O bezerro range os dentes: ora, o que fazer

O bezerro range os dentes por vários motivos. Às vezes, isso é um sinal de uma patologia grave no organismo de um indivíduo, e às vezes ocorre na ausência de problemas de saúde. No entanto, esse fenômeno deve ser enfrentado com o auxílio de um veterinário: encontre as causas e elimine-as.

Por que o bezerro range os dentes

Um recém-nascido requer observação cuidadosa para prevenir a patologia em tempo hábil.

Após o nascimento dos bezerros, o dono dos animais precisará acompanhar de perto os bebês. Nos recém-nascidos, ocorre a formação final de órgãos, sistemas, tecidos, as bases para uma digestão adequada são estabelecidas, o trato gastrointestinal é povoado com a microflora necessária. Se o bezerro range os dentes, primeiro é necessário verificar a qualidade da ração e certificar-se de que nenhuma areia ou partículas de sujeira entrem no comedouro. Se, além do fato de o bezerro estar rangendo os dentes, ele também tenha perdido o apetite, é provável que haja algum problema no sistema digestivo do bebê. Em qualquer caso, este é um bom motivo para mostrar o bezerro ao veterinário.

Atenção! Às vezes, o bezerro range os dentes por comer forragem, gesso, terra. Esse vício em comida indica uma falta de vitaminas e minerais na dieta.

Se estivermos falando de uma infração menor, em que o bezerro range os dentes, podemos observar as seguintes razões para esse fenômeno:

  • alimentar vacas com ração de baixa qualidade, o que leva à produção de leite inferior para os recém-nascidos;
  • alimentar o bebê com alimentos estragados ou que sejam contra-indicados para ele pela idade;
  • o bezerro não tem uma dieta completa, competentemente balanceada e enriquecida com as vitaminas e microelementos necessários.

Tais erros na alimentação, falta de cuidado adequado com o bebê, condições insalubres no quarto podem causar fenômenos como ranger de dentes.

Se tal problema ocorrer, você precisa prestar atenção à qualidade do feed.

Se considerarmos o ranger de dentes de uma panturrilha como consequência de uma doença grave, o proprietário deve estar atento às patologias em que este sintoma é um dos sinais:

  • doença do músculo branco;
  • gastroenterite;
  • paraqueratose da cicatriz.
Importante! Às vezes, a razão de um bezerro chiar é a falta de goma de mascar. Como a mastigação é um reflexo inato, então, na falta de alimento necessário para isso, o indivíduo fará movimentos com a mandíbula, produzindo um rangido.

A causa da doença do músculo branco é a falta de certas vitaminas, oligoelementos e infecções virais também podem causar um problema. Os sintomas da doença, além do ranger dos dentes, incluem letargia do bebê, dores de estômago, olhos turvos. Com esta doença, processos distróficos degenerativos ocorrem nos músculos. Ao mesmo tempo, as fibras musculares são substituídas por outros tipos de tecido ou são completamente destruídas. Nos estágios iniciais da doença, o diagnóstico laboratorial é indispensável, caso contrário, a doença do músculo branco pode ser confundida com outras patologias semelhantes. Sem um regime de tratamento correto e oportuno, a probabilidade de morte é alta. O tratamento consiste na administração subcutânea de vitaminas A e E, medicamentos com selênio.

A gastroenterite é uma consequência de uma violação da dieta. Propriedades de alimentação não variadas e de baixa qualidade levam a processos inflamatórios nas membranas mucosas do estômago e intestinos.Além de ranger de dentes, os bezerros têm diarreia, muco nas fezes, falta de apetite e aumento da temperatura corporal. Para esclarecer o diagnóstico, são realizados exames laboratoriais. Como tratamento, você deve usar uma dieta de fome, você pode beber o bezerro com água morna salgada. Em seguida, o leite acidofílico é cuidadosamente introduzido na dieta, ao contrário. Em seguida, você pode mudar para uma ração normal, controlando estritamente a qualidade da alimentação.

A paraqueratose da cicatriz é uma doença gastrointestinal causada por imprecisões na alimentação. Além do ranger dos dentes, a panturrilha apresenta salivação abundante, peristaltismo fraco e contrações cicatriciais indistintas. O diagnóstico é feito por meio de testes para determinar o ambiente pancreático e os níveis de histamina. O tratamento consiste em restaurar a digestão, bem como injeções de vitamina A, preparações de magnésio.

Se o bezerro range os dentes e se recusa a comer, preste atenção ao seu estado geral.

Atenção! Somente um especialista qualificado pode fazer o diagnóstico correto quando os dentes rangerem.

Diagnosticando o problema

Se o bezerro começar a ranger os dentes, será impossível determinar a causa do fenômeno por si só, você precisará da ajuda de um veterinário. Um especialista, com base em outras manifestações clínicas, conduzirá os seguintes estudos:

  • análise geral de sangue;
  • análise geral de urina;
  • análise para o nível de histamina.

Depois de realizar todas as medidas diagnósticas, o veterinário prescreve um regime de tratamento e dá as recomendações necessárias para a alimentação e cuidados do indivíduo.

O que fazer se um bezerro range os dentes

Se o bezerro tiver sido diagnosticado com alguma doença que cause ranger de dentes, será necessário tratá-lo quanto à patologia subjacente. Em todos os outros casos, as condições adequadas para alimentação e manutenção do gado devem ser observadas:

  • água potável e ração de alta qualidade;
  • uma ração completa de alimentação;
  • vitaminas e minerais;
  • exercício diário.

Se essas condições forem atendidas, o problema desaparecerá com o tempo.

Conclusão

Se um bezerro range os dentes, pode ser difícil lidar com a causa desse comportamento por conta própria, especialmente se o bebê tiver problemas com o sistema digestivo. Um veterinário ajudará a eliminar a patologia conduzindo diagnósticos laboratoriais e prescrevendo a terapia correta. O proprietário deverá corrigir erros de alimentação e cuidados, bem como realizar todas as medidas preventivas necessárias.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção