Gerador de fumaça fria para fumar

Muitos fabricantes fazem carnes defumadas usando fumaça "líquida" e outros produtos químicos que na verdade não fumam carne, mas apenas fornecem um cheiro e sabor específicos. Esse método tem pouco a ver com o fumo tradicional. Para a preparação de iguarias, são utilizadas matérias-primas de alta qualidade e tecnologias comprovadas.

Os produtos defumados a frio são armazenados por muito tempo e mantêm seu sabor defumado único. Você pode fazer essas delícias em casa, só precisa de uma instalação de fumos. Essa instalação não é barata, você pode economizar muito coletando gerador de fumaça Faça Você Mesmo.

Objetivo do dispositivo

Um gerador de fumaça é um dispositivo no qual peixes e carnes ficam saturados de fumaça por um longo tempo. Na maioria das vezes, um gerador de fumaça para fumar a frio é movido a gás. O jato de combustível é fornecido à cavidade de fumaça sob alta pressão.

Os dispositivos para fumantes diferem no tamanho do fumeiro, na duração da operação e na quantidade de fumaça produzida. Se você planeja produzir iguarias para você e sua família, uma pequena configuração será suficiente. O gerador de fumaça pode ser carregado com até cinco quilos de carne ou peixe por vez.

Atenção! A instalação da câmera requer um espaço dedicado. É melhor equipar o site você mesmo. A principal condição de instalação é a inclinação natural do solo.

Gerador de fumaça faça você mesmo

Para fazer um gerador de fumaça para fumar a frio com suas próprias mãos, você pode ver os desenhos finalizados.

Eles o ajudarão enquanto você trabalha. O circuito gerador de fumaça servirá como auxiliar em todas as etapas da construção da estrutura.

Todos eles possuem corpo metálico cilíndrico. O combustível sólido é colocado nele, onde arde sem chama. É devido à queima lenta das aparas no corpo que se forma uma fumaça abundante. Várias inclusões de madeira são usadas como combustível para o gerador de fumaça: maçã, pêra e outras espécies.

Para que os cavacos queimem lentamente, eles devem ser colocados de uma maneira especial. Para acender a matéria-prima, um orifício é montado na parte inferior do corpo.

Fumaça se forma na fornalha do gerador de fumaça. O processo pode ocorrer de duas maneiras diferentes:

  • Uma corrente de ar entra lentamente no corpo do gerador de fumaça, devido ao qual o combustível arde. Um amortecedor na janela da estrutura permite regular o nível de fornecimento de oxigênio.
  • Duas câmeras estão dispostas no design. Um local para o combustível é instalado sob a câmara de fumaça, e o combustível é colocado em um palete de metal por baixo. Devido a este arranjo, a fumaça entra na câmara superior da caixa.

Na câmara de defumação, a carne é colocada em diferentes níveis. Ao encher-se de fumaça, o tanque e os produtos nele contidos ficam saturados de cheiro. É importante monitorar este processo cuidadosamente. Fornos a gás e elétricos ajudarão a facilitar a fumagem.

 

Importante! Para evitar que os produtos da combustão estraguem o sabor das iguarias, um tubo de escape especial é instalado no corpo do gerador de fumaça.

Métodos de resfriamento do gerador

Fumar frio, como o nome indica, requer fumaça fria. No entanto, a fumaça inicialmente quente é formada durante a combustão, então ela é resfriada. Você pode construir um gerador de fumaça para um fumeiro a frio com suas próprias mãos muito rapidamente. Para isso, é feito previamente um desenho e instruções.

Resfriamento de água

Para fazer um gerador de fumaça refrigerado a água para fumar do tipo "faça você mesmo", são necessários dois tanques. Nesse caso, um deles está localizado dentro do segundo.A água flui no vaso externo; para reduzir o consumo, a taxa de fluxo é reduzida.

O recipiente de água interno resfria a fumaça. Tocando suas paredes frias, o riacho esfria. Para fumaça uniforme de alta qualidade, é necessária uma pressão regular de água.

Resfriamento de ar

O próprio processo de resfriamento é realizado devido à troca de calor do gerador de fumaça. A vantagem de tal instalação é seu baixo custo e dispositivo simples. A bobina do gerador de fumaça pode ter qualquer comprimento e diâmetro.

Conselho! O melhor material para o tubo de resfriamento é um metal com alta condutividade térmica.

Para economizar dinheiro, a bobina de instalação é colocada ao redor da fornalha. Uma boa circulação das massas de ar é necessária, caso contrário, a caixa quente não permitirá que a fumaça esfrie.

Conjunto gerador de fumaça

Para projetar um gerador de fumaça para fumar a frio com suas próprias mãos, você precisará de desenhos.

Para a construção, você precisará escolher os materiais:

  • tubo de aço perfilado para fornecimento de fumo com diâmetro de 2-5 cm;
  • tubos quadrados ou redondos;
  • ondulação ou manga de metal para o tubo de saída;
  • adaptadores T;
  • compressores;
  • fiação.

Para a montagem, você precisa de equipamento de soldagem e um moedor. Ao instalar o gerador de fumaça, você precisa levar em consideração as seguintes nuances:

  • Se a parte inferior da estrutura for removida, as portas nas laterais da caixa não são feitas;
  • A tampa da parte superior da caixa não está equipada com ventilação e outras aberturas, estruturas refratárias especiais são montadas sobre ela;
  • Uma saída de fumaça é instalada na parte superior da unidade soldando o encaixe perpendicular à parede.
  • Corte as roscas dos acessórios do gerador de fumaça.
  • Assim que a parte da chaminé é instalada, o elemento em T é conectado.
  • A linha do compressor é conectada ao tubo do ramal.
  • O ventilador é substituído por um cooler de computador.

O T deve ser montado na tampa. É importante que a integridade das paredes não seja comprometida.

Importante! Para dar estabilidade à unidade, pernas de aço são fixadas na parte inferior do produto.

O design pode ser combinado. Neste caso, algumas das peças são adquiridas na loja, outras são feitas de materiais de sucata. Essa instalação pode ser armazenada em um porão ou garagem. O volume do recipiente afeta diretamente a quantidade de produtos que podem ser fumados nele.

O dispositivo funciona assim:

  • O dispositivo é montado em uma base resistente ao calor. Geralmente é uma laje de concreto.
  • A estrutura esquenta muito rapidamente.
  • Cerca de 0,8 kg de serragem é colocado no recipiente.
  • A tampa da estrutura está fechada.
  • Um tubo ramificado do compressor é conectado a ele, e a chaminé é conectada à câmara de fumaça.
  • O combustível é inflamado pela abertura lateral.
  • O ventilador está ligado.

Um termômetro pode ser usado para determinar a temperatura no gerador de fumaça. Durante a construção de tal estrutura, os materiais que estão disponíveis são usados. Para fazer um fumeiro com suas próprias mãos, potes e recipientes cilíndricos semelhantes podem ser úteis. A chaminé é feita com qualquer cano que esteja à mão. Essa instalação pode ser operada sem um ventilador. Nesse caso, o impulso será mais fraco.

Se houver muitos materiais disponíveis, bem como experiência na criação de tais estruturas, não será difícil construir um gerador de fumaça para fumar a frio.

Características da montagem do gerador de fumaça

Para garantir que o ar seja constantemente fornecido ao dispositivo, uma bomba é instalada. Caso contrário, o compressor de aquário pode lidar com a tarefa. Um ventilador doméstico também pode ser usado para essa finalidade. É necessário apenas conectar a fonte de ar à garrafa de plástico. O elemento agora pode ser considerado pronto. O dispositivo do gerador de fumaça é bastante simples, porém requer atenção especial.

A principal diferença entre o dispositivo de fumar é que a madeira de quase todas as espécies é adequada para combustível. Pinheiros e abetos terão que ser abandonados, pois contêm muitas resinas que interrompem o cheiro do prato. O tamanho dos chips não importa.No entanto, se uma serragem suficientemente pequena for usada como combustível para o gerador de fumaça, a estrutura deve ser complementada com a instalação de uma mola através da qual a fumaça passará pela camada de serragem.

Para o resultado final, a temperatura da fumaça no gerador de fumaça é muito importante. O aroma e a aparência dos produtos dependem deste indicador. Muitos modelos de geradores de fumaça permitem que você ajuste a temperatura a seu critério. É possível diminuir ou aumentar o comprimento do tubo do ramal. Existem vários produtos à escolha para o fumeiro principal. A instalação e ligação "faça você mesmo" de um compressor para um gerador de fumo é um processo bastante complicado que deve ser confiado a um especialista. Você pode descobrir como fazer um gerador de fumaça no processo de preparação de materiais.

Freqüentemente, um cilindro de gás é usado para o fumeiro de um gerador de fumaça. Um barril de metal também é útil. Um refrigerador ocioso pode ser adaptado para fumar a frio. Isso se deve ao fato de que tais estruturas se fecham com bastante força. Eles são perfeitamente isolados e podem manter uma certa temperatura dentro de si.

Como você pode ver, construir um gerador de fumaça a frio com suas próprias mãos não é tão difícil quanto pode parecer. Você só precisa de tempo livre e sua própria imaginação. Essas estruturas são feitas praticamente de materiais de sucata.

Para entender o processo de criação de um gerador de fumaça, é melhor assistir a um vídeo em que o demogerador já feito é apresentado.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção