Semeando dicondras: tempo, regras de cultivo, características de reprodução

Dichondra é uma erva perene da família da trepadeira. Seu nome se traduz como "dois grãos": está associado ao fruto da planta, que se parece com uma cápsula com duas câmaras. Em seu ambiente natural, ela cresce nos trópicos e subtrópicos da América, Ásia Oriental, Austrália, Nova Zelândia. Plantar e cuidar da dicondra em um clima temperado tem características próprias.

Descrição da dicondra

A planta é uma videira tropical. Em climas temperados, cresce até 1,5-2 m de comprimento.

A dicondra tem hastes finas rastejantes de cor prateada ou esmeralda. Neles encontram-se frequentemente folhas pecioladas de forma arredondada, cobertas por uma pequena penugem. Seu tamanho atinge 5-25 mm de diâmetro. Dichondra é valorizada precisamente por sua bela folhagem exuberante, enquanto suas flores são imperceptíveis e sem interesse decorativo.

No solo, o cipó forma um tapete espesso, seus rebentos rastejantes se enraízam rapidamente graças às raízes superficiais que se formam nos entrenós.

Lianas com folhas de prata e esmeralda parecem orgânicas em um vaso

Dichondra floresce de maio a agosto. Suas flores são pequenas - cerca de 2-3 mm de diâmetro. Sua cor pode ser amarelo claro, lilás, verde claro.

Em climas temperados, o cultivo e o cuidado da dicondra ampelosa têm especificidades próprias, visto que é cultivada anualmente. Em regiões quentes, é cultivada como planta perene.

Comente! A dicondra interna no inverno é mantida dentro de casa, na estação quente é transferida para um terraço ou varanda.

Tipos e variedades de dicondra

No total, são 15 espécies dessa planta tropical. Na Rússia, 2 variedades ornamentais são cultivadas:

  • cachoeira esmeralda;
  • cachoeira prateada.

Eles diferem na cor da folha e comprimento do caule.

A cachoeira prateada fica ótima em combinação com outras flores e plantas

A variedade esmeralda é dotada de um caule ramificado e pequenas folhas arredondadas com uma rica cor verde. Na maioria das vezes é cultivado em vasos, bem como em gramados. A planta adora sombra parcial.

A cachoeira prateada tem caules longos e folhas prateadas. Ela prefere crescer ao sol, não tem medo da seca, se recupera rapidamente depois que o solo em vaso seca. Não pode crescer à sombra parcial, com falta de luz, o aspecto da planta deteriora-se.

Dichondra em paisagismo + foto

Dichondra é usada em paisagismo para design de ampel - isto é, vasos suspensos com um cipó são colocados sob o beiral do telhado para decorar as paredes do prédio, e também como uma planta de cobertura do solo.

A liana tropical parece espetacular como uma cultura de cobertura do solo

A planta é utilizada para ajardinar relvados, parcelas de jardim, terraços, varandas, gazebos, bem como para criar composições na margem de um lago ou junto à piscina. Não é incomum para os paisagistas usarem dicondra em pátios em vez de grama para preencher os espaços entre os ladrilhos revestidos com passarelas.

Dichondra combina-se harmoniosamente com fúcsia, petúnia, begônia, lobélia. Ela cria um cenário espetacular para eles.

Como a dicondra pode ser propagada

Dichondra é propagada por sementes, estacas e camadas. O primeiro método é meticuloso e demorado. Portanto, os cortes e camadas de dicondra são praticados com mais frequência. A vantagem destes dois métodos vegetativos não está apenas na sua simplicidade, mas também no facto de permitirem a preservação de todas as características do arbusto-mãe.

Como propagar dicondra por meio de estacas

Para a reprodução da dicondra por estacas ampelosas, você pode usar brotos obtidos após a poda de outono. Eles são colocados em um substrato umedecido a uma profundidade de 3 cm e, em seguida, regados com um estimulante de crescimento. Em seguida, eles precisam ser cobertos com garrafas de plástico, potes de vidro, material não tecido, colocados no parapeito de uma janela ou colocados em qualquer lugar claro e quente. Quando os primeiros botões aparecem, o abrigo é removido. Na primavera ou início do verão, quando o tempo está bom, eles são plantados no solo em um local permanente.

O método de enxertia permite a obtenção de um bom material para posterior reprodução.

Como cultivar dicondra a partir de sementes

A cipó de sementes em climas temperados é cultivada pelo método de mudas, na região sul pode ser plantada imediatamente no local. É necessário semear dicondra para mudas para posterior movimentação no solo no inverno, uma vez que as mudas crescem bem devagar e podem não ter tempo de ganhar força e ficar mais fortes no momento em que são plantadas em campo aberto.

Propagação de dicondra por camadas

Esta é a maneira mais fácil e confiável. Consiste no fato de as camadas serem pressionadas ao solo úmido nos locais dos internódios - nesses pontos, novas raízes começarão a se formar. Eles aparecerão em cerca de 7 a 14 dias, depois de mais um mês eles são separados do mato e plantados em um novo local. As estacas enraízam-se muito rapidamente e bem - graças às raízes superficiais.

Condições ideais para o cultivo de dicondra

Dichondra é uma planta termofílica tropical, e as condições adequadas são necessárias para isso. A temperatura do ar na qual a videira crescerá normalmente deve ser de 18-25 graus. Se o termômetro cair abaixo de 10, a planta murcha e morre. Temperaturas muito altas - cerca de 30 graus - levam ao amarelecimento e ressecamento, portanto, em climas quentes, a dicondra deve ser regada com frequência, evitando o encharcamento do solo.

Como e quando plantar dicondra corretamente

As regras de plantio de dicondra em terreno aberto e de cuidados dependem do clima da região. Você pode plantar uma planta apenas quando o clima está quente no verão - a temperatura é mantida em torno de 20 graus ou mais.

Importante! Para plantar dicondra em terreno aberto, você precisa escolher um dia claro e ensolarado sem precipitações.

Tempo

Nas áreas temperadas, a dicondra deve ser plantada em junho. Nas regiões do sul, o desembarque é em meados de maio.

Seleção do local e preparação do solo

Ao plantar ao ar livre, um local não ventilado deve ser selecionado. A cachoeira prateada prefere áreas ensolaradas, a variedade esmeralda deve ser colocada em sombra parcial.

Não existem requisitos especiais para o solo. A única condição é que o terreno seja drenado. A planta crescerá bem em solo argiloso com um pH de 6,6 a 8.

Como plantar dicondra no solo

A liana cresce lentamente e isso deve ser levado em consideração ao usá-la como planta de cobertura do solo. No momento do plantio no solo, é necessário observar a distância entre os arbustos - cerca de 15 cm, os buracos são cavados a uma profundidade que a raiz com um pedaço de terra possa encaixar livremente neles. As mudas são colocadas nas covas de plantio pelo método de transbordo, depois são cobertas com terra, compactadas e regadas.

Na verdade, a dicondra é uma erva daninha, por isso cresce bem e não tem medo de doenças e pragas

Regras de cultivo de dichondra

O plantio correto e o cuidado com a dicondra ampelosa são muito importantes.Somente se a tecnologia de cultivo for observada, a planta manterá suas qualidades decorativas por 5-6 anos. Ela precisa de rega regular, fertilização, capina, poda.

Programa de rega e alimentação

Dichondra precisa ser regado regularmente à medida que a terra seca. Isso deve ser feito à noite para que não haja raios de sol escaldantes, caso contrário, a planta pode se queimar. Você precisa regar pela raiz. Além disso, em dias quentes, é necessário umedecer diariamente os arbustos pela manhã ou à noite.

É importante não permitir a estagnação da água e o encharcamento do solo, caso contrário as raízes começarão a apodrecer.

Atenção! A variedade resistente à seca tolera períodos curtos sem regar bem, mas quando o solo é umedecido, a folhagem fica mais espessa, mais fresca e com uma cor mais saturada.

Uma vez a cada 2 semanas, é recomendado alimentar com fertilizantes minerais com potássio e nitrogênio. Você pode usar complexos projetados para plantas decíduas de interior. Após a fertilização, a videira deve ser regada para que não queime.

Afrouxamento e remoção de ervas daninhas

O sistema radicular da dicondra está próximo à superfície do solo. Para não prejudicá-lo, a remoção de ervas daninhas e o afrouxamento devem ser feitos com muito cuidado e apenas à mão.

Beliscando e aparando

Após a formação da oitava folha, a dicondra é pinçada para iniciar a ramificação e a formação de uma copa exuberante.

Ao longo do verão, à medida que os rebentos crescem, são podados. Graças a isso, a dicondra sempre parece exuberante. Rebentos muito longos que são eliminados da composição estão sujeitos a poda. O último procedimento é realizado no outono, antes de preparar as vinhas para o inverno. As estacas podem ser usadas para propagação.

Preparando dicondra para o inverno

Em climas temperados, a dicondra é cultivada como planta anual. Se precisar mantê-lo até a primavera, você precisará proceder da seguinte forma:

  1. Antes do início da geada, corte a parte aérea.
  2. Desenterre o rizoma da dicondra. Prossiga com cuidado para sacudir o torrão.
  3. Transfira para uma cave com uma temperatura de pelo menos + 10 graus, cubra com turfa umedecida ou cubra com uma camada bastante grossa de areia úmida para que as raízes não sequem.

Após esse inverno, novos caules com raízes devem aparecer. Eles precisam ser cortados com uma faca afiada e plantados em vasos individuais. Com o início do clima quente, transfira a dicondra para um terreno aberto, enquanto aplica o fertilizante. Ou você pode esperar por temperaturas ideais e plantá-los imediatamente no solo sem colocá-los em tigelas.

Nas regiões meridionais, a dicondra é deixada para o inverno no jardim: é coberta de terra, coberta por uma película, sobre a qual se depositam folhas caídas ou agulhas.

Se a dicondra ampelous cresce em vasos em um jardim, quando chega o tempo frio, ela é transferida para uma sala: uma varanda fechada, uma varanda, uma loggia.

Pragas e doenças

Dichondra é resistente a doenças e pragas, e a luta contra elas se reduz na maioria das vezes a medidas preventivas:

  • remova as ervas daninhas com a mão em tempo hábil, não aplique cobertura morta ao redor do arbusto;
  • não abuse da alimentação, monitore o nível de nitrogênio - não deve ser muito alto;
  • com uma copa densa muito crescida, reduza a quantidade de rega para não causar o aparecimento de bolores e fungos.

Importante! A umidade excessiva para a dicondra é muito mais prejudicial do que secar demais um torrão de terra.

As pragas que às vezes infectam uma planta incluem nematóides, besouros de pulgas, moscas brancas e pulgões.

Os nematóides podem matar trepadeiras tropicais. Eles aparecem em alta umidade. Não é fácil lidar com eles, via de regra, a planta está sujeita à destruição e o solo é tratado com produtos químicos.

O resto das pragas atacam a videira com menos frequência. Para destruí-los, use agentes acaricidas.

Conclusão

Plantar e cuidar da dicondra é uma atividade bastante excitante para jardineiros amadores, não há dificuldades particulares. A remuneração do trabalho será lindamente projetada e agradável aos olhos.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção