Madressilva decorativa: foto e descrição, plantio e cuidado

É difícil imaginar um jardim moderno sem arbustos bem tratados, bem aparados ou com flores abundantes. Graças ao trabalho de criação constante, o número dessas espécies de plantas está aumentando a cada ano. Entre eles também está a madressilva decorativa - um arbusto de jardim despretensioso que cresce bem em quase todas as zonas climáticas da Rússia.

É possível comer bagas decorativas de madressilva

Todas as madressilvas ornamentais não são comestíveis. Além disso, o consumo de seus frutos na alimentação pode levar a graves intoxicações. O objetivo principal dessas espécies não é colher frutos, mas sim decorar o terreno pessoal. A madressilva decorativa é usada para criar sebes, vários elementos arquitetônicos do jardim, variedades trepadeiras são usadas para jardinagem vertical de arcos, colunas, fachadas de edifícios ou treliças.

No jardim, a madressilva decorativa pode ser usada para vários fins.

Estas plantas mantêm por muito tempo o seu aspecto atraente devido à rica cor verde e à floração abundante. Depois de os frutos amadurecerem, os bagos brilhantes permanecem muito tempo nos ramos e a própria folhagem adquire uma cor amarela ou vermelha.

Importante! Um exemplo de uma espécie de madressilva não comestível é o arbusto comum comumente conhecido como bagas de lobo.

Como distinguir madressilva decorativa de comestível

A madressilva tem mais de 200 espécies diferentes, algumas das quais comestíveis e outras não. A maneira mais fácil de distingui-los é pelo formato dos frutos. Nas variedades comestíveis, são azuis escuros ou roxos, com uma flor cerosa azulada, alongada-oblonga ou fusiforme. Espécies de madressilva ornamentais não comestíveis formam bagas redondas ou ovais vermelhas, laranja ou pretas. Esta perene tem mais uma característica. Todas as variedades comestíveis desta planta são arbustivas, mas as variedades não comestíveis podem crescer não apenas como arbusto, mas também como cipó.

Variedades de madressilva decorativa com fotos e nomes

Todas as variedades de madressilva decorativa podem ser divididas em 2 tipos:

  • arbusto;
  • crespo (videiras).

Cada um desses grupos inclui algumas variedades diferentes, portanto, um paisagista sempre tem uma escolha.

Madressilva decorativa arbusto

Este grupo inclui variedades de madressilva em forma de arbusto. Formas anãs deste tipo são usadas para decorar colinas alpinas, meios-fios baixos, plantas maiores são usadas para criar sebes, são plantadas como elementos independentes em grupos e plantações individuais.

Alpino

A madressilva alpina é um arbusto baixo (até 1 m) arredondado com uma copa que se espalha. As folhas são pequenas, densas, de um verde brilhante. A floração abundante começa em maio e dura cerca de 3 semanas. As flores são amarelas, desprovidas de aroma.

A floração abundante dá lugar a uma frutificação não menos intensa

Em setembro, o arbusto está coberto com bagas vermelhas escuras do tamanho de cerejas. A madressilva alpina é extremamente despretensiosa no cultivo e é resistente a doenças e pragas.

Dourado

A madressilva dourada cresce muito mais alto, o arbusto desta planta pode atingir 4 m de altura. Está se espalhando, consiste em muitos brotos fortes de cor marrom claro. As folhas são grandes, densas, oval-alongadas, com ponta pontiaguda, podendo crescer até 12 cm de comprimento.

As flores de madressilva dourada têm um aroma delicado e agradável

No final de maio, aparecem no arbusto muitas flores grandes e amarelas com um aroma delicado e agradável. A floração dura cerca de 2 semanas. No final de agosto, frutos vermelhos redondos amadurecem no lugar das flores.

Maaka

Este tipo de madressilva decorativa cresce como um arbusto de propagação até 5 m de altura. Este arbusto parece muito impressionante devido à densa folhagem dos rebentos. Isso dá à coroa uma densidade significativa. A madressilva de Maak é especialmente bonita durante a floração, quando aparece um grande número de flores grandes, brancas como a neve, com um aroma excelente.

Maaka é mais adequado para regiões mais quentes

No final do verão, grande número de bagas vermelho-púrpura amadurecem no mato, que duram muito tempo e não caem mesmo com a chegada da geada.

Maksimovich

A madressilva de Maksimovich é considerada um dos melhores arbustos para a criação de sebes. Esta espécie cresce em arbustos densos e com muitas folhas até 2 m de altura. No início de junho, muitas flores lilases roxas aparecem nelas e, no outono, grandes bagas ovóides vermelhas brilhantes amadurecem em seu lugar, fundidas na base e ligeiramente semelhantes a um coração.

As frutas fundidas lembram um coração

A madressilva de Maksimovich tolera bem o corte de cabelo, é despretensiosa, pouco exigente no cuidado e resistente a doenças e pragas.

Colcha

Os arbustos deste tipo de madressilva ornamental atingem os 3 m de altura.Os rebentos deste arbusto são densamente recobertos de folhagem azul escura, sobre a qual, durante a floração, destacam-se numerosas flores amarelas brilhantes com tonalidade limão. Posteriormente, adquirem uma rica cor roxa.

As bagas pretas brilhantes sobre um fundo de flores vermelhas parecem muito impressionantes.

Após a floração, as bagas pretas brilhantes amadurecem aos pares no interior das brácteas, conferindo aos arbustos um efeito decorativo especial.

Tatarskaya

É um tipo de madressilva ornamental de arbusto, que inclui variedades como de flor grande, siberiana, alba e outras. Todos eles são arbustos frondosos com uma copa exuberante, podem crescer até 4 m de altura, desabrocham no início do verão com lindas flores em pares branco-rosa, em lugar das quais aparecem frutos vermelhos ou alaranjados no final do verão.

As flores bicolores da variedade Tatar conferem ao arbusto um apelo especial.

As flores de madressilva tártara apresentam um aroma delicado e agradável. O período de floração deste arbusto pode durar cerca de 3 semanas.

Madressilva decorativa encaracolada

Uma variedade de madressilva ornamental é usada em projetos paisagísticos como uma planta de entrelaçamento para jardinagem vertical de vários objetos arquitetônicos. Aqui estão várias espécies desta planta perene, freqüentemente encontradas em tramas pessoais.

Madressilva

Esta planta forma videiras finas, castanho-avermelhadas, cujo comprimento pode atingir os 6 m. Graças a ela, a madressilva trança perfeitamente qualquer suporte, arco ou latada. As folhas individuais desta planta têm a capacidade de crescer juntas, fazendo com que o rebento pareça que está a passar através de uma lâmina foliar.

A madressilva é um tipo comum de madressilva ornamental e encaracolada.

Flores de madressilva se formam nas pontas dos brotos. Eles têm cores diferentes: vermelho, branco, rosa, amarelo, laranja. Cada flor vive cerca de 3 dias, o ciclo completo de floração desta madressilva decorativa leva cerca de 3 semanas.

Importante! A madressilva tem um aroma agradável sutil que se intensifica à noite.

Castanho

A madressilva de Brown é uma das espécies trepadeiras mais bonitas desta planta. Em comprimento, suas vinhas crescem até 3 m, valor inferior ao da madressilva. As folhas da planta são densas, no final do rebento crescem juntas aos pares. A madressilva de Brown começa a florescer na segunda quinzena de junho e dura cerca de 2 semanas.

Corola tubular longa distingue o marrom de outras variedades

Flores em forma de sino de cor vermelho-laranja com uma longa corola tubular são a marca registrada deste arbusto.

Importante! A madressilva de Brown combina várias variedades com flores de vários tons, do escarlate ao roxo.

Henry

A madressilva de Henry é um arbusto trepadeira semi-perene. Em boas condições, com um suporte, as vinhas desta espécie podem crescer até 8 m, as folhas são grandes, densas, oblongo-ovais. A floração começa em meados do verão.

Henry é criado com abrigo para o inverno

As flores são de tamanho médio, de cor amarelo-avermelhado. Os frutos são bagas pretas brilhantes.

Importante! A madressilva de Henry é uma planta que gosta de calor e precisa de abrigo durante o inverno quando é cultivada na Rússia Central.

Hekrota

Honeysuckle Hecroth é um arbusto trepador com videiras até 6 m. As folhas são grandes, opostas, pontiagudas alongadas, verdes brilhantes com matizes azulados. Esta espécie floresce de junho a setembro.

Grandes inflorescências de Hekroth são muito eficazes

As flores deste tipo de madressilva decorativa são grandes, até 4 cm, com uma corola tubular, por fora é vermelha ou roxa, por dentro é amarelo alaranjado. As flores crescem em um grupo, inflorescências tipo cacho de 20-30 unidades.

Importante! As variedades mais famosas de madressilva de Heckrot são American Beauty e Goldflame.

Telman

A madressilva de Thälmann é um arbusto trepadeira perene de até 6 m de comprimento, com folhas oblongas, geralmente crescendo juntas no topo dos brotos. Esta espécie começa a florescer em junho e dura cerca de 2 semanas.

A madressilva de Thälmann é caracterizada por uma floração amigável e abundante.

As flores desta madressilva decorativa são grandes, amarelo-alaranjadas, coletadas em inflorescências em espiral nas extremidades dos brotos. A floração é amigável, muito abundante.

Madressilva decorativa em paisagismo

No projeto paisagístico, a madressilva decorativa pode ser usada para diversos fins. Seu objetivo principal são meios-fios, sebes, mixborders. As variedades arbustivas são plantadas isoladamente e em grupos, combinando-as entre si, bem como com as coníferas.

Uma parede sólida de madressilva em flor vai decorar qualquer jardim

As espécies trepadeiras são usadas como plantas entrelaçadas para decorar seções verticais, paredes, cercas, várias estruturas em arco e outros elementos arquitetônicos do jardim.

Resistência de inverno de madressilva decorativa

A maioria dos tipos de madressilva ornamental tem boa resistência à geada e pode ser cultivada sem abrigo durante o inverno. As espécies arbustivas são especialmente bem adaptadas à geada. A madressilva decorativa encaracolada tolera geadas severas pior, portanto, sem abrigo, ela é cultivada apenas nas regiões do sul. Nas regiões do norte, as vinhas podem congelar ligeiramente, por isso no inverno são retiradas do suporte e cobertas.

Plantar e cuidar de madressilvas decorativas

A madressilva ornamental é uma das plantas de jardim mais despretensiosas. Cresce bem em quase todas as zonas climáticas, não exige cuidados e raramente adoece. A agrotecnologia de cultivo deste arbusto não é difícil, então tanto os profissionais de paisagismo quanto os iniciantes a adoram.

Seleção e preparação do local de pouso

O local de plantio da madressilva ornamental é geralmente escolhido para fins puramente práticos, com base na finalidade direta desses arbustos perenes. Portanto, os arbustos geralmente não são plantados onde será melhor para eles, mas onde o jardineiro ou paisagista precisa.A madressilva está bastante tranquila com relação a isso, porém, para que o arbusto se sinta bem, é melhor seguir as seguintes recomendações na escolha do local para o plantio:

  1. O local deve ser bem iluminado ou com sombra parcial, é melhor se o local for protegido pelo lado norte.
  2. O solo é preferível para ser solto e respirável, fértil, com um nível de acidez neutro.
  3. O nível do lençol freático não é superior a 1 m. A madressilva não deve ser plantada em áreas inundadas ou em locais onde a água estagna após chuvas ou neve derretida.

O local de pouso deve ser escavado com antecedência

Antes de plantar, é melhor desenterrar o terreno com antecedência, acrescentando esterco podre. Se o solo for pobre, é aconselhável adicionar um fertilizante complexo de potássio e fósforo. A acidez excessiva do solo pode ser reduzida pela adição de farinha de calcário ou dolomita.

Regras de pouso

O algoritmo para o plantio de uma muda de madressilva ornamental é bastante simples:

  1. É preparada uma cova de plantio, na qual se garanta a colocação de um torrão de barro de um recipiente com uma muda.
  2. O solo retirado da cova é misturado com húmus e turfa, se o solo for argiloso, pode-se adicionar areia. Além disso, é aplicado fertilizante de potássio-fósforo, também é aconselhável adicionar algumas cinzas de madeira.
  3. Uma camada de drenagem de pequenos seixos, seixos ou entulho é colocada no fundo da cova de plantio.
  4. A muda é retirada do recipiente e colocada no centro da cova de plantio. Neste caso, o colar da raiz da planta deve permanecer nivelado com a superfície do solo. Se necessário, o solo pode ser despejado no poço.
  5. A fossa é gradualmente preenchida com solo com compactação periódica.

Após o plantio, a zona da raiz é coberta com cobertura morta para reter a umidade no solo.

Depois de completado o plantio, a muda é regada intensamente e sua zona de raiz é coberta com turfa ou húmus.

Regar e alimentar

Muitas variedades de madressilvas ornamentais são sensíveis à falta de umidade, portanto, a rega deve ser regular, especialmente em climas quentes. Nessa hora, você precisa regar os arbustos diariamente, despejando pelo menos 10 litros de água embaixo de cada planta. Em tempo nublado, a frequência de rega deve ser reduzida. A madressilva decorativa é boa para polvilhar, mas esse procedimento deve ser feito à noite.

A planta adora rega regular

Durante os primeiros 2-3 anos após o plantio, o arbusto não é alimentado. Para este período, a planta tem o suficiente daqueles fertilizantes que foram aplicados durante o plantio. Posteriormente, a madressilva decorativa é alimentada a cada estação de acordo com o seguinte esquema:

  1. No início da primavera - ureia ou nitroammophoska, fertilizante granular está espalhado no círculo do tronco. O nitrogênio estimula o crescimento da massa verde e promove o crescimento dos rebentos.
  2. Verão, fim da floração - matéria orgânica, húmus ou estrume podre são introduzidos na zona das raízes.
  3. Outono, após o amadurecimento dos frutos - fertilizantes de potássio e fósforo para se preparar para o inverno e colocar os botões das flores.
Importante! Os fertilizantes de nitrogênio não são aplicados no outono.

Como fazer madressilva decorativa

Nos primeiros anos, a madressilva decorativa do arbusto praticamente não é cortada, permitindo que o arbusto cresça e ganhe densidade. Apenas ramos quebrados e secos são cortados. Em seguida, os arbustos são formados em função de sua finalidade, cortando periodicamente os brotos que ultrapassam o tamanho. Os arbustos velhos precisam de rejuvenescimento de vez em quando, para isso removem parte dos brotos velhos, substituindo-os por novos.

Brotos secos devem ser cortados

A madressilva decorativa encaracolada é formada de acordo com um padrão semelhante. Durante vários anos após o plantio do chicote, as plantas não são cortadas, o que continua até que as vinhas atinjam o comprimento necessário. Apenas os brotos danificados e secos são removidos. Posteriormente, as vinhas são cultivadas ao longo dos suportes, cortando o excesso de cílios. Periodicamente, os brotos antigos são cortados e substituídos por outros mais jovens.

Importante! A poda da madressilva decorativa pode ser feita no início da primavera, antes do início da estação de crescimento ou no outono.

Abrigo de madressilva decorativa para o inverno

Os arbustos adultos de madressilva decorativa não precisam de abrigo durante o inverno, mas as mudas jovens podem sofrer, especialmente durante o primeiro inverno. Para preservá-los, os arbustos são cobertos por uma camada de folhas caídas e ramos de abeto. As variedades encaracoladas e rasteiras, em regra, toleram geadas piores, por isso, no inverno, são retiradas de seus suportes, colocadas no chão ou sobre um travesseiro de folhas caídas e cobertas com palha ou ramos de abeto e, posteriormente, cobertas com neve. Se o inverno for ameno e não houver geadas severas na região, basta isolar a zona da raiz com uma espessa camada de palha de turfa ou húmus, cobrindo-a adicionalmente com uma camada de folhas caídas.

Reprodução

A madressilva decorativa pode ser propagada independentemente por métodos de semente e vegetativo. As sementes são colhidas no outono de bagas totalmente maduras, estratificadas mantendo-as na neve ou na geladeira por vários meses, e plantadas em mini-estufas especiais no início da primavera.

A planta pode ser propagada por semente, mas leva muito tempo.

Freqüentemente, as sementes são plantadas imediatamente em terreno aberto, mas as mudas aparecem muito mais tarde. Até 2-3 anos, as mudas são cultivadas em condições de estufa e, em seguida, as mudas são transplantadas para um local permanente ao ar livre.

Dos métodos de propagação vegetativa, as estacas são as mais frequentemente utilizadas. A madressilva decorativa pode ser propagada tanto por estacas lignificadas quanto por estacas verdes anuais. Eles são pré-enraizados na água ou em um substrato nutritivo e, em seguida, plantados em estufas para o crescimento.

As estacas enraízam bem na água

Os arbustos crescidos e maduros podem ser divididos, este também é um dos métodos de reprodução. No outono ou na primavera, o arbusto é totalmente desenterrado do solo e dividido em várias partes, de modo que em cada divisão surgem vários brotos com sistema radicular próprio. Eles devem ser imediatamente entregues em um novo local.

Doenças e pragas

A madressilva tem excelente imunidade a doenças, por isso por muito tempo acreditou-se que ela não adoecia. No entanto, não é. Devido a várias violações no cuidado do arbusto, várias infecções fúngicas podem se desenvolver, como septoria, mancha marrom, oídio. Essas doenças manifestam-se sob a forma de várias manchas nas folhas e nos rebentos, focos de podridão.

Manchas nas folhas de madressilva são um sinal de doença fúngica.

Para a prevenção de doenças fúngicas, a madressilva no início da primavera é tratada com uma solução de líquido bordalês. Quando surgem focos da doença durante a estação, as áreas afetadas da planta são cortadas e queimadas, e as plantações são borrifadas com fungicidas.

Das pragas da madressilva decorativa, os pulgões aparecem com mais frequência - um inseto sugador microscópico. Populações pequenas não são perigosas. No entanto, devido à rápida reprodução, as colônias de pulgões podem muito em breve atingir tamanhos grandes. A praga se alimenta da seiva de folhas novas e brotos e representa uma ameaça real em grandes quantidades.

Pulgões são uma praga comum no jardim

Se forem encontrados insetos nas folhas, o arbusto pode ser tratado com uma solução regular de sabão em pó e depois lavado com um jato de água. Se a colônia atingiu um tamanho significativo, então é melhor usar medicamentos especiais: Inta-Vir, Iskra, Decis, etc.

Conclusão

A madressilva ornamental é talvez uma das plantas mais adequadas para o paisagismo de um terreno pessoal. Uma variedade de variedades, aparência excelente, combinada com cuidado pouco exigente, despretensão e resistência à geada, tornam este arbusto perene um verdadeiro achado para os jardineiros em muitas regiões da Rússia. Mesmo em climas desfavoráveis, a madressilva decorativa cresce bem e não perde seu atrativo por muitos anos.

Avaliações de madressilva decorativa

Tatiana Smirnova, 37 anos, Kostroma
Vários anos atrás, plantei madressilva, uma madressilva decorativa encaracolada, perto de um mirante no jardim.Ele cresceu muito, e agora eu tenho quase todo o gazebo trançado com essas vinhas verdes. Parece especialmente bonito durante a floração, você simplesmente não consegue tirar os olhos.
Alfiya Gadzhieva, 44 anos, Ufa
Da madressilva decorativa, a minha preferida é Dropmore Scarlet - variedade de Brown. Agora ele cresce no meu site, envolvendo o arco. No verão, toda a estrutura é coberta por flores escarlates com uma longa corola, fica incrível.
Tamara Gulyaeva, 29 anos, Stavropol
Os arbustos ornamentais de madressilva crescem ao longo da cerca, criando uma espécie de sebe. Não me lembro da variedade, era algum tipo de variedades tártaras. Os arbustos são exuberantes e grandes, bonitos em si mesmos, e florescendo especialmente.
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção