Mantendo vacas de cabeça branca do Cazaquistão

A devastação pós-revolucionária e a continuação da Guerra Civil nas regiões asiáticas do antigo Império Russo, ao que parece, não contribuíram de forma alguma para o trabalho sereno e competente dos zootécnicos. Mas o tempo ditou seus termos. Era preciso eliminar a fome e a devastação, para alimentar a população das cidades. Nessas condições, decidiu-se pela criação de uma raça de gado de corte.

A jovem Terra dos Soviéticos não podia distribuir grãos para a alimentação do gado. As pessoas não tinham grãos suficientes. Portanto, o principal requisito para a raça que estava sendo criada era a despretensão e a capacidade de engordar bem a pasto. Naquela época, as estepes do Cazaquistão ainda não aradas eram o local ideal para o gado pastando, a partir do qual a raça de cabeça branca do Cazaquistão começou a se desenvolver.

História de criação

A base para a nova raça foi o gado local do Cazaquistão e a raça inglesa de gado de corte - Hereford. O gado local não tinha características de alta carne. Esses eram animais leves, mais parecidos com gado leiteiro. Mas, devido às especificidades de seus habitats, o gado do Cazaquistão também não diferia na produção de leite. Mas ele tinha outros méritos incondicionais:

  • a capacidade de sobreviver durante todo o ano apenas em pastagens;
  • pouco exigente para alimentar;
  • alta resistência ao frio e ao calor;
  • resistência a doenças.

O gado puro-sangue criado em regiões mais prósperas do planeta não sobreviveria nas estepes do Cazaquistão. Mas ele se distinguiu pelas excelentes características da carne. Portanto, decidiu-se cruzar o gado de corte estrangeiro com uma raça local, a fim de obter animais que mantivessem a capacidade de sobreviver nas condições da estepe, mas ao mesmo tempo pudessem produzir carne de alta qualidade.

Em 1930, iniciou-se o trabalho de criação da raça de gado de cabeça branca do Cazaquistão. Eles o criaram absorvendo o cruzamento de gado local com touros Hereford. A nova raça foi aprovada em 1951. Conforme trabalhávamos com o gado das raças de cabeça branca do Cazaquistão, dois tipos surgiram na raça: carne e carne e leite. No moderno Cazaquistão, essa raça de gado ocupa o primeiro lugar em termos de números.

Descrição da raça

A raça de vacas de cabeça branca do Cazaquistão é muito semelhante a um de seus “progenitores” - os Herefords. Mas difere deles em uma cabeça maior e mais áspera. Os whiteheads do Cazaquistão têm um tipo de constituição de carne bem definida. Altura 125-130 cm, comprimento 150-155, índice de alongamento 120. Cilha torácica 187-190 cm. Cilha do metacarpo 18-20 cm, índice ósseo 15.

Os animais de cabeça branca do Cazaquistão são densamente constituídos e musculosos. O corpo é em forma de barril, com uma barbela bem desenvolvida. O esqueleto é fino e forte. As pernas são curtas.

Em uma nota! Existem muitos animais sem chifres entre as vacas desta raça.

A cor dos "Cazaques" é a mesma da raça de gado Hereford: vermelho com cabeça branca e pezhin branco na barriga, pernas e cauda.

Características produtivas da raça

Em termos de produtividade de carne, esta raça discute com o Kalmyk e o Hereford. O peso médio das vacas adultas é de 500-550 kg, os touros pesam 850 kg. O peso dos produtores de carne pode ultrapassar 1 tonelada.O peso dos bezerros ao nascer é pequeno, apenas 27-30 kg. Isso torna o parto muito mais fácil.

Em uma nota! A fertilidade das vacas do Cazaquistão é de 90-96%.

A raça de vacas de cabeça branca do Cazaquistão tem uma boa resposta à alimentação: na época do desmame, aos 8 meses de idade, os bezerros pesam 240 kg. Aos 1,5 anos, as novilhas têm tempo de ganhar 320 kg e os touros 390 kg.O ganho de peso médio diário ao se alimentar a pasto é de 450-480 g por dia. O tipo de carne alimentado com concentrados pode adicionar mais de 1 kg por dia. O rendimento da carne de abate é em média 53-63%.

Interessante! O recorde de rendimento de carne de abate: 73,2%, foi alcançado após o abate de bois adultos de maior grau de gordura.

As características leiteiras das vacas de cabeça branca Kalmyk não são altas. A produção de leite por período de lactação é de 1-1,5 toneladas. No Cazaquistão, onde o trabalho ainda está em andamento para melhorar a raça por meio de um novo cruzamento com Herefords e seleção de gado de acordo com indicadores produtivos, a produção de leite chega a 2,5 toneladas. Das melhores vacas em reprodução fazendeiros 5-6 toneladas de leite foram produzidas por ano. O teor de gordura do leite nessas vacas é de 3,8-4%.

Vantagens das vacas do Cazaquistão:

  • resistência a doenças, especialmente resfriados:
  • a capacidade de obter sua própria comida por conta própria;
  • a capacidade de ganhar peso bem em pastejo livre;
  • fácil adaptação ao calor e ao frio;
  • parto fácil;
  • carne bovina de alta qualidade;
  • se conseguissem pegar e leite, então um delicioso leite gordo com alto teor de proteínas.

O gado é bem alimentado no inverno, por isso é aconselhável abater os animais retirados da reprodução no final do outono, quando seu peso é máximo.

Dentre as desvantagens da raça, nota-se a necessidade de extensas pastagens para a criação de gado. São as pastagens com possibilidade de pastagem livre que garantem a elevada rentabilidade desta pecuária. Se as vacas forem mantidas em um estilo "tradicional" em um celeiro ambulante, os animais precisarão receber não apenas feno, mas também concentrados. Tal dieta aumenta significativamente o custo do produto final: carne "marmorizada".

A segunda desvantagem da raça é um instinto maternal altamente desenvolvido. A vaca de cabeça branca do Cazaquistão está pronta para proteger seu filhote até mesmo do dono. Embora a influência do sangue Hereford suavizasse o temperamento do gado original do Cazaquistão, nesse aspecto, as “mulheres cazaques” são muito semelhantes às vacas Kalmyk. Isso se explica pelo fato de ambas as raças terem sido criadas e viverem nas estepes, onde ainda são encontrados lobos. Sem um instinto maternal bem desenvolvido nas rainhas, os lobos esculpirão muito rapidamente todos os animais jovens.

Áreas favoráveis ​​para reprodução

Embora no Cazaquistão esta raça ocupe um lugar de destaque entre o gado, na Rússia também existem áreas convenientes para a criação deste gado. As zonas de reprodução do cazaque de cabeça branca na Rússia são:

  • Altai;
  • Buryat Autonomous Okrug;
  • áreas separadas:

     

    • Saratov;
    • Orenburg;
    • Samara;
    • Volgogrado.

Além disso, este gado é criado na Ucrânia e na Bielo-Rússia.

Avaliações dos proprietários de gado de cabeça branca do Cazaquistão

Elena Shevchenko, Dolostsy
Quando toda a família decidiu começar a cultivar, optamos por vacas. E a direção da carne. E daí? Temos porcos na Bielo-Rússia em quase todos os quintais da aldeia. Também há muitos bovinos leiteiros. Olha, nós até vendemos leite para a Rússia. Mas com carne de bovino de qualidade, as coisas são muito piores. E com razão. Quanto dessa carne você consegue de uma vaca leiteira? Decidiram não levar raças estrangeiras, são muito delicadas. Eles escolheram entre vacas Kalmyk e Cazaques. O marido decidiu que era melhor do que os de cabeça branca do Cazaquistão. O povo Kalmyk tem temperamentos melhores e todos têm chifres. E entre os cazaques existem muitos sem chifres. Aqui nós os compramos na região de Volgogrado. Não temos estepes, por isso mantemos as vacas na fazenda. Temos que trabalhar mais, mas temos muita grama e os bezerros não engordam pior do que na estepe seca. Por enquanto, estamos cedendo apenas touros para a carne, pois vamos recrutar um rebanho de até 40 cabeças de rainhas.
Vitaly Davydov, pos. Kommunar
Em nosso distrito, todos os que desejam se envolver na criação de gado de corte mantêm apenas whiteheads do Cazaquistão. É verdade que esta escolha é influenciada pela proximidade da quinta de criação Krasny Oktyabr, onde se guarda o melhor gado desta raça. Mas as pessoas estão felizes. Você pode até pegar gobies da fábrica para engordar e depois entregá-los a eles. Alguns até conseguem ordenhar essas vacas.Mas, via de regra, essas são as vacas que foram alimentadas com o mamilo desde o nascimento.

Conclusão

Dado que existem dois tipos na raça, os proprietários privados podem ter estes animais até para obter leite. O tipo de carne e laticínios tem uma boa produção de leite, quase o dobro do tipo de carne. Para proprietários privados, esta raça é benéfica por sua despretensão e resistência à geada. O gado do Cazaquistão não precisa de um celeiro aquecido.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção