Mixborders em paisagismo + foto

Até recentemente, nossos cidadãos apresentavam as dachas exclusivamente como um local para o cultivo de batatas e pepinos. Tudo mudou hoje. Eles tentam decorar o enredo pessoal e criar nele não apenas camas, mas também um local de descanso. Que lugar no site ocupa hoje mixborder, e como fazer isso sozinho?

O que é um mixborder

Mesmo que você nunca tenha ouvido esse nome, provavelmente já viu essa aterrissagem nas fotos ou nos sites de amigos.

Um mixborder nada mais é do que um jardim de flores de várias plantas, combinadas de acordo com um certo princípio. Do inglês, esse nome é traduzido como "mix border". Muitas vezes, você pode encontrar na Internet esquemas prontos para esses canteiros de flores. Eles se tornarão a decoração de qualquer site, se você escolher a combinação certa de plantas.

Um mixborder é um canteiro de flores deliberadamente complexo, que combina:

  • arbustos;
  • anuais;
  • flores perenes;
  • árvores;
  • ervas.

Não é apenas a escala de cores que importa, mas também o tamanho das plantas, suas espécies e períodos de floração. Vamos descobrir como fazer um mixborder com as próprias mãos para que o trabalho não vire uma rotina.

Onde colocar o mixborder

Alguns residentes de verão e produtores de flores acreditam que escolher um local é a coisa mais fácil na fase de formação de um canteiro de flores complexo. Isso não é verdade. O processo começa não com a compra de mudas, mas com a elaboração de um layout detalhado da própria mixborder e das plantas para ela.

Ao escolher um lugar, as seguintes nuances são importantes:

  • onde eu gostaria de plantar tal canteiro de flores;
  • se a área selecionada está sombreada e se está localizada sob o sol escaldante;
  • que tipo plantas toleram perfeitamente sombra parcial (sombra ou sol dependendo da escolha);
  • há espaço suficiente na área selecionada para árvores e arbustos altos e espalhados.

Com essas questões em mente, deve ser fácil passar para a próxima etapa: desenhar o diagrama no papel. Um canteiro de flores complexo pode ser localizado:

  • ao longo das trilhas;
  • no meio do gramado;
  • na borda externa do site.
Conselho! Os limites da mixborder devem ser claros. Para enfatizar isso, eles usam tijolo, pedra natural, madeira.

Na hora de escolher um local, é preciso levar em consideração que uma mixborder é criada para decorar o local, ela deve estar à vista. A forma pode ser qualquer, mas na maioria das vezes são preferidos canteiros de flores disformes. O volume da mixagem também não importa. Se for perto de casa, não use plantas melíferascaso contrário, atrairão vespas e abelhas para as janelas.

Seleção de plantas para um jardim de flores

O próximo passo é selecionar plantas e traçar uma imagem esquemática. Ao escolher as plantas, você precisa seguir um princípio: elas não florescerão ao mesmo tempo por muito tempo, portanto é melhor plantá-las para que se substituam suavemente. Um canteiro de flores de floração contínua é a melhor decoração para um terreno pessoal.

O desenho de um canteiro de flores é baseado no fato de que as plantas baixas são colocadas em primeiro plano (sua altura não é superior a 40 centímetros), as plantas de tamanho médio são plantadas atrás delas (não mais do que 60 centímetros), as altas (uma metros e acima) são movidos para o fundo. Não apenas arbustos e árvores podem ser usados ​​como plantas altas, mas também plantas trepadeiras, por exemplo, uvas solteiras ou clematis.

Quais plantas não devem ser usadas em uma mixborder? Também existem regras sobre esta pontuação:

  • as plantas são selecionadas de acordo com a composição do solo, umidade e resistência ao vento;
  • plantas com rizomas de crescimento rápido não podem ser usadas no canteiro de flores;
  • o local para cada planta deve ser selecionado para seu benefício;
  • você não pode combinar plantas com cuidados complexos (regando abundantemente um arbusto, você pode causar danos irreparáveis ​​ao vizinho);
  • não ignore o verde, a folhagem adicionará esplendor ao canteiro de flores.

Apenas à primeira vista parece que as plantas na mixborder são arranjadas caoticamente. Na verdade, os esquemas de mixborders de perenes e anuais são cuidadosamente verificados. As plantas selecionadas são semelhantes entre si em termos de requisitos de cuidado.

Importante! A distância do ponto de vantagem principal até a fronteira da mistura não pode ser menor que a altura da planta mais alta nele.

Ao escolher um esquema, certifique-se de dar a cada planta o espaço necessário, caso contrário, você corre o risco de perder parte das plantações no primeiro ano. Se, ao mesmo tempo, houver vazios visíveis a olho nu, eles podem ser temporariamente preenchidos com anuários. Ao traçar um diagrama, preste atenção às combinações de cores. O canteiro de flores deve se destacar simultaneamente no local e ser combinado com ele.

No inverno, a fronteira mista das coníferas não perderá sua aparência. É melhor usar variedades anãs para esse canteiro de flores; elas são perfeitamente complementadas por plantas com folhas brilhantes e brilhantes, por exemplo, rododendro. Cuidar dele é simples e a floração é exuberante.

Esquemas prontos

Apresentamos à atenção dos leitores vários esquemas mixborder prontos para serem conhecidos. Eles podem ser usados ​​no todo ou em parte.

Por favor, note que as plantas anuais são uma adição temporária, mas marcante para o jardim de flores; a cada ano, novas plantas podem ser plantadas em seu lugar ou as mesmas podem ser compradas. Samambaias verdes, hospedeiros, heucheras parecem espetaculares no jardim de flores.

Ao planejar um grande jardim de flores, é necessário prever um pequeno caminho com antecedência para facilitar a manutenção.

Os principais tipos de mixborders

Considere os principais tipos de mixborders que são populares hoje. O dispositivo de cada um deles pode inicialmente parecer complicado, mas não é. Depois de estudar o material em detalhes, você pode começar a trabalhar por conta própria.

No estilo inglês

Acredita-se que em projeto paisagístico você pode fantasiar como quiser. As mixborders no estilo inglês proporcionarão a cada florista essa oportunidade. São constituídas por plantas de jardim, familiares aos nossos olhos, e por plantas campestres com predomínio destas últimas, criando no local um ambiente de proximidade com a natureza.

A verbena, o alecrim, o absinto, o sino, a prímula, a camomila, o sedum e, claro, a rosa do parque serão de grande importância na construção de tal canteiro. O esquema de cores das rosas é selecionado individualmente, elas encantam os olhos com sua floração o ano todo. Agulhas e outras verduras são de grande importância, que devem ser incluídas no desenho. As cores principais aqui são verde, rosa, branco e azul.

Um projeto paisagístico no estilo inglês é apresentado no vídeo:

Do lado sombrio do lote

Não é possível criar um jardim de flores com plantas que amam o sol em todas as regiões. E os produtores de flores que têm áreas sombreadas no local? Crie um jardim de flores brilhantes a partir de plantas que gostam de sombra.

Nesse caso, é preciso prestar atenção a plantas como o cipreste de Lawson, alguns tipos de abeto, teixo, zimbro, adênio, bérberis, muitas variedades de microbiota, rododendros, violetas, tiarela. As flores principais do canteiro serão verdes, tijolo, vermelhas, rosa e brancas.

Sazonal

Este tipo de mixborder é adequado para quem adora variedade e não tolera consistência. Baseia-se no princípio de plantar plantas que florescem por não mais do que 1-2 anos e depois são substituídas por outras. Os residentes de verão que amam a reorganização anual do jardim são cada vez mais comuns.

Neste caso, é necessário atentar para os seguintes tipos de plantas: bosques, açafrões, quionodoxos, que florescerão no período inicial da primavera. Então os jacintos vão subir tulipas e narcisos... Miosótis, margarida, prímula, violeta complementam perfeitamente o jardim de flores. Uma vez que todos eles tenham desbotado, eles podem ser removidos, substituindo-os por novas plantas. Você pode considerar dálias, malmequeres, sálvia perene, begônias.

Quanto às soluções de cores, aqui o vôo da imaginação é totalmente ilimitado. Além disso, é um mixborder que se tornará o mais brilhante.

Criação de um mixborder

Então, tendo recebido um esquema pronto da Internet ou criado com suas próprias mãos, você pode começar a trabalhar. É dividido em várias etapas, a sequência deve ser seguida.

  • etapa 1: seleção das plantas e sua compra;
  • estágio 2: plantar um "esqueleto", o que significa árvores e arbustos menores;
  • estágio 3: plantio de plantas perenes;
  • estágio 4: replantio de anuários e bulbos.

Vamos analisar cada uma das etapas com mais detalhes. Todos podem criar um mixborder com suas próprias mãos.

Ao escolher as plantas, preste atenção à sua aparência. Eles devem ser saudáveis. Você não deve parar de olhar apenas para as flores, mixborders com coníferas decorativas está ótimo. Arbustos também são bons. Preste atenção a thuja, zimbros, salgueiros, arbustos de viburno, abetos, teixos, hortênsias, que irão deliciar os olhos com flores por muito tempo.

As plantas "esqueléticas" são plantadas a uma curta distância umas das outras, devem parecer orgânicas. Sua tarefa é criar a altura e o contorno da parte de trás do canteiro de flores. Guie-se pelo fato de que arbustos e árvores menores crescerão em breve. Muitos deles podem ser corrigidos com um corte de cabelo, mas há alguns que não são recomendados para serem cortados, o que significa que será necessário deixar espaço para crescer. Como arbustos floridos, você pode usar: lilás de Meyer, laranja simulada, spirea, magnólia, sabugueiro, derain, hibisco.

Passando para o terceiro estágio, não se deve esquecer o princípio das camadas. As mixborders perenes, cujas fotos são apresentadas acima, foram compiladas com a condição de que o fundo seja muito mais alto do que a média. Você pode encher o jardim de flores com ervas. O visual mais marcante é junco, ochke, grama de penas. Você também pode prestar atenção ao absinto, gerânio, phlox e Tunbergia.

Já as flores anuais e os bulbos darão ao jardim um charme único. O esquema não deve incluir os bulbosos que requerem escavação anual. Muscari, açafrões e sequoias são os mais adequados para eles, eles serão substituídos um pouco mais tarde por tulipas, prímulas e narcisos. As plantas anuais também são plantadas em pequenos grupos para criar camadas e uma profusão de cores.

Um guia rápido para organizar uma mixagem é apresentado no vídeo:

Arbusto mixborder e perenes, generosamente diluídas com plantas anuais e bulbos, adornarão qualquer terreno pessoal por muitos anos. Depois de criar sua obra-prima, você a desfrutará por muitos anos!

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção