Amêndoas arbustivas ornamentais: plantio e cuidados

As amêndoas ornamentais cativam a todos que viram a floração de seus arbustos - nuvens rosadas perfumadas com seu extraordinário pitoresco. Não é difícil plantar e cultivar uma bela planta no clima da faixa do meio. Cuidar das amêndoas ornamentais inclui regá-las, alimentá-las e podá-las regularmente.

Descrição do arbusto de amêndoa ornamental

Esta cultura ornamental é mais freqüentemente encontrada na forma de arbustos de tamanho médio. Às vezes, as amêndoas formam-se em um tronco ou na forma de uma árvore baixa. Na Rússia, geralmente são cultivadas amêndoas baixas e trilobadas. Os troncos vermelho-acinzentados da planta decídua aumentam de 1 a 1,5 m ou até 2,5-3 m em diferentes espécies. O arbusto é reto, espalhando brotos levemente em todas as direções, formando uma silhueta esférico-oval. Após o terceiro ano de desenvolvimento, a planta solta rebentos de raiz, que são posteriormente substituídos pelos primeiros rebentos, obsoletos após 7 anos de crescimento. Amêndoas ornamentais têm raízes quebradiças.

As folhas não florescem igualmente em todas as espécies. Eles também diferem em tamanho - 4-8 cm de comprimento, 1,5-3 cm de largura. A amêndoa da estepe, ou baixa, oferece a oportunidade de admirar sua floração contra o fundo de folhas jovens. Na maioria das outras espécies, os botões das folhas abrem após o período de floração. As lâminas das folhas lanceoladas da cultura são coriáceas, de cor verde escura, com um padrão serrilhado gracioso nas bordas.

As espécies ornamentais deliciam-se com a floração no início da primavera 4-5 anos após o plantio. Dependendo da variedade, as corolas simples e terry são incrivelmente pitorescas. Em muitas espécies, as pétalas são arredondadas, embora também existam algumas alongadas, geralmente em diferentes tons de rosa ou branco. Numerosos estames graciosos de amêndoas decorativas, como se pode ver na foto, criam a imagem de uma flor frágil e delicada. O diâmetro do corolla é de 1 a 2,5-3 cm. Os botões abrem-se muito densamente ao longo de todo o comprimento do rebento, especialmente na parte superior. A exposição de flores dura de uma a três semanas.

Importante! De todas as espécies ornamentais, apenas as amêndoas das estepes têm frutos de caroço, como os botânicos os chamam, e não as nozes, que são comestíveis.

Uso em paisagismo

A capacidade das culturas ornamentais de resistir às baixas temperaturas permitiu aos jardineiros amantes da beleza cultivá-las não só no sul do país, mas também na zona climática média e até na Sibéria. São plantadas espécies que podem se recuperar após o congelamento:

  • estepe;
  • Ledebour;
  • Georgiano;
  • de três lâminas.

A cultura é adequada para a criação de sebes decorativas, muito eficazes na primavera, e como uma tênia brilhante no jardim. Belos arbustos floridos atuam como um elemento para os slides alpinos contra o fundo de grandes grupos de coníferas. No outono e no inverno, o arbusto também tem decorações peculiares - frutas felpudas.

Variedades populares de amêndoas ornamentais

Cada uma das formas decorativas tem variedades separadas. A amêndoa da estepe, ou feijão, é representada por arbustos de flores brancas e rosa, que são altamente decorativos por 7 a 8 dias.

O intermediário é uma variedade resistente à geada, criada por I. V. Michurin, uma árvore de 2-3 metros com flores rosa claro.

O Pink Mist tem corolas de até 2,5 cm de diâmetro em um tom rico.

Flores de Flamingos Rosa até 1 cm, mas exuberantes, duplas.

A variedade Anyuta floresce com um rosa brilhante.

A Vela Branca possui pequenas flores brancas, mas muito abundantes.

A forma de Gessler é representada por um arbusto de baixo crescimento com pétalas brilhantes e saturadas.

O tipo de amêndoa Ledebour, do sopé de Altai, é famoso pela variedade Fire Hill com pétalas rosa-avermelhadas, suas corolas chegam a 3 cm.O arbusto é decorativo por 14-20 dias. Os rebentos crescem até 1,2-2 m de altura, a copa é compacta - 0,8-1 m.

Uma amêndoa de três lâminas alta, de até 3-5 m, uma planta originária da China, recentemente recebeu um nome diferente - luiseania de três lâminas. Os seus rebentos com casca cinzenta criam uma copa extensa com folhas trilobadas. Ela floresce em grandes corolas duplas ou simples, de até 3-3,5 cm de espessura, de rica cor rosa e carmesim. A espécie possui muitas variedades.

Tanyusha surpreende com densas pétalas retorcidas.

No final da floração, a tonalidade da variedade Snega Uimura passa do rosa ao creme.

A cor saturada das pétalas da variedade decorativa Ladislav aproxima-se do vermelho.

Plantar e cuidar de amêndoas decorativas

Os jardins são decorados tanto com as amêndoas ornamentais usuais das estepes com nozes comestíveis, quanto com a mais pitoresca Louiseania. A cultura é resistente às condições urbanas, muito colorida na primavera. Os arbustos sobem e crescem rapidamente.

Atenção! É melhor plantar um arbusto no outono, embora as plantas sejam movidas na primavera, após um período de possível geada.

Preparação do local de plantio e material

O habitat natural das amêndoas é constituído por solos calcários e pedregosos, franco-arenoso, margas leves, com um índice de acidez de pH 5-7,5, áreas abertas ao sol. É aconselhável reproduzir condições semelhantes no local, colocando a árvore do sul, sob proteção confiável dos ventos do norte:

  • sombra parcial clara é permitida, não mais do que 120-150 minutos durante o dia;
  • estratificação profunda das águas subterrâneas;
  • para o substrato de plantio preparar na proporção de 3: 2: 1 solo de jardim, húmus ou composto, areia;
  • 300-400 g de farinha de dolomita ou cal apagada são adicionados à mistura;
  • buracos em uma plantação em grupo são cavados a cada 1-2,5 m.
Comente! As amêndoas não se desenvolvem em solos argilosos e ácidos.

Antes do plantio, as mudas com sistema radicular aberto são colocadas em uma mistura de água e argila por várias horas para restaurar a umidade.

Plantando amêndoas decorativas

O arbusto é plantado à noite, manhã ou tarde em tempo nublado:

    • profundidade do poço 30-40 cm, o mesmo diâmetro;
  • uma camada de drenagem de 10 cm é colocada;
  • uma muda de amêndoa é colocada sobre o substrato nutriente, certificando-se de que o colo da raiz esteja localizado acima do nível da superfície;
  • martelo em um suporte baixo para o cano;
  • polvilhe com terra, compacta, despeje 10-15 litros de água e cubra o círculo do tronco.

Regar e alimentar

O arbusto é resistente à seca, mas ao regar, especialmente antes da brotação e durante a floração, ficará muito mais decorativo. Com umidade suficiente, as pétalas da amêndoa retêm sua cor original por mais tempo. Regue 10-20 litros debaixo de um arbusto a cada 7-10 dias, com atenção às condições meteorológicas. O solo seco é solto, removido ervas daninhas.

No início da primavera, preservando a umidade natural, o arbusto ornamental é coberto com materiais nutritivos:

  • composto;
  • húmus;
  • turfa baixa.

Em abril-maio, antes da floração, diluir em 10 litros de água:

  • 1 litro de verbasco, 25 g de carbamida;
  • 40 g de nitrato de amônio e molhar o arbusto.

A cobertura de 30 g de superfosfato em um balde de água no meio do verão permitirá que a madeira de amêndoa amadureça bem e forme futuros botões de flores. No outono, o local é escavado com fertilizantes: 20 g de superfosfato duplo e sulfato de potássio por 1 sq. m.

Corte e modelagem

Nas mudas de amêndoa, as pontas dos rebentos são cortadas em 20 cm. No condutor central são determinados os futuros ramos do esqueleto, que crescem com um intervalo de 20-30 cm. A formação do tronco da amêndoa dura os primeiros 3 anos. A espécie Luiseania é normalmente cultivada em fustes.

Um arbusto de amêndoa ornamental adulto é podado e lindamente formado em uma coroa em 3 ou até 4 fases anualmente:

  1. No início da primavera, os ramos afetados pelos elementos e aqueles que engrossam a copa são removidos.
  2. Após o desfile de flores, são cortados os brotos, que floresceram violentamente. O procedimento ajuda a madeira a amadurecer e formar novos galhos.
  3. Ao mesmo tempo, o arbusto de amendoeira ornamental ganha a silhueta desejada. Uma haste de até 60-70 cm é formada, 6-7 ramos são deixados no tronco do condutor.
  4. No verão, os rebentos da amêndoa que ultrapassam a forma são pinçados, impedindo o seu crescimento. Os ramos planejados também são podados se crescerem mais de 60 cm.
Conselho! Os brotos das amêndoas ornamentais com mais de 7 anos são removidos e novos brotos crescem dos brotos das raízes para substituí-los.

Preparando-se para o inverno

A poda e a pinça correta das pontas das amêndoas ornamentais no verão é a melhor forma de preparar a planta para o frio. Devido à parada de crescimento, a madeira se acumula e amadurece, o que não terá tanto medo de geadas. Uma espessa camada de cobertura morta feita de palha, folhas secas e restos de plantas é organizada em torno de arbustos de 1-3 anos de idade. Cubra até a metade da altura do tronco. Além disso, você pode colocar a neve que caiu, que é removida rapidamente nos primeiros dias quentes. Os arbustos de amêndoa ornamentais adultos geralmente hibernam sem abrigo.

Reprodução

O método de propagação de amêndoas decorativas depende de sua forma. As espécies de plantas são semeadas com sementes e as variedades de plantas são semeadas apenas por meio de estacas, camadas, brotos ou enxertos. Os amadores geralmente cultivam seus próprios porta-enxertos a partir de sementes e, em seguida, tiram mudas da variedade de que gostam para enxertia. Os frutos de sementes de amêndoa são semeados no outono na escola. Na primavera, eles brotam. Nos brotos crescentes de 1 cm de espessura a partir de baixo, até 10 cm de altura, todos os ramos são removidos do anel. As plantas são transplantadas no outono. No ano que vem eles já podem servir de estoque. As amêndoas são plantadas na primavera e agosto.

Maneiras fáceis de propagar amêndoas ornamentais são camadas e crescimento. Os rebentos de raiz crescem após uma poda pesada. Eles são desenterrados no outono, um ano depois, quando um sistema radicular separado é formado. Os ramos inferiores das amêndoas decorativas varietais são adicionados gota a gota na primavera, deixando o topo. Os brotos são transplantados no outono, após um ano.

As estacas de amêndoas ornamentais são cortadas após 15 de junho de topos semilignificados. O comprimento dos segmentos é de até 20 cm, cada um deve ter 2 nós. As estacas com corte mais baixo são colocadas num estimulador de crescimento de acordo com as instruções, depois são plantadas num substrato leve de turfa e areia de forma a que fique 1 nó acima da superfície. Seções de galhos de amêndoa criam raízes em um mês; no outono, são transplantadas para um cardume, cuidadosamente cobertas com cobertura morta.

Doenças e pragas

Folhas e brotos de um arbusto ornamental são suscetíveis a doenças fúngicas:

  • podridão cinzenta;
  • ferrugem;
  • moniliose;
  • sarna;
  • doença de clotterosporium.

Na presença de sintomas da doença - manchas marrons e pontos nas folhas, morrendo das copas, os arbustos de amêndoa são tratados com fungicidas:

  • Cuproxat;
  • Fundazol;
  • Velocidade;
  • Topázio.

Prejudicar as folhas e frutos de arbustos ornamentais:

  • comedor de sementes de amêndoa;
  • rolo de folhas;
  • pulgão;
  • ácaro-aranha.

Os acaricidas são usados ​​contra as últimas pragas:

  • Agravertine;
  • Akarin;
  • Kleschevite.

Os insetos são combatidos com inseticidas eficazes:

  • Zolon;
  • Fufanon;
  • Calypso e outros.

Conclusão

As amêndoas coloridas são decorativas, resistentes à seca e resistentes ao inverno, mostrando toda a gama do seu efeito colorido com poda, rega e alimentação regulares. O arbusto é durável, pode crescer até 100 anos em um só lugar. Depois de plantar uma planta bonita na propriedade, você pode decorá-la por muitos anos.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção