Cinquefoil nepalês Srta. Wilmont, Lenda, Chama de fogo: crescendo a partir de sementes em casa, fotos, comentários

Para a maioria dos jardineiros, uma planta perene com flores lindas parece ideal, que ao mesmo tempo se propaga facilmente por sementes e não requer cuidados especiais, ao mesmo tempo que resiste às condições bastante adversas do inverno russo. É seguro dizer que uma planta como a Potentilla nepalesa é a que mais se aproxima dos requisitos dessa imagem ideal.

Descrição geral da Potentilla do Nepal

O cinquefoil nepalês pertence ao gênero cinquefoil, que por sua vez pertence à família rosa. O gênero Potentilla é um dos mais numerosos em termos do número de espécies que inclui, mais de 300.

As plantas são uma grande variedade de formas de vida: de anuais e bienais a perenes, de gramíneas rasteiras da cobertura do solo a arbustos volumosos de até 1,5 metros de altura com caules lenhosos. Algumas das espécies selvagens de Potentilla são de valor medicinal significativo. Não admira que o nome latino do gênero (Potentilla) seja traduzido como "poder", "força".

Mas não são tantas as espécies utilizadas na cultura e, entre elas, é a Potentilla do Nepal que se distingue por um encanto especial. Sua pátria são as cadeias de montanhas do Himalaia Ocidental e do Nepal. Daí a despretensão comparativa das plantas às condições de crescimento. No artigo abaixo, você pode encontrar não apenas uma descrição de diferentes variedades híbridas de Potentilla do Nepal com uma foto, mas também informações sobre como plantar e cuidar dessa planta interessante e pouco exigente.

Este tipo de Potentilla é uma planta herbácea perene, cuja altura média varia de 30 a 50 cm. Os caules crescem retos em tom púrpura e ramificam-se com bastante força. São cobertos por interessantes folhas em forma de dedo que realmente lembram a pata de algum animal estranho e podem atingir 15 cm de comprimento.

Por outro lado, jardineiros experientes encontram alguma semelhança entre as folhas da Potentilla e do morango, embora as primeiras sejam maiores que as últimas. Não é à toa que ambas as plantas pertencem à mesma família.

Atenção! A cor das folhas da Potentilla nepalesa pode depender da composição do solo em que a planta vive e varia de um tom verde claro a roxo escuro com raras veias pretas.

No topo dos brotos de junho a agosto, flores de cinco pétalas bastante grandes (até 3 cm de diâmetro), na maioria das vezes flores isoladas. As pétalas são em forma de coração ou obovadas. Eles vêm em todos os tons de laranja rosa ou avermelhado.

As plantas distinguem-se pela boa robustez invernal e, via de regra, não precisam de abrigo durante o inverno.

Variedades populares de Potentilla do Nepal

Na cultura, este tipo de Potentilla é usado desde 1820.Desde então, surgiram muitas variedades híbridas interessantes e atraentes, as mais populares das quais são descritas a seguir. Você não deve apenas confundir as plantas Potentilla do Nepal com sua irmã arbustiva, que também é muito usada na jardinagem. Em qualquer caso, a Potentilla nepalesa é uma planta puramente herbácea, os seus rebentos nunca se tornam lignificados e a altura não ultrapassa os 50 cm.

As variedades desta variedade de Potentilla praticamente não diferem no cuidado. As principais características são as diferentes cores das pétalas das flores e o período de floração.

Senhorita wilmont

Acontece que a variedade Potentilla nepalesa Miss Wilmott se tornou a mais popular, e isso não é nada surpreendente se você olhar para a foto dele.

As flores têm uma tonalidade rosa tão rica que pode até ser comparada à cereja. No meio de cada flor, um olho mais escuro se distingue claramente, devido ao qual a cor se torna ainda mais expressiva.

A variedade é mais exuberante e com floração mais longa do que outras variedades. Ao mesmo tempo, o cultivo e o cuidado com o cinquefoil da Srta. Wilmott não são diferentes. Estas flores são resistentes e muito despretensiosas.

Lenda

Numa variedade com um nome tão poético, as flores tradicionalmente têm um centro mais escuro de cor quase bordô. Ao mesmo tempo, as pétalas são caracterizadas por uma espessa tonalidade rosa pálido, que muda rapidamente no início para vermelho carmim e só então se transforma em um olho completamente escuro.

O cultivo da Potentilla da lenda nepalesa não apresenta dificuldades particulares, e a foto mostra uma das empresas de manufatura mais comuns onde se pode comprar sementes dessas flores.

Chama ardente

As flores da chama ardente da Potentilla do Nepal se distinguem por uma cor única. O centro escuro, combinando tons de carmesim e vermelho, ocupa a maior parte da flor. E contra o fundo de delicadas pétalas de baunilha com tons rosados, parece que está queimando com uma chama brilhante.

Essa variedade começa a florescer em julho e dura até setembro. Embora as plantas em si não sejam grandes em tamanho, elas crescem até 40 cm de altura e são muito impressionantes.

RON MC BEATH

A cor das flores desta variedade lembra ligeiramente a Potentilla de Miss Wilmott. Um tom rosa profundo, quase cereja, das pétalas passa para um centro mais escuro em forma de estrela.

Mas, como decorre da descrição da variedade, em termos de altura, a Potentilla nepalesa Ron Mac Bis distingue-se pelo menor tamanho, atingindo apenas 30 cm. Mas a floração é muito abundante e longa, podendo durar de maio a setembro .

Tapete de flores

As flores desta variedade têm uma tonalidade coral com um centro tradicional mais escuro. O próprio nome da variedade caracteriza o período de floração, que é longo no tempo e no número de flores formadas, de meados de junho a meados de setembro.

Ela se adapta bem a quase todos os solos, mas uma floração tão abundante requer um local ensolarado.

Floris

Outra das variedades populares de Potentilla do Nepal, floresce durante junho-julho. As pétalas têm um tom claro de coral, que se transforma em um centro laranja-avermelhado.

Os arbustos desta variedade são de tamanho médio, crescendo até 50 cm.

Roxanne

As flores desta variedade não parecem menos atraentes do que outras variedades de Potentilla. As pétalas da laranja salmão têm tons mais claros e cremosos. Muitas veias emanam do centro escuro, riscando lindamente com pétalas claras.

Aplicação em paisagismo

No projeto paisagístico do local, o cinquefoil nepalês parece muito expressivo em um único plantio, graças ao colorido original das flores, principalmente se você criar um tapete a partir de várias de suas variedades de cores diferentes, por exemplo, Miss Wilmott, Roxana e Lenda. Ela terá que ir ao pátio em grandes colinas alpinas, em jardins entre pedras.

Bordas de plantas Potentilla plantadas em uma fileira também ficarão ótimas, com as quais você poderá cercar canteiros de flores ou caminhos.

Mas essas plantas são combinadas de forma muito harmoniosa com outras perenes, criando pontos brilhantes em mixborders. Eles se destacam favoravelmente contra o fundo de flores relativamente pequenas, como verônica e sinos. E eles vão criar um tapete brilhante que vai bem com flores de tamanho médio, como centáurea, tremoço, centáurea.

Como a Potentilla do Nepal se reproduz

O cinquefoil nepalês pode ser propagado facilmente por quase qualquer um dos métodos conhecidos.

Seminal

As sementes da Potentilla podem ser semeadas quase a qualquer momento. Se falamos de semear em ambiente ambiente, então ao longo do ano, se for possível fornecer luz suficiente para as mudas. As plantas florescem apenas no ano seguinte após a semeadura, mas as plantas têm a garantia de serem fortes, saudáveis ​​e você pode imediatamente fazer um prado inteiro com elas.

A julgar pelas avaliações dos jardineiros, a reprodução da Potentilla pelas sementes do Nepal não é nada difícil. As sementes germinam bem mesmo quando semeadas em terreno aberto e desenvolvem rapidamente plantas com flores poderosas.

Ao dividir o arbusto

Este método de reprodução pode ser aplicado a arbustos Potentilla que viveram em um lugar por pelo menos 4 anos. Os arbustos são desenterrados em climas quentes na primavera ou outono e divididos em várias partes com uma faca afiada. Para que cada parte contenha uma certa quantidade de raízes e botões (folhas).

Comente! Para a melhor taxa de sobrevivência, parcelas individuais podem ser tratadas adicionalmente com raízes de raízes.

São plantadas imediatamente após a separação para um novo local, observando o intervalo entre plantações de 25-40 cm.

Camadas

A reprodução por estratificação é feita em meados do verão, em julho ou em agosto. Para isso, escolhe-se um rebento forte e saudável que cresce nas imediações da superfície terrestre. É cortado ligeiramente com uma faca afiada. Em seguida, eles são inclinados ao solo, fixados de tal forma que a incisão é coberta com solo. Normalmente, na queda, o broto tem tempo para criar raízes no local da incisão. Em seguida, é separado e imediatamente plantado em solo leve e solto.

Estacas

Estacas de enraizamento podem ser colhidas de brotos de cinquefoil maduros do ano passado durante o verão. Normalmente são cortadas em um comprimento de 9 a 10 cm, sendo as folhas inferiores removidas, deixando apenas algumas na parte superior do broto. A parte mais baixa do corte é tratada com fitohormônios e plantada em solo leve e solto. Você pode plantá-los para enraizamento em pequenos recipientes, e se houver muitas mudas, eles são colocados imediatamente no solo em um local com sombra no local. Sobre eles, é aconselhável cobri-los com polietileno em arcos ou garrafas plásticas para criar um efeito estufa de alta umidade. O solo sob eles deve ser mantido constantemente úmido. E se os botões se formarem nas estacas durante o enraizamento, eles devem ser removidos. No outono, as plantas maduras com raízes podem ser plantadas em um local permanente.

Plantando e cuidando da Potentilla do Nepal

A Potentilla nepalesa é uma planta muito despretensiosa e pouco exigente para cuidar. No entanto, para que seja uma decoração digna do site, é necessário compreender e cumprir todas as suas preferências básicas.

Como semear cinquefoil nepalês para mudas (termos, regras)

Coletadas ou compradas em uma loja, as sementes de Potentilla do Nepal retêm boa germinação por 2 a 2,5 anos.

O Cinquefoil pode ser cultivado com mudas, literalmente, durante todo o ano. O período mais conveniente é de fevereiro a abril, uma vez que, como resultado, as plantas cultivadas podem ser transplantadas para o campo aberto no local de crescimento permanente escolhido já nesta temporada (em agosto-setembro).

Atenção! Se a semeadura for realizada no verão, outono ou inverno, então durante toda a temporada será necessário cuidar das mudas em casa, proporcionando-lhes a quantidade certa de luz e umidade suficiente.

Como as sementes da Potentilla são pequenas, elas a semeiam superficialmente em solo umedecido e polvilham levemente com areia fina por cima. Em ambiente com temperatura de + 20-22 ° C, é aconselhável cobrir as sementes semeadas com vidro ou polietileno para manter a umidade necessária. Os primeiros brotos devem aparecer em cerca de 12-15 dias.

Durante este período, os cuidados com os rebentos jovens de Potentilla são reduzidos a colocá-los num local fresco e luminoso com uma temperatura de cerca de + 18 ° C e regar moderadamente 2 a 3 vezes por semana.

Potentilla Pick do Nepal

As mudas desenvolvem-se muito lentamente durante as primeiras 3-6 semanas. Parece que eles estão congelados no lugar e não crescem nada. Após 4-5 semanas de desenvolvimento, quando as primeiras folhas verdadeiras aparecem, os brotos jovens de Potentilla podem ser separados em recipientes separados. Se você fizer isso com cuidado, tentando tocar as raízes microscópicas ao mínimo, as plantas não apenas não pararão de crescer, mas começarão a se desenvolver em um ritmo mais rápido.

Na colheita, é importante levar em consideração a composição ácida e mecânica do solo. Devido à sua despretensão, a Potentilla crescerá em quase todos os solos, mas não apresentará aquela floração abundante e longa, de que é capaz em condições favoráveis. As plantas preferem solos leves e soltos com uma reação neutra ou mesmo ligeiramente alcalina.

Quando o clima quente está estabelecido, já é permitido plantar mudas com a idade de 2 a 2,5 meses em um local permanente em campo aberto.

Cuidado de mudas

Mudas de Potentilla não requerem nenhum cuidado especial. As plantas só precisam ser regadas regularmente, tentando não sobrecarregar com a quantidade de umidade. Após dois meses, as plantas jovens podem ser alimentadas com um fertilizante composto altamente diluído.

Plantando Potentilla Nepalesa em terreno aberto

Você pode plantar plantas Potentilla em terreno aberto em qualquer estação quente, de maio a setembro inclusive. Além disso, o transplante de arbustos, se necessário, também é possível, tanto na primavera como no outono após a floração.

Apesar de as plantas poderem existir e parcialmente sombreadas, esta escolha não será a melhor para o seu pleno desenvolvimento. O cinquefoil nepalês é capaz de se mostrar em toda a sua glória apenas em uma área bem iluminada pelo sol. Afinal, se você olhar atentamente para a planta com flores, ficará claramente visível que em tempo nublado e ensolarado as flores nem mesmo se abrem totalmente.

Em termos de preparo do solo, a drenagem deve ser monitorada. No lugar do plantio futuro, a água não deve estagnar.

Atenção! O melhor de tudo é que a Potentilla nepalesa se sentirá ao pé das raízes da clematite, formando um tapete florido e protegendo a delicada videira do superaquecimento das raízes nos dias quentes de verão.

Plantar plantas Potentilla em si não causará nenhuma dificuldade, mesmo para jardineiros novatos. As plantas são plantadas em covas especialmente cavadas e derramadas com água, mantendo uma distância de 20-30 cm entre elas.

Cuidados de acompanhamento (regar, alimentar, soltar, cobertura morta, poda, preparação para o inverno)

Se o tempo estiver seco e quente, então a Potentilla precisa ser regada 2 a 3 vezes por semana. Por 1 sq. metro de plantio consome-se, neste caso, cerca de 10 litros de água.

Em tempo chuvoso e nublado, a rega das plantas deve ser limitada, uma vez que o sistema radicular das flores pode sofrer com umidade excessiva.

Três vezes durante todo o período vegetativo, Potentilla pode ser alimentado com fertilizantes orgânicos. É muito bom adicionar uma solução de cinzas a eles. É melhor adubar com as seguintes fases de desenvolvimento da planta:

  • no início da primavera, imediatamente após o derretimento da principal cobertura de neve;
  • por volta de meados de maio, na época da formação dos primeiros botões da planta;
  • após a floração - em agosto ou setembro.

Em vez de soltar o solo e remover as ervas daninhas sob o cinquefoil, é mais aconselhável usar cobertura morta com qualquer matéria orgânica: feno, palha, serragem podre. Isso pode ser feito na primavera e durante a estação de crescimento.

Apenas os rebentos murchados, secos e doentes são cortados das plantas.A remoção regular de flores murchas resultará em tempos de floração mais longos.

A flor Potentilla do Nepal tolera quase todas as geadas. Os arbustos devem ser protegidos apenas em regiões onde no inverno ocorrem simultaneamente geadas acima de -25 ° C e degelo a zero e acima. Nesse caso, uma boa camada de cobertura morta ou ramos de abeto conífero podem ajudar.

Pragas e doenças

Em geral, as plantas raramente são atacadas por parasitas e patógenos.

Mas com excesso de umidade, as plantas Potentilla do Nepal podem ser afetadas por doenças fúngicas: ferrugem, oídio ou manchas marrons. Para o processamento, use Bordeaux líquido ou qualquer fungicida sistêmico.

Das pragas, as mais ativas são geralmente as colheres, que são fáceis de combater com qualquer inseticida: Fitoverm, Fufanon e outros.

Conclusão

O cinquefoil nepalês é uma planta com flor perene muito despretensiosa que será um convidado bem-vindo em quase qualquer local. Ele se dá bem com qualquer flor, e pode muito bem atuar como solista, decorando um canteiro de flores ou borda.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção