Tinto de sabugueiro: propriedades medicinais e contra-indicações

O sabugueiro vermelho é uma planta comum na Rússia, cujas propriedades causam muita controvérsia. Para descobrir se uma planta é benéfica ou prejudicial à saúde, você precisa estudar adequadamente a foto e as propriedades úteis do sabugueiro vermelho.

Descrição do sabugueiro vermelho

O arbusto semelhante a uma árvore de sabugueiro vermelho pode atingir até 5 m de altura e tem um tronco bem ramificado coberto com casca cinza claro. As folhas do arbusto são ovais com bordas recortadas e ponta pontiaguda, dispostas uma após a outra em pecíolos curtos. Normalmente as folhas são verdes brilhantes, mas às vezes há arbustos vermelho-púrpura, cujas folhas contêm uma quantidade excessiva de pigmento antocianina.

O sabugueiro vermelho floresce no final de maio com flores amarelo pálido. É fácil reconhecer a planta - ela exala um aroma pungente bastante desagradável.

Onde o sabugueiro vermelho cresce

O arbusto cresce selvagem e é cultivado em todo o hemisfério norte. Ele pode ser encontrado na região central da Rússia, Europa e América do Norte, Canadá, Japão e China.

Os locais favoritos do sabugueiro vermelho são ravinas, bordas de florestas e terrenos baldios. Em ambientes urbanos, os arbustos podem aparecer em ruínas e até mesmo em telhados abandonados de edifícios. Porém, com mais frequência, a planta pode ser vista em parques e jardins, onde é plantada para fins decorativos.

É possível comer bagas de sabugueiro vermelhas

Ao contrário da crença popular, o sabugueiro vermelho não é exclusivamente tóxico. Seus frutos são usados ​​na culinária e em receitas de medicamentos caseiros.

No entanto, as bagas tornam-se seguras apenas após o tratamento térmico. Comê-los crus é estritamente proibido - isso leva a um envenenamento grave.

Quando o sabugueiro vermelho amadurece

O amadurecimento dos frutos do arbusto cai em agosto - nessa época, aparecem nos galhos os frutos vermelhos brilhantes, coletados em grandes cachos. Na forma, os frutos lembram as cinzas da montanha, mas seu tamanho é ligeiramente menor. Além disso, os frutos da planta exalam o mesmo odor desagradável das flores.

Quando coletar sabugueiro vermelho

Os frutos verdes da planta são especialmente perigosos. Portanto, eles são colhidos somente após a maturação completa - em meados ou no final de agosto. Normalmente, os bagos são cortados dos ramos em cachos inteiros e depois secos em pequenos cachos à sombra, mas com boa ventilação.

Sabugueiro vermelho em projeto paisagístico

Árvores ornamentais e arbustos de sabugueiro vermelho são muito populares no paisagismo.

  • Em chalés de verão, em parques e jardins, a planta é frequentemente plantada sozinha - um arbusto com uma copa brilhante parece espetacular contra o fundo de grama verde.
  • O sabugueiro vermelho fica bem em combinação com outros arbustos, decora canteiros de flores. Elevando-se acima das plantas perenes, chama a atenção adicional para elas e enfatiza a beleza das flores.
  • O arbusto é usado para criar sebes - sua copa é densa, de modo que a planta oferece proteção confiável do local de olhares indiscretos.
  • A planta é utilizada para o plantio nas margens de reservatórios artificiais - o arbusto não só decora as encostas próximas à água, mas também as fortalece, protegendo-as da destruição.

Bons vizinhos para uma planta no local são framboesas, groselhas e groselhas.

Importante! O sabugueiro vermelho é útil contra roedores - o cheiro forte da planta espanta camundongos e ratos. Se você plantar vários arbustos no local ou colocar galhos de plantas cheirosas em um celeiro, celeiro ou adega, não pode ter medo do aparecimento de pragas de jardim.

Sabugueiro vermelho e preto: qual a diferença

A diferença mais óbvia entre os dois tipos de arbusto é a cor do fruto. No entanto, também existem outras diferenças.

  • Bagas pretas podem ser consumidas à vontade, mas as frutas vermelhas devem ser pelo menos processadas com rigor. Os frutos de ambas as espécies de sabugueiro contêm a substância venenosa sambunigrin, mas no sabugueiro preto sua presença é muito insignificante, enquanto no sabugueiro é bastante grande.
  • O sabugueiro preto pode crescer até 6-10 m de altura, enquanto o sabugueiro vermelho raramente cresce acima de 5 m.
  • O arbusto de ambas as variedades floresce no mesmo período. Mas se o sabugueiro vermelho tem um cheiro desagradável, o preto exala um aroma delicado de amêndoa.

Na forma e na cor das folhas, as plantas diferem ligeiramente. A folhagem do sabugueiro vermelho geralmente é mais brilhante do que a do preto, mas nem todos conseguem perceber a diferença. A diferença externa entre as espécies torna-se completamente óbvia apenas no outono, quando os arbustos começam a dar frutos em abundância.

Composição e valor nutricional das bagas

As propriedades benéficas e contra-indicações do sabugueiro vermelho são parte integrante umas das outras. A composição das bagas da planta inclui não apenas compostos tóxicos, mas também muitas substâncias valiosas. Nomeadamente:

  • vitaminas E, B e A;
  • ácidos orgânicos;
  • taninos e taninos;
  • compostos parafínicos;
  • açúcares naturais;
  • éteres e resinas;
  • aminoácidos;
  • cálcio e ferro, potássio e selênio;
  • cobre, sódio, zinco e fósforo.

Todo o grupo de nutrientes está presente nos frutos da planta. A maior parte do volume é ocupada por carboidratos - cerca de 11 g, pequenas porções são alocadas para gorduras e proteínas - 0,5 e 0,65 g, respectivamente. Quanto ao conteúdo calórico, 100 g de bagas contêm cerca de 73 kcal.

Por que o sabugueiro vermelho é útil?

Quando usado com cuidado, o sabugueiro comum pode ter um efeito benéfico no corpo. Apesar da presença de venenos perigosos na composição das frutas, em doses mínimas, as bagas são benéficas para uso interno e externo.

Os benefícios do sabugueiro vermelho na oncologia

As bagas de sabugueiro contêm uma grande quantidade de flavonóides e valiosos ácidos orgânicos. Apesar de a planta não poder garantir a cura completa do câncer, suas propriedades são benéficas no combate à doença. A medicina tradicional acredita que mesmo as substâncias tóxicas na composição das frutas são valiosas no câncer, pois têm um efeito depressor nas células malignas.

Um remédio vegetal é preparado da seguinte forma:

  • frutos maduros são colocados em um grande frasco de vidro com uma camada de cerca de 2 cm;
  • a mesma camada de açúcar granulado é colocada por cima;
  • por um mês, o frasco fechado é retirado em local escuro e fresco.

Quando o medicamento é infundido corretamente e o suco e o açúcar são misturados, o produto pode ser usado conforme as instruções. Tome com o estômago cheio na quantidade de uma colher de sopa, você precisa fazer isso três vezes ao dia. No total, o curso do tratamento dura um mês e meio.

É estritamente proibido exceder as dosagens indicadas de um remédio natural - não haverá benefício com isso, mas os danos ao corpo serão significativos.

Atenção! Antes de adicionar um remédio popular à base de uma planta às preparações farmacológicas, é necessário consultar um oncologista.Somente um médico poderá determinar quão valioso será o tratamento adjuvante e se ele será prejudicial.

De esporas

Remédios à base de frutas vermelhas são usados ​​externamente - sabugueiro vermelho é bom para esporão e outras doenças. É necessário preparar tal remédio:

  • um frasco de litro é preenchido com frutas maduras por um terço e, em seguida, despejado em álcool;
  • os ingredientes são misturados e o pote é retirado por um mês em um local quente e escuro;
  • a tintura acabada é usada para esfregar e fazer compressas.

É necessário aplicar a tintura no local dolorido duas vezes ao dia. A tintura de sabugueiro ajuda não só com esporas, mas também com muitas outras doenças das articulações - com osteocondrose, artrose, hérnias vertebrais.

Uma vez que as propriedades tóxicas do sabugueiro podem ser prejudiciais mesmo quando usado externamente, o produto não deve ser usado em demasia. Recomenda-se tratar as áreas doentes com tintura não mais do que uma semana, após o que é necessário fazer uma pausa no tratamento.

Com menopausa

Os benefícios são trazidos não apenas pelos frutos da árvore de sabugueiro vermelho, mas também pelas flores da planta. Com a menopausa, as propriedades da tintura nas flores serão valiosas para as mulheres - a ferramenta uniformizará o fundo hormonal e ajudará a reduzir a frequência das ondas de calor. Prepare uma bebida medicinal como esta:

  • as flores são colocadas em um recipiente de vidro;
  • de cima, a matéria-prima é despejada com álcool, e deve ser 5 vezes mais do que flores;
  • por 2 semanas, o produto é colocado em local escuro e em local fresco.

Para uma boa distribuição dos nutrientes, a tintura deve ser agitada diariamente. Quando estiver completamente pronto, precisará ser filtrado e ingerido 30 gotas três vezes ao dia.

Importante! Uma vez que o remédio à base de frutas vermelhas permanece tóxico, em nenhum caso os volumes indicados devem ser excedidos - isso está repleto de envenenamento. Continuar a terapia com uma tintura útil não deve durar mais de 7 a 10 dias.

Aplicando as propriedades benéficas do sabugueiro vermelho

O uso da planta requer mais cuidado, no entanto, as propriedades benéficas das bagas e outras partes do arbusto atraem maior atenção para o sabugueiro vermelho. Ele é usado não só para fins medicinais, mas também para fins cosméticos, é moderadamente usado na culinária e jardinagem.

O uso de sabugueiro vermelho na medicina tradicional

As flores e frutos da planta são benéficos para uma ampla gama de doenças. São usados ​​decocções, infusões e produtos à base de álcool no sabugueiro vermelho:

  • com doenças dos órgãos respiratórios;
  • com doenças do fígado e rins;
  • com dor e inflamação nas articulações - a planta é boa para artrite, radiculite, reumatismo;
  • com doenças inflamatórias da pele - eczema e psoríase;
  • com doenças da cavidade oral.

A principal regra no tratamento do sabugueiro vermelho é a adesão estrita a baixas dosagens e curtos cursos de terapia.

Como é usado para outros fins

Em quantidades e dosagens moderadas, a planta pode ser usada não só para tratamento, mas também para cuidados de beleza. Na maioria das vezes, as flores do sabugueiro são usadas em cosmetologia, mas em algumas receitas, as folhas e a polpa da fruta são muito procuradas. O sabugueiro ajuda a eliminar a acne e a inflamação da pele, regula a oleosidade da pele e melhora a sua elasticidade.

É útil enxaguar o cabelo com decocções da planta - o sabugueiro ajuda bem na queda de cabelo.

Como o sabugueiro vermelho é uma planta venenosa, raramente é usado na culinária. Em quantidades mínimas, pode ser adicionado a bebidas alcoólicas para dar um sabor único, bem como a doces de confeitaria. Antes de serem utilizadas em qualquer alimento e bebida, as bagas passam por um tratamento térmico completo - sob a influência da alta temperatura, as substâncias tóxicas em sua composição são parcialmente destruídas.

Com muito mais frequência, eles usam sabugueiro vermelho em um terreno no campo - a planta repele as pragas com eficácia. Ao mesmo tempo, as propriedades do arbusto permitem que você se livre não apenas de roedores, mas também de moscas.O suco de sabugueiro vermelho pode ser usado para limpar a sujeira complexa das mãos, basta esfregar algumas frutas nas palmas para limpar a pele completamente.

Restrições e contra-indicações para tomar bagas de sabugueiro vermelhas

Recomenda-se que todos observem a dosagem mínima ao usar infusões e decocções. Mas com certas doenças, o sabugueiro terá que ser completamente abandonado. As contra-indicações incluem:

  • úlcera estomacal e colite intestinal;
  • gastrite e pancreatite;
  • diabetes;
  • crianças e adolescência;
  • Doença de Crohn.

É necessário interromper temporariamente o uso da planta durante a gravidez e a amamentação - o sabugueiro só fará mal.

Sintomas de envenenamento por sabugueiro vermelho

É muito fácil envenenar os frutos do arbusto mesmo com o uso cuidadoso, por isso você precisa saber o que fazer em caso de overdose. O envenenamento é manifestado por sintomas graves, que incluem:

  • amargura e dor de garganta;
  • náusea e dor abdominal;
  • vômito e diarréia;
  • taquicardia, tontura e aumento da salivação;
  • má orientação no espaço.

Se esses sinais aparecerem, é necessário induzir o vômito imediatamente ou enxaguar o estômago com uma solução fraca de manganês. Depois que as substâncias tóxicas saem do corpo, você precisa tomar um laxante.

Conselho! Se uma criança comeu sabugueiro vermelho, você precisa tomar todas as medidas usuais para eliminar o envenenamento, mas não se esqueça de chamar um médico. O corpo da criança é altamente sensível e pode não suportar os efeitos da intoxicação por conta própria.

Conclusão

O sabugueiro é uma planta com fortes propriedades medicinais, mas requer um manuseio cuidadoso. Ao usar bagas, é importante não overdose, caso contrário a saúde será seriamente afetada.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção