Pea cypress: Filifera Nana, Sangold, Baby Blue, Boulevard

O cipreste ervilha ou Plumosa Aurea é uma árvore conífera popular da família dos ciprestes. A planta começou a ser plantada para jardinagem em terrenos particulares a partir do século XVIII. Recentemente, jardineiros de todo o mundo começaram a usar coníferas no projeto paisagístico, além de plantas com flores. O cipreste da ervilha é um brilhante representante das coníferas, usado não só para o cultivo no jardim, mas também como planta de casa.

Descrição do cipreste ervilha

Jardineiros novatos costumam confundir cipreste com cipreste. O cipreste ervilha difere de seu irmão do sul da seguinte maneira:

  • resistência à geada;
  • os ramos estão localizados no mesmo plano;
  • pequenos cones amadurecem na planta.

O cipreste é uma árvore em forma de cone com ramos que crescem horizontalmente, formando uma copa piramidal. A casca é lisa, marrom claro. Em condições naturais, propaga-se por sementes, em casa - por estacas e enxertos.

No outono, cones marrom-amarelados aparecem entre as agulhas azul-acinzentadas, atingindo 6 mm de diâmetro. Devido ao tamanho dos cones em forma de ervilha, o cipreste recebeu este nome.

O cipreste ervilha veio do Japão para o nosso país. Em casa, a árvore atinge de 30 a 50 m de altura. Mas em nosso país, a planta cresce até 1 m. Depende dos seguintes fatores:

  • invernos frios;
  • excesso ou falta de umidade;
  • sol intensamente escaldante;
  • baixa umidade do ar.

Energia para a casa e propriedades do cipreste-ervilha

O cipreste ervilha inclui várias espécies que diferem na forma e cor das agulhas, tamanho e método de cultivo. Existem exemplares que podem ser guardados nos peitoris das janelas. Mas, como o cipreste pertence à família dos ciprestes, ele está envolto em presságios e superstições.

Aqui estão alguns deles:

  1. Desde a antiguidade, acredita-se que o cipreste se destinava ao cultivo próximo ao cemitério, pois era um símbolo de tristeza e saudade. Portanto, quem inicia uma árvore em miniatura pode estar em constante depressão, o que afetará negativamente a saúde.
  2. Ephedra tem uma energia poderosa. Se você cultivá-lo no parapeito de uma janela ou em frente a uma porta, ele o protegerá do mau-olhado, mas também não permitirá que você aproveite a vida.
  3. Muitos residentes de verão supersticiosos consideram a planta "muzhegon". Uma jovem pode se transformar em uma solteirona, um casal feliz pode rapidamente dissolver um casamento.
  4. A árvore conífera se estabeleceu como planta vampírica.Para uma boa noite de sono, não é recomendável instalá-lo no quarto.

Embora o cipreste seja considerado impróprio para cultivo em um apartamento, ele também tem qualidades positivas:

  • como todas as coníferas, purifica o ar;
  • óleo de pinho é usado em aromaterapia;
  • a planta é recomendada para crescer para pessoas com estagnação de vida, trabalho, criatividade.

Cabe a todos acreditar em superstições ou não, mas é preciso lembrar que todas as mudanças na vida dependem das pessoas, e não da planta. Cultivando ciprestes no peitoril da janela, você precisa desfrutar das belas agulhas e do cheiro da floresta de coníferas.

Pea cypress em paisagismo

O cipreste da ervilha foi descoberto no antigo Japão em 1835. Foi levado para a Crimeia em 1859 e, em São Petersburgo, começaram a decorar jardins e parques do palácio em 1860.

Hoje em dia, o cipreste encontrou ampla aplicação no paisagismo do local:

  • em pousos individuais e em grupo;
  • variedades de anões adornam escorregadores alpinos, jardins rochosos e jardins ornamentais;
  • parece harmoniosamente em um grupo com coníferas e arbustos decíduos decorativos.

Variedades de ervilha cipreste

O cipreste ervilha possui mais de 100 espécies, que diferem na forma, tamanho e cor das agulhas. Cada espécie é única e adequada para cultivo em um terreno particular.

Ervilha cipreste Filifera Aurea

A ervilha cipreste Filifera Aurea é uma planta alta que atinge os 5 m de altura. A coroa larga-cônica é formada por brotos filamentosos cobertos por agulhas suaves de um amarelo brilhante. A planta requer luz, quando cultivada à sombra perde o seu aspecto decorativo.

Para um bom crescimento e desenvolvimento, recomenda-se que a éfedra seja plantada em solo nutritivo e drenado. O local é escolhido tranquilo, protegido de correntes de ar.

A planta é usada para decorar colinas alpinas, jardins ornamentais, jardins rochosos. E também a vista fica boa em plantações individuais e em grupo.

Ervilha cipreste Filifera Nana

O cipreste da ervilha Filifera Nana é um arbusto conífero de baixo crescimento que encontrou aplicação em projetos paisagísticos. Um denso arbusto esférico coberto de brilhantes agulhas esmeraldas e pequenos cones castanho-claros, que amadurecem na primeira quinzena de setembro.

O cipreste é um cipreste de crescimento lento, em 20 anos cresce meio metro de altura e 1 m de largura. Devido ao seu pequeno tamanho, o arbusto pode ser cultivado em apartamento. Propagado por estacas, adora o sol e o solo úmido e nutritivo.

Ervilha cipreste Filifera Aurea Nana

Filifera Aura Nana pertence às variedades anãs de cipreste ervilha. Arbusto perene de crescimento lento com uma coroa esférica de oliveira dourada. O crescimento sazonal é de 5 cm de altura e largura.

A espécie é despretensiosa, resistente à geada, forma uma coroa densamente ramificada de brotos curvos e arqueados. Desenvolve-se bem em solos úmidos e nutritivos e em locais abertos e ensolarados.

No projeto paisagístico, o cipreste é usado para decorar escorregadores alpinos, jardins japoneses e chineses, fica bem no fundo de tijolos e alvenaria de pedra.

Ervilha cipreste Filifera Gracilis

Ervilha cipreste Filifera Gracil é um arbusto alto, uma planta adulta cresce até 5 m de altura. Filifera Gracilis é considerada a variedade mais resistente à geada, ela tolera bem os invernos frios e com pouca neve no centro da Rússia.

A espécie forma uma coroa larga e cónica de rebentos filiformes fortemente inclinados. Projetado para cultivo em jardins de estilo chinês, holandês e japonês, em jardins de pedras e jardins ornamentais.

Pea cypress Sangold

Pea cypress Sangold é uma espécie raquítica. Uma planta adulta atinge 1 m de altura e 2 m de largura. A copa larga-cónica é formada por rebentos castanho-avermelhados flexíveis e pendentes.

Cypress Sangold, descrição:

  • as agulhas de esmeralda dourada não perdem seu brilho nos dias frios de inverno;
  • a espécie é resistente à geada, os invernos bem a uma temperatura de -25 graus;
  • uma planta jovem precisa de abrigo, pois as geadas da primavera podem destruir o crescimento do ano corrente;
  • a poda higiênica de primavera é necessária para dar uma aparência decorativa.

O cipreste Sangold precisa de um plantio adequado e cuidados regulares. O local é escolhido leve, com solo nutritivo e drenado. Em solo seco, o crescimento e o desenvolvimento param.

O cuidado consiste em regar regularmente, cobrindo o solo com cobertura morta. A poda é necessária para dar uma aparência decorativa e remover galhos danificados e não invernados. Para o inverno, a planta jovem é coberta, o solo é coberto com turfa, palha ou composto podre.

Ervilha cipreste azul bebê

O cipreste da ervilha BabyBlue é um arbusto anão em forma de cone e de formato compacto. As agulhas macias em forma de agulha são verde-oliva brilhante de um lado e azulado prateado do outro.

A espécie prefere crescer em áreas ensolaradas, protegidas de ventos frios. O solo deve ser fértil, bem drenado, ácido ou ligeiramente alcalino.

Baby Blue fica bem em plantio único, em composições horizontais, para cultivo em vasos e para desenhar bordaduras.

Pea cypress Boulevard (Boulevard)

Pea cypress Boulevard é uma espécie decorativa de crescimento lento com agulhas estreitas e cônicas de prata azulada. Ele difere de outras variedades e se assemelha muito a thuja ou zimbro.

A espécie é subdimensionada, atingindo 1m de altura. Devido ao seu aspecto decorativo, a planta é amplamente utilizada em paisagismo.

Pea cypress Squarroza

Uma espécie perene com uma copa densa de tom largo. A decoratividade da planta é dada por agulhas em forma de agulha, azul-prateadas, macias e suaves ao toque.

A espécie prefere solos úmidos, bem drenados e nutritivos. A cultura é de crescimento lento, com uma taxa de crescimento anual de 25 cm de altura e 15 cm de largura.

A resistência ao gelo é alta, pode suportar temperaturas de até -30 graus.

Ervilha cipreste Plumosa Áurea

Uma árvore perene e amplamente cônica forma uma densa copa de brotos marrom-avermelhados que crescem horizontalmente. A planta é coberta por agulhas em forma de agulha amarelo-ouro, entre as quais podem ser vistos pequenos cones com um diâmetro não superior a 6 mm.

A variedade é decorativa devido à cor das agulhas, que fica mais brilhante no inverno. Projetado para crescer em colinas alpinas, em jardins rochosos, próximo a coníferas e plantas ornamentais.

Importante! O cipreste Plumosa Aurea é considerado um fígado longo, crescendo em um só lugar por até 300 anos.

Ervilha cipreste dourado

Ervilha cipreste Raios do Sol ou Dourado é uma árvore perene de tamanho médio que cresce até 5 m de altura. A copa larga e cônica é formada por brotos finos, caídos e marrom-claros.

As agulhas douradas com um aroma fraco iluminam no inverno e ficam elegantes na neve branca. Apesar de seu crescimento lento, a planta forma cones em miniatura marrom-claro com diâmetro de 6 mm a 1 cm no ano de plantio.

Pea cypress White Beauty

O cipreste da ervilha de beleza branca é um arbusto conífero de baixo crescimento. A coroa em forma de cone é formada por finos rebentos flexíveis cobertos por agulhas verde-prateadas com pontas brancas como a neve.

A espécie é de crescimento lento, desenvolve-se bem em solo fértil e bem drenado. Prefere um local claro e sem correntes de ar. White Beauty é resistente à geada, pode crescer em regiões com clima instável e invernos com pouca neve.

No paisagismo, são utilizados para o plantio em plantio individual e em grupo, para decoração de canteiros e junto a arbustos ornamentais.

Pea cypress Golden Mop

Um arbusto perene anão com uma coroa esférica plana. Os rebentos semelhantes a cordões são ramificados e pendentes. A altura de uma árvore adulta chega a meio metro de altura, por isso a espécie é recomendada para o cultivo em casa.

As agulhas escamosas e douradas claras são macias e suaves. Os botões castanhos claros são pequenos e se formam no primeiro ano após o plantio.

O cipreste da variedade Golden Mop é melhor cultivado em um local ensolarado, pois à sombra parcial a planta perde sua aparência decorativa. A resistência à geada da espécie é média; quando cultivada em um clima rigoroso, os rebentos sem abrigo podem congelar ligeiramente.

No projeto paisagístico, o arbusto é utilizado para o plantio em jardins de pedras, composições caducifólias e coníferas e como tênia em gramados.

Lantejoula de ouro de cipreste ervilha

Pea cypress Gold Spangle é uma planta alta conífera, atinge 4 m de altura e 150 cm de diâmetro, brotos castanhos escuros são curtos, involuntariamente localizados no tronco, fazendo com que o arbusto pareça desgrenhado.

As agulhas douradas brilhantes são macias e lisas; mudam de cor para cobre quando o tempo frio chega. Para que o cipreste cresça e se desenvolva bem, ele deve fornecer:

  • área ensolarada ou semi-sombreada;
  • solo ligeiramente ácido, úmido e bem drenado;
  • abrigo para o inverno;
  • cobertura de solo regular.

A variedade é recomendada para ser plantada em jardins rochosos e urze, em jardins de pedra e junto a verdes coníferas.

Cipreste ervilha-da-lua azul

Um arbusto de crescimento baixo com brotos curtos e rígidos. A coroa esférica é coberta com agulhas azul-aço, que clareiam no inverno. A variedade é despretensiosa, pode crescer em local ensolarado e com sombra parcial. É pouco exigente para o solo, a manutenção é mínima e não necessita de poda.

O cipreste da ervilha azul foi eleito o Melhor Novo Produto em 2015 e recebeu o prêmio mais alto.

A planta fica linda entre coníferas verdes, arbustos ornamentais de tamanho reduzido, em canteiros de flores e jardins de pedras.

Regras de plantio para ervilha cipreste

Para aguardar o resultado esperado com o plantio de cipreste ervilha, é necessário escolher o local e o terreno certos.

O cipreste-ervilha cresce bem e se desenvolve em um local claro, onde os ventos fortes e frios não o atingirão. O solo no local deve ser nutritivo e bem drenado.

Ao plantar vários arbustos, é necessário manter um intervalo de pelo menos 1 m, uma vez que o sistema radicular se desenvolve horizontalmente.

Como plantar uma planta corretamente:

  1. Um solo leve e nutritivo é preparado. Isso pode ser húmus ou solo comprado para coníferas.
  2. Cave um buraco, cuja profundidade deve corresponder ao tamanho do sistema radicular.
  3. Coloque a muda no centro da cova de plantio e comece a preenchê-la com o solo preparado, socando cada camada para que não surja uma almofada de ar.
  4. O terreno é regado e coberto com cobertura morta.
Importante! O colar da raiz deve subir 10 cm acima do solo.

Pea cypress care

O cipreste é uma planta despretensiosa. Para cultivar um arbusto saudável e bonito, você precisa fazer o mínimo de esforço e o máximo de cuidado.

Cypress adora solo úmido sem água estagnada. A rega é realizada uma vez a cada 7 dias. Para cada arbusto, você deve gastar pelo menos 10 litros de água. Para a irrigação, é utilizada água decantada e quente.

Conselho! Após a rega, o solo é solto e coberto com cobertura morta.

E também a alta umidade é importante para o arbusto. Se a umidade for baixa, a planta perde rapidamente seu aspecto decorativo.

A primeira cobertura é aplicada 60 dias após o plantio. Para isso, são utilizados fertilizantes minerais complexos com alto teor de nitrogênio. A cobertura é realizada 2 vezes por mês. A partir do dia 20 de julho, não são aplicados fertilizantes.

Um cipreste adulto é alimentado em junho-julho com fertilizantes para coníferas. O intervalo entre as mamadas deve ser de pelo menos 10-15 dias.

O cipreste da ervilha precisa de poda regular. É realizado por:

  1. Para a formação da copa, não se recomenda retirar mais do que 30% dos brotos. Realizado 12 meses após o plantio.
  2. Poda sanitária - remova os rebentos danificados e não invernados.
  3. Corte de cabelo de outono - os crescimentos jovens são encurtados em 1/3.

Reprodução

Para preservar espécimes varietais, o cipreste pode ser propagado por estacas e camadas.

Na primavera ou no outono, estacas de 10-15 cm de comprimento são cortadas, tratadas em estimulador de crescimento e enterradas em substrato de areia, perlita e casca de pinheiro em proporções iguais.

Para um enraizamento rápido, as mudas são cobertas com filme plástico para criar uma microestufa. Após o aparecimento de crescimentos jovens, o filme é removido, o recipiente é reorganizado em um local quente e luminoso e começa a cuidar como uma planta adulta. Após atingir 20-25 cm, a planta é transferida para um local permanente.

A reprodução por ramos é eficaz apenas para variedades anãs. Para isso, um broto saudável de baixo crescimento é selecionado e colocado em uma trincheira preparada de modo que o topo se eleve acima da superfície da terra. O galho está coberto de terra, derramada abundantemente e coberta de palha. Após o enraizamento, a planta jovem é separada da planta-mãe e transplantada para um local novo e preparado.

Características do cultivo de cipreste ervilha na região de Moscou

Para que a planta se enraíze e se desenvolva bem, a cova do cipreste começa na primeira quinzena de outubro. Por esta:

  1. O solo é escavado a uma profundidade de 90 cm e os furos são feitos a uma distância de 1 a 4 m, dependendo do tipo de planta.
  2. O fundo da cova de plantio é coberto por uma camada de drenagem de 15 cm.
  3. O próximo passo é colocar o fertilizante. Para isso, turfa, gramado, areia e húmus são combinados em uma proporção de 2: 3: 1: 3. A camada superior de terra é introduzida na mistura preparada e tudo é bem misturado.
  4. Os buracos cavados são cobertos com material protetor para criar um microclima favorável. Na primavera, o fertilizante será esmagado e a terra estará pronta para receber uma planta jovem.
  5. Na primavera, o buraco é regado, o sistema radicular é endireitado na muda.
  6. O material de plantio preparado é colocado no centro da cova e adiciona-se 300 g de nitroammophoska.
  7. As raízes são cobertas com terra, socando cada camada.
  8. O solo é abundantemente coberto com cobertura morta.
Conselho! Os espécimes altos são amarrados a uma estaca durante o plantio.

Doenças de cipreste ervilha

Apesar da alta imunidade a doenças, a planta pode ser afetada pela podridão radicular. Aparece com cuidados inadequados ou condições climáticas desfavoráveis. Para evitar a estagnação da água no local, você deve:

  • escolha o lugar certo com águas subterrâneas profundas;
  • colocar uma camada de drenagem no fundo do buraco de plantio;
  • regando abundantemente conforme necessário.

Se a planta estiver doente, o tratamento será ineficaz. Portanto, é desenterrado, todas as raízes danificadas são removidas, o solo é tratado com fungicidas e a planta é transplantada para um novo local.

Das pragas de insetos, o cipreste da ervilha pode danificar:

  1. Ácaro-aranha. Os primeiros sinais do aparecimento de uma praga são o amarelecimento e a queda das agulhas. Para o tratamento, use drogas "Nissorano", "Apollo".
  2. Escudo. O inseto suga a seiva da árvore, o que leva à sua morte. Ao primeiro sinal, a planta é pulverizada com Nuprid.

Sujeita às regras de cuidado e poda sanitária oportuna, a planta conífera atrairá a atenção com sua bela aparência.

Avaliações de cipreste de ervilha

Minchenok Ekaterina Ivanovna, 56 anos, Anapa
Eu tenho plantado cipreste ervilha há muito tempo. Gosto muito da variedade Whitebeauty, ela passa bem no inverno, mas várias plantas queimaram com o sol da primavera, agora planto novos espécimes em sombra parcial. Graças à bela cor das agulhas, o canteiro do meu jardim tornou-se a inveja dos meus vizinhos. Isso é especialmente perceptível no inverno. Aconselho a todos que plantem um cipreste despretensioso.
Kucher Elena Evgenievna, 61 anos, Tyumen
Sou um jardineiro experiente, decidi cultivar um cipreste em nosso clima instável. Experimentei muitas variedades, mas apenas o cipreste-ervilha criou raízes. É resistente à geada, resistiu a geadas de até -40 graus sem abrigo. Agulhas brilhantes ficam lindas na neve branca. Variedades altas substituem a árvore de Natal.

Conclusão

O cipreste ervilha é um representante brilhante das coníferas, usado para o paisagismo de um terreno pessoal. Se a tarefa é torná-la bela e única, não tenha medo das dificuldades e acredite em superstições. O cultivo de uma árvore conífera não é difícil e muito interessante.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção