Porco vietnamita barrigudo: criação, parto

A criação de porcos entre os comerciantes privados é muito menos popular do que a criação de coelhos ou aves. Existem razões objetivas e subjetivas para isso.

Os objetivos são, infelizmente, órgãos de controle do Estado com os quais é difícil argumentar. Em muitas regiões da Rússia, os comerciantes privados já estão proibidos de manter porcos sob o pretexto de surtos de PSA. Existe, no entanto, uma tendência interessante: a ASF constantemente surge onde grandes complexos de criação de suínos estão localizados. Além disso, os próprios complexos são contornados pela doença.

Em regiões onde não existem complexos de criação de suínos, a situação da ASF é bastante segura, os veterinários vêem com bons olhos a ideia de o proprietário de um quintal privado ter porcos. Especialmente se forem porcos vietnamitas, que são muito menos agressivos do que grandes porcos brancos e muito mais despretensiosos de cuidar. Portanto, antes de começar com suínos, você precisa verificar com seu posto veterinário se há FAS na região.

Subjetiva é a crença generalizada de que os porcos causam fedor e sujeira. E, em geral, "o porco encontrará sujeira". Os porcos, aliás, têm todo o direito de ser ofendidos. O homem não permite que vivam como um porco, obrigando-os a viver como humanos. Na verdade, os porcos são animais muito limpos. Tendo a oportunidade de escolher, o porco sempre cagará em um só canto e jamais se deitará nos próprios excrementos.

O fedor também é levantado por uma pessoa, alimentando os porcos com restos de comida, mantendo os animais no curral por dois metros e raramente limpando.

O porco barrigudo vietnamita se distingue por sua limpeza e precisão, mesmo no contexto de seus companheiros. Manter barrigudas vietnamitas em um cercado escasso, nem mesmo deixá-las sair para passear, é simplesmente cruel com esses porcos. Vestmouths são muito treináveis ​​e podem até resistir até que sejam liberados do celeiro. Então, sob comando, eles correm para o "banheiro". Portanto, porcos vietnamitas barrigudos são animais muito agradáveis ​​de se criar.

História e descrição da raça vietnamita barriguda

Porcos Potbelly foram originalmente introduzidos na Europa e no Canadá a partir do Vietnã. Este país não é a verdadeira pátria do porco vietnamita, apenas o nome foi dado de acordo com o país de onde a raça de vísceras começou a se espalhar pelo mundo.

No espaço pós-soviético, pela primeira vez, o porco vietnamita foi posicionado como um miniporco, ou seja, uma versão em miniatura de um porco que pode ser mantido em casa como animal de estimação. Claro, porcos vietnamitas barrigudos são pelo menos duas vezes menores que os brancos grandes e nunca chegam a pesar 300 kg, mas um animal com cerca de 65 cm de altura, mais de um metro de comprimento, pesando 150 kg e músculos muito fortes dificilmente pode ser chamado de animal de estimação.

Atenção! Na Rússia, não há padronização da raça de barrigas de maconha vietnamitas, portanto, sob o disfarce de "barrigas de maconha vietnamitas" ou "mini-porcos", muitas vezes vendem cruzamentos completamente impensáveis.

Ao mesmo tempo, o comprador tem a garantia de que as barrigas vietnamitas não crescem grandes, o principal é limitá-las na alimentação. Por uma questão de justiça, deve ser dito que às vezes você pode realmente comprar uma barriga de pote de raça pura em tamanhos miniatura.Mas este é apenas um espécime com falha. Ou a ninhada apareceu em uma câmara fria e toda a força do leitão foi gasta não no crescimento, mas no combate ao frio, ou ele era um homem artificial desde o nascimento, ou simplesmente o resultado de uma consanguinidade.

Mini-porcos não têm nada a ver com porcos de carne, que são barrigas de maconha. Os porcos em miniatura são um grupo separado de porcos com o qual o trabalho de criação é realizado para reduzir o tamanho.

Características externas e produtivas de barrigas de maconha vietnamitas

Barrigas vietnamitas raça de porco pertence ao tipo de bacon. Os porcos desta raça são atarracados, com um enorme corpo largo e pernas muito curtas. Eles são chamados de Vizlobryhimi muito merecidamente. Em muitos porcos desta raça, a barriga pode ranger no chão.

A cabeça de um verdadeiro porco barrigudo com focinho curto. Além disso, dobras de gordura estendem-se da testa e bochechas até o focinho. Em porcos, isso é menos pronunciado do que em javalis.

Importante! A cauda dos porcos vietnamitas é reta e pendurada. Se a cauda for de crochê repentina, isso é uma cruz.

As cores mais comuns dos porcos vietnamitas são preto, branco e malhado. Menos comuns são os porcos cinzentos da cor do javali e os marrons.

O javali na foto muitas vezes parece uma criatura infernal.

Na realidade, ele é capaz de assustar sua aparição inesperada pelas costas. Os porcos barrigudos movem-se silenciosamente.

Isso não significa que barrigas de maconha vietnamitas sejam perigosas. Pelo contrário, os porcos desta raça têm um temperamento calmo e bem-humorado e uma curiosidade exacerbada com um desejo constante de saborear tudo.

Atenção! Depois de um ano, escudos muito duros são formados nas omoplatas de um javali vietnamita barrigudo, que, quando palpados, parecem um osso coberto de pele, embora, provavelmente, sejam depósitos de gordura.

Muito provavelmente, o javali precisava de tal proteção para se proteger das presas de seus congêneres ao lutar pela fêmea. Os caninos dos javalis começam a crescer no segundo ano de vida e aumentam de tamanho aos cinco anos de idade se não forem removidos.

Enquanto o javali é jovem, os caninos não importam muito, mas uma vez que saem da boca, o javali pode se tornar perigoso. Especialmente quando ela protege seu porco com filhotes.

O peso da barriga adulta chega a 150 kg. Deve-se ter em mente que, apesar da publicidade, a banha da barriga de maconha vietnamita não é macia nem tenra. Com a idade de quatro meses, os leitões já formaram uma camada de gordura dura de dois centímetros em suas costas. Sem camadas de carne. Na verdade, a banha com camadas de carne é obtida não da raça de suínos, mas de acordo com uma tecnologia de cultivo especial, onde o período de descanso se alterna com períodos de atividade física dos suínos. Durante o repouso, a gordura é depositada; durante a atividade, a carne cresce.

Isso não se aplica a barrigas vietnamitas. Se os leitões vietnamitas forem capazes de se mover, eles perceberão plenamente essa oportunidade.

Por isso, sob a camada de gordura subcutânea, a carne da barriga da panela tem uma consistência delicada e de bom gosto. Depois de cortar a gordura subcutânea, a carne fica magra. Se você não gosta de carne de porco gordurosa, basta cortar uma camada de bacon da carcaça de um porco vietnamita barrigudo.

Manter porcos vietnamitas em casa não é difícil.

Condições de manutenção e alimentação

Barrigas de maconha vietnamitas são animais muito quietos. Os guinchos deles não são audíveis, mesmo que a hora da alimentação esteja atrasada. Vizlobelly, em geral, só pode gritar de medo quando é pego. No resto do tempo, os sons que um porco vietnamita barrigudo emite costumam lembrar as “vaias” de um cachorro, quando ele late, quase sem abrir a boca. Eles podem grunhir baixinho de prazer. Este recurso ajuda os proprietários a evitarem a atenção das autoridades competentes se os suínos forem mantidos ilegalmente.

É verdade que os leitões barrigudos até um mês de idade, dividindo os mamilos da mãe, dão tanto guincho que dá a impressão de que estão sendo comidos vivos e arrancados das patas traseiras. Depois de um mês, quando os leitões começam a comer por conta própria, param de guinchar.Mas a mãe dos porcos vietnamitas amamentam até dois meses, então é muito cedo para espancá-los da mãe em um mês. Muitas vezes, é por causa do desmame precoce que as barrigas de maconha vietnamitas morrem.

Casa para porcos barrigudos vietnamitas

Além de barrigas de maconha vietnamitas em um tamanho pequeno e natureza pacífica. Manter várias cabeças não requer uma sala muito grande. Mas se o dono não quer que os porcos sejam “porcos”, ele não deve mantê-los no cercado. As barrigas vietnamitas devem se mover livremente e escolher um ângulo para os excrementos.

15 m² são suficientes para manter quatro barrigas adultas e seis cabeças jovens até 4 meses de idade.

Ideal quando há oportunidade de marcar um passeio para os porcos. Muitos proprietários mantêm barrigas de maconha vietnamitas no celeiro, permitindo-lhes passear no quintal durante o dia. Embora Mist-bellies possam andar com segurança mesmo na neve, eles são termofílicos o suficiente para precisar de um celeiro isolado com cama funda no chão. A melhor maneira de fazer a cama é de feno ou palha. À noite, um porco barrigudo montou um viveiro no feno, enterrando não menos da metade. Se eles se sentem bem, eles tentam deitar juntos, abraçando um ao outro. E esta é outra razão pela qual é melhor não dividir porcos vietnamitas barrigudos por curral.

Dieta de porcos vietnamitas barrigudos

Na maioria das vezes, os compradores não têm dúvidas sobre como alimentar os porcos vietnamitas. As pessoas acreditam logicamente que um porco é um porco. Come igual a outras raças desta espécie animal. Isso é parcialmente verdade. Mas apenas parcialmente. Não é à toa que os caídos vietnamitas às vezes são chamados de herbívoros.

Em teoria, como quaisquer porcos, barrigas de maconha vietnamitas são onívoros. Eles podem até pegar e comer um filhote ou um rato. Mas é melhor não dar-lhes carne de sangue, para que a porca, depois de provar o sangue, não seja tentada a comer os leitões. Também não dê sobras de cozinha. Não podando frutas e vegetais, mas aquela mistura assustadora que muitas vezes é dada aos porcos, levando resíduos de cantinas e restaurantes. Os barrigudos não morrem com essa mistura, é claro, mas cheiram mal como os porcos brancos grandes, que, para economizar dinheiro, costumam ser alimentados com restos da cantina.

Atenção! Alimentos vegetais são muito importantes para porcos barrigudos vietnamitas.

Mesmo assim, a dieta principal dos porcos barrigudos vietnamitas é a de vegetais. Mesmo grânulos de grãos devem ser dados a eles em quantidades muito limitadas, se você não alimentar o leitão para a banha o mais rápido possível.

Aviso! É melhor não dar grãos, mesmo amassados ​​ou esmagados com barrigas vietnamitas.

Não haverá nenhum dano, mas o grão nesta forma é praticamente indigesto e passa. Em outras palavras, é uma tradução do produto.

Mas o mesmo grão, mas finamente moído e comprimido, de modo a não se espalhar nos grânulos do alimento composto, é tão bem absorvido que os estômagos engordam muito rapidamente.

Como os porcos vietnamitas barrigudos são valorizados, eles ainda têm um consumo limitado de pellets para carne, e não para bacon duro.

A dieta principal das barrigas de maconha vietnamitas são frutas (se você quiser mimar o porco, dê a ele peles de kiwi), vegetais e grama. Proprietários parcimoniosos expulsam porcos barrigudos no verão o dia todo para pastar na grama.

No inverno, feno é dado às barrigas da viseira. Eles não vão comer todo mundo, mas vão mordiscar alguma coisa, e do resto farão ninhos para si mesmos. Além disso, no inverno, alimentos suculentos são necessários na dieta: beterraba, cenoura, maçã, repolho, etc. Você pode dar batatas cruas ou cozidas. Na umidade, deve-se ter cuidado para que não fique verde. Os porcos podem ser envenenados com solanina.

Importante! Tenha cuidado com frutas e vegetais comprados em lojas.

Frutas da loja bombeadas quimicamente podem causar diarreia branca na barriga. O leitão pode morrer e, se sobreviver, ficará muito para trás no crescimento.

A cenoura "humana" vendida nas redes de supermercados é outra história.Proprietários competentes de gado, entre os quais há vislobrynitsy, simplesmente se recusam a comprar essas cenouras, mas os fornecedores têm um argumento ferrenho: “Você os leva a lojas da rede? Limpe, lave. " Ficam muito surpresos ao descobrir que não é para a loja, mas para os animais, e não vão levar.

Criar porcos vietnamitas para fornecer carne para sua própria família requer menos espaço de "produção" e muito menos nervos. Você pode comprar leitões de 2 meses e fornecer-lhes o tipo de alimento adequado, dependendo do desejo por carne tenra saborosa ou gordura de porco fundida. Você não deve contar com gordura de alta qualidade de vislobryukh, embora agora eles estejam se reproduzindo para aumentar a massa muscular e a gordura em porcos barrigudos.

Para a carne, a ênfase está nos alimentos vegetais, para a gordura - nos concentrados.

Reprodução

A criação de porcos vietnamitas barrigudos é muito mais cara. Por último, mas não menos importante, os nervos. E também é necessário conhecimento adicional sobre este assunto.

Vismorificadores de puberdade

Porcos vietnamitas barrigudos amadurecem por 4 meses. Javali até 6. Teoricamente. Na prática, um javali pode cobrir um porco ainda mais cedo. Se o porco for grande o suficiente e pesar pelo menos 30 kg, ele pode ser reproduzido.

A gravidez dura 115 dias ± 2 dias. A primeira vez que uma porca traz de 6 a 7 leitões. Os leitões posteriores em uma ninhada podem chegar a 16, mas isso é raro. Normalmente 10-12.

Sinais de caça e acasalamento

Dado que os donos não se sentam junto aos porcos à espera do aparecimento do cio, os principais sinais facilmente perceptíveis serão o inchaço da alça e a imobilidade do porco se colocar a mão no sacro.

No entanto, não se deve lisonjear-se especialmente sobre a imobilidade. Se o porco for selvagem, ainda será muito móvel. Portanto, você precisa olhar atentamente para o loop. Se houver sinais de caça, o porco é permitido perto do javali. Então os porcos descobrirão sozinhos.

Importante! O javali não deve ser parente do porco.

Caso contrário, as conversas começam sobre a predisposição genética de um porco para dar leitões anões durante o início da gestação. Na verdade, frio, fome e endogamia são fatores que afetam o tamanho do leitão.

Com a consanguinidade, além do tamanho, a estrutura dos leitões também pode sofrer. Por exemplo, um porco aparentemente normal pode repentinamente começar a puxar as quatro patas sob ele de uma vez e tentar se mover neste estado. Examinando mais de perto, verifica-se que os dedos dos pés se desenvolveram incorretamente e o porco não anda sobre cascos, mas sobre tecidos moles, dos quais já foi arrancada toda a pele. Ou seja, esse porco se move em feridas abertas. A dor como fator de estresse também pode retardar o desenvolvimento do leitão.

Parir

Cerca de uma semana antes do parto, o úbere começa a encher o porco. No entanto, esta é uma indicação imprecisa, uma vez que o úbere é principalmente gordo e o porco pode simplesmente ter ganho mais gordura. A barriga também costuma afundar muito antes do parto. Mas arrastar a cama para o ninho e aumentar a alça indicam que o parto ocorrerá no dia seguinte.

Em uma nota! Você não deve ter medo da obesidade da porca. Toda a sua gordura é perdida durante o processo de alimentação da ninhada de leitões.

Até o ponto em que no lugar do colarinho gordo, que forma dobras acima das orelhas, surgem fendas. O porco vietnamita volta à caça dois meses após o parto, só tendo tempo para emagrecer. Portanto, os porcos vietnamitas não sofrem de infertilidade.

A foto mostra um porco gordo e barrigudo que perderá peso após o parto e alimentação dos leitões.

Parto de porcos vietnamitas sem problemas - mito ou realidade?

A resposta a esta pergunta é sim e não. Tudo depende das táticas de criação executadas pelo criador vietnamita de barrigas de maconha, de quem o porco foi comprado, e das ações posteriores do novo proprietário.

Um parto sem problemas ocorre quando um porco que não conseguiu parir sozinho, comeu os leitões, se recusou a alimentar a ninhada e dormiu sobre os leitões, acaba imediatamente no congelador. Mesmo que ela estivesse comendo pela primeira vez. Com uma seleção tão difícil, o dono de um porco vietnamita pode dormir tranquilo à noite e, de manhã, vir ao celeiro e se alegrar com os pequenos e ágeis leitões.

Conselho! Um porco que é capaz de lidar independentemente com o parto e posterior alimentação dos leitões é perdoado por sua agressividade na proteção da prole.

Portanto, um porco vietnamita, pacífico em outras condições, após o parto pode começar a correr para o dono, protegendo sua ninhada de leitões.

Parar com problemas é mais comum na vastidão da ex-União Soviética. Há várias razões para isso:

  • importação de gado inicialmente de baixa qualidade de barrigas-da-boca vietnamitas;
  • o alto custo dos leitões vietnamitas em comparação com os salários (em alguns países europeus, um leitão vietnamita custa 20 euros em 3-4 meses);
  • o desejo de cuidar de todos os animais nascidos devido ao alto custo dos leitões vietnamitas, mesmo que o próprio porco não tenha vontade de alimentar seus filhotes ou um dos leitões sufocado durante o parto (respiração artificial);
  • não o abate de leitões problemáticos crescidos para a carne junto com a porca, mas a posterior procriação desses indivíduos.

Como resultado, o parto sem problemas torna-se um mito e o proprietário passa noites no chiqueiro para ajudar o porco vietnamita barrigudo no parto. Mas esses porcos geralmente não são agressivos. Embora aconteça muito mal: agressividade combinada com problemas.

Tradicionalmente, um porco vietnamita é equipado com um curral separado com um abrigo para leitões para o parto. Para o caso de a rainha decidir comer a ninhada. Aquecedores também são colocados lá em climas frios.

Comente! A lâmpada infravermelha aquece apenas a superfície, não o ar.

Por esse motivo, essa lâmpada é boa em uma chocadeira para pintinhos que, quando superaquecidos, não saem para o frio. Um leitão, aquecendo sob uma lâmpada infravermelha e indo para uma sala fria para sugar sua mãe, pode pegar um resfriado. É melhor colocar aparelhos de aquecimento no chiqueiro. Se a temperatura do ar na sala for superior a + 20 ° C, isso é suficiente para que os leitões se sintam confortáveis.

Quem partir para a tribo

Se você quiser deixar um dos porcos para a tribo, deve, se possível, levar em consideração as nuances acima. Os leitões são deixados para o divórcio de um porco barrigudo sem problemas, se houver um na fazenda. O leitão deve ser grande. Mesmo se você tiver certeza de que o porco é pequeno devido a fatores externos, é melhor manter o grande. Os leitões cresceram nas mesmas condições, o cuidado com eles era o mesmo, o que significa que aquele que é maior, pelo menos tem melhor saúde. Além disso, não deixe leitões consanguíneos em auto-reparo se você não tiver um conhecimento zootécnico sério e uma compreensão clara do objetivo em que a consanguinidade é necessária.

A foto mostra claramente os porcos de cara afiada, listados como barrigas de maconha vietnamitas. Estes são indivíduos não puros ou o resultado de consanguinidade. De qualquer forma, deixar esse porco para a tribo não vale a pena.

Leitões em crescimento

Praticamente em todos os lugares há recomendações de furar os leitões com injeções de ferro, no 4º, 10º e 15º dias de vida, já que há pouco ferro no leite de porco. Sem as injeções, os leitões ficam letárgicos e morrem. Mas a decisão de injetar ferro ou não depende muito da ração que o porco ingere e da água que bebe. Se os alimentos consumidos por barrigas de maconha vietnamitas são ricos em ferro, as injeções podem não ser necessárias. Veterinários locais devem ser consultados sobre este assunto. O excesso de ferro não é menos prejudicial do que a falta dele. Os leitões também morrem de overdose de ferro.

Como podar as presas dos leitões e furar a preparação de ferro:

O mesmo caso em que os dentes dos leitões são cortados porque um porco barrigudo de má qualidade se recusa a alimentá-los. Mas, talvez, os leitões mordam realmente o úbere do porco, porque a seleção não é feita. Se todos os criadores de porcos, sem exceção, abaterem porcos que abandonaram leitões, então os leitões que picam também deixarão de nascer. Somente aqueles que podem mamar sem machucar a mãe sobrevivem.

Afinal, a presença de dentes em leitões recém-nascidos se deve às leis da evolução. Em teoria, se o porco morrer, os leitões têm chance de sobreviver sob a proteção do javali, alimentando-se do pasto. E de alguma forma, afinal, os javalis sobreviveram por milhões de anos até serem domesticados.

Aviso! É melhor não enfiar os dedos na boca de um porco recém-nascido.

Vídeo explicando por que os leitões morrem após a injeção de ferro:

Comentários dos proprietários de porcos barrigudos

Irina Sakotrova, s. Inyutino
Ela manteve porcos vietnamitas por um longo tempo, até que eles encontraram ASF em nosso país e proibiram proprietários privados de manter qualquer porco. Antes disso, eram de 50 a 70 cabeças. Haveria uma oportunidade, eu começaria esta raça novamente. A saúde da barriga é excelente, adoecem muito raramente. No começo, durante o parto, eu literalmente morava em um chiqueiro, mas com o tempo decidi que tinha pena de mim mesma. Se uma mãe de gado não consegue se reproduzir, então o lugar dessa mãe é na salsicha. E descobri que muitos dos meus porcos e cabras podem viver sem mim. Só vim de manhã e fiquei feliz com a adição. Agora só as crianças precisam se alegrar.
Mikhail Kostromtsev, p. Almenevo
Não mantemos barrigas de maconha vietnamitas por muito tempo. Primeiro, eles pegaram um leitão para engordar. Eles castraram e começaram a crescer. O leitão acabou por ser muito esperto, a filha até conseguiu ensinar-lhe comandos. Mas afinal, já um porco, onde mantê-lo? Analisamos este caso e decidimos criar porcos vietnamitas. Compramos outro porco e um porco. O primeiro boleto já foi abatido para o Ano Novo, e estes vivem. É engraçado vê-los. Mas você também tem que enterrar os buracos cavados. Porcos, saindo para passear, cavam buracos em seus lugares favoritos todos os dias. Eles estão se divertindo assim.
Darina Svintsova, s. Solar
Há um ano, comprei porcos vietnamitas barrigudos apenas para fornecer carne para a família, não para vender. Peguei dois pares de vendedores diferentes. Um par acabou sendo de má qualidade: pequeno, com má conformação. O javali desse casal foi abatido rapidamente e o porco aguardou o parto. Assim, após o parto, ela deitou-se de bruços e não deixou os leitões se aproximarem do úbere. Como resultado, de 6, apenas 3 sobreviveram, ou ela esmagou os outros à noite, ou eles morreram de fome, incapazes de se estabelecer com o segundo porco. O segundo era mais velho, parindo um mês antes. Esta acabou por ser uma boa mãe. Na noite do parto, ela levou os outros três para fora do quarto, eles viveram do lado de fora por mais meio dia, até que o porquinho os deixou voltar. Ela também trouxe 6 leitões, alimentou todos eles, todos sobreviveram e cresceram. Agora tenho dois porcos de alta qualidade: este é uma boa rainha e um javali com uma excelente conformação. Outro porco foi abatido junto com os leitões. Somente o útero depois que os leitões completam 2 meses de idade e os leitões aos 4.

Conclusão

Barrigas de maconha vietnamitas são realmente um investimento lucrativo. É improvável que negócios com eles, com todas as proibições e restrições, sejam feitos, mas a família vai parar de ir ao armazém comprar carne de porco. E a carne de porco comprada não desce pela garganta depois da carne da barriga da panela.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção