Jardim de pedras no local - escolha, projete e decore você mesmo

Alguns residentes de verão instruem profissionais para decorar seu site, outros tentam incorporar ideias criativas por conta própria. Em qualquer caso, o desenho paisagístico não está completo sem a criação de espaços pitorescos, combinações originais e soluções inesperadas. O destaque de muitos projetos é um escorregador alpino ou um jardim de pedras.

Originário do Mediterrâneo, combinando todas as características da natureza, um hóspede tão exótico transforma instantaneamente todo o visual do local. Ele cria uma sensação real da presença de um pedaço das montanhas alpinas com pedras e vegetação exuberante entre as composições familiares aos nossos olhos.

O projeto paisagístico faça você mesmo é extremamente empolgante, bonito e extraordinário. Afinal, nem mesmo o autor conseguirá repetir exatamente a mesma solução. A combinação certa de plantas e arbustos, pedras colocadas organicamente - este é um jardim de pedras. Mas, ao mesmo tempo, é muito importante planejá-lo de forma que não pareça um monte de pedras comum entre a massa verde, mas se encaixe harmoniosamente no restante da paisagem. Como qualquer elemento de design, o jardim de pedras existe em várias modificações.

Os esquemas de jardins de pedras diferem no princípio de seleção e colocação das pedras. Tentaremos nos concentrar nos mais comuns.

Qual jardim de pedras escolher

Assim que é tomada a decisão de criar um jardim de pedras no local, surge imediatamente a pergunta: "Qual é o melhor?" A variedade mais conhecida é a Alpine Hill. Alguns até acreditam que esses conceitos são absolutamente idênticos. Mas, existem muito mais tipos de jardim de pedras. E é muito difícil determinar qual é o melhor. Qualquer pessoa vai adicionar beleza ao site, mas qual é a certa para você, vamos tentar descobrir. Conheça as menores ideias:

Jardim de pedras em miniatura ou recipiente

Uma vista muito conveniente que pode ser disposta em qualquer parte do site. Para criá-lo, todos os recipientes são adequados, exceto os de plástico. Diferentes tipos de cochos, um toco ou um tronco, uma pedra com buracos, um vaso de barro, até mesmo uma casca de nogueira - tudo lhe servirá bem. Os designers de interiores não precisam se limitar para obter um jardim de pedras original. Afinal, ele deve ser colocado mesmo onde haja muito pouco espaço livre. Um belo design e uma seleção competente de plantas são tudo o que é necessário. Para esse jardim de pedras, pequenas pedras e plantas em miniatura são selecionadas. Recomendações:

  • é aconselhável levar seixos bem arrumados, bem combinados com o recipiente;
  • plantas - crescimento lento ou anão;
  • certifique-se de usar as leis de composição.
Atenção! As composições dos jardins de rochas são multicamadas.

Há alguma dificuldade nisso, mas você definitivamente terá que aderir à tecnologia do dispositivo. Caso contrário, você pode obter apenas um conjunto de pedras.

mosaico

Outro tipo de jardim de pedras para uma pequena área. Os custos para sua criação são mínimos, e o jardim adquire muito mais charme, beleza e conforto. Os principais materiais para o projeto de tal jardim de rochas serão pequenos seixos. Eles podem ser sólidos ou multicoloridos. Tudo depende da composição das pedras e plantas planejadas por você.

Primeiro, decida onde o jardim de pedras com mosaico ficará localizado. Você precisará de uma pequena área onde cavar um buraco.A sua forma deve repetir o padrão concebido e a profundidade não deve ultrapassar os 20 cm As paredes da reentrância são reforçadas com tábuas ou cimento-amianto. Uma camada de areia é primeiro colocada no fundo e, em seguida, brita ou cascalho. As camadas são compactadas, derramadas com cimento ou outra massa adesiva. Agora você precisa de um pouco de habilidade. Seixos umedecidos com água devem ser pressionados contra essa camada antes que a massa comece a se solidificar. Depois que o desenho é concluído, ele é enrolado com um objeto pesado.

Os mini jardins de pedras ajudam a economizar espaço ao criar slides, cachoeiras e riachos originais em tamanho reduzido.

Uma versão maior do jardim de pedras é

Parede rochosa ou de contenção alpina

Jardim de rochas verticais muito bonito.

Na maioria das vezes, esse tipo é usado na construção de canteiros elevados e encostas com terraço. A tecnologia de fabricação é idêntica à construção de um muro de contenção de pedra natural. Na hora da alvenaria, ficam fissuras, nichos ou reentrâncias na mesma. Plantas alpinas despretensiosas que crescem bem com um mínimo de solo são plantadas nesses buracos. Você pode pegar plantas que são marcantes em sua diversidade, tomilho, a família do musgo, rejuvenescido, cravo de ervas. Se o tamanho do jardim de pedras permite que você faça mais nichos, então a escolha de opções aumenta - zimbros rastejantes, arbustos anões. Isso é muito importante porque o elemento vertical requer uma decoração "ativa". E isso deve ser feito com a ajuda de várias plantas, pois a monotonia neste caso não vai destacar o jardim de pedras contra o fundo do local. As vantagens deste tipo de jardim de pedras:

  1. Nenhum cuidado especial com a planta é necessário... Suficiente curativo raro com fertilizantes minerais, enquanto a solução se torna fraca em concentração.
  2. Capacidade de criar paredes de pedra de diferentes tamanhos... Se a altura não ultrapassar 50 cm, uma base de pedras planas é suficiente para o fortalecimento. Uma parede mais alta exigirá um bloco de cascalho ou concreto. Nesse caso, cada camada é forrada com solo nutritivo e a próxima fileira de pedras é colocada sobre ela. Com este método, a solução concreta não é usada. As raízes das plantas possuem condições suficientes para o desenvolvimento e contribuem para o fortalecimento da parede alpina. Para aumentar a estabilidade, é necessário colocar as pedras dentro da composição com uma parte estreita, mantendo uma ligeira inclinação em direção à base do jardim de pedras.
Importante! Ao planejar uma parede alpina, você precisa considerar sua orientação. Na direção sul, as plantas vão se deliciar com sua cor viva e floração abundante.

Degrau de retenção alpino

A altura de um jardim de pedras é pequena, o projeto é feito de pedra natural, parece muito com um degrau comum. A peculiaridade desta espécie é o arranjo das plantas. Eles são plantados horizontalmente em um recesso na estrutura. O fundo deve ser drenado, então o solo é coberto, uma composição de pedra é colocada e várias plantas são incluídas nela. O resultado é um desenho que lembra um degrau de canteiro de flores, decorado com pedras. Ele pode ser colocado como um elemento separado ou pode ser incluído em um conjunto com etapas reais. Nesta versão, parecerá uma continuação da "escada" do jardim.

Jardim alpino

Este nome foi usado para distinguir uma composição de um grupo de plantas chamadas "Alpines". Parece muito com um pequeno jardim no qual as pedras dão menos ênfase do que as plantas. São poucos, mas são colocados de forma que o jardim de pedras não se transforme em um canteiro de flores comum.

O melhor de tudo é que esse jardim parece estar em um plano ou encosta suave. Existem muitas opções de design para ele - desde mono jardim até combinações luxuosas. Esse "canteiro de flores" alpino ocupa pouco espaço, mas pode enfatizar perfeitamente o estilo do seu site.

Jardim de pedras

Outro tipo de jardim alpino, só feito com predominância de pedras. Em tal jardim de pedras, um número mínimo de plantas é colocado ou, em geral, prescindir delas.A principal condição é que as plantas não distraiam a atenção, portanto, árvores e arbustos grandes não são usados. As pedras são selecionadas de acordo com a combinação, a forma não importa. O jardim pode conter pedregulhos grandes, seixos pequenos e médios.

Ravina jardim de pedras

Isso ajudará muito se o rebaixamento artificial do solo for necessário. Esse jardim de pedras é colocado em um recesso, cujas bordas são reforçadas com pedras escavadas. Eles são dispostos em forma de escorregador, batidos com variedades de musgo, uma cachoeira artificial ou riacho.

Esta opção parece muito decorativa e original. Uma espécie de ravina pode ser considerada jardim de pedras - desfiladeiro... É diferente por estar localizado entre as colinas. Permite bater a composição com luz, se você criar paredes de diferentes alturas de pedras.

Escorrega alpino

A opção mais famosa e popular.

Porém, nem todo mundo sabe que é preciso certa área e conhecimento para criá-lo. Em uma área pequena, o slide criará uma sensação de incômodo. Além disso, refere-se a estruturas multicamadas e volumétricas. Fazer um jardim de pedras na forma de um slide requer conhecimento da tecnologia do dispositivo de tais objetos de design, a capacidade de combinar tipos de pedras e plantas.

Além dos tipos acima, muitas vezes você pode ver os seguintes jardins de pedras no local:

  1. Encosta da montanha... O jardim de pedras imita uma região de alta montanha. Pedras grandes estão no topo, as pequenas na base. As plantas são tiradas de montanhas altas.
  2. Vale... Essa composição de jardim de rochas é colocada horizontalmente, inclui pedras de qualquer tamanho em um arranjo livre. Plantas de diferentes tipos.
  3. Grama... Elegante, mas difícil de criar composição. Pode fazer parte de um vale, encosta ou colina. Uma característica do gramado alpino é que ele é equipado exclusivamente com espécies selvagens de plantas que crescem em condições de alta montanha. Entre eles - tapete saxifrage, edelweiss, jacinto anão, salgueiro rasteiro.
Atenção!Rockery deve ser destacado separadamente. Não deve ser confundido com um jardim de pedras. Rockery inclui rochas de rio, seixos grandes e outros tipos de pedras. O jardim de rochas é composto por rochas de pedras.

Começamos a construção

Fazer um jardim de pedras com as próprias mãos é uma ação emocionante e muito criativa. A base para a criação de jardins de pedras são os esquemas. Eles são realizados em escala, planejando cuidadosamente a localização das pedras e os locais de plantio. Ao colocar um jardim de pedras nas profundezas do local, ao mesmo tempo, leve em consideração a localização dos caminhos que conduzem a ele. O local é escolhido com boa iluminação e fundo. As árvores e arbustos ao redor serão ótimos para ele.

Se houver um local com relevo natural no local, esta é uma opção muito boa. É bom colocar um jardim de pedras próximo a um lago ou a um caminho habilmente projetado.

O dispositivo do jardim de pedras inclui vários estágios. De acordo com o diagrama desenhado, o jardim de pedras está marcado no local. A largura ideal do jardim de pedras não é superior a 100 cm. Se você torná-lo muito mais largo, será problemático cuidar das plantas na parte central. O local está sendo preparado um pouco maior que o planejado jardim de pedras. As principais etapas da construção:

  1. Preparação do solo e sistema de drenagem do jardim de rochas para remover a umidade... Escolha um dia ensolarado. A camada superior do solo é removida e liberada de ervas daninhas, raízes e detritos. No fundo da reentrância, é colocada uma camada de pequenos fragmentos de tijolo, depois areia e no final - entulho. Agora o solo limpo é devolvido, depois de misturado com turfa, cal e areia.
  2. Empilhamento de pedras... Do total, são selecionadas as pedras que são necessárias em forma e tamanho. Uma imitação de uma paisagem montanhosa pode ser fornecida por arenito ou calcário, dolomita, travertino, basalto, pedras da floresta com musgo ou líquen coberto de vegetação. É melhor não usar pedras arredondadas, quebradas com uma ponta afiada. Algumas pedras grandes darão mais originalidade ao jardim de pedras do que uma pilha de pedras pequenas.As pedras são do mesmo tipo - isso é muito importante! Primeiro, várias pedras são colocadas em torno do perímetro do local. Isso protegerá contra a erosão do solo.
  3. Decoração de sites de jardim de pedras... Nesse estágio, eles criam uma inclinação ou nivelam a superfície - as ações dependem do tipo de jardim de pedras selecionado. As pedras são dispostas naturalmente na forma de um terraço, penhasco, planalto ou desfiladeiro. Os mais difíceis exigirão o esforço de várias pessoas. Para uma pedra grande, você precisa preparar um buraco para colocá-la. Em seguida, adicione terra e entulho sob a base e tampe com cuidado. Nos intervalos entre as pedras, despeja-se terra, mas sobra espaço para a mistura de plantio. Para sua preparação, eles levam pedra triturada ou pedra quebrada, solo de grama, turfa ou húmus de alta qualidade. A proporção das partes é de um para um. As necessidades das plantas devem ser consideradas, por isso pode ser necessário adicionar areia à mistura.
  4. Plantar plantas... Certifique-se de considerar o grau de proliferação das plantas. Verifique os dados de cada planta antes de plantar. É necessário descobrir os requisitos de rega, nutrição, iluminação, composição do solo. Um aspecto importante é a época de floração. Você não deve combinar plantas que irão criar decoratividade em apenas um período. Procure espécies de plantas com diferentes épocas de floração.

Algumas dicas para o plantio:

  • plantas altas não são colocadas no topo do jardim de pedras;
  • coníferas "anãs" não são combinadas em grupos;
  • plantas de cobertura do solo são colocadas perto de pedras para permitir que cresçam nelas;
  • no jardim de rochas, as culturas bulbosas e de cobertura do solo estão bem combinadas.

Antes de plantar as plantas, o solo é bem regado. Primeiro, as plantas são colocadas entre as pedras, em seguida, delineadas para os terraços e bolsões. O espaço restante é coberto com pequenas pedras e regado novamente.

Como cuidar

O jardim de pedras precisa não só ser formalizado, mas também atendê-lo com competência. Inclui:

  1. Rega... Certifique-se de considerar a necessidade de umidade da planta. É melhor ter um programa de irrigação para cada grupo de plantas.
  2. Afrouxamento e cobertura morta... É realizado nas áreas livres de pedras do jardim de rochas.
  3. Limpeza e modelagem... Esta etapa é especialmente relevante no outono. As folhas caídas devem ser removidas. Arbustos e árvores crescidos - corte, isole se necessário. As atividades da primavera incluem controle de pragas e compactação do solo. Às vezes é necessário lavar as pedras, tirar a terra delas.

Para que o jardim de pedras agrade o proprietário por muito tempo, é necessário selecionar cuidadosamente as plantas. Alguns se dão bem ao sol no topo de uma colina ou rocha, outros gostam de uma pequena sombra entre as rochas. Escolha as culturas adequadas, dependendo da composição do solo em sua área.

Isso ajudará a tornar o jardim de rochas bem-iluminado e bem cuidado. Os livros de referência indicam a época da floração, a altura das plantas, a necessidade de iluminação. Isso tornará possível selecionar espécies para aterrissar no lado sul ou norte do jardim de pedras.

A condição mais importante é não ter medo de experimentar! Use plantas mais conhecidas, pedras disponíveis perto do local, leia os conselhos de profissionais e crie seu próprio jardim de pedras exclusivo a partir de lindas pedras e plantas.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção