoura dessas variedades que é recomendada para o cultivo nos jardins da região de Moscou.

Boskop Ruby - uma variedade híbrida com uma exuberante copa esférica, atingindo até 2 m de floração no início de maio. Flores de cor rubi intensa.

Albus - uma variedade resistente à geada que pode suportar geadas de até -40 ° C. A altura do arbusto chega a 1 m, a copa é densa com ramos arqueados. As flores são brancas.

Andreanus - uma variedade de vassouras, atingindo até 2,5 m de altura. Uma característica distintiva é um aroma agradável que lembra o abacaxi. As flores são vermelho-amarelo bicolor.

Vassoura roxa - um arbusto baixo, não mais de 40 cm de altura, com folhas trifolioladas e delicadas flores púrpura-púrpura.

E o mais comum entre as espécies de arbustos, que consegue criar raízes nos jardins da região de Moscou, é Vassoura russa.

Na verdade, não existem regras especiais para o plantio e cuidados com a vassoura russa e outras variedades na região de Moscou, mas há uma série de recomendações, a partir das quais, esta planta irá deliciar-se com uma floração saudável por muitos anos:

  • é melhor dar preferência a variedades híbridas resistentes ao gelo;
  • o local de pouso deve ser ensolarado, mas protegido dos ventos;
  • a preparação para o inverno deve necessariamente incluir o abrigo do arbusto, especialmente da vassoura jovem recém-plantada;
  • a rega deve ser moderada e, se necessário, não é desejável inundar a planta;
  • é necessário executar alimentação oportuna e afrouxamento.

Plantando e cuidando da vassoura em campo aberto

A vassoura é um arbusto despretensioso para o plantio e posterior cuidado, mas ainda assim cria raízes muito melhor, se desenvolve e floresce em solo fértil e leve, em local quente e calmo.

O arbusto em si é plantado no início da primavera, no final de abril ou início de maio. O plantio pode ser feito com mudas ou sementes. O solo para plantio deve ser arenoso com baixo teor de acidez.O local deve ser ensolarado, quente e livre de ventos fortes.

Preparação de material de plantio

A vassoura é plantada em terreno aberto com uma muda. Nesse caso, você pode comprar uma muda pronta para o plantio ou cultivá-la você mesmo a partir de sementes.

Ao comprar uma muda de vassoura, você precisa se certificar das características exatas dessa planta. A melhor opção ainda seria entrar em contato com uma loja especializada, onde todas as informações necessárias serão fornecidas para a muda selecionada:

  • grau;
  • idade;
  • grau de resistência à geada;
  • empresa de manufatura.

Você também pode semear sementes de vassoura sozinho. Recomenda-se mergulhar as sementes compradas ou colhidas em água morna por 2 dias antes da semeadura.

Atenção! É aconselhável adquirir sementes de variedades híbridas de vassoura, pois a coleta dessas sementes não garante que uma planta dessa variedade em particular possa ser cultivada.

Após a imersão, as sementes são semeadas em um recipiente com turfa e solo arenoso úmido a uma profundidade de 0,5-1 cm. As sementes devem ser espaçadas de 4-6 cm. Após o recipiente ser coberto com um filme e colocado em local aquecido, sala iluminada com uma temperatura de cerca de 21 ° C ... A rega e pulverização regulares são obrigatórias.

Após o aparecimento de mudas com 2-3 folhas totalmente formadas, as mudas devem ser mergulhadas e transplantadas em vasos separados com solo preparado (2: 1: 0,5 - turfa, húmus e areia). Em campo aberto, as mudas devem ser transplantadas aos 3 anos de idade.

Preparação do local de pouso

O local para o plantio da vassoura deve ser preparado com antecedência. O local deve ser escolhido com sol e vento fraco. O solo deve ser fértil, arenoso, neutro ou ligeiramente ácido. Se o solo for pobre em nutrientes, é aconselhável aplicar fertilizantes minerais complexos.

Importante! Não se pode plantar vassoura próximo a corpos d'água, pois a planta contém substâncias tóxicas, que, se entrarem no corpo d'água, afetarão adversamente sua fauna.

Desenterre o solo antes de plantar. Eles fazem buracos, cuja profundidade deve ser várias vezes maior que o volume do sistema radicular da muda, junto com um caroço de terra. É imperativo drenar o fundo da fossa com seixos ou pedras. Quanto mais pesado o solo, mais espessa deve ser a camada de drenagem.

Ao plantar várias vassouras, a distância entre as covas de plantio deve ser de pelo menos 30 cm para plantas pequenas e 50 cm para arbustos altos.

Regras de pouso

O plantio correto de uma muda de vassoura deve ser feito da seguinte forma:

  1. Prepare o poço de pouso, preencha a camada de drenagem.
  2. Coloque a muda exatamente no meio, de modo que o colo da raiz fique no nível do solo.
  3. Em seguida, a vassoura é coberta com uma mistura de terra (uma mistura de grama, húmus e areia 1: 1: 2), socada e regada abundantemente (o colo da raiz também deve ficar no nível do solo).
  4. Também é recomendável aplicar cobertura morta no solo, o que garantirá menor evaporação da umidade e evitará o rápido crescimento de ervas daninhas.

Regar e alimentar

A rega e a alimentação da vassoura devem ser feitas em tempo hábil. Regue o arbusto abundantemente e como a camada superficial do solo ao redor do tronco está completamente seca.

Atenção! As variedades de vassouras híbridas precisam de mais rega do que as espécies de plantas.

Mas é importante notar que uma planta adulta tolera bem a seca. Se chover com frequência no verão, pode não ser necessário regar. É mais difícil para esta planta sobreviver ao excesso de umidade do que à falta de umidade.

Após a rega, é imperativo soltar o solo e remover as ervas daninhas ao mesmo tempo. Afrouxe o solo ao redor do tronco a uma profundidade de 12 cm.

Para floração e crescimento abundantes, a vassoura também precisa de alimentação sistemática. A primeira alimentação é realizada na primavera e a segunda no meio do verão. Na primavera, o arbusto é alimentado com fertilizantes com alto teor de nitrogênio, para isso, uma solução de ureia é regada ao redor do tronco (30 g por 10 l de água).No meio do verão, é necessário fertilizar a planta com fertilizantes contendo fósforo e potássio.

Com o desenvolvimento lento dos arbustos, a alimentação adicional pode ser feita. Espalhe não mais do que 300 g de cinza de madeira uniformemente ao redor do círculo do tronco.

Poda

A vassoura não precisa formar uma coroa. A poda só deve ser feita após a floração para estimular a formação de novos rebentos. Nesse caso, apenas alguns ramos são removidos para ramos fortes lignificados laterais.

Como a vassoura contém a substância tóxica citisina, a poda deve ser feita com luvas para evitar queimaduras.

Preparando-se para o inverno

Apesar de ser aconselhável plantar espécies de vassouras resistentes à geada na região de Moscou, ainda existem algumas dicas que você precisa saber sobre como preparar uma planta para o inverno:

  1. Um jovem arbusto precisa de abrigo durante os primeiros 3 anos. É coberto com turfa ou terra seca. Em seguida, os galhos são puxados juntos, amarrados ao topo e dobrados no chão. Em seguida, eles são cobertos com ramos de abeto, folhagem seca ou tecido não tecido.
  2. As vassouras de baixo crescimento também precisam ser cobertas com ramos de abeto ou outro material de cobertura para o inverno.
  3. Arbustos adultos de 3 anos ou mais não precisam de abrigo.
Importante! Apesar da flexibilidade dos galhos de vassoura, eles devem ser dobrados ao solo gradativamente, em 10-15 dias, fixados com suportes especiais.

Reprodução

A reprodução da vassoura pode ser feita de 3 maneiras:

  • sementes;
  • estacas;
  • camadas.

As sementes para propagação são colhidas no final de agosto ou início de setembro, quando os grãos estão totalmente maduros. São plantadas em vasilhame, forradas com papel alumínio e colocadas em local aquecido com temperatura de até 20 ° C. Periodicamente, as mudas são abertas, ventiladas e pulverizadas. As mudas cultivadas são transplantadas para um local permanente em campo aberto, não antes de 3 anos depois.

As estacas são realizadas após a floração com o auxílio de rebentos semilignificados, sobre os quais deve haver pelo menos 3-4 folhas maduras de tamanho médio. Eles são cortados e plantados em um recipiente. Cada talo é coberto com um frasco de vidro, durante o enraizamento, arejar e pulverizar é obrigatório. Na primavera, as estacas enraizadas são transplantadas para terreno aberto.

A reprodução por estratificação é feita dobrando os ramos da parte inferior do arbusto ao solo. As pontas dos galhos que tocam o solo são fixadas com suportes especiais, a seguir borrifadas com terra. Quando as camadas começam a criar raízes, devem ser cortadas, separadas da planta mãe e transplantadas para outro lugar.

Doenças e pragas

A vassoura é uma planta bastante resistente a pragas e doenças, mas, no entanto, muitos danos podem ser causados ​​a um arbusto:

  1. Lagartas de mariposa - as larvas desta borboleta alimentam-se das partes vegetativas do arbusto, o que pode levar à sua secagem. Para evitar a propagação da praga, a vassoura deve ser borrifada com inseticidas bacterianos ou preparações organofosforadas.
  2. Mariposa salpicada - destrói a coroa verde da planta. Devido à sua rápida reprodução, a vassoura pode perder grande parte de suas folhas. Uma solução de clorofos a 2% ajudará a se livrar da praga.

Também devem ser destacadas as seguintes doenças:

  • oídio;
  • mancha negra.

Quando surgirem os primeiros sinais dessas doenças, deve-se borrifar a vassoura com uma solução de sulfato de cobre a 5%. Em caso de lesões extensas, recomenda-se o uso de enxofre de potássio ou Fundazol.

Conclusão

Plantar e cuidar da vassoura a céu aberto, na região de Moscou, não é diferente de cultivar essa planta em outras regiões. A única coisa que se deve ter em conta é a resistência do arbusto ao gelo, pelo que se recomenda para esta zona escolher exactamente aquelas variedades que suportam temperaturas negativas.

 

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção