Hortênsia na região de Leningrado: plantio e cuidado, variedades para o Noroeste

Hortênsias em flor na região de Leningrado há muito deixaram de ser uma maravilha, apesar do fato de que na natureza elas crescem em climas quentes, nos países do Sudeste Asiático, Sul e América do Norte. Você também pode cultivar um arbusto em uma região agreste. Durante um verão relativamente curto e quente, ele consegue agradar aqueles ao seu redor com flores magníficas.

Características do cultivo de hortênsias na região de Leningrado

Hortênsias que gostam de calor (lat.Hydrangea) têm várias características, graças às quais até mesmo os jardineiros inexperientes podem lidar com o cultivo de plantas na região de Leningrado:

  1. As hortênsias não têm requisitos especiais para a composição do solo. Eles se sentem confortáveis ​​em turfa, não muito ricos em nutrientes, solos com alta acidez. São esses tipos de solos que costumam ser encontrados no território da região de Leningrado.
  2. Hortênsias são resistentes a pragas e doenças.
  3. Os criadores criaram muitas variedades resistentes à geada que podem passar o inverno na região de Leningrado sem abrigo. E para aquelas variedades que não toleram o frio tão facilmente, o isolamento mais simples é suficiente. E mesmo que os arbustos de hortênsias congelem um pouco, eles podem se recuperar rapidamente com o início da primavera.
  4. Devido à variedade de espécies e variedades, os jardineiros podem formar coroas de várias maneiras, cultivar plantas em canteiros e sebes, como as tênias.
  5. Mesmo em clima chuvoso e frio, típico da região de Leningrado, as hortênsias florescem por muito tempo e mantêm sua aparência decorativa.
Comente! Muitas variedades de hortênsias são adequadas para serem mantidas em áreas onde o nível de água subterrâneo é alto.

Variedades de hortênsias para a região de Leningrado

As variedades de hortênsias para o Noroeste são adaptadas às características climáticas da região de Leningrado. Você deve prestar atenção às espécies semelhantes a árvores e paniculadas.

Semelhante a uma árvore

Hortênsia semelhante a uma árvore tem grandes inflorescências esféricas, cujo tamanho pode chegar a 20 cm de diâmetro. Os arbustos crescem até 1,5 m de altura. As seguintes variedades são recomendadas para o plantio na região de Leningrado:

  1. Grandiflora (Grandiflora). É uma casta antiga, conhecida desde meados do século XIX. Na natureza, o arbusto pode ser enorme, até 10 m de altura. Quando cultivada como planta de jardim ornamental, raramente ultrapassa 3,5 m. Mas em um arbusto, podem aparecer várias centenas de inflorescências de cor creme claro. As vantagens da variedade Grandiflora são a resistência à geada e pouco exigente às condições de cultivo.
  2. Annabelle (Annabelle) é uma variedade baixa e extensa. Pode crescer até 5-6 m de diâmetro. Com bom cuidado e fecundação, as inflorescências podem ser gigantescas, até 50 cm de tamanho.As flores se distinguem por uma tonalidade branco-neve.

Paniculata

Hydrangea paniculata para a região de Leningrado tolera perfeitamente o frio. Suas inflorescências têm formato oblongo, e a cor, dependendo da variedade, é rosa, creme, vermelha. As seguintes variedades são adequadas para as regiões noroeste:

  1. Vanilla Fraze (Vanille Fraise) - uma variedade popular de hortênsias, muito espalhada, com uma coroa de formato simétrico correto. A sua característica distintiva é a mudança de cor das inflorescências de branco no início do período de floração para rosado e carmesim nos meses de outono.
  2. Limelayt (Limelight) é um arbusto cujas flores têm a tonalidade original do limão. Quando estão na sombra, parecem verde-amarelados e apresentam um branco brilhante ao sol. A variedade é compacta, com até 2 m de altura, com floração abundante. As hastes da hortênsia Limelight são tão fortes que não precisam ser amarradas a um suporte.
  3. Variedade Pinky Winky (Pinky Winky) pode hibernar sem cobrir o material, sob uma camada de cobertura morta. Arbustos altos no verão são cobertos com inflorescências em forma de cone. No início, eles são completamente brancos. No outono, as flores inferiores mudam de tonalidade para roxo profundo.

Quando plantar hortênsias na região de Leningrado

Tendo em conta as características climáticas da região de Leningrado, as plantas são plantadas em terreno aberto na primavera. Via de regra, esse procedimento é realizado em meados ou no final de março. A essa altura, o solo tem tempo de se aquecer. Além disso, a probabilidade de geadas recorrentes praticamente desaparece.

Plantar arbustos de hortênsia no outono é uma tarefa arriscada, pois antes do inverno a planta não tem tempo de criar raízes e crescer forte o suficiente para sobreviver ao início precoce da geada.

Plantar e cuidar de hortênsias na região de Leningrado

No momento do plantio de hortênsias, é importante encontrar imediatamente um local adequado para o normal crescimento e desenvolvimento da planta, bem como levar em consideração os requisitos para a composição do solo. Caso contrário, o arbusto pode não criar raízes no local e morrer.

Seleção e preparação do local de pouso

Na região de Leningrado, as hortênsias devem ser alocadas em áreas bem iluminadas ou ligeiramente sombreadas do jardim. As plantas precisam de calor e luz solar suficientes para florescer abundante e vivamente. Além disso, esses fatores ambientais reduzem o risco de contrair infecções fúngicas.

A área onde a hortênsia cresce deve ser protegida do vento frio e das correntes de ar.

Condições ideais para manter:

  1. Exposição solar matinal e sombra parcial à tarde.
  2. Proteção contra correntes de ar.
  3. Solo úmido e ácido.
  4. A distância entre as hortênsias que crescem na vizinhança é de 1–2 m.

Apesar do fato de que as hortênsias gostam de umidade, elas não podem crescer em solos pantanosos, muitos dos quais existem na região de Leningrado. O excesso de umidade no solo causa doenças e apodrecimento das raízes.

Conselho! Se o local onde eles planejam plantar um arbusto estiver localizado próximo a um reservatório ou em um local onde haja água subterrânea, então, ao plantar em um buraco, pequenas pedras devem ser preenchidas. Eles desempenham o papel de drenagem.

O solo para o cultivo de hortênsias deve conter uma quantidade suficiente de nutrientes. A mistura de solo pode ser preparada manualmente. Para fazer isso, você precisa misturar turfa, areia, húmus e solo de jardim na proporção de 1: 1: 2: 2.

Você não pode adicionar estrume ao solo, pode causar queimaduras nas raízes. O mesmo se aplica à fertilização com fertilizantes nitrogenados.

Comente! As hortênsias são adequadas para solos ácidos, sua composição depende do brilho da cor das inflorescências.

Para acidificar o solo, você pode preparar uma solução de ácido cítrico. Para fazer isso, você precisa diluir 3 colheres de sopa. eu. em um balde de água. Outra maneira é aplicar cobertura morta com agulhas.

Como plantar hortênsias na região de Leningrado

O esquema de plantio de hortênsias na região de Leningrado é o seguinte:

  1. Cave um buraco com 50 cm de profundidade e largura.
  2. No fundo, coloque a drenagem na forma de tijolos quebrados ou entulho.
  3. Preencha o buraco um terço com a mistura de solo.
  4. Aplicar fertilizantes: superfosfato (70 g), ureia (25 g), sulfato de potássio (30 g).
  5. Coloque uma muda de hortênsia no buraco para que o colo da raiz não seja muito profundo.
  6. Polvilhe com a mistura de solo.
  7. Regue com um balde de água com solução de ácido cítrico.
  8. Cubra o círculo do tronco.

Regar e alimentar

A hortênsia é regada duas vezes por semana e três vezes em climas quentes e secos. Use água morna estabilizada. Para que o solo retenha umidade, os troncos são afrouxados, capinados e cobertos com cobertura morta.

É necessário regar a cultura pela raiz, sem afetar a folhagem e as flores

As plantas são alimentadas várias vezes por temporada:

  • antes do aparecimento dos botões - com fertilizantes minerais e orgânicos;
  • após a formação de botões - superfosfato;
  • nos primeiros dias de verão - nitrofóbico;
  • em setembro, antes do inverno - sulfato de potássio e superfosfato.

Poda

A poda das hortênsias é realizada para a formação de copas ou para fins sanitários. No último caso, os rebentos doentes, secos e danificados são removidos. Esses procedimentos são realizados na primavera e no outono, se necessário - no verão.

Um corte de cabelo modelado na região de Leningrado geralmente está planejado para março ou abril. Nas hortênsias da panícula, os topos dos brotos são encurtados em 2-3 botões, nas árvores - em 4.

Como cobrir uma hortênsia para o inverno na região de Leningrado

Apesar do fato de as variedades híbridas serem resistentes à geada, ao cultivar uma safra na região de Leningrado, é melhor cobri-la para o inverno. Execute este procedimento da seguinte forma:

  1. No outono, a hortênsia é cortada, as folhas e as flores são retiradas.
  2. A terra ao redor da hortênsia está limpa de folhas caídas.
  3. O solo é coberto com cobertura morta.
  4. Os brotos são coletados juntos, dobrados na superfície da terra e fixados. Você pode colocar tábuas sob eles.
  5. O material de cobertura é colocado primeiro por cima e, em seguida, o polietileno perfurado.

Reprodução

Existem várias maneiras de reproduzir hortênsias, cada uma das quais pode ser usada no cultivo de plantas na região de Leningrado:

  1. Dividindo o mato... Realizado na primavera. Os espécimes adultos são escavados e divididos em fragmentos de modo que cada um tenha vários botões de renovação. As raízes e os rebentos são ligeiramente encurtados, embebidos num estimulador de crescimento e plantados em novas covas de plantação.
  2. Estacas... O material de reprodução é preparado no verão; na região de Leningrado, isso geralmente é feito no final de junho. As partes superiores dos rebentos com cerca de 15 cm de comprimento são cortadas. 2 pares de folhas superiores e botões são deixados nas estacas. Eles são tratados em um estimulador de crescimento por meia hora. Então eles começam a pousar.
  3. Camadas... Hortênsia é propagada por este método com o início da primavera. Eles cavam o solo ao redor do arbusto, fazem vários sulcos de 5 cm de profundidade, onde são colocados poderosos brotos laterais, fixados e borrifados, depois regados regularmente. Quando surgem os brotos jovens, direcionados verticalmente, são lançados e, em setembro, transplantados.

Doenças e pragas

Hortênsias têm forte imunidade. As doenças estão associadas a erros no conteúdo e área de cultivo selecionada incorretamente.

Doença

Causas

Sinais

Métodos de tratamento

Clorose

Deficiência de ferro ou excesso de cal

Amarelecimento, secagem de folhas

Cobertura com sulfato ferroso, regando com solução de ácido cítrico para amolecer o solo.

Podridão branca

Infecção de fungos de plantas vizinhas

Escurecimento e deterioração dos brotos na parte inferior, flor branca na folhagem das hortênsias

Remoção de áreas danificadas, pulverização com sulfato de cobre ou preparações para podridão branca.

Podridão cinzenta

Excesso de umidade

Flor cinza em placas de folha

Remoção de tecidos danificados, pulverização com líquido Bordeaux, Fundazol.

Oídio

Rega insuficiente, aplicação excessiva de fertilizantes nitrogenados

Manchas verde-amareladas na folhagem, florescem na parte inferior das placas de folhas em um tom acinzentado ou roxo

Poda e incineração de peças contaminadas, tratamento com fungicidas.

Ponto de anel

Distribuição independentemente das condições de detenção e cuidados

Manchas em forma de anel em folhas de hortênsia

Destruição da planta.

A praga mais perigosa para as hortênsias que vivem na região de Leningrado é o nematóide do verme da raiz. Esses são vermes que infectam o sistema raiz. Um sinal de infecção são galhas avermelhadas, semelhantes a bolhas e que aparecem na base dos brotos e nas raízes.

Não há maneiras eficazes de combater o nematóide da larva da raiz

Lesmas podem ser um sério perigo para as hortênsias, especialmente as jovens. Eles comem a folhagem e brotam pontas. Os insetos e seus ovos são coletados manualmente e destruídos.

Conclusão

As hortênsias na região de Leningrado estão se tornando cada vez mais uma decoração para jardins. Os principais segredos de seu cultivo são a seleção correta da variedade e o local certo para o plantio. Com cuidado regular e atenção à planta, agrada por muito tempo com lindas inflorescências viçosas.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção