Madressilva em paisagismo

A madressilva é um tipo de madressilva decorativa. É apreciada pelos jardineiros por suas belas flores e formato de arbusto. No projeto paisagístico, a madressilva é usada para paisagismo, que pode ser dividida em dois grupos na aparência:

  • Encaracolado: madressilva, Brown, madressilva de Gerald, beira-mar, Hecroth.
  • arbusto: Tatar madressilva, Maksimovich, Alpine, Korolkov.

Descrição da planta

Madressilva madressilva - cipó. O nome é traduzido do latim como folha de cabra. Talvez porque esses animais adorem se banquetear com folhas de madressilva. Liana também é chamada de fragrante. A madressilva em flor exala um aroma agradável que se intensifica à noite. Qual a aparência da madressilva, olhe a foto.

Folhas

O caprifol é uma planta incrível na qual tudo é digno de atenção. Folhas de liana incomuns: bastante grandes, coriáceas, elípticas, verdes escuras, cinza-acinzentadas a esbranquiçadas por baixo. Eles caem no final do outono. 2-3 pares de folhas superiores crescem juntos para formar um disco através do qual passa o caule da madressilva.

Flores e frutas

Flores de madressilva A madressilva está localizada nas axilas das folhas de acreto, coletadas em grupos de 5-10 flores. As flores são tubulares de até 5 cm de comprimento com estames bem protuberantes. A cor das flores no interior é branca ou ligeiramente amarelada. Exterior com listras vermelho-púrpura ou matiz roxo. Cada flor de madressilva vive de 2 a 3 dias. A floração de todo o arbusto dura até 3 semanas. Após a floração da madressilva, os bagos formam-se em um pequeno caule, quase caindo sobre a folha. A cor dos frutos do liana é vermelha ou laranja-avermelhada. As bagas não são comestíveis. Liana começa a florescer e a frutificar após 3 anos. Ela cresce muito rapidamente, durante a temporada os brotos crescem 1,5-2 m. O período de floração da madressilva cai no final de maio-início de junho.

Aplicação em paisagismo

No projeto paisagístico, uma planta tão maravilhosa como a madressilva é usada para jardinagem vertical... Por se tratar de um cipó, definitivamente precisa de suporte para um maior crescimento. Jardineiros decoram gazebos, arcos, cercas com madressilva encaracolada e decoram anexos. A madressilva pode ser uma cerca viva. É idealmente combinado com coníferas, com arbustos que florescem com a mesma beleza (chubushnik, weigela, deytsia) e rosas trepadeiras. Para exemplos do uso de madressilva em paisagismo, veja a foto:

Agrotécnica

Sujeita à tecnologia agrícola e aos cuidados adequados, a madressilva irá deliciá-lo por muitos anos. A média de vida da madressilva é de cerca de 50 anos.

Pousar

Madressilva Madressilva - Européia, adora sol abundante. Transferirá apagão parcial. Mas não florescerá profusamente. Escolha o local certo para o plantio da planta. O solo deve ser fértil, rico em húmus, bem umedecido, mas a água não deve estagnar. Solos argilosos, de composição densa, com elevada acidez, madressilva não são adequados para a vinha.

Para plantar madressilva, madressilva, cave um buraco ou vala para acomodar o sistema radicular. O poço é para uma única planta e a trincheira é para uma fileira de plantas. Coloque uma camada de drenagem no fundo do poço. Isso pode ser cascalho, pequenos pedaços de tijolo ou areia. O solo retirado da cova, misture com fertilizantes, turfa, estrume podre ou húmus.

Adicione cal ao solo ácido. Coloque um pouco do solo preparado em um buraco, coloque uma muda em cima dele. Se as raízes da madressilva forem grandes, você pode podá-las.Encha as raízes com a mistura de solo restante, regue bem. Tenha o cuidado de criar um suporte para a madressilva, de modo a não obter um caroço disforme no futuro. Sem apoio, a madressilva começará a se apoiar em si mesma.

Importante! Lembre-se que a madressilva trança o suporte no sentido anti-horário. No futuro, ao formar uma videira, mantenha esta nuance em mente.

O suporte pode ser cordões. Você pode puxar em qualquer direção que seja conveniente para você. Malha grossa ou treliça.

Cuidado

O cuidado regular da planta consiste em regar e remover oportunamente ervas daninhas e a formação de um arbusto. Madressilva adora umidade. No verão, não deixar o solo secar, se a estação for seca, aumente a quantidade de água para irrigar as vinhas. A superfície do solo ao redor da madressilva pode ser coberta com palha. Por exemplo, turfa. A cobertura morta é necessária para criar condições para que rippers solo - vermes, para proteger a camada superficial do solo de secar.
Remova as ervas daninhas à medida que surgem. Ervas daninhas perenes com sistema radicular ramificado devem ser removidas antes do plantio. Selecione todas as partes das raízes o mais cuidadosamente possível.

A madressilva é uma trepadeira de crescimento rápido. Ao podá-lo, você formará um arbusto como desejar. Não deixe mais do que 3 brotos em uma planta jovem. Escolha os mais viáveis. Exclua o resto. Corte os brotos mortos que não sobreviveram ao inverno. Assim que a madressilva crescer e atingir a altura desejada, comece a aparar as pontas para estimular o surgimento de brotações laterais. Então a madressilva vai em largura. Ao podar uma planta, você não apenas a molda, mas também a rejuvenesce e promove uma floração abundante. Assista ao vídeo sobre os meandros do cuidado da primavera para madressilva:

Reprodução

A madressilva é transplantada na primavera. Caprifol não gosta muito de se mover. Portanto, decida sobre um local permanente de crescimento. Como a madressilva é propagada? Existem várias maneiras:

  • Sementes... É um processo bastante complicado e trabalhoso. As sementes de madressilva são colhidas de frutos maduros. Eles são separados da polpa, lavados e secos. Sementes de madressilva brotam com relutância. Para melhorar a germinação, é realizada a estratificação. Um processo artificial para ativar os poderes naturais da semente. Na natureza, as sementes caem no solo no outono, ficam dormentes, para germinar na primavera. A estratificação é uma imitação das condições naturais. Para isso, sementes de madressilva, madressilva, são colocadas em um recipiente com areia úmida e colocadas na geladeira na prateleira inferior. Suporta cerca de 2-4 semanas. A areia deve ser umedecida. Em seguida, as sementes de madressilva estão prontas para o plantio. Coloque as sementes em um recipiente com solo nutriente, polvilhando levemente com solo. Pulverize com água, cubra com vidro ou plástico. Após a emergência, o vidro pode ser removido. Depois que os brotos da madressilva ficam mais fortes, eles podem ser transplantados para um local permanente. Certifique-se de cobrir para o inverno. Por exemplo, ramos de abeto.
  • Estacas... A colheita das mudas de madressilva ocorre depois que o arbusto murcha. Nem todos os brotos são adequados para estacas. As estacas de rebentos mais velhos criarão melhor raízes. Se quebram bem, são adequados para enxertia. As estacas têm 10 cm de comprimento e devem ter 2 a 3 entrenós. Corte a parte superior em um ângulo reto e a parte inferior em 45 graus. Plante estacas de madressilva para enraizamento em uma estufa em uma mistura de solo de jardim, turfa e areia em proporções aproximadamente iguais. As primeiras folhas aparecerão em um mês. Na primavera, pode ser plantada em terreno aberto.
  • Camadas... A maneira mais fácil de criar madressilva é a madressilva. Na primavera ou no outono, dobre o galho no chão e prenda-o com grampos. Polvilhe com terra. Para um enraizamento eficaz, prepare o solo misturando-o com turfa. Na primavera, separe as partes enraizadas do arbusto de madressilva-mãe e plante em um local permanente. Este método é bom para criar uma sebe, então as camadas não são separadas, elas continuam a crescer sozinhas.Só é necessário instalar um suporte para mudas.
  • Ao dividir um arbusto coberto de vegetação... Aqui estão 2 maneiras. Primeiro: desnudar as raízes do arbusto e cortar o rebento com raízes. Segundo: desenterre todo o arbusto de madressilva e, com uma pá, divida o arbusto em partes, que podem ser transplantadas para novos locais permanentes. Trate as seções com cinzas. E encurte ligeiramente os rebentos. Depois de um ano, a planta precisará ser podada para formar a copa.

Top curativo

A madressilva irá deliciá-lo com um crescimento rápido e uma floração abundante, se for alimentada regularmente.

  • O outono é a melhor época para aplicar fertilizantes de potássio e fosfato. Para fazer isso, fertilize a planta com húmus ou esterco podre.
  • Aplique fertilizantes de nitrogênio na primavera. Despeje com chorume ou infusão de excrementos de ave, depois de diluir com água: 1 parte da infusão e 10 partes de água.

Proteção contra doenças

Examine a madressilva para notar os danos a tempo e agir.

  • O inimigo número um da madressilva são os pulgões, que suga os sucos vitais da planta. Os sinais externos de ameaça são folhas amareladas e caindo. Pulgões podem ser destruídos borrifando o arbusto com preparações: "Inta - VIR", "Eleksar", "Conifor".
  • Lesões fúngicas causar murcha das folhas, tubérculos avermelhados aparecem na casca. Os brotos afetados devem ser removidos. Todo o arbusto deve ser tratado com sulfato de cobre na primavera como medida preventiva.
  • Vírus causar variegação nas folhas. Infelizmente, o arbusto terá de ser desenterrado e queimado. Mas você pode lutar pela planta borrifando sulfato de cobre ou Fundazol.

Conclusão

Não tenha medo de doenças e insetos - pragas. A madressilva é uma planta muito bonita e espetacular que não necessita de cuidados laboriosos. Se você instalá-lo em seu jardim, por muitos anos essa criatura irá encantar seus olhos com sua aparência única.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção