Como cortar uma weigela: na primavera, verão, depois da floração, esquemas, prazos

Weigela de poda na primavera permite criar uma composição única e distinguir a planta de uma variedade de culturas hortícolas. A decoração do arbusto em flor irá deliciar não só os donos do terreno, mas também os transeuntes. Os jardineiros conseguem atingir o máximo da beleza da cultura organizando com competência a poda primaveril da weigela e a formação da sua copa.

Preciso cortar a weigela na primavera

Weigela é um arbusto com flores ornamentais. Pode ser cultivada isoladamente e utilizando-a na composição ou na formação de sebes pitorescas. Para uma floração longa e exuberante da vegetação, os jardineiros weigela usam a poda oportuna.

Para fazer o arbusto parecer esteticamente agradável, você deve seguir as regras para o corte de culturas ornamentais. Para jardineiros novatos, abaixo está um breve algoritmo de ações:

  1. Inspecione o arbusto no início da primavera. Se as pontas dos galhos forem pretas, devem ser retiradas, pois isso se deve ao glaceamento dos brotos no inverno.
  2. Quando os rins estão inchados, pode-se remover as áreas danificadas, recuando 1 a 2 cm delas. Se esse procedimento não for feito a tempo, apodrece se forma nas áreas danificadas.
Atenção! Não há necessidade de apertar com poda. O arbusto é aparado 2-3 semanas após o fim da geada.

Como aparar adequadamente uma weigela

Graças às inflorescências coloridas decorativas, os jardineiros cultivam weigelu em seu terreno pessoal. Durante a floração no verão, o arbusto é simplesmente coberto de flores perfumadas. Via de regra, as flores aparecem nos galhos do ano passado. Na primavera, os brotos se transformam em ramos regulares, ao longo de todo o comprimento dos quais aparecem fascinantes inflorescências. Em galhos antigos, os botões podem aparecer apenas no topo do crescimento. É melhor remover esses ramos para que a copa não seja tão densa.

A weigela é uma planta muito resistente, portanto, trata o ralo do arbusto da mesma forma que os lilases. A colheita pode ser cortada durante toda a estação de crescimento. O procedimento não provoca doenças da weigela em floração, a poda apenas ativa o surgimento de novos brotos. O jardineiro corta o arbusto em um momento conveniente para si mesmo.

Tempo recomendado

No verão, o arbusto ornamental é coberto por uma folhagem densa. Portanto, é difícil decidir quais ramos devem ser cortados completamente e quais apenas devem ser encurtados.

Em princípio, a limpeza da coroa pode ser realizada tanto na primavera quanto no verão. A cultura é extremamente resistente ao mofo. Em setembro-outubro, só é realizada a poda sanitária dos ramos. No inverno, não é recomendável cortar o arbusto, pois pode causar congelamento ou doenças.

Para o cálculo correto da época de poda da weigela, é necessário saber exatamente a idade da cultura ornamental, suas características varietais. Por exemplo, as espécies anãs não costumam encurtar muito, seus ramos não são longos de qualquer maneira. Será suficiente aplicar as podas sanitárias usuais. No vídeo você pode ver como a weigela é aparada:

Preparação de ferramentas e materiais

A vegetação do jardim requer atenção e cuidados adequados. Se você não seguir o jardim, não corte a coroa a tempo, não remova galhos quebrados ou doentes, então logo ele pode se transformar em uma selva impenetrável.

Periodicamente, arbustos ou árvores frutíferas são podados.Para isso, os jardineiros usam ferramentas e dispositivos especiais. Um delimitador ou arquivo não será suficiente. Hoje, o mercado apresenta muitas opções para as ferramentas de jardim necessárias.

Para o trabalho completo em um terreno pessoal, recomenda-se comprar eletrodomésticos usados ​​com freqüência, como um cortador de sebes, tesouras de jardim, tesouras de poda ou serras.

Como podar adequadamente uma weigela na primavera

A coroa é mais fácil de formar a partir de brotos jovens de um ano. Destes, será mais fácil criar um arbusto de qualquer forma geométrica, por exemplo, na forma de uma pirâmide, bola, cubo.

É importante manter o arbusto saudável. A cada primavera, ele é examinado cuidadosamente e, se os galhos congelados ou danificados pela doença forem visíveis, esses brotos são cortados. Mesmo que tenha de cortar muitos ramos, durante o verão o arbusto terá tempo para se ramificar e assumir a forma habitual.

Como podar uma weigela no verão após a floração

Arbustos weigela adultos requerem um corte de cabelo de modelagem anual para manter a forma escolhida. Pode ser esférico, piramidal ou quadrado. Regra geral, a poda formativa do arbusto realiza-se no verão, altura em que a weigela está prestes a florir pela segunda vez.

A poda dos rebentos é feita a 1/3 do comprimento. É necessário que a planta tenha tempo para crescer mais rebentos jovens, nos quais a floração se repetirá abundantemente. Após o corte de cabelo, o weigelu é alimentado com fertilizante. Pode ser sulfato de potássio. Não será supérfluo cobrir o círculo do tronco.

Importante! Antes que uma nova onda de botões apareça, é útil adicionar um verbasco líquido sob a planta na proporção de 1:10.

Como formar um arbusto weigela anualmente

A copa do arbusto é bastante grande. Para mantê-lo em uma forma limpa, é necessário seguir o esquema de corte: remova pagons velhos e danificados em tempo hábil, corte novos brotos.

Os jardineiros recomendam cortar a coroa duas vezes durante toda a estação de crescimento.

  1. Poda primária na primavera antes do aparecimento da folhagem. Remova os brotos mortos, congelados ou secos.
  2. A poda secundária é feita após a floração para dar um descanso ao arbusto. Você pode remover galhos de 2 a 3 anos para rejuvenescer a weigela.

Cuidado de weigela após poda

Após a retirada do excesso de galhos, os locais cortados devem ser lubrificados com verniz de jardim para que a infecção não entre e a cicatrização seja mais rápida. No início da primavera e no final do verão, o arbusto deve ser alimentado com fertilizantes complexos.

Escolha uma composição que contenha potássio. Ajuda a fortalecer os ramos. A partir de matéria orgânica, é aceitável o uso de verbasco diluído. As proporções são as seguintes: água - 9 partes, verbasco apodrecido - 1 parte. Despeje 8-10 litros da mistura pronta sob o arbusto. É melhor não usar nitrogênio, pois pode apodrecer a madeira.

A umidade também é importante para o arbusto. Regue a weigela quando a camada superficial do solo secar. Antes do início do inverno, é útil regar abundantemente o arbusto. No inverno, a umidade impede o congelamento do sistema radicular.

A cobertura morta é relevante a qualquer momento. Você pode usar as agulhas de abeto antes do fim, palha picada. Eles não vão ceder, rapidamente evaporam a umidade do solo. É importante ter certeza de que a cobertura morta não chega perto do tronco, isso pode provocar apodrecimento.

Conclusão

A poda da weigela na primavera é necessária para manter o aspecto estético da composição do jardim. Cuidar dele é muito simples, então mesmo um jardineiro inexperiente pode cultivar uma safra. O arbusto tem uma incrível capacidade de crescer rapidamente a massa caducifólia, independentemente dos métodos e volumes de poda. Uma planta que gosta de calor é capaz de deliciar os seus proprietários com uma floração prolongada.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção