Equipamentos para preparação de lenha

Agora é possível comprar lenha picada e até picada, mas os custos não justificam esse combustível para aquecer uma casa. Por esse motivo, muitos proprietários fazem isso por conta própria. Equipamento para preparação de lenhabem como ferramentas manuais.

Variedades de máquinas para cortar madeira

Quando houver necessidade de uma grande quantidade de combustível sólido, é aconselhável ter um picador de madeira que possa dividir rapidamente a madeira grossa em toras. Existem também máquinas que trituram galhos de árvores em pequenas lascas. No futuro, esse combustível é excelente para o enchimento da caldeira. Antes de comprar um dos dispositivos, você precisa decidir sobre algumas questões:

  • As máquinas a lenha são divididas em duas classes: profissional e doméstica. Para você, você precisa decidir qual é o adequado para realizar o trabalho. Se você pretende colher uma grande quantidade de lenha para venda, o equipamento profissional é o preferido. Essas máquinas são mais caras, mas são mais eficientes. Quando a necessidade de lenha se limita ao aquecimento de uma casa de campo ou balneário, o equipamento doméstico serve. Essas máquinas são compactas, econômicas e fáceis de transportar.
  • Todas as máquinas a lenha são movidas a eletricidade ou a gasolina. É necessário adquirir equipamentos para este parâmetro, orientado por preferências pessoais. Um carro elétrico é mais barato. Durante a operação, o ruído vem apenas das facas. A ausência de gases de exaustão permite o uso de equipamentos elétricos em ambientes internos. As máquinas movidas a gasolina são mais pesadas, mais caras e não podem ser instaladas em ambientes internos devido à fumaça do escapamento. No entanto, esse equipamento é muito mais poderoso do que as contrapartes elétricas. O equipamento elétrico é ligado à rede elétrica por meio de um cabo. Não pode ser usado em um cinturão de floresta longe de casa. Se é mais fácil para você colher lenha na floresta e transportar as toras já cortadas para casa, é melhor comprar uma máquina com motor a gasolina.
  • Para obter toras de um calço, use um cortador de madeira. Na hora de escolhê-lo, preste atenção às facas. Uma máquina de lâmina reta divide o calço em dois. Ou seja, você obtém lenha lamelar. Uma máquina de lâmina cruzada divide o calço em vários troncos triangulares. É mais eficiente, mas também mais caro.

Tendo dominado as nuances básicas, vamos ver que tipo de técnica é para colher lenha. Vamos começar a revisão com máquinas que permitem que você obtenha toras ou chips prontos dos calços.

Divisores de madeira hidráulicos

Por desempenho divisores de madeira hidráulica vem primeiro. Isso explica a grande popularidade desse equipamento. A máquina consiste em um cilindro hidráulico com bomba de óleo. O sistema é movido por um motor elétrico ou a gasolina. O cilindro hidráulico é montado em uma estrutura de aço. Dependendo do modelo da máquina, a faca do cutelo é montada na haste do cilindro ou na própria estrutura. O salto de aço serve como outra peça de impulso.

O princípio de funcionamento do divisor de madeira é simples. O calço é colocado entre a bigorna e o cutelo. O motor aciona a bomba. Ele começa a bombear o óleo, que empurra a haste do cilindro hidráulico com grande força. O calço localizado entre o cutelo e o talão de aço se divide em toras.Seu número e forma dependem do desenho da faca.

Por design, os divisores de madeira vêm com um cilindro hidráulico vertical e horizontal. A primeira opção geralmente são as máquinas de lenha para uso doméstico. São menos traumáticos, caracterizados pela baixa potência e baixo custo. Divisores de madeira verticais são de classe mais profissional. Essas máquinas são potentes, menos móveis e capazes de dividir madeira com até 90 cm de espessura.

Divisores de madeira de cone

Um divisor de madeira cônica também é chamado de máquina de lenha de parafuso. O equipamento recebeu esse nome devido ao formato da faca. Uma ponta cônica de aço com uma extremidade afiada é usada como um cutelo. Durante a operação, ele gira em alta velocidade e se move em direção ao calço. O tronco relativo ao cutelo não é colocado de ponta a ponta, mas de lado. Um cone, como um parafuso auto-roscante, é aparafusado no calço, dividindo-o em duas partes. As metades resultantes são colocadas na máquina novamente. O processo continua até que os logs atinjam o tamanho necessário.

A maioria dos divisores de madeira cônica são modelos domésticos movidos por um motor elétrico monofásico. Existem também máquinas a lenha mais potentes que operam a partir de uma rede elétrica trifásica. Outro divisor de madeira cônico pode ser feito na forma de um bocal para um trator de passeio. Ele é conectado ao motor por uma correia.

Divisor de madeira para rack

A colheita da lenha com uma cremalheira é rápida. O equipamento possui mesa de trabalho. Um calço é colocado sobre ele. O mecanismo empurrador é ativado pela alavanca de controle. Ele move a tora ao longo das ripas com grande força. No lado oposto do empurrador, a faca está bem fixada. Golpeando as lâminas, o calço se estilhaça em toras separadas.

Máquinas domésticas de cremalheira e pinhão são movidas por um motor elétrico monofásico. O equipamento profissional está equipado com um motor de 380 volts. Os mais produtivos e poderosos são os divisores de madeira a gasolina. Existem máquinas combinadas de cremalheira e pinhão capazes de operar com um motor elétrico e um motor a gasolina.

Importante! Os divisores de madeira para rack apresentam alto risco de ferimentos. Por causa disso, os fabricantes globais de equipamentos não os liberam. À venda você encontra apenas modelos de firmas pequenas e pouco conhecidas.

Máquina trituradora de galhos

Muitas pessoas pensam que uma máquina de lenha deve cortar madeira em toras. No entanto, cavacos de madeira podem ser usados ​​como combustível sólido. É excelente para encher a caldeira. Uma grande vantagem dessa lenha é que você não precisa destruir árvores inteiras para obtê-la. As lascas são obtidas dos ramos deixados após a poda do outono ou da primavera.

A máquina consiste em um mecanismo de trituração - um triturador. É movido por um motor elétrico ou a gasolina. Os modelos elétricos são equipados com um motor monofásico e trifásico. Também existem britadeiras sem motor. Esses modelos são considerados acessórios para outros equipamentos, por exemplo, um trator ou minitrator. Eles funcionam a partir do eixo da tomada de força por meio de uma correia.

O princípio de funcionamento da máquina de trituração é simples. O operador carrega os galhos no bunker. Eles caem em um mecanismo com facas, onde são cortados em pedaços. Como resultado, a saída é um combustível sólido acabado. A escolha da espessura dos ramos para processamento para lenha depende da potência da máquina. Os modelos profissionais são capazes de lascar toras de madeira com um diâmetro de até 12 cm. Algumas máquinas podem embalar automaticamente as lascas em redes ou enviá-las ao longo de uma linha para serem carregadas na carroceria do carro.

O vídeo fornece uma visão geral do equipamento usado para a colheita de lenha:

A serra é uma ferramenta indispensável para colher lenha

Nosso bisavô cortou madeira e serrou toras em pedaços com serras de duas mãos. É difícil trabalhar com tal ferramenta e a produtividade é baixa. Agora, uma serra manual para colher lenha raramente é encontrada na fazenda. A geração atual está acostumada a cortar árvores com motosserra ou serra elétrica.

Escolhendo uma motosserra para lenha

Uma serra a gasolina para cortar lenha é a ferramenta ideal. Você pode levá-lo para a floresta, pois não precisa ser preso a uma tomada. Em busca de uma resposta para a questão de qual motosserra comprar, é preciso partir do seu propósito.

A ferramenta é necessária para a preparação doméstica de lenha. Isso significa que a motosserra profissional desaparece imediatamente. É dada preferência ao modelo doméstico. Aqui, você precisa escolher imediatamente o tamanho correto do pneu. Seu comprimento ideal é de 40 cm. Troncos mais grossos raramente serão encontrados. Como último recurso, eles podem ser cortados em um círculo. A potência do motor para esse pneu é suficiente em 2 kW. Uma corrente de serra de lenha funcionará em incrementos de 0,325 polegada. Ele é projetado para operação de curto prazo, mas não gera vibração.

Importante! Comprar uma motosserra potente a lenha não é sensato. A ferramenta neste trabalho não usará todo o seu poder e você apenas gastará um dinheiro extra.

Escolhendo uma serra elétrica para colher lenha

Desde o início, você precisa aprender uma verdade importante: não vai funcionar preparar lenha para aquecer uma casa grande com uma serra elétrica. Primeiro, a ferramenta não foi projetada para operação contínua sem interrupção. Em segundo lugar, uma serra elétrica não será capaz de cortar árvores na floresta, uma vez que uma conexão elétrica é necessária.

A ferramenta pode ser usada para cortar uma pequena quantidade de madeira para uma sauna ou lareira. Essa limitação também está relacionada à velocidade de rotação da corrente. Para uma serra elétrica, geralmente fica na faixa de 5 mil rpm. Para uma motosserra, esse número é 3-4 mil rpm a mais. Isso significa que o desempenho diminui com as revoluções mais baixas da corrente elétrica. A tora terá que ser cortada mais longa, o que aumenta o desgaste das peças. Como resultado, pode haver duas consequências após a colheita de lenha com uma serra elétrica:

  • corte toras rapidamente sem descanso, mas a ferramenta irá falhar;
  • serrar toras com descanso, mas por muito tempo.

O custo de uma serra elétrica não é muito menor do que o de uma ferramenta a gasolina. Se você ainda está prestes a escolher, é melhor levar uma motosserra para preparar lenha.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção