Forsythia: plantio e cuidado, preparação para o inverno, quando podar

O plantio em campo aberto e o cuidado com a forsítia são realizados de acordo com todas as recomendações, só assim, após um longo inverno, você poderá desfrutar das flores brilhantes do mato. Forsythia começa a florescer em abril. Pelas suas características decorativas, os designers apaixonaram-se pelo arbusto, utilizando esta planta para decorar paisagens.

Descrição da forsítia

Todas as espécies existentes pertencem à família das Oliveiras, com características semelhantes. Externamente, a planta se assemelha a um arbusto com flores amarelas. Atinge uma altura de 1-3 m, as folhas são ovais, com 15 cm de comprimento, durante a floração aparecem pequenas flores em forma de sinos. Inflorescências de flor baixa. A cor pode ser muito diversa: desde tons de amarelo claro até laranja escuro.

A floração continua até que as folhas comecem a florescer e dura de 20 a 40 dias. Os frutos lembram uma cápsula alongada com sementes aladas. O arbusto adora luz, bastante despretensioso. Hoje, existem várias dezenas de variedades que diferem em características, tamanho e cor.

Importante! No inverno, se as aves não tiverem comida suficiente, podem bicar os rins, causando danos à forsítia.

Como plantar forsítia nos subúrbios

Plantar e cuidar de arbustos de forsítia na região de Moscou não é diferente de plantar plantas em outras regiões. O primeiro passo é preparar um poço de pouso, com profundidade de 60 cm e largura de 50 cm, tijolo quebrado, drenagem e areia são despejados no fundo do poço, no total, a altura da camada deve ser de 10 cm.

No plantio em grupos, observa-se uma distância de 1,5-2 m entre os arbustos. Quando plantado em terreno aberto no outono, o solo é coberto com cobertura morta, o que protegerá os jovens forsítias de ervas daninhas, sobresecagem e condições de baixa temperatura.

Preparação do solo e local de plantio

Cultivar forsítia não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista. O principal é conhecer as características do arbusto, preparar com antecedência o material de plantio e o solo para o plantio. Como você sabe, a planta é despretensiosa, pode crescer em qualquer solo, mas solo ácido é extremamente indesejável.

Se o solo for ácido, então é necessário adicionar cerca de 500 g de cinza de forno a cada cova preparada para o plantio da planta, tendo previamente misturado com solo fértil. Solos argilosos requerem drenagem. Via de regra, começam a plantar na primavera ou no outono, até que chegue o frio.

Preparação de mudas

Se as mudas foram obtidas a partir de estacas, então elas são plantadas no próximo ano após terem sido cortadas e formado um sistema radicular.Se você planeja comprar mudas, deve prestar atenção especial a este ponto. As plantas adquiridas não devem ser danificadas, o sistema radicular deve ser desenvolvido. É dada especial atenção à idade, quanto mais velha for a forsítia, pior se adaptará às novas condições após o plantio em terreno aberto. Para que a planta crie raízes mais rapidamente, você pode processar as raízes com um agente de enraizamento.

Regras de plantio

Para plantar um arbusto, você precisará cavar um buraco, cujo tamanho é 50 * 50 * 60 cm, o sistema radicular estará a uma profundidade de 40 cm. Se um plantio em grupo for planejado, a distância entre os arbustos deve ser 1,5-2 m.

Via de regra, é colocada uma camada de drenagem no fundo da cava, que leva 10 cm, argila expandida e tijolo quebrado são excelentes para esses fins, areia é colocada em cima. Somente depois que a cova for preparada, um arbusto pode ser plantado, compactado e regado abundantemente.

Se as plantas forem plantadas na primavera, elas não precisam de cuidados especiais, mas as plantações de outono terão que ser cobertas com cobertura morta. O material usado para isso deve ser respirável para evitar que os rins batam forte.

Atenção! Deve-se ter cuidado ao preparar a forsítia no outono para o inverno.

Como cuidar da forsítia na região de Moscou

O processo de atendimento envolve medidas oportunas:

  • rega;
  • poda;
  • fertilização;
  • capina;
  • afrouxando o solo;
  • cobertura morta.

Todas as vezes, após a rega, você precisa cuidar do solo em que a forsítia cresce. Para isso, o solo é solto, as ervas daninhas são removidas. Para evitar o crescimento de ervas daninhas, o solo ao redor do arbusto é coberto com cobertura morta.

Tanto os arbustos adultos como os jovens estão sujeitos a podas sanitárias. No processo de poda, são removidos galhos velhos, danificados e em excesso, que tendem para o solo, é claro, se você não planeja propagar a forsítia por camadas.

Importante! Recomenda-se aplicar fertilizantes 3 vezes por temporada.

Regar e alimentar

Se houver chuva equilibrada, não há necessidade de regar a forsítia. Com o calor prolongado, é necessário regar as plantas todos os meses, gastando cerca de 14 litros de água por cada arbusto.

Durante a temporada, a fertilização é aplicada 3 vezes:

  • 1º - na primavera, após o derretimento da neve. Estrume podre ou fertilizantes minerais devem ser colocados sob o arbusto;
  • 2º - após o término da floração para cada quadrado. m fazer 110 g do medicamento "Kemira Universal";
  • 3º - última vez que a fertilização é aplicada 1 mês antes do arbusto ser enviado para o inverno.

Se você seguir essas recomendações, o forsythia o encantará com sua aparência por um longo tempo.

Quando transplantar forsítia no outono nos subúrbios

Como regra, o tempo de transferência depende inteiramente da região específica e das condições meteorológicas. Cada vez mais, forsítia com sistema radicular fechado pode ser encontrada à venda, mas se estiver aberta, o transplante é melhor feito na primavera, quando não há ameaça de geada, ou no outono, antes do início do tempo frio.

É importante entender que os períodos de plantio de forsítia na região de Moscou e na Sibéria serão significativamente diferentes. Na região de Moscou, as plantas são plantadas mais cedo, já que o calor vem mais rápido.

Para entender a beleza do arbusto, você pode ver como fica a forsítia no outono na foto.

Como proteger a forsítia para o inverno na região de Moscou

Forsítia é coberta para o inverno para evitar o congelamento do mato. Para que no inverno a planta não congele e morra, é necessário proteger primeiro as raízes. Para isso, o círculo próximo ao tronco deve ser coberto com folhagem seca, a espessura da camada deve ser de no mínimo 10 cm, os arbustos jovens devem ser totalmente cobertos, usando ramos de abeto para isso.

Para preservar os botões, os arbustos são dobrados ao solo. Essas obras são feitas antes do início do frio, enquanto os arbustos ainda apresentam flexibilidade. O arbusto torto é fixado e coberto, ramos de abeto são ótimos para isso.Desta forma, a planta não tem medo de geadas. No início da primavera, são colhidos ramos de abeto e folhas secas.

Poda e modelagem de forsítia

A natureza pinta a forsítia em diferentes tons: na primavera - em amarelo brilhante, no verão - em verde, no outono - em roxo dourado. Para que o arbusto agrade com o seu aspecto, é necessário cuidar dele em tempo hábil. A parte principal da preparação é a poda da forsítia no outono.

Muitos jardineiros sabem que a forsítia pertence a plantas de crescimento rápido, por isso é necessário retirar todo o excesso em tempo hábil. Caso contrário, a planta começará a crescer rapidamente e perderá sua atratividade. Um arbusto de forsítia bem formado fica muito melhor nas parcelas.

Quando podar forsítia - na primavera ou outono

A poda só começa depois que a planta está totalmente fortalecida e cresce, ou seja, após 4 anos de crescimento. Freqüentemente, uma bola regular é formada a partir do arbusto, cortando galhos que tornam o centro mais grosso.

O outono é considerado a melhor época para retirar o excesso e os galhos danificados. O principal é não exagerar na poda, caso contrário a planta perderá força e não conseguirá sobreviver ao inverno. Jardineiros experientes trabalham no início de setembro.

Na primavera, a forsítia é examinada em busca de galhos danificados pela geada. Se houver algum, eles devem ser removidos. Atenção especial deve ser dada às pontas, se estiverem danificadas, são cortadas.

Conselho! Caso não possua os conhecimentos necessários para a correta remoção dos rebentos, vale a pena adiar a poda até ao verão, altura em que termina a floração.

Como podar forsítia no outono

Os rebentos novos e ramificados são geralmente removidos apenas pela metade. Os brotos velhos começam a ser colhidos na primavera, enquanto a formação dos botões começa no outono. Vale a pena inspecionar o arbusto de forsítia quanto à presença de galhos abaixados ao solo, se houver, então são removidos. Caso contrário, o processo de enraizamento começará, e a planta ficará desarrumada e estragará toda a aparência do local.

Recomenda-se rejuvenescer a forsítia a cada 4 anos. Nesse caso, todos os brotos são removidos, restando apenas um pequeno número de brotos jovens. Essa abordagem permitirá que o arbusto cresça muito mais rápido e floresça com mais abundância.

Atenção! O principal cuidado com a forsítia é realizado no outono

Características de plantio e cuidados com a forsítia na Sibéria

Se se pretende plantar forsítia na Sibéria, é necessário cuidar bem do arbusto, só assim a planta ficará encantada com sua aparência. Na Sibéria, a forsítia é plantada em locais com pouca sombra. Também é necessário garantir que o local de pouso escolhido esteja protegido do vento. Freqüentemente, os arbustos são plantados perto de edifícios ou árvores.

Solo enriquecido com oligoelementos é o ideal; húmus é geralmente usado para esses fins. A estagnação da umidade não é permitida, portanto, o solo deve ser solto e permitir a boa passagem do ar. Se o solo for ácido ou pesado, deve ser preparado com antecedência para o plantio de forsítia.

Atenção! Se você não fornecer os cuidados adequados e permitir a estagnação das águas subterrâneas, a forsítia pode morrer.

Características de plantio e cuidados com a forsítia nos Urais

Para cada região existem certas condições para o cultivo de arbustos, por isso é necessário não só conhecer as fotos da forsítia, mas também as regras de plantio e cuidados nos Urais. Nos Urais, os arbustos são plantados em solo leve, rico em húmus e solo frondoso. Para clarear o solo, você pode usar argila expandida ou areia de rio. É importante entender que a forsítia não tolera solos ácidos.

A profundidade de plantio é de cerca de 70 cm, a drenagem de até 20 cm de altura é colocada no fundo da cova, para isso utilizam:

  • tijolos de construção quebrados;
  • fração média de argila expandida;
  • areia.

Para fazer o arbusto crescer mais rápido, eles usam adubos e fertilizantes, que são aplicados na primavera.Forsythia adora solos secos, por isso não é recomendado para umedecê-los em demasia.

Conselho! A distância entre os arbustos deve ser de 2 m.

Flor de forsítia

Durante o processo de floração, a forsítia não deixará ninguém indiferente. Durante este período, devido à floração abundante, o arbusto fica totalmente coberto por flores de tonalidades amarelo-ouro, que se assemelham ao formato de sinos. A aparência pode ser simplesmente hipnotizante. Após o término do período de floração, o arbusto não perde sua atratividade. As cores brilhantes são substituídas por folhagem brilhante, que tem uma rica cor verde.

Como a forsítia floresce

A forsítia é um arbusto de floração precoce, podendo atingir a altura de 2 m, com folhas suficientemente grandes, podem ser simples ou trifolioladas, opostas, em alguns casos serrilhadas nas bordas, apresentam uma rica cor verde.

No processo de floração, aparecem sinos de uma rica cor dourada. As flores são do mesmo tamanho, os ramos estão densamente espalhados. Via de regra, o arbusto começa a florescer no início da primavera e continua até que as folhas apareçam. Em regiões com condições de baixa temperatura, é provável que alguns dos botões morram e a floração não seja tão abundante ou nem mesmo seja. Portanto, é recomendável cobrir a planta para o inverno.

Como fica a forsítia após a floração

Após a floração, a forsítia se transforma em um arbusto com folhas de diferentes tonalidades e permanece nesta forma até o outono, após o qual começa a próxima fase, durante a qual o arbusto começa a murchar. No momento em que a forsítia começa a se preparar para o inverno, ela joga fora todas as folhas, mudando de cor. Apesar de a forsítia após a floração perder o seu aspecto atraente, no outono as folhas adquirem tonalidades brilhantes e variadas. No outono, a folhagem pode ser não apenas amarela, mas também roxa, cor de vinho.

Razões pelas quais a forsítia não floresce

Existem vários motivos pelos quais a forsítia não floresce:

  • o solo é bastante pesado, salino (nessas condições, os rebentos são pouco desenvolvidos, o crescimento do arbusto é lento);
  • estagnação de água é observada no furo;
  • o processo de poda e formação de um arbusto foi executado incorretamente;
  • deficiência de nutrientes no solo;
  • os rins congelavam no inverno;
  • pragas apareceram.

Se esses problemas forem eliminados, a floração ocorre em 85% dos casos. Se, depois de realizar todas as medidas para eliminar os problemas, a forsítia também crescer lentamente, então é necessário adicionar o curativo de potássio.

Reprodução de arbusto de forsítia

A forsítia pode ser propagada não apenas vegetativamente, mas também com a ajuda de sementes. Via de regra, as sementes amadurecem no final de outubro. A germinação e a maturação ocorrem em cápsulas que aparecem após a floração. Existem várias formas de propagação vegetativa:

  • estacas;
  • camadas;
  • dividindo um arbusto adulto em partes.

Graças a esta variedade, cada jardineiro pode escolher a opção que mais lhe convier. A maneira mais fácil de reproduzir é dividindo o sistema raiz.

Como propagar forsítia por estacas

Este tipo de reprodução envolve a utilização de diversos tipos de estacas:

  • verde;
  • verão amadeirado;
  • outono amadeirado.

A colheita das mudas verdes é feita em junho. O comprimento do corte é de 1 a 2 entrenós. Um corte inclinado é feito de cima, um corte reto de baixo. As estacas resultantes são colocadas em água com a adição do agente de enraizamento durante 3,5 horas. Em seguida, levam caixas com areia e mudas de plantas com até 5 cm de profundidade, enquanto o solo deve ser sempre umedecido. Um mês depois, o sistema radicular está formado.

A reprodução com estacas lignificadas difere apenas na época da colheita do material de plantio. Um método semelhante é usado por jardineiros das regiões sul. A colheita é realizada na segunda metade do verão ou no outono. As ações posteriores em ambos os casos são semelhantes.

Atenção! É necessário propagar a forsítia por meio de estacas na primavera.

Como propagar por sementes

Na maioria das vezes, a propagação de sementes é usada quando é necessário obter um grande número de arbustos de forsítia. As sementes são colhidas em outubro, após o que são mantidas por 2 meses em temperaturas de + 2 ° C a + 5 ° C, isso é necessário para passar por estratificação.

No final de março, as sementes são semeadas em casa de vegetação ou em pequenos recipientes com solo nutritivo. Para manter as condições de temperatura exigidas, os recipientes com mudas são cobertos com filme plástico.

Após 20-40 dias, os primeiros brotos começam a aparecer. Como regra, a taxa de germinação é baixa e atinge no máximo 40%. O crescimento é bastante lento, após um ano a altura pode variar de 2 a 8 cm. O plantio é realizado aos 3 anos, quando a forsítia atinge os 80 cm de altura. A floração ocorre após 6 anos.

Como propagar por camadas

A reprodução por camadas é a maneira mais simples e fácil. Forsythia tem uma peculiaridade - os ramos em contato com o solo começam a criar raízes. Uma vez que este método prejudica a atratividade dos arbustos, tal reprodução é realizada à força.

Na primavera, os rebentos são dobrados ao solo, fazendo pequenos sulcos e fixando os ramos. A profundidade é de 10 cm, as folhas são retiradas ao longo de todo o comprimento do galho, ficando apenas no topo. O rebento enraizado estará totalmente formado na primavera. A floração usando este método de propagação ocorre após 1 ano.

Como propagar dividindo um arbusto

A reprodução pela divisão do arbusto-mãe em partes é a forma mais comum de propagar a forsítia. Via de regra, um arbusto adulto é totalmente extraído do solo. O trabalho deve ser feito com cuidado para não danificar o sistema radicular. As raízes do arbusto são divididas em várias partes, após o que cada parte é tratada com verniz de jardim e plantada. No início, os cuidados devem ser constantes, após 3 semanas começam a cuidar dos arbustos da mesma forma que as plantas adultas.

Doenças e pragas da forsítia

Apesar de a forsítia ser resistente a pragas e doenças, existe a possibilidade do aparecimento de fungos. Com uma doença fúngica, pequenos crescimentos aparecem no arbusto, que se assemelham a verrugas. Como a doença é praticamente incurável, o arbusto deve ser totalmente removido e outra planta deve ser plantada.

Se aparecerem pequenas manchas nas folhas, é necessário tratar a forsítia com uma solução de sulfato de cobre. Durante o murchamento do arbusto, utiliza-se captana ou fundacal. Você também pode desengordurar o solo com um carbocátion.

Freqüentemente, a letargia aparece devido à deterioração do sistema radicular. Para prevenir esta doença, é recomendável estabelecer um sistema de irrigação. Recomenda-se regar a planta 1 vez a cada 3.

Conselho! Em alguns casos, a forsítia pode ser desenterrada, raízes danificadas removidas e plantadas novamente.

Conclusão

O plantio em terreno aberto e o cuidado com a forsítia devem ser realizados de forma eficiente e em tempo hábil, só assim o arbusto se deleitará com sua aparência. Forsythia é um arbusto perene e despretensioso que precisa de atenção e cuidados mínimos. Basta comprar um corte, plantar corretamente e cuidar dele no futuro. A planta cresce com bastante rapidez, é fácil de cortar, dando-lhe qualquer forma.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção